A Aposta

A Aposta Vanessa Bosso

Resenhas - A Aposta

Fabiane Caetano 03/07/2023

É muito fofinho.

Um romance adolescente quase, mas cheio de problemas de gente maluca e muitas apostas.

Eu gostei.

Mas quem é o narrador? Haahah

Ester 08/06/2020

Romance gostoso
Essa história de Lex e Nina te leva a emoções de amorzinho, e tambem ulta uma raiva mortal de alguns personagens tipo (barbara e o tal do bola)mais no fim com muita insistência do galã Lex tudo fica ok com muito love love

Ana Karla 05/10/2013

Já fazia um tempinho que tinha 'A Aposta' no meu Kindle, mas nunca tinha tido vontade de ler. Depois de ter escutado excelentes comentários a respeito da autora resolvi dar uma chance ao livro. E não me arrependi.

Um dos grandes diferenciais do livro é a forma como ele é narrado, pois a história nos é contada por um narrador onisciente que dialoga o tempo todo com o leitor. Acho muito legal quando há essa interação narrador-leitor, pois torna a narrativa bem mais interessante.

Pesquisando um pouco mais a respeito da Vanessa Bosso e de seus livros descobri que ela é uma autora independente, ou seja, não possui editora e sendo assim, ela mesma produz seus ebooks e faz as capas de seus livros, tendo custos só com a revisão dos mesmos. Já comprei ebooks de outros autores brasileiros independentes no Amazon e alguns vieram com a formatação desconfigurada e com a revisão deixando muito a desejar. Sou muito chata com essas coisas e posso afirmar que no caso de 'A Aposta' isso não acontece, leiam sem medo, pois o ebook está muito bem formatado e revisado.

O legal de ler livros de escritores brasileiros contemporâneos é que nós podemos contar ao autor o que achamos da história. Adicionei a autora no facebook e ela demonstrou ser uma pessoa super simpática. Ah, a Vanessa postou no face que haverá uma continuação para o livro e que já tem 40% de 'A Aposta 2' escrito e que o mesmo será lançado em 2014.

Enquanto a continuação não é lançada, pretendo ler outros livros da autora. Em suma, para quem curte ler livros teens 'A Aposta' é uma ótima pedida.

hay hay 09/11/2020

Tema importante tratado sem responsabilidade
A autora tem uma narração maravilhosa e muito divertida, por isso ela ganhou 2.5 estrelas.

Fora isso o livro tem uma grande problemática. O enredo da história é todo fundamentado em rivalidade feminina, mas o problema é que o assunto é tratado sem responsabilidade nenhuma.

Vou dar um tempo dessa franquia e depois, talvez, uma chance para o segundo e terceiro livro para ver se a autora evoluiu nesse quesito e, principalmente, porque odeio deixar algo lido pela metade.

Esse é o tipo de livro que você vai problematizar várias falas e atitudes dos personagens, mas enfim é um livro antigo e talvez a autora tenha mudado a percepção dela sobre o assunto.

naniedias 23/03/2013

A Aposta, de Vanessa Bosso
Dois jovens, ódio, amor, desejo.
Uma aposta levará à aproximação dos dois. E depois disso, será impossível segurar os impulsos.

Título: A Aposta
Autor: Vanessa Bosso
Editora: Wattpad
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 231
Ler Online: Wattpad

Sinopse:
Nina não gosta de garotos. Talvez como amigos, mas definitivamente não mais do que isso.

Quando ela descobre que Lex, um colega de classe, está no meio de uma aposta para dobrá-la e fazê-la se apaixonar por ele, a menina só fica ainda mais convicta de que homens realmente não prestam.

Mas os dois partem em uma viagem com a escola para uma ilha - é a viagem dos sonhos de todos os alunos, a tão aguardada viagem de formatura. Entretanto, Nina e Lex não aproveitarão a viagem como o restante dos amigos, pois estarão em maio a um jogo, tudo por conta da aposta de Lex.
Eles só não poderiam imaginar que a química entre eles seria tão forte e tão difícil de resistir.

O que eu achei do livro:
Ótimo!

Sou mesmo muito suspeita para falar dos livros da Vanessa Bosso, não porque ela é minha amiga (embora, admito, isso meio que atrapalha também), mas principalmente porque amo a forma como a autora escreve, como consegue se reinventar a cada história e ser capaz de escrever para públicos tão distintos, sem perder a linha.

