Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Carla Brandão 26/06/2016

Como muitas histórias de amor, a de Min Green e Ed Slaterton começa por acaso. Os dois estudam na mesma escola, mas não fazem parte do mesmo grupo de amigos. Min, apelido de Minerva, é a garota inteligente, fã de filmes clássicos e que sonha em ser diretora de cinema. Ed é o clichê das histórias adolescentes: cocapitão do time de basquete, bonito e popular. Os dois se conhecem quando ele e alguns amigos aparecem de penetras na festa de Al, melhor amigo de Min. Uma conversa do lado de fora da casa, uma troca de telefones e dá-se o início do fim.

Como muitos casais, os dois adolescentes são bem diferentes, mas a paixão inicial faz com que ambos tentem conhecer e fazer parte do mundo um do outro. Min abre mão de programas com os amigos para assistir Ed jogar, mesmo achando basquete muito chato, e ele, por sua vez, aceita assistir filmes que a menina adora e pelos quais ele não tem o menor interesse.

Como muitos relacionamentos, o de Min e Ed chega ao fim. Apenas algumas semanas separam o começo do final, mas quem pode medir a intensidade de um sentimento pelo tempo? Com o coração partido, Min escreve uma longa carta para seu ex-namorado e coloca em uma caixa, junto com vários objetos que marcaram momentos do namoro.

“Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio. Estou largando esta caixa toda de volta na sua vida, Ed, cada pertence do eu com você. Vou largar esta caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado.”

Cada capítulo do livro é referente a um objeto da caixa e à parte da carta na qual Min explica o que ele significa e o que tem a ver com o término. Tudo isso acompanhado pelas belas ilustrações de Maira Kalman, que ajudaram a tornar real a ideia de ir tirando um por um os objetos da caixa.

Ao relembrar as situações evocadas por cada entrada de cinema ou tampinha de garrafa, Min consegue se dar conta dos sinais de que o namoro não daria certo. Eles estavam bem ali, claros, óbvios. Mas na época ela não conseguiu enxergar. Ou não quis. Ou, ainda, achou que com eles poderia ser diferente.

Daniel Handler construiu personagens adolescentes com a imaturidade e a insegurança normais para a idade. A carta de Min não tem nada de profundo ou excepcional, são apenas palavras sinceras de alguém que teve sua primeira desilusão amorosa. Outro ponto a ser destacado no que diz respeito aos personages é que, apesar do clichê menina-inteligente-se-apaixona-pelo-garoto-popular, o autor conseguiu fugir aqui e ali dos estereótipos. Min não é caracterizada como feia, esquisita nem relata sofrer discriminações. Ed não é o típico jogador bonitão e burro, pelo contrário, é bem melhor em matemática do que sua namorada.

A criatividade de Daniel fica evidente nas inúmeras referências a filmes, atores e músicas que não existem! Para Min é quase impossível descrever um fato ou passar por alguma situação sem relacioná-los a algo que ela viu em um filme. São muitas as passagens nas quais ela descreve cenas inteiras de supostos clássicos. Demorei algumas páginas para desconfiar que era tudo criação do autor e, ao terminar a leitura e fazer uma pesquisa, veio a confirmação.

Por isso a gente acabou não é um livro surpreendente, antes de começar a ler já sabemos pelo título qual será o desfecho. Talvez por isso eu tenha ficado esperando por um motivo mais original para o namoro não ter seguido adiante. Ao mesmo tempo, o livro tem o poder de fazer o leitor torcer pelo casal, mesmo sabendo que o final feliz não acontecerá. É que, ao ler a carta de Min Green, conseguimos entender também porque eles começaram.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2016/01/resenha-por-isso-gente-acabou-daniel_23.html

Lêh 25/06/2016

Eu não me identifiquei com a escrita do autor... Não entendia alguns coisas... Não é aquele livro excepcional, mas é uma coisa gostosa de se ler. ???

Roh 17/06/2016

Decepcionada
Só queria dizer que me partiu o coração Hawk Davies não existir de verdade. Livro maravilhoso.

anna2114 15/06/2016

Por Isso A Gente Acabou - Daniel Handler
A história toda é narrada por acontecimentos contados na ordem em que os objetos da caixa são retirados. Todos eles são "lembranças", de cada momento que a narradora viveu. O livro é todo baseado no fim de um namoro, cuja duração foi de poucas semanas. Eu me encantei com o caminho que a história tomou, e fiquei um pouco triste com o motivo do fim do namoro. A leitura me deixou leve e (confesso ) um pouco melancólica. E por mais que não seja tudo isso, super indico e recomendo. Um beijo e tchau, tchau.

