Risíveis Amores

Resenhas - Risíveis Amores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jean 23/11/2023

Risíveis amores
Bom livro, mas não excelente pro meu gosto. Uma coisa a sempre se elogiar é a capacidade ímpar de Milan Kundera em elaborar uma história e um livro. Este é dividido em 7 contos, as histórias não são interligadas, mas formam um ciclo ideológico/filosófico em torno do conto principal "O Simpósio", que dá a temática principal do livro. Curiosamente, de todos os contos, "O Simpósio" foi o que eu menos gostei. "Ninguém vai rir", "Eduardo e Deus" e "Que os velhos mortos..." são os meus favoritos. Esses 3 contos valem o livro inteiro. "Jogo da Carona" e "Dr. Havel 20 anos depois" também são interessantes, mas no meu gosto ficaram um pouco abaixo dos 3 que citei antes. A filosofia e visão de Kundera sobre o amor, as relações interpessoais e a sociedade em que vivia estão presentes. Se você gostou de "A Insustentável Leveza do Ser", provavelmente vai gostar de alguns contos aqui tbm.

Alysson.Henrique 20/11/2022

Li este livro em sequência ao a Insustentável Leveza do Ser, que havia me fascinado pelo modo como Kundera trazia personagens que representavam questões que representam muito mais do que o personagem em si - a solidão, a busca pela companhia, o medo da proximidade.
Vim para este livro buscando algo semelhante e acredito ter conseguido encontrá-lo, apesar de uma diferença marcante nos personagens. Em Risíveis Amores, os protagonistas são homens que, em geral, tem comportamentos extremamente desagradáveis e que destoam do que você esperaria de um protagonista que você teria que, supostamente, desenvolver uma empatia. Mas acredito que essa característica de trazer personagens ambíguos traz junto consigo uma liberdade maior para questionar e criticar alguns pontos estabelecidos - é muito trabalhado no livro como em muitos relacionamentos se relaciona com a fantasia, não com a pessoa em si, por exemplo, bem como as hipocrisias vinculadas ao que é esperado dos gêneros nos relacionamentos. A obra acaba assim por, muito além de trazer risíveis amores, mostrar o quão risíveis são os amantes - que, acreditando estarem cercados da razão, se afundam no ilógico.

Clarissa130 22/11/2023

Risíveis amores e encontros atuais
Risíveis amores é um livro de crônicas que traz sátiras e sacadas filosóficas, tendo relações amorosas (absurdas e, mais absurdamente ainda, possíveis) como pano de fundo. O autor tira as relações amorosas do pedestal a que somos acostumados, descrevendo personagens egocêntricos, vaidosos, depravados e indecentes, voltados tanto pra si ou para as suas idealizações que não conseguem de fato se relacionar com o outro. Nesse sentido, cada crônica narra o absurdo e, no absurdo, o autor nos revela a semelhança com a realidade.
Bom! Pretendo ler novamente!
Tiago 12/12/2023minha estante
Ótima resenha, parabéns.

Henrique Fendrich 06/02/2018

"O jogo da carona" é uma preciosidade. Kundera vai muito além de "A insustentável leveza do ser".

Pati 10/02/2022

Este é o primeiro livro que leio Kundera, indo na contramão da maioria que começa a ler as obras dele por seu livro mais famoso 'A insustentável leveza do ser'.
Kundera me encantou por sua escrita que é difícil de definir. Achei-a delicada como um carinho na alma e também irônica e no caso particular desse livro, até mesmo cômica.

Quanto a este livro não senti muita
identificação com as histórias. Atribuo isso ao fato de que todos os contos foram contados por um viés masculino, com momentos um tanto machistas. O autor descreve o amor e a arte da conquista de forma extremamente realista e por isso mesmo cômica. Muitas vezes não é assim o amor?
Valeu a pena ler este livro principalmente para conhecer o autor. Com certeza lerei outras obras dele.

Thaís Aguiar 12/04/2020

O conto "O jogo da Carona" valeu pelo livro inteiro.