Dessa vez, Vanessa Bosso dá um show ao escrever um romance para o público juvenil, recheado de aventura, hormônios e humor. Morri de rir lendo esse livro.

A escrita dela é uma delícia. É tão leve e fluida que quando o leitor nota, já se foram várias páginas.
A narrativa dessa trama é em terceira pessoa, mas a narradora se intromete na história e se autointitula "narradora surtada" (e, tenho que concordar, ela é mesmo!) deixando tudo ainda mais engraçado, divertido e gostoso de ler. Os capítulos curtinhos vão passando rapidamente e fazem com que seja extremamente difícil não ler "apenas mais um" ao final de cada um deles.

O livro, infelizmente, não foi abraçado por nenhuma editora. Juro que pensei em usar esse espaço para fazer um certo mimimi quanto às oportunidades dadas aos autores nacionais, mas desisti. Esse livro é bacana demais para que carregue em sua resenha uma reclamação desse calibre.
É difícil ser um novo autor - em qualquer lugar do mundo - e ponto. Só fico triste que essa história não tenha conseguido o seu lugar - AINDA, porque realmente acho que ela tem muito potencial e ainda aguardo boas notícias para o futuro.

Na verdade, já há uma boa notícia! A autora está publicando a história na íntegra no site Wattpad!
No momento em que escrevo essa resenha, já foram postados 31 capítulos (são 73 no total) e ela colocando novas partes da história online diariamente.

Então, você nem precisa desembolsar nada para ler esse romance incrível (não tem desculpa, né?!), basta acessar esse link e se divertir bastante com a história de Lex e Nina.

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Thaís Santos 20/02/2014

Aposto que você vai gostar desse livro!
Sabe o que é passar dias pensando numa história e não conseguir descrever direito o que você está sentindo, porque nada do que você disser será bom o bastante? Bom, isso é exatamente o que eu senti - e ainda sinto - depois de ler A Aposta. Um nacional maravilhoso que coloca muito YAs "aclamados" no chinelo!

Em A Aposta, conhecemos Nina Albuquerque, a aluna nova do Colégio Prisma. Mas não pense que ela é a típica novata. Nina tem um temperamento esquentado e personalidade forte, principalmente depois que algumas decepções no passado a fizeram desconfiar de tudo e de todos. Por outro lado, temos Alexandre Heinrich, o maravilhoso galã do colégio, esportista, que adora incensos e skates. Lex é do tipo que Nina não suporta mas, graças a um dos "acontecimentos do colégio" isso está prestes a mudar.

Os garotos do Prisma são conhecidos por suas apostas idiotas, mas a grande aposta do ano acontecerá na viagem de formatura na Ilha Inamorata. Lex X Nina. Se ele vencer, terá o dinheiro do conserto de sua moto. O que eles não esperavam é que Nina faria uma contra-aposta. E é aí que de Babi (ex namorada de Lex e líder das Kibis), também resolve intervir. Ela fará de tudo para se vingar de Lex e Nina e só Deus sabe até que ponto ela poderá chegar para ter o namorado de volta.

Muita coisa acontece durante essa viagem. E não é só entre Lex e Nina. As melhores amigas da garota, Nathi e Lais, também tem escolhas importantes pra resolver. E o melhor amigo de Lex, fofo Gancho também. As Kibis não sairão do pé deles. E uma simples aposta pode virar uma grande confusão. Brigas, ciúmes, paixões, vinganças... um prato cheio para qualquer leitor, capaz de te prender do início ao fim. E que final, gente! Haja coração, haha

Foi a primeira vez que eu li um livro da Vanessa Bosso e posso dizer que me sinto orgulhosa por conhecer mais uma autora nacional tão boa! Por mais que a premissa possa parecer clichê - o que eu adoro! - a autora tem uma escrita tão divertida e bem humorada que é totalmente diferente de tudo o que eu já li! A narradora é super engraçada e eu gargalhei sem pudor em boa parte do livro.
Todos os personagens e cenários são muito bem descritos, e você realmente sente uma conexão com eles. Me descabelei lendo, tive relações de amor e ódio e acabei o livro suspirando - e não tenho vergonha de admitir, hehe! Simplesmente apaixonante ♥

Leia mais em:

site: http://www.missthay.com

Juliana 10/02/2014

A Aposta é uma obra voltada para o público adolescente, por isso, é de leitura rápida e com vocabulário bastante descontraído. A história, escrita pela autora Vanessa Bosso, está ambientada no universo de garotos e garotas de classe alta, que estudam em um colégio chique de São Paulo. Por esses elementos, além de outros que vamos percebendo ao longo do livro, a história parece estar dentro do estilo adotado para criação dos enredos de Malhação. Nada mal para atrair um público que tem se destacado como consumidor de literatura (Sim, há esperança para o futuro das nossas gerações!!).

