Risíveis Amores

Risíveis Amores Milan Kundera

Resenhas - Risíveis Amores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Wania Cris 15/07/2020

Excelente escolha de título.
Livro selecionado para leitura no projeto viagem ao mundo em 50 livros sendo essa minha primeira experiência com o autor. O primeiro conto é detestável não pela escrita, mas pelo comportamento dos personagens masculinos, o segundo é tão absurdo em suas consequências que não dá vontade de largar, o terceiro é interessante pela dubiedade de relatos, entre o homem e a melhor envolvidos e suas percepções sobre os mesmos fatos. O teatro dos médicos é cansativo e o último conto à pré se NY um personagem totalmente fútil e dependente das opiniões alheias. No geral, Milan Kundera mostra o talento magistral de observação das pessoas e de seus comportamentos, trazendo para as páginas do livro personagens vivos, reais, críveis. A organização dos pensamentos e relatos é de uma delicadeza e sensibilidade dignas da fama do autor, de quem quero conhecer outras obras.
Joana Thompson 12/09/2020minha estante
Leia a Insustentável leveza do ser! Maravilhoso!!

Dira 29/12/2020

Abstração em alta
Foi um livro em que tive de ter discernimento para melhor gerir minha capacidade de abstração com a escrita do autor. Em verdade já o conhecia de a Insustentável leveza do ser, mas neste livro de contos me incomodou um pouco a forma que ele retrata as mulheres. No entanto, não torna o livro ruim, nem de longe.

Gostei muito do primeiro e do último conto (Ninguém vai rir e Eduardo e Deus).

[Se você lhe dissesse apenas a verdade, o que realmente pensa dele, isso significaria dizer que concorda em ter uma discussão séria com um louco e que você mesmo é louco (...) Se você teima em lhe dizer a verdade na cara, isso significa que você o leva a sério. E levar a sério algo tão pouco sério é perder, você mesmo, toda a seriedade.] Pág. 231

Cris 23/02/2020

Um livro de 5 contos, sobre mal-entendidos, amores perdidos e algumas coincidências. Pra mim, foi o primeiro livro de Kindera que li, mas já posso considerar que será o primeiro de muitos. Com uma narrativa fácil, quase cantada, a sua leitura acaba sendo um descanso.

LaraF 03/03/2010

kundera tem a fantastica habilidade de dizer coisas sem nada dizer. histórias cheias de sentimentos, intrínsecas e muito cruas e reais (caracteristica tb do autor). o amor em suas mais variadas formas se mostram nesse livro, e o que podemos perceber ao fim de tudo é q a vida humana é cheia de pequenas confusões de interpretações, comunicação intruncada e nominações equivocadas... Kundera não simplifica a vida, mas nos faz olhar para ela sem aqueles óculos de fantasia, nem de medo. A vida é...e isso basta.

Desirée 15/01/2014

Risíveis Amores
"Atravesso o presente de olhos vendados, mal podendo pressentir aquilo que estou vivendo... Só mais tarde, quando a venda é retirada, percebo o que foi vivido e compreendo o sentido do que se passou..."

- Risíveis Amores

Milan Kundera me surpreendeu. Li sua entrevista no livro As entrevistas da Paris Review (volume 2) e fui em busca de suas obras. A insustentável leveza do ser estava esgotado nas livrarias e nos sebos não tinha mais, o que me fez ter mais vontade de ler este autor. Acabei encontrando outros títulos e optei por ler este.

O livro traz sete contos, sete histórias de amor, todas incomum e contadas de forma única. É possível rir, refletir e se impressionar durante a leitura, pois as situações de amor e sexo se desenvolvem a partir do equívoco, uma mentira ou um jogo.

site: http://papodelivro.tumblr.com/

Alana_Gomes 30/09/2023

Como tudo que o Milan Kundera escreve, Risíveis amores não poderia deixar de ser lindo, poético, cômico e triste.
O autor enxerga o mundo e os relacionamentos amorosos, que são o foco nessa coletânea de contos, como desprovidos de "seriedade" e recobertos por uma comicidade esvaziada de sentido. O que não torna a narrativa melancólica, mas, muito pelo contrário, sensível e poética. Mas, também, sempre repleta de ironia e acidez.

Luiza 24/03/2024

Totalmente diferente da ideia que eu tinha sobre Milan Kundera. Um livro divertido, interessante e com o toque especial das relações humanas (na presença e na ausência do do amor)

Estela.Mayra 08/09/2023

A vida como ela é
As histórias de Kundera sempre trazem, seja de forma cômica ou trágica, muitas reflexões acerca de como encaramos algumas questões simples da vida. Achei essa leitura um pouco mais difícil do que A Insustentável Leveza do Ser.

Lys Coimbra 11/09/2015

Um livro simples
Se você já leu "a insustentável leveza do ser", talvez alimente muitas expectativas com relação a "risíveis amores". Comigo foi assim.
É claro que são propostas completamente diferentes, mas é inevitável esperar que o livro seja tão bom quanto a obra-prima de Kundera.
Não é um livro ruim, até porque, duvido que MK escreva algo que não seja bom, mas hoje eu recomendaria àqueles que não conhecem o autor que não comecem por "a insustentável leveza do ser", pois assim não há o risco de esperar algo tão grandioso das outras obras. O primeiro contato com o estilo de Kundera agradará muito e o gosto por sua obra seguirá uma reta ascendente.
"Risíveis amores" é um livro de contos. São sete contos que abordam a natureza humana, seus tropeços, fraquezas e instintos, daquele jeitinho todo especial que nos faz reconhecer algo de nós mesmos em alguns dos personagens.
Gostei especialmente de "ninguém vai rir","o jogo da carona" e "Eduardo e Deus", mas são todos bons.

Vivi_ 20/05/2009

Fragmentos "O que me proporcionou uma espécie de consolo"
São sete contos: relacionamentos conturbados, em que os amantes já não mais se reconhecem.

Cabe compartilhar algumas reflexões que as personagens fizeram:

"Certamente é um desejo bastante ingênuo, mas o que fazer, se os desejos pueris escapam a todas as armadilhas do espírito adulto e, às vezes, sobrevivem até a mais longínqua velhice."
Pg 77, O jogo da carona

Inteiramente metamorfoseada / Um sorriso tímido e confuso

"Apenas experimentava, num recôndito de seu espírito, uma espécie de medo ao pensar que nunca sentira tal prazer e tanto prazer como dessa vez - além dessa Fronteira." pg 90

"Na realidade, como duvidadava sempre de si, ficava num estado de dependência servil em relação às pessoas com quem convivia, em cujo julgamento procurava, temeroso, a confirmação da própria identidade e valor" Pg 170, O Dr. Havel dez anos depois.

Joana 28/09/2014

Como está escrito na capa, são "sete histórias de amor extremamente originais." Deposi de tantos anos da publicação ainda continuam interessantes.

Biahhy 13/05/2018

Risíveis contos
Depois de ler A insustentável leveza do ser o livro mais conhecido do autor por mim e por todos no geral, fiquei encantada pela historia e a escrita do autor que coloquei todos os livros na minha lista de querer ler. Risíveis Amores é um livro de contos do autor e consideravelmente um livro pouco conhecido do autor. O título em si risiveis amores ja traz uma visão geral e relacional a respeito do que cada um desses contos vão se tratar.

Compartilhei vários dos contos que gostei e foram os meus favoritos e um pouco da sinopse de cada um, em cada conto temos temas diferentes se interligando-se entre si desde romance, religião, questionamentos sociais e românticos. Uma espera do final feliz não é o que você terá nesses contos, mas ao mesmo tempo finais e história muito surpreendentes que me deixaram de queixo caído, pela qualidade e a desenvoltura da história, dos personagens em poucas páginas.

Keylla 01/11/2018

"Risíveis Amores" é a segunda obra do tcheco Milan Kundera. Um livro de sete contos que traz à tona a temática do amor e do sexo na modernidade. Com pitadas de ironias e bom humor, Kundera vai nos lembrando e nos colocando nesses personagens, relembrando-nos as máscaras sociais que costumamos vestir.
Com elegância e simplicidade os seus contos nos trazem profundas reflexos da natureza e dos relacionamentos humanos. Assim, como a Ana Holanda (da Revista Vida Simples), Kundera tira das situações cotidianas o elixir para suas grandes histórias. Difícil eleger o meu favorito. Acredito que "Que os velhos mortos cedam lugar aos novos mortos" tenha um lugar cativo em meu coração: Kundera nos apresenta um reencontro emocionante entre uma mulher viúva e com um filho controlador e um homem na casa dos seus quarenta anos. Divorciado e com um emprego que lhe tira a paz. Dois corações que sofrem as tragédias da vida humana. Perdidamente apaixonados a mais de vinte e cinco anos atrás, reencontrando em uma rua qualquer. Será o destino os unindo?

Apesar do livro ter um conteúdo de amor e desejo, trata de questões humanas e existenciais. É UM KUNDERA! Só por isso é um motivo para lê-lo. Adorei a leitura.

"Não são apenas histórias de amor que fazem rir. São, também, histórias sobre tentativas de repor alguma verdade à experiência amorosa" (Kundera)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6