Risíveis Amores

Resenhas - Risíveis Amores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Deghety 03/02/2017

Risíveis Amores
Milan Kundera é extraordinário.
Risíveis Amores reúne 7 contos que tratam de modo peculiar e com  bom humor relacionamentos amorosos e/ou sexuais.
O orgulho, egoísmo e a futilidade  são as características mais comuns entre as personagens dos contos, bem como a insegurança e modo errôneo de atribuir em outros uma "verdade" que só existe - na maioria das vezes -  nas "convicções" deduzidas, no entanto suas complexidades e reflexões são bastante pertinentes.

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Risíveis amores
"Só conseguia pensar numa coisa: que seu corpo ia muito provavelmente sabotar o esforço de sua vontade. Seria absurdo resistir."
O equívoco, seja ele de situações ou de sentimentos, é o que torna risíveis os amores descritos neste livro composto de 6 contos.
Esses equívocos resultam de uma incapacidade fundamental que têm os personagens de Kundera não só de se comunicarem entre si, como também de se comunicarem consigo mesmos. Eles estão sempre sós num mundo - interior ou exterior - no qual os outros são meras sombras. Os objetos de seus amores são exatamente isso, objetos. Falta a esses amantes, a identificação que transforma o amador na coisa amada: daí sua vulnerabilidade ante situações novas criadas pelos equívocos.
Por isso esses amores são risíveis, por estarem mais perto da farsa do que do sublime. São amores trágicos porque negam a possibilidade de comunicação autêntica entre os que se amam."
Não teve um livro do Milan que eu tenha lido e não tenha sentido esse arrebatar da alma. Ele é tão intenso e mesmo possuindo uma escrita natural consegue transmitir até o mais indizível dos sentimentos.
Sou muito fã!

site: https://www.instagram.com/p/3oxUFbGvx5/?taken-by=pomarliterario

Stephany 23/06/2017

O colecionador introduziu o erostismo na ronda da banalidade.
Risíveis amores é um volume que propõe uma reflexão sobre a idealização do amor, e a realidade amorosa e erótica como se entende hoje em dia. Em todos os contos, kundera busca causar a analise do que significa as relações amorosas para cada personagem. Assim como frizar toda sorte de mal entendidos que minam qualquer envolvimento de ser humano para ser humano. Kundera também deixa bem clara a sua intenção de falar sobre a ideia de "obrigação" do homem de viver aventuras amorosas, como uma forma de se autoafirmar. No primeiro conto temos um casal casual, Klara e um professor de artes. Que vivem uma relação clandestina em todos os sentidos. Onde o professor de artes apesar de amá-la, prefere jogar em nome da sua autoestima. E acaba percebendo que quando se vive em função do que os outros pensam, corre-se o risco de perder o que realmente lhe estima. Depois temos dois amigos, um vive inúmeras relações fora do casamento, e conferiu a isso até técnicas e termos. Apesar de viver em um casamento supostamente feliz, e ter uma mulher a qual acreditava ser o auto padrão, sentia que, como homem, sua vida amorosa tinha que continuar. Entende-se aí uma hesitação em relação ao que ele acredita ser a vida de um homem ao qual seja imposta uma vida sexual limitada a apenas uma parceira. Ao lado, seu amigo que aparenta cansado dos jogos amorosos e só lhe dá o prazer da companhia com um certa compaixão. Em outro conto, temos um casal jovem. O rapaz é do tipo que se importa demais com que os outros falam e pensam e sente-se constantemente julgado em tudo. Deixa-se claro que por ter uma experiência vasta sobre o genero feminino, decide escolher para si uma mulher cujos traços lhe inspirem castidade e insegurança. Para depois descobrir que não existe tal mulher. São sete contos que esquadrinham o ambito das relações eróticas humanas. Sempre ressaltando em cada um o objetivo e significado. Ao final podemos concluir que perdemos a tempos a real essência do erotismo.

sabrilivros 12/07/2023

eu sempre acabo trazendo a tona a historia do cara com a igreja. tenho memorias de nao conseguir parar de ler. gosto muito da escrita do kundera

lore 09/05/2023

Com uma capacidade de imergir o leitor a ponto dele não querer soltar o livro antes de terminar, kundera expõe situações que à primeira vista parecem ser somente frivolidades de um cotidiano comum, entretanto sua habilidade em conectar todas essas histórias e esses tantos personagens diferentes logo se mostra evidente.
Não são apenas contos sobre homens e mulheres que se amam e fazem sexo, e ao mesmo tempo é exatamente isso.
Ele trabalha sobre o paradoxo/a oposição entre peso e leveza, além do erotismo de maneira crua e do riso, mostrando como ele pode não ser considerado leve, ou algo cem por cento bom.
Ele constrói resiginifica palavras, além do seu universo literário imensamente rico, especialmente com a filosofia, o que faz qualquer um morrer de amores por ele.
O contexto político como pano de fundo é bem presente em todas as suas obras também embora eu tenha sentido que nessa em específico, tenha ficado de forma mais indireta, mas ainda sim sem deixar de aparecer.
Kundera é ótimo em tudo o que ele se propõe e é provavelmente um dos meus escritores favoritos de toda a vida, e admirarei imensamente sempre suas palavras tão ricas e com tanto a nos oferecer.