Monica 12/06/2016

RESENHA: POR ISSO A GENTE ACABOU
O livro não conta nada mais, nada menos dos motivos que fizeram Min Green terminar com Ed, seu ex namorado. O livro é ilustrado, o que torna a leito mais legal e interessante.

Meu ponto de vista: Eu achei esse livro meio chato, não curti a leitura.

Lane @juntodoslivros 07/03/2016

Por Isso O Livro Não Foi Tão Bom
Para quem não sabe quem é Daniel Handler, é o autor da série de livros Desventuras em Série, utilizando o pseudônimo de Lemony Snicket. Então, para quem é fã dessa série, já entenda que esses livros se tratam de estilos diferentes. Não é à toa que o autor usa o pseudônimo, não é?

Min Green é uma garota bem diferente. Não fica brava por motivos bobos como as outras garotas ficariam, tem um gosto peculiar para suas atividades. Isso foi o que atraiu o interesse do garoto mais popular da escola, Ed Slaterton.

“– Você não gosta do jeito que eu falo?
– É que eu nunca ouvi antes. – você disse. – É tipo provar... tipo, por exemplo, uma comida apimentada ou uma coisa assim. Tipo, vamos provar a comida do Sei-lá-onde-lândia.
– Entendi.
– E aí você gosta. – você disse. – Geralmente. Quando você prova, aí você não quer... não quer mais as outras meninas.” Página 60

Por adorar cinema, Min sonha em ser diretora de cinema. Os clássicos são seus preferidos e por isso o livro está recheado de referências aos filmes clássicos. “Greta em Fuga”, “Jantar à meia-noite”, “Pegue o Revólver”, etc. Ela usa de muitas referências desses filmes para situações vividas em seu cotidiano. Opa! Interessados em ver os filmes? Nem adianta ir atrás deles. Eles foram todos inventados pelo autor. O autor deu uma entrevista falando sobre isso. Muito bacana a ideia de colocar filmes não existentes. Dá uma olhada na entrevista aqui:

O título do livro já te dá um spoiler sobre o que aconteceu, mas aí está a graça da história. Agora que tudo acabou, Min está de coração partido. Ela vai nos contando passo a passo, porque seu namoro acabou. Ela nos conta tudo através de suas lembranças desde o primeiro encontro, passando pelo fim fatídico e como estão as coisas no presente momento. Uma carta e uma caixa cheia de lembranças de seu relacionamento com Ed (que ela devolve a ele) vão contando tudo para o leitor.

O livro está recheado também de imagens. Cada item devolvido tem seu registro fotográfico feito pela ilustradora Maira Kalman. Ficou tudo lindo e interativo. Não dá para imaginar o livro sem todo esse aparato de imagens. Isso foi o que salvou o livro para mim.

Apesar de o livro ser todo lindo, tenho que dizer que a história é um pouco confusa e entediante. Talvez Min seja cult demais para mim. As referências e seu modo de escrever, já que é uma carta, só se tornou bastante confuso ao invés de ser algo a mais na leitura. A tudo que acontecia com Min, era relacionado a um filme, era para ter sido algo bacana, mas não aconteceu.

Não consegui me conectar com os personagens, não consegui sentir empatia pela Min, não consegui torcer pelo namoro do casal, não consegui... Consegui apenas prever por que Min e Ed terminaram antes da grande revelação. Esse livro foi decepcionante. Para quem quer ler, leia sim. Quem sabe você gosta? :D

site: http://www.lostgirlygirl.com/2016/03/resenha-827-por-isso-gente-acabou.html#comment-form

Luana 17/02/2016

O livro conta a história de um relacionamento adolescente que tem tudo pra dar errado, e como a própria capa diz, deu.
Min Green é uma apaixonada por cinema enquanto Ed Slaterton é um atleta popular que só pensa em basquete e garotas. Tudo começa quando Ed aparece de penetra na festa de 16 anos de Al (melhor amigo de Min) e a convida para sair. A história é contada através de uma carta que Min resolve escrever e deixar na porta da casa de Ed junto com vários objetos (e magoas) que de alguma forma fizeram parte da história dos dois.
Os protagonistas tem características muito marcantes principalmente a Min, uma dessas características dela que não me agradou foi o fato de ela ficar citando a todo momento cenas, atores e músicas de filmes antigos.
A leitura é fácil mas não é daquelas que te prende na qual você “devora” o livro. E embora eu não tenha gostado tanto como esperava o final me surpreendeu.

Liria.Raquel 17/01/2016

Favorito!
Um dos meus livros favoritos. Quando você pega o livro, acha que irá encontrar uma história clichê e água com açúcar. Entretanto, os personagens são incríveis e te cativam de um jeito que só lendo pra entender. Esse livro me ensinou a compreender que a melhor escolha, na maioria das vezes, é não idolatrar um relacionamento, pois as pessoas são falhas e as coisas não acontecem da maneira que você quer apenas porque você quer. Vale muito a pena ler!