Lys Coimbra 11/09/2015

Um livro simples
Se você já leu "a insustentável leveza do ser", talvez alimente muitas expectativas com relação a "risíveis amores". Comigo foi assim.
É claro que são propostas completamente diferentes, mas é inevitável esperar que o livro seja tão bom quanto a obra-prima de Kundera.
Não é um livro ruim, até porque, duvido que MK escreva algo que não seja bom, mas hoje eu recomendaria àqueles que não conhecem o autor que não comecem por "a insustentável leveza do ser", pois assim não há o risco de esperar algo tão grandioso das outras obras. O primeiro contato com o estilo de Kundera agradará muito e o gosto por sua obra seguirá uma reta ascendente.
"Risíveis amores" é um livro de contos. São sete contos que abordam a natureza humana, seus tropeços, fraquezas e instintos, daquele jeitinho todo especial que nos faz reconhecer algo de nós mesmos em alguns dos personagens.
Gostei especialmente de "ninguém vai rir","o jogo da carona" e "Eduardo e Deus", mas são todos bons.

Milena.Saleh 16/11/2020

Agridoce
Durante a leitura achei horrível e passei raiva, mas depois, em conversas e em situações da minha vida, percebi que tirei importantes lições dele. Recomendo a leitura.

Desirée 15/01/2014

Risíveis Amores
"Atravesso o presente de olhos vendados, mal podendo pressentir aquilo que estou vivendo... Só mais tarde, quando a venda é retirada, percebo o que foi vivido e compreendo o sentido do que se passou..."

- Risíveis Amores

Milan Kundera me surpreendeu. Li sua entrevista no livro As entrevistas da Paris Review (volume 2) e fui em busca de suas obras. A insustentável leveza do ser estava esgotado nas livrarias e nos sebos não tinha mais, o que me fez ter mais vontade de ler este autor. Acabei encontrando outros títulos e optei por ler este.

O livro traz sete contos, sete histórias de amor, todas incomum e contadas de forma única. É possível rir, refletir e se impressionar durante a leitura, pois as situações de amor e sexo se desenvolvem a partir do equívoco, uma mentira ou um jogo.

site: http://papodelivro.tumblr.com/

Dira 29/12/2020

Abstração em alta
Foi um livro em que tive de ter discernimento para melhor gerir minha capacidade de abstração com a escrita do autor. Em verdade já o conhecia de a Insustentável leveza do ser, mas neste livro de contos me incomodou um pouco a forma que ele retrata as mulheres. No entanto, não torna o livro ruim, nem de longe.

Gostei muito do primeiro e do último conto (Ninguém vai rir e Eduardo e Deus).

[Se você lhe dissesse apenas a verdade, o que realmente pensa dele, isso significaria dizer que concorda em ter uma discussão séria com um louco e que você mesmo é louco (...) Se você teima em lhe dizer a verdade na cara, isso significa que você o leva a sério. E levar a sério algo tão pouco sério é perder, você mesmo, toda a seriedade.] Pág. 231

Tatiana455 08/06/2022

Risíveis amores é um livro de contos, composto por sete deles, relatando diversos modos de relacionamentos amorosos, incluindo traição e hipocrisia? Cada um deles possui uma característica comum, que é o fato de os relacionamentos possuírem alguma mentira ou equívoco, expondo as fraquezas humanas e, dependendo da interpretação,a realidade que nasce de experiências amorosas baseadas em enganos?

Cris 23/02/2020

Um livro de 5 contos, sobre mal-entendidos, amores perdidos e algumas coincidências. Pra mim, foi o primeiro livro de Kindera que li, mas já posso considerar que será o primeiro de muitos. Com uma narrativa fácil, quase cantada, a sua leitura acaba sendo um descanso.

Nazrat 27/07/2022

Sincronia
Os contos em si aqui reunidos formam uma unidade incrível! A temática do amor, conquista, ciúmes, perda de valor, banalização de relações e, também, a ressignificação das relações. Kundera realmente parece um maestro que guia em situações com finais improváveis e, ao mesmo tempo, lógicos.

Raquel 20/01/2023

Presente que ganhei do meu namorado e que aqueceu meu coração ?? adorei todos os contos, me peguei rindo sozinha e fantasiando sobre o amor e suas contradições

Diana 05/03/2021

Não tão risíveis
Você pensa que vai rir, mas você não ri. Mas mesmo assim você vai se divertir. Milan Kundera tira o seu sossego, incomoda com banal, que na verdade é tão peculiar. Um dos meus preferidos de 2021.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6