O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Tamires Lima 20/04/2020

O colecionador de lágrimas é uma obra relevante do médico-psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury. Trata-se de um romance histórico-psiquiátrico sobre o terror da Segunda Guerra Mundial. Para isso, o autor mistura ficção com fatos históricos e convida o leitor para se aprofundar nesse período lamentável que ficou marcado na história da humanidade. .

Para refletir sobre esse período, Augusto Cury disseca o perfil de Hitler sob o ponto de vista psicológico. Através de Júlio Verne, que embora formado em psicologia, decide fazer uma segunda graduação (licenciatura em História). Ele é professor por amor, leciona a disciplina de História em uma universidade em Londres, onde reside com sua esposa, Katherine (psicóloga). Em suas aulas, ministrando sobre os horrores do Holocausto, Julio Verne começa a ter experiências estranhas, o que faz com que ele saia da zona de conforto ministrando com mais ênfase nos gestos e tom de voz com o intuito de despertar os alunos apáticos. .

Hitler era um homem ególatra, radical, instável, parcial e agressivo. Entