Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Anna 25/02/2024

Fascinante
Eu acredito que não haja palavras suficientes para descrever a maestria de maya. Uma leitura fascinante e envolvente, que expõe a realidade cruel dos efeitos do racismo na vida de uma jovem.
Maya é capaz de nos envolver e transmitir o que sua versão mais jovem vivenciou. O livro possui gatilhos muito sensíveis. Indico que busque saber antes de iniciar a leitura.

Estou fascinada e já busco outras obras da autora para ler (aceito indicações).

Miah.Kan-Po 25/02/2024

"Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola" é um livro autobiográfico escrito por Maya Angelou, uma das mais renomadas escritoras e ativistas dos direitos civis dos Estados Unidos. Publicado em 1969, o livro conta a história de sua infância e adolescência, abordando temas como racismo, abuso sexual, identidade e superação.

O livro recebeu e recebe muitos elogios e é considerado uma obra importante da literatura contemporânea. No entanto, a obra não atendeu minhas expectativas e deixou muito a desejar.

A obra tem uma narrativa comovente, que nos transporta para o mundo de Maya Angelou e nos permite ter uma compreensão mais profunda de sua jornada. Ela descreve sua infância, marcada por momentos dolorosos, como o abuso sexual sofrido aos oito anos, e as consequências emocionais e psicológicas que isso teve em sua vida.

É um livro importante por trazer à tona questões de raça e gênero de uma forma honesta. Angelou expõe as injustiças e desigualdades que enfrentou como mulher negra nos Estados Unidos, mas também mostra sua resiliência e determinação em superar esses obstáculos.

Outro aspecto notável do livro é a maneira como Angelou retrata as relações humanas. Ela descreve as pessoas que cruzaram seu caminho, tanto as que a apoiaram e a inspiraram, como também aquelas que a machucaram.

Talvez, diante de tantos elogios você esteja se perguntando por que a obra não atendeu minhas expectativas. Bom, apesar de comovente, as interações e inspirações, assim como seus sentimentos ao longo do tempo com relação ao abuso sexual que sofreu na infância, não são retratadas com muita profundidade emocional, pelo menos eu não consegui me conectar com a personagem principal, no caso a própria autora.

E eu estava contando muito com isso; com a profundidade emocional dos fatos, visto que a obra aborda temas tão importantes e relevantes para nossa sociedade, mesmo assim, consegui refletir sobre questões sociais e pessoais e valorizo demais a coragem e a honestidade de Maya Angelou ao compartilhar sua história; é uma ação admirável.

A leitura ficou entre o bom e o muito bom, por isso as 3,5 estrelas.

Patty Lima 15/02/2024

Djamila foi certeira ao dizer que alguns trechos precisam de de tempo para serem sorvidos. A Maya menina e adolescente nos toca numa parte muito profunda da alma. Sua relação com o irmão, com a avó paterna e depois com os pais é descrita com maestria nessa obra tão bela e, infelizmente, tão triste. A escola é muito cruel com as pessoas negras, especialmente na época narrada pela protagonista. A vida era cruel com as pessoas negras em sua época e continua sendo quase um século depois.

Luciana 11/02/2024

Diversos momentos durante o livro eu tive que parar, respirar fundo e continuar.

Angelou nos transporta no tempo, abrindo com muita transparência o racismo.

O mais incrível é que se trata de um livro escrito na década de 60, mas ao ler, parecia algo muito atual. Nada mudou. O racismo impera. Os brancos seguem sendo privilegiados e os negros massacrados dia a dia.

Foi muito importante ler esse livro no momento atual de minha vida, onde tenho questionado a "bondade" de algumas pessoas, mascarando o racismo velado que elas possuem.

Quero ler as outras biografias dela.

Midi.Gomes 02/02/2024

"Ergam todas as vozes e cantem"
"Minhas lágrimas não foram por Bailey, nem por mamãe, mas pelo desamparo dos mortais que vivem com o sofrimento da Vida. Para evitar esse amargo fim, nós teríamos todos que nascer de novo, e renascer conhecendo as alternativas."

Mari.Vasconcelos 01/02/2024

Com uma escrita nua, explícita, corajosa e poética, Maya Angelou conta a história dela e de tantas outras mulheres negras .

Eu confesso que qnd comprei o livro nem sabia que se tratava de uma auto biografia e criei uma dose extra de expectativa.
Fiquei meio travada depois de uma certa cena, e senti literalmente o pulsar acelerado do meu coração

"Sem querer fui de ignorar ser ignorante a estar ciente de estar ciente. E a pior parte da minha percepção, foi não saber que estava ciente "

Aline.Andrade 30/01/2024

Que autobiografia encantadora, q mostra toda uma batalha enfrentada não só por toda dificuldade inserida em amadurecer mas com o peso da desigualdade racial, embora dura é uma leitura com final reconfortante q mostra toda superação e nos transmite coragem tbm p seguir , q nenhum grande obstáculo é impossível de enfrentar e transpor. Leitura simplesmente magnífica

Emyli 26/01/2024

Por que o pássaro canta na gaiola?
A história de Maya é repleta de acontecimentos. Uma criança que só deveria ser criança. História muito tocante que te prende do início ao fim.

Aliás, como Maya conseguiu saber por quê o pássaro canta na gaiola?

Livia.Gabriela 25/01/2024

Racismo, exclusão, abandono, amizade... O livro é muito bom, porém, achei que terminou de maneira abrupta.

Léo 23/01/2024

Biografia
Uma biografia de tirar o fôlego. A autora conta a sua vida difícil até o final da adolescência no sul dos Estados Unidos.

sara 21/01/2024

Agora eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Esse livro me trouxe lembranças da minha vida, como criança, adolescente e mulher negra, e mesmo não passando por muitas coisas, que Maya passou, me senti cúmplice dela, como se nossas vidas estivessem interligada, acredito que todas as mulheres negras, de alguma forma, vão se sentir assim.

Duane.Avilla 16/01/2024

?Era horrível ser Negra e não ter controle da minha vida. Era brutal ser jovem, e ser treinada pra ficar sentada em silêncio ouvindo acusações feitas contra a minha cor, sem chance de defesa.?
Que livro forte!! Que força! Que mulher forte! O livro traz as nuances, fragilidades e dores de crescer em meio ao EUA sulista na época do apartheid.
Vale a pena ser lido!!!

Valaloba 15/01/2024

Eu sei porque o pássaro canta na gaiola
Uma autobiografia que nos arrebata. A saga de Maya é uma história para ser absorvida lentamente. Com uma escrita poética e poderosa, a obra toca, emociona e transforma profundamente o espírito e o pensamento de quem a lê. A cada página, você se sente mais próxima de Maya, como uma amiga que te confidencía seus segredos e dores. Me arrebatou e por vezes senti como se uma lâmina atravessasse meu corpo. Dizer mais é dar spoiler.