Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

hiyosilver 20/04/2023

Esse livro me pegou de surpresa, e eu não poderia estar mais grata por isso. Com uma escrita arrebatadora e a capacidade de ressignificar a banalidade da existência humana em uma experiência transcendente, Maya Angelou se desnuda para o leitor em todas as suas facetas: uma criança solitária e traumatizada, uma irmã dedicada, uma mulher negra em busca de seu lugar no mundo.

Nunca vamos entender completamente como é ser outro alguém, mas esse livro nos leva próximo o bastante para sentirmos com a autora toda a confusão, a indignação, a raiva, a doída resignação e o crescente orgulho de existir enquanto mulher preta em um mundo que, quando a enxergava, era apenas para se impôr, subjulgar e ferir. O florescer de uma menina violentada (física e mentalmente), de quem não se esperava nada de excepcional ou grandioso, em uma mulher que marcou e marcará gerações nos leva a questionar quantas pessoas, igualmente excepcionais e grandiosas, não sobreviveram às injustiças lhes impostas antes mesmo do nascimento. Pois foi isso que Marguerite fez, ela sobreviveu. Em suas próprias palavras, "O fato de que a mulher Negra americana adulta surge como um personagem formidável costuma ser visto com surpresa, aversão e até beligerância. Raramente é aceito como resultado inevitável da luta vencida por sobreviventes que merece respeito, se não aceitação entusiasmada".

Na busca pelo seu valor em uma sociedade que a rejeitava de todas as formas possíveis, Maya é uma história física: uma história de violências, sim, mas, acima de tudo, uma história de superação (por mais clichê que isso seja), uma história que nos mostra que, não importa tempo ou lugar, somos todos dolorosa e maravilhosamente humanos.

Tamires 17/04/2023

Maya queria te abraçar
Nesta autobiografia temos Maya uma criança descobrindo da pior forma o que é ser uma mulher negra, me identifiquei tanto com você que por muitas vezes chorei.

Paloma 17/04/2023

É tão realista a forma que Maya Angelou conta suas histórias, sendo assim achei muito triste e revoltante determinadas partes. Senti como se fôssemos próximas.

Ana 09/04/2023

Gostei
Achei a história muito envolvente, fácil de entender os sentimentos e anseios da autora. A história é complexa, mas extremamente verdadeira e com tantas faces quanto uma vida de verdade tem.

Charilson 08/04/2023

O livro até que é bom, mas me decepcionou criei demasiadas espectativas em relação a este livro.
É a primeira auto biografia que eu li e também o primeiro livro sobre racismo... Não vi nada de especial mas foi uma boa leitura

Ryna.Fernandes 07/04/2023

O livro é cativante e a escrita é extremamente poética, profunda e envolvente.

Nada disso nos prepara para o choque das brutalidades narradas pela Autora.

Há muito tempo um livro não me fazia rir alto e, logo depois, chorar.

Uma voz poderosa, que tem realmente algo a dizer, que não pôde se calar na gaiola e consegue nos passar pelo menos uma pequena percepção da razão dessa canção.

KarinaSil 05/04/2023

Nesse livro autobiografico, Angela maestramente conta sua história desde a infância, triste, sofrida e do seu irmão até a adolescência.

História maravilhosamente contada e realmente triste.

"As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária"

Gabs 05/04/2023

Pra ler aos poucos
Livro muito bom, para ir sorvendo aos poucos. Legal para entender um pouco o períodos de segregação nos EUA e seus impactos até hoje.
Algumas partes me revoltaram, outras me levaram à reflexão, algumas me fizeram lembrar de amigas queridas e suas histórias. Vale cada segundo.

fefesfn 02/04/2023

Lindo e pesado
Meu Deus, me dá um choque em pensar que esse livro é uma BIOGRAFIA, uma pessoa sofreu tudo aquilooo!! muito bom viu, leiam!

Mariana113 30/03/2023

Autobiografia pra ser degustada bem devagarinho
Livro que deveria estar em qualquer lista de livros para serem lidos antes de morrer
Várias passagens ficaram registradas na minha memória

kelly.brekker 29/03/2023

Maya ??
"Ah, poetas negros conhecidos e desconhecidos, com que frequência suas dores loteadas nos seguraram? Quem vai computar as noites solitarias amenizadas por duas canções, ou as panelas vazias ressignificadas pelas suas histórias?"

que livro! que história! que mulher!

a história da maya é sobretudo de superação, essa é uma história de ler, mas que deveria ser essencial para qualquer um!

@folhasecha 28/03/2023

Uau!
É um livro lento, unicamente por ser um livro tão forte que é preciso de tempo pra digerir. Que leitura! Que escrita! Que história!

beatrizcsantos 26/03/2023

Resenha - Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Por mais que seja uma autobiografia, não é monótona. Pelo contrário, a sensação é de que estou lendo uma ficção. Eu poderia continuar lendo mais 300 páginas sobre a trajetória da Maya e não me cansaria.

Conforme ela vai crescendo, a narrativa amadurece e isso traz um brilho singular à história. Deixa-se a linguagem infantil, de alguém que não viveu a sua infância, para dar lugar a de uma adolescente que precisou, a duras custas, amadurecer em meios precários.

Li aos poucos e fui descobrindo apego, carinho e uma admiração imensa por Maya. Que história fantástica, que mulher forte, um exemplo de superação a seguir.

Leiam a história de Maya Angelou, vocês não irão se arrepender!

JAQUELINE.ARGOLO 24/03/2023

Sobre abusos e libertação
Maya apresenta por meio da sua voz, a história da sua infância a juventude, como tentativa de libertação das grades que fizeram parte da sua vida. Suas descobertas, dores e memórias foram perenizadas nesta obra. É um livro que nos toca e emociona; recomendo!

Rafaela 21/03/2023

Preciso reler
Terminei o livro com a sensação de que preciso reler ele, principalmente depois de ler os tópicos para discussão ao final do livro. Talvez tenha sido porque eu li junto com outro livro e isso fez eu não prestar 100% de atenção nesse livro. Em breve pretendo reler e reavaliar esse livro da Maya Angelou de forma melhor.