Jara 05/01/2016

Lenta Lentamente Delicadamente
Já quero começar está resenha dizendo que ED VOCÊ É UM MERDINHA E EU TE ODEIO, EU ODEIO O FATO DO QUE VOCÊ FEZ COM A MIN E ODEIO O FATO DE VOCÊ SER FICTÍCIO MAS EXISTIREM ED'S POR AI.
Por isso voce acabou conta a história da Min e do Ed e de (obviamente) por que eles acabaram. A Minerva ou Min mas nunca Minnie é uma garota que muitos chamariam de "das artes" (mesmo ela odiando ser denominada assim) ela quer ser uma diretora de cinema e o Ed é um jogador de basquete daqueles bem estereotipados sabe o gostosão do colégio, galinha e meio bocó.
E agora você deve estar pensando que essa é mais uma daquelas historias BREGUISSIMAS de romance que a menina deslocada namora o gostosão e eles brigão mas no final tudo acaba em arco iris e caramelos... mas não é . A Min tem uma caixa cheia de coisas que o Ed deu para ela ou que lembram o Ed então um tempo depois deles terminarem ela se sente preparada para se livrar daquelas tralhas MAS decide que vai escrever uma carta contando o porque a historia de cada uma dessas coisas e essas historias vão explicando por que eles terminaram.

Não vou mentir, em certo ponto do livro achei realmente que eles iam ficar juntos, eu tinha certeza de que o Ed era o cara para a Min mas infelizmente não era. Quando acabei este livro eu fiquei tão revoltada o motivo pelo qual eles acabaram me deixou tão enraivecida, eu postei um texto enorme no twitter (eu sei que é meio patético mas é a rede social que me sinto mais a vontade) sobre todos tomarem cuidado com os Ed que irão aparecer na sua vida .
Este livro basicamente me ensinou a não Utopizar nada pois pessoas cometem erros mas e algumas são simplesmente más (que é o caso do Ed).
E uma outra coisa que aprendi é que se todos dizem que seu namorado é um canalha e tem antecedentes é muito provável que ele não mude com você só porque vocês estão planejando fazer uma festa para uma mulher que vocês nem sabem se é uma atriz famosa. e por fim a lição mais importante
se a pessoa não é importante pra ti não faça algo importante pra ela (principalmente se for uma coisa irreversível que ela vai se sentir muito mal depois disso)

Este foi uma das minhas melhores leituras de 2015, eu me apaixonei com a Min, senti a dor dela por ainda gostar de uma pessoa que não a ama mais, chorei com ela e odiei o Ed com ela. Este é o tipo de livro que se você ler não vai se arrepender realmente existem partes que você vai querer pular ou desistir do livro mas NÃO FAÇA ISSO o final vale a pena ele faz você pensar em ser uma pessoa melhor e avaliar com quem você se relaciona.
Por isso a gente acabou é uma leitura que eu 1000% recomendo.

xx rae

Gio 02/01/2016

Por Isso a Gente Acabou
Por Isso A Gente Acabou foi um livro cheio de expectativas: super recomendado e do
mesmo autor de Desventuras em Série.
Pontos super positivos

1- A ideia é super original: uma caixa cheia de itens que explicam porque o casal terminou. As ilustrações que iniciam cada capítulo atiçam a
curiosidade e ajudam a criar um clima para a leitura.

2 - A singularidade de Minerva marca. Sua
paixão pelo cinema e como todo o romance é construído com analogias a filmes, cenas e atores é diferente e interessante.
Porém... 1)O autor transmite na escrita o jeito confuso e frenético de uma mente após o término de relacionamento. A leitura nessas passagens cheias de informação, é
cansativa.
2)Nenhum dos personagens principais me prendeu.

3)Não consegui deixar de comparar com Desventuras em Série.
Conclusão: eu gostei, mas acho que não vale o preço. Ter um amigo pra dividir é o ideal.