Falando especificamente de A Aposta, a história começa com Nina e Lex, o lindo, charmoso, sedutor Alexandre Heinrich (que me remeteu às primeiras temporadas da Malhação, quando eu ainda era o público alvo do programa, diga-se de passagem) tendo uma discussão DAQUELAS, sobre uma aposta que envolvia a pobre da Nina. Claro que a garota havia ficado indignada e partido com tudo pra cima de Lex.

Ela descobre que Lex havia apostado com a galera toda da escola uma grana altíssima de que ele conseguiria conquistar Nina. Achando que ia virar o jogo, Nina resolve mudar o rumo da Aposta e propôs a seguinte alteração: se ela se apaixonasse por ele, ela pagava o valor de todos os apostadores. Com certeza absoluta que ganhariam a parada, Lex e Nina entram de cabeça no maior jogo de sedução da vida deles – e da história do Colégio Prisma. A aposta aconteceria no destino de férias da turma, na Ilha Inamorata, onde ficariam por sete dias.

Claro que, além de lutarem contra eles mesmos e a inegável atração que sentem um pelo outro, Lex e Nina tem um obstáculo pra lá de desagradável, que é a Bárbara, a patricinha megera da escola, que tem uma verdadeira obsessão por Alexandre e ódio mortal de Nina, que já havia feito a garota passar por uma humilhação no colégio. Rancorosa até o último fio de cabelo, Bárbara resolve mostrar suas garras e usar das mais baixas chantagens para melar o romance que até ela mesma tinha que admitir que estava prestes a acontecer.

Nina terá a ajuda de suas amigas Lais e Nathália e Lex a do seu fiel escudeiro Gancho. Esses personagens também tem uma participação importantíssima no desenrolar da história e no andamento da Grande Aposta. Na minha humilde opinião, mereceriam até spin-offs.

Assim está dada a largada no livro e na Aposta. A leitura é super rápida, dinâmica e divertida, com momentos de alta tensão entre os dois protagonistas. Como sempre, a escrita de Vanessa envolve o leitor de uma forma que é impossível largar o livro.... fui dormir de madrugada e apenas porque estava exausta, e não tinha dado conta de ler mais do que as dedicatórias de A Aposta 2.

Mesmo sendo um livro voltado para o público adolescente, é uma leitura divertida e com a cara do verão escaldante da minha querida cidade. Juro que bate aquela vontade louca de marcar uma viagem, curtir uma praia com biquínis coloridos e coleções de chinelos. Vale muito a pena ler.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-a-aposta-vanessa-bosso

Gabi 08/02/2014

Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar!

Em geral o livro é muito bom, a história é maravilhosa e a narrativa é engraçada, mas algumas partes não foram bem explorads e poderiam ter sido relatadas com mais detalhes e/ou intensidade.

16/03/2020

Bom porem básico
É o típico clichê adolescente, no comecinho não te prende muito mas quando você menos espera já está sofrendo pelo casal

Fabiana Madruga 21/01/2014

Aposto os mesmos 6 mil como você vai adorar!
Dizer que o livro é ótimo é chover no molhado. Já andava curiosa a respeito dele de tantos elogios que via pelo Facebook e blogs literários.

Vanessa Bosso é uma das garotas, é um dos caras, é você lendo o livro: tudo isso ao mesmo tempo, é o que ela consegue atingir com sua escrita, fazendo com que a história se aproxime de você e os personagens pareçam velhos conhecidos.

Ansiosa para ler A Aposta 2! Como não se apaixonar por essa história?