Juliana.Santos 04/02/2023

Tão risível que nem considero amor
São apresentadas sete histórias diferentes, que abordam diferentes formas de amor - entre casados, namorados, amantes, amigos, colegas.
Algo que notei como um ponto comum entre quase todas elas foi a criação de expectativas e a decepção quando o outro não as atende - levando a tomada de atitudes condenáveis, se tratando do sentimento em questão.
Acho que não gostei muito pelo fato das histórias serem tão fiéis ao título do livro que não se aproximaram do meu conceito pessoal do que seria o amor.

dmeyrelle 15/07/2017

Risíveis Amores é um dos livros mais fáceis e gostosos de ler
Risíveis Amores é um dos livros mais fáceis e gostosos de ler do autor Milan Kundera. A obra reúne sete contos e foi escrita entre os anos 1960 e 1968. Foi publicado no Brasil pela primeira vez no ano de 2001 com o selo da editora Companhia das Letras e foi relançado recentemente pela Companhia de Bolso em 2012.
O livro possui 264 páginas e é dividido em sete contos, alternando entre narrador personagem e em terceira pessoa. Milan Kundera consegue ser um gênio em todos os livros que escreve e a sua narrativa é única e de fácil compreensão.
O primeiro conto fala sobre dois amigos, onde um é casado e não se cansa de “caçar” mulheres para “exercitar” os seus modelos de conquista e o outro é divorciado e apenas segue os caminhos que o amigo trilha. O segundo conto é sobre um professor de universidade que é perseguido por um homem que deseja a sua ajuda para publicar seu artigo em uma revista renomada. O terceiro é sobre um casal que tem como experiencia fingir que não se conhecem, na expectativa de se proporcionarem um pouco de excitação. O quarto é dividido em cinco atos e se passa em um hospital, onde três médicos, um residente e uma enfermeira se embebedam durante uma pausa e lidam com situações conflitantes que envolvem sentimentos alheios.
O quinto conto é sobre o reencontro de dois antigos amantes que possuem certos desejos diferentes um pelo outro, mesmo estando reunidos em um cômodo a sós. O sexto conto é sobre um dos personagens citados no quarto conto, onde se passam dez anos e ele se vê casado e reconhecendo os privilégios que possui só por ser casado com uma moça extremamente desejada. O ultimo conto é sobre um rapaz que finge ser cristão só para conseguir que a namorada transe com ele, mas acaba tendo complicações no trabalho justamente por não ser bem visto um comunista frequentar a igreja.
Os contos são uns mais rápidos que os outros e acabam divertindo o leitor a cada página. O mais interessante, na minha opinião, foi o sétimo conto. Desejei saber o que o personagem faria e quais seriam os seus atos de acordo com o que ele começava a enfrentar.
Eu indico esse livro principalmente para aqueles que ainda não chegaram a ter contato algum com as obras do autor, pois, como já dito, é divertido, possui uma narrativa única e ao mesmo tempo simples.

site: https://opassaroverdeblog.wordpress.com/2017/07/15/risiveis-amores-de-milan-kundera/

vitoria 16/01/2023

Leitura dinâmica
Foi uma leitura gostosa, boa para uma tarde preguiçosa na piscina ou na praia. Sem muito mistério, é um livro com vários mini contos engraçados e divertidos. Não é o tipo de livro que irá ter como favorito, mas irá lembrar com carinho

MF (Blog Terminei de Ler) 16/04/2018

Um belo exemplar da excelente literatura tcheca
Livro "Risíveis Amores" do escritor tcheco Milan Kundera. Da literatura produzida na República Tcheca conhecia apenas Franz Kafka e foi uma agradável surpresa conhecer os textos desse autor. A obra é composta por sete contos excelentes que tratam, em essência, das relações amorosas ou, mais precisamente, dos desencontros nos relacionamentos. Os contos de Kundera trazem uma dualidade na forma como os personagens encaram a vida. Enquanto tentam levar a existência de uma forma leve, por assim dizer, eles acabam senso sugados para a seriedade do cotidiano, sendo o fator da mudança alguma mentira ou mal-entendido, ou um pensamento retrógrado, ou falta de coragem, etc. Geralmente é algo pequeno esse fator, que faz com que a alegria do amor seja substituída pela tristeza, ou vice-versa. Portanto, o amor sexual, tema que é abordado em todo o livro, as vezes abertamente, outras de forma implícita, surge como o elo entre os apaixonados, capaz de unir ou separar.

Kundera tem uma linguagem clara e muito bem-humorada, sendo o humor marca presente em todos os contos. Por exemplo, o conto "Ninguém vai rir" é, paradoxalmente, engraçadíssimo. Cada conto traz em si algo interessante. Em "Que os velhos mortos cedam lugares aos novos mortos", Kundera conta a história de uma viúva que fracassa na tentativa de salvar um monumento erguido para o marido no cemitério da cidade. Andando pelas ruas, pensando em como contaria para o filho adolescente a notícia quando retornasse para sua terra, ela reencontra um homem que fora apaixonado por ela muitos anos antes, e que ela dispensou. Ele nunca a esqueceu e a convida para seu apartamento. Lá, conversando, ele tenta encontrar na mulher diante dele a mesma mulher que ele conhecera no passado e que, agora, se apresenta fisicamente envelhecida, diferente. Ela, por sua vez, tem dificuldade em se distanciar da tristeza, dos julgamentos que o filho faria dela e, principalmente, do medo de ceder ao homem, destruindo o monumento, a imagem bonita, que esse homem construíra para ela em suas lembranças. Outros contos trazem influência do conceito de "Don Juan", mostrando personagens envolvidos no jogo da conquista, se dando bem ou não. Sobra espaço para tratar também da questão "identidade", de como, nas relações, podemos assumir diferentes papéis, conforme as dificuldades da relação e da vida se apresentam. Até religião é tratada, como em "Eduardo e Deus", conto que encerra o livro e que mostra a história de um professor que finge acreditar em Deus para conquistar uma mulher religiosa, o que acaba não sendo bem visto na escola onde leciona. Afinal, a história (e todos os contos) se passam durante o regime comunista na República Tcheca. Abaixo, deixo um link com uma outra crítica. Enfim, "Risíveis Amores" é um livro excelente". Recomendo muito!!!

Uma outra crítica sobre a obra:

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2015/04/17/risiveis-amores-milan-kundera/

Biahhy 13/05/2018

Risíveis contos
Depois de ler A insustentável leveza do ser o livro mais conhecido do autor por mim e por todos no geral, fiquei encantada pela historia e a escrita do autor que coloquei todos os livros na minha lista de querer ler. Risíveis Amores é um livro de contos do autor e consideravelmente um livro pouco conhecido do autor. O título em si risiveis amores ja traz uma visão geral e relacional a respeito do que cada um desses contos vão se tratar.

Compartilhei vários dos contos que gostei e foram os meus favoritos e um pouco da sinopse de cada um, em cada conto temos temas diferentes se interligando-se entre si desde romance, religião, questionamentos sociais e românticos. Uma espera do final feliz não é o que você terá nesses contos, mas ao mesmo tempo finais e história muito surpreendentes que me deixaram de queixo caído, pela qualidade e a desenvoltura da história, dos personagens em poucas páginas.

Keylla 01/11/2018

"Risíveis Amores" é a segunda obra do tcheco Milan Kundera. Um livro de sete contos que traz à tona a temática do amor e do sexo na modernidade. Com pitadas de ironias e bom humor, Kundera vai nos lembrando e nos colocando nesses personagens, relembrando-nos as máscaras sociais que costumamos vestir.
Com elegância e simplicidade os seus contos nos trazem profundas reflexos da natureza e dos relacionamentos humanos. Assim, como a Ana Holanda (da Revista Vida Simples), Kundera tira das situações cotidianas o elixir para suas grandes histórias. Difícil eleger o meu favorito. Acredito que "Que os velhos mortos cedam lugar aos novos mortos" tenha um lugar cativo em meu coração: Kundera nos apresenta um reencontro emocionante entre uma mulher viúva e com um filho controlador e um homem na casa dos seus quarenta anos. Divorciado e com um emprego que lhe tira a paz. Dois corações que sofrem as tragédias da vida humana. Perdidamente apaixonados a mais de vinte e cinco anos atrás, reencontrando em uma rua qualquer. Será o destino os unindo?

Apesar do livro ter um conteúdo de amor e desejo, trata de questões humanas e existenciais. É UM KUNDERA! Só por isso é um motivo para lê-lo. Adorei a leitura.

"Não são apenas histórias de amor que fazem rir. São, também, histórias sobre tentativas de repor alguma verdade à experiência amorosa" (Kundera)

Karisma 24/02/2020

Divertido
Uma série de contos, divertidos e cínicos.

Hanna.Ramos 12/05/2020

Através de 7 contos aparentemente independentes Milan Kundera descreve de forma subjetiva características físicas e emocionais dos personagens trazendo ao leitor a oportunidade de conhece-los e a vontade de ponderar e refletir sobre suas atitudes durante a vida. Temas como amor, sexo, encenação, ego etc estão presentes no livro.

Luiza.Otero 01/08/2020

Fechou com chave de ouro
Eduardo e Deus é um dos melhores contos que eu já li. O último do livro, mas certamente meu favorito. Ao longo de 35 páginas, Kundera trás, de modo profundo, o funcionamento psicológico dos seus personagens de um jeito que não consigo fazer nem comigo mesma. Me surpreendeu, me fez rir (raros são os livros que conseguem!) e me trouxe uma bagagem de reflexões interessantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6