E aprendi nele que, nem sempre o que QUEREMOS, é o que PRECISAMOS.

site: https://www.instagram.com/p/Xm3fTQSt6H/?taken-by=monlivre

Camila Pugliesi 20/12/2015

Um livro sobre ser trouxa
Achei a ideia do livro original, mas não gostei do resultado. Bem, eu sou uma daquelas pessoas que não curte romances. Então eu geralmente leio esse tipo de livro tentando ver o que realmente esta acontecendo, não do ponto de vista dos personagens.
O que vi nesse livro foi: a autora da carta uma menina trouxa iludida, que se apaixona pelo co-capitão do time de basquete, uma babaca, cafajeste, pegador estereotipado e eles meio que começam a namorar (embora eles só meio que entrem em concordância sobre isso, porque dura menos de um mês e o pedido nem é feito de verdade). Não gostei muito dos personagens também, principalmente do menino, pois ele só faz comentários homofobicos e fica falando das ex ( e nossa querida principal Min, apelido de minerva deusa romana da sabedoria não liga por algum motivo).Não vou contar os spoilers, mas basicamente o que acontece já era esperado: ela é trouxa.
Não sei se era essa mesmo a intenção de quem escreveu o livro (provavelmente não) mas, a impressão que me deu foi: O livro é apenas uma carta de uma menina que levou um pé na bunda e quis dizer algo como “eu te esqueci , não te amo mais agora pega todas as coisa inúteis que eu colecionei (como essa embalagem de camisinha, um papel com marcas de fritura e tampas de cerveja) do nosso namoro e chore” enquanto o cara provavelmente pegava mais umas cinco.

Tainá 07/10/2015

Pedaços rasgados de uma carta da memória
Cativante, apaixonante, palpável e clichê, são palavras que se adequam bem a esse livro. Dei uma pesquisada e vi que, para muita gente, "Por isso a gente acabou" é um livro ok. Mas, comigo, a experiência passa longe disso. Fui fisgada pelo casal de uma maneira única, e nunca achei uma personagem tão parecida comigo como a remetente da carta, Min Green.

O livro é basicamente uma carta da moça para o ex, o atleta Ed, que explica porque ela colocou em uma caixa uma série de objetos que simbolizam sua história de amor.Uma das coisas mais legais são os desenhos lindos no início de cada "capítulo" em que ela conta a relação do citado objeto com o desenrolar dos acontecimentos que culminaram em um término. A leitura é fluida e rápida, apesar do livro aparentar ser grande.

Encontrei trechos um tanto poetisados, que me conquistaram muito. Se for pra fazer uma crítica, a única coisa irritante é a mania de Min Green, cinéfila assumida, citar filmes e personagens dos mesmos QUE NÃO EXISTEM. PORQUE? PRA QUE?

Apesar disso, achei um livro extremamente fofo, romântico sem ser meloso, clichê, mas diferente de muitos outros por aí. O final é previsível, então não me frustrei nem achei injusto. Min Green é profunda e original, Ed é o estereotipo de garoto popular mas com uma personalidade cativante, e Al, melhor amigo da Min, é extremamente legal.

Me identifiquei muito com o ambiente, aquela coisa de colégio, festas e "vamos nos formar e tudo está prestes a acabar".Enfim, foi um livro que me marcou muito e com o qual eu me encontrei muito. Recomendo infinitamente esse "destilado da vida".

"Mas à noite, à noite era você, finalmente no telefone com você, Ed, a minha alegria, o meu melhor."
"Espere só a cafeína bater".

Mari_Finco_Favero 18/09/2015

Será Que existiu...???
Neste livro a personagem principal, Min, explica os motivos que a levaram terminar com seu namorado... expondo claramente os significado pra determinados objetos e as razões pelas quais eles tinham relação com o termino do relacionamento...
Extremamente previsível, seria uma ótima história para a Sessão da tarde!!!

Isa 17/09/2015

Por isso a gente amou ?
Bom, não sou leitora assídua de romances. Mas esse me chamou atenção devido às características dos outros leitores. Inicialmente tive dificuldade para compreender a história, tanto que comecei a leitura e parei no terceiro capítulo. Nas férias fiquei sem opções então retomei a leitura.
O livro é basicamente um clichê. A menina estudiosa (das artes) se envolve com o garoto popular. A partir disso os dois vivem uma história durante pouco mais de dois meses. O livro é uma lista das situações vividas, devidamente pontuadas com os motivos que levaram ao rompimento.
A proximidade das situações vividas por Min com o atual momento da minha vida me fizeram criar um vínculo com a personagem.
É o primeiro livro do Daniel que eu leio. E gostei muito.

Rafaela 06/09/2015

Afiado e sagaz como sempre, Handler nos presenteia com mais um livro delicioso e interessante. Min Green, nossa protagonista, escreve uma carta ao seu ex explicando porque eles acabaram. Nessa carta, que é o livro, vemos cada faceta do amor jovem se desenrolar, crescer, quebrar e fazer tudo de novo. Com personagens únicos e apaixonantes, Handler nos traz a lembrança de nossos próprios corações partidos e nos faz perceber que até no sofrimento não estamos sozinhos.
PS: vale a pena dar uma olhada no tumblr do livro feito pelo proprio autor!