PorEssasPáginas 21/12/2013

A Cuca Recomenda A Aposta - Por Essas Páginas
Há muito tempo eu vinha querendo ler um livro da Vanessa Bosso. Ela é uma autora brasuca, simpaticíssima e batalhadora, que tem uma história de carreira inspiradora. Decepcionada com a publicação por uma editora que cobrava pelo serviço – existem algumas assim no mercado, vocês sabem quais são e eu também; não confio nelas, seja como leitora, blogueira ou escritora -, Vanessa resolveu jogar tudo para o alto e começou a publicar seus livros gratuitamente pelo Wattpad, apenas para ser lida. Os grandes números de visualizações, leituras e comentários despertaram a atenção da Amazon, que tinha acabado de entrar no Brasil, juntamente com seu serviço de auto publicação, o Kindle Direct Publishing (KDP). Vanessa acabou publicando seus livros por lá e foi um estouro. Agora ela é uma autora exclusiva da Amazon e está fazendo um super sucesso, inclusive aparecendo em listas dos mais vendidos. Por causa disso e porque ela é uma pessoa excepcionalmente gentil e simpática, eu queria muito ler algo dela. Mas acho que não comecei pelo livro certo – ao menos para mim. Em A Aposta, tive uma amostra do quanto a escrita da autora é habilidosa e viciante – e isso não se pode mesmo negar! – porém esse não foi um livro para mim, para o meu gosto. Querem saber porque eu vivi uma contradição lendo A Aposta? Descubram nessa resenha.

Primeiro, é importante se situar no universo desse livro. A Aposta é um livro adolescente. Extremamente adolescente. E é um livro para adolescentes ricos – ou pelo menos para quem gosta de se imaginar nesse universo. Eu não gosto, mas isso é problema meu. Esperem encontrar aqui os dilemas típicos dessa fase, mas esperem encontrá-los em um universo badalado e sofisticado. Sabem Malhação? Novela das oito? É por aí. Todo mundo é rico, bonito e perfeito. Não que isso seja um defeito generalizado, é apenas um problema para mim. Não consigo comprar essa atmosfera, ela é muito distante da minha realidade, há um abismo enorme entre a vida real de seres comuns como eu e o que é apresentado nesse livro. Consegui me identificar com alguma coisa no livro? Sim, algumas. Mas foram bem poucas. Talvez por isso mesmo a leitura não tenha me agradado. Talvez você, aí do outro lado da tela, consiga se identificar mais ou talvez se imaginar nesse mundo, mas eu não consigo.

Mesmo assim, continuei a ler. Como eu disse lá em cima, apesar de não ser meu estilo de livro, é inegável que a escrita da Vanessa é viciante. Há livros que você precisa se forçar a ler e há livros que você não consegue parar de ler. A Aposta está na segunda categoria. Apesar de me irritar muito durante a leitura com os personagens e as situações, ainda assim eu queria ler, ainda assim queria saber o final… ainda sim me divertia. Então sim, o livro cumpre com sua função: ele diverte.

Mas vamos à história: o livro é basicamente sobre a relação conturbada entre Nina e Lex. Nina é uma garota recém chegada à esse colégio chique de São Paulo, o Prisma. Primeiro cheiro de fanfic detectado: não sei se A Aposta algum dia foi uma fanfic, acho que não, não consegui encontrar nada nesse sentido, mas que o livro parece uma fanfic, parece e muito. Quem já leu fanfics vai perceber a semelhança. São alguns clichês de fanfic que você detecta logo de cara, logo ao se deparar com eles. Garota nova na escola é um deles. Garoto problema, gostosão e cobiçado por todas as outras garotas é outro. Um relacionamento explosivo entre os dois? Outro clichê. Muitas e muitas descrições super detalhadas sobre o que as pessoas estão vestindo, seus magníficos quartos (nesse livro há capítulos apenas para isso). Mas o fato é que essas combinações fazem sucesso e os leitores gostam. É divertido, simples assim.

Voltando à Nina. Ela é uma garota explosiva, de cabeça quente, conhecida por detestar qualquer pessoa que vista uma cueca. Ela tem um pé atrás com os homens que é explicado pelo seu passado e suas desilusões amorosas – e eu gostei dessas explicações. Gostei do backgroud que a autora deu à personagem, tornou-a mais humana, apesar de sim, ela ser linda, sexy, legal, quase perfeita. Mas ainda assim ela tinha esses defeitos que a tornaram mais real, e isso foi bom. Ela zoou com a cara das malvadonas, as Kibis – e já vou chegar nelas, pode deixar – e por isso elas a odiavam tanto, o que quer dizer que a Nina não era uma santa boazinha (e isso foi ótimo), nem uma menininha desamparada. Então não foi aquele ódio sem motivo, aquela maldade desvairada como a acontece, sei lá, na Malhação. Teve uma explicação. Mas ainda assim, lembra a novelinha. O meu problema foi que, algumas vezes, a autora desconstruiu a imagem durona da Nina e não de uma maneira natural. Uma das cenas, em que Nina é “salva” de um grosseirão em uma balada por Lex, como se ele fosse seu príncipe encantado, o cara forte que a protegeu… Ah, isso simplesmente me enervou. Não condizia com a personagem, que era o tipo de garota que chutava garotos no saco se eles se metessem com ela. Foi uma decepção para mim, logo de cara no livro, depois que a personagem foi construída por uma série de descrições e lembranças do seu passado. Aí eu já no começo do livro parei de simpatizar com a personagem principal. Muito chato isso.

Agora o Lex. Não gostei dele de jeito nenhum. Ele é aquele cara que anda sendo muito amado por aí nos livros New Adult. Ele é o cara perfeito, bonito, gostoso, gato, que chama a atenção de todas as meninas, que sempre anda sem camisa, que é descolado, amigo de todos os garotos – exceto os gordinhos que não populares, talvez. Ele causa confusão e costuma se safar delas. Ele é o alvo amoroso e obcessivo da Kibi (a vilã). Ou seja: ele é o tipo de cara atraente para algumas pessoas em um livro, e o tipo de cara detestável no ensino médio de verdade. Não sei vocês, mas eu era uma das nerds que esse cara simplesmente jogaria bolinhas de papel no meu cabelo e chamaria de nerd gorda, ou algo simpático do tipo. Então, não, desculpe, não consigo gostar desse tipo de personagem. Chamem-me de amargurada, mas é assim que são as coisas para muita gente. Mas até que gostei do Gancho, amigo dele, um cara que é quase do tipo dele, mas que é pirata virtual e tem o apelido do Capitão Gancho (e eu adoro o Hook, então, sim, eu amei a referência!).

E eis que a história gira em torno desses dois e da Grande Aposta (no colégio os caras costumavam lançar apostas se um garoto conseguiria conquistar uma garota; o tipo de lance infantil e machista que acontece nessa idade): Lex versus Nina. A garota, sabendo disso, lança uma contra-aposta com a qual pretende humilhar Lex: se ele conseguir conquistá-la durante a viagem de formatura, fazê-la se apaixonar por ele, ela pagará uma quantia enorme para ele consertar a moto. Caso contrário, ela receberá como pagamento a humilhação dele, apenas. Faz sentido? Na minha cabeça de vinte e tantos anos não. Mas na cabeça de adolescentes riquinhos, talvez.

Por isso o jogo de sedução ali da capa. O livro inteiro é um jogo, um caça de gato e rato, no qual Lex e Nina se provocam e o final, bem, vocês já sabem, é previsível. Eles vão cair em sua própria armadilha e se apaixonar. Claro que tem surpresas (algumas clichês) e muita intervenção da super vilã loira malvada e suas comparsas, as Kibis, como são chamadas. A maior vilã delas é Bárbara: para conhecê-la é só imaginar uma loira cruel adolescente da Malhação ou de Gossip Girl. Imaginaram? É igualzinha. Sim, ela vai ficar armando planos mirabolantes, criando situações e aprontando mil e umas para separar o casal e fazer Nina se dar mal. É bem por aí.

A narração é bem gostosa e talvez um dos pontos fortes do livro, pois a narradora é também uma personagem à parte. Ela não está na história, mas ela dá opinião, interage, fala com o leitor etc. Bem Gossip Girl, pelo que ouvi falar. Achei legal, no entanto. Foi uma das coisas que me fizeram progredir no livro. Os capítulos são curtos e incentivam o leitor a ler mais um, mais um, e quando você vê, está quase no final.

Uma coisa que eu detestei, no entanto, foi que o gordinho era: primeiro, o engraçadinho que aprontava pela escola, segundo, o virgem solitário que faria qualquer coisa por um beijo e capacho da vilã, terceiro, o garoto mau. Sei lá, senti aí um estereótipo, algo que me incomodou. Todos os garotos bonzinhos eram lindos, gostosos, estilo tanquinho. Mas o que não era legal era o cara solitário e gordinho. Sim, adolescentes são idiotas e cruéis, eles excluem esse tipo de pessoa. Você não é bonito, você merece ser zoado, vamos ser sinceros, é o que acontece nessa época. É a verdade. Mas nem por isso a pessoa se torna ruim e vingativa. Às vezes ela só se torna o seu chefe mais tarde, na vida adulta. O que eu quero dizer: nem por isso, por ser solitária e gordinha, uma pessoa é ruim. Beleza não é significado de bondade. Por um lado, Bárbara é linda e cruel. Mas não havia nenhum gordinho ou gordinha bonzinho, compreendem? Todos os “bonzinhos” eram lindos e perfeitos, esculturais. Sei lá, isso me incomodou. Essa não é a realidade. Você que está lendo aí do outro lado é lindo(a) de morrer? Pararia o trânsito, seria modelo de revista? Enfim…

Encontrei alguns problemas de revisão: nada enorme, mas algumas coisinhas que incomodaram. Em certo momento, por exemplo, a autora fala sobre o “embarque doméstico do aeroporto de Congonhas”, algo que é no mínimo redundante; todos os embarques de Congonhas são domésticos, ele não faz vôos internacionais. Há alguns problemas na edição, como por exemplo o fato de que o livro não tem o índice de conteúdos. Quem lê em e-book sabe: o índice é indispensável em um livro digital. Aconteceu que, enquanto lia esse livro, o aplicativo para celular do Kindle bugou e quando eu o abri novamente, o livro tinha voltado várias páginas. Sem o índice precisei virar várias e várias páginas, uma de cada vez. Algo cansativo que poderia ser facilmente resolvido com um índice. Fica a sugestão para uma segunda edição com ele.

O livro tem continuação, que já está em pré-venda: A Aposta 2. Sinceridade? Acho que não vou ler. Uma coisa boa é que o primeiro livro é fechado em si mesmo: tem começo, meio e fim, sem ganchos apelativos para outro livro. Gosto muito disso. Terminei de ler o primeiro livro e estou satisfeita, não preciso ler o próximo se não quiser.

A Aposta é um livro bem escrito e divertido, isso não se pode negar. Mas é um livro que abusa de clichês, um livro no qual seus personagens são quase uma caricatura de tão estereotipados. Às vezes a autora é tão exagerada nos clichês que você fica em dúvida se ela realmente está levando aquilo a sério ou se está ironizando o livro inteiro. De qualquer maneira, é uma leitura para passar o tempo, para ler na praia – como eu fiz – ou na piscina, um livro que você devora rapidinho, mas que não acrescenta muita coisa à sua vida. Talvez seja essa mesmo a intenção dele e eu estou apenas falando demais. Mas uma coisa boa ele fez por mim: ele me fez ter vontade de ler outros livros da Vanessa Bosso, livros que fujam à essa temática, talvez mais adultos. Porque quero conhecer melhor sua escrita e quero conhecê-la com um livro que seja mais profundo, que traga alguma mensagem e não seja mero divertimento.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-a-aposta

Janise Martins 02/04/2020

A Aposta
? estrelas (se tiver 12 anos ou menos, 3 estrelas, de tiver mais, 2 estrelas está ótimo!!)

Uma história aguinha com açúcar. Daquelas que você olha para lado para ver se tem algum adulto vendo o que você está lendo hehehehehehe
A narradora é uma distração, ela narra, tece comentários, dá opinião, torce… é divertida, em um livro mais adulto isso não rola de jeito nenhum! Mas a escrita dela é bem gostosinha e atual. Vanessa com jeitinho dela cativa o leitor de forma meiga, interessante isso, ponto para ela!
Se você não tem frescura pra leitura, pode ler, vai se distrair (e ficar com vergonha ops!), mas se a sua lista tiver um romance mais adulto, parta pra ele. Eu sou sem vergonha pra leitura, não sigo regras, só minha vontade!
Bjoo

site: https://janiselendo.blogspot.com/2015/11/a-aposta-1-e-2.html

Maria Hubner 12/04/2020

Amei!!!
Mesmo tendo uma narrativa muito diferente, e com acontecimentos previsíveis, a história ainda consegue ter muitas reviravoltas que nos surpreende, além de ter protagonistas incriveis, lex e nina, que junto com seus amigos, que também são personagens impecáveis, fazem com que a leitura seja gostosa de se ler, além de ter pontos muito humorísticos e fofos. Um livro perfeito para sair de uma ressaca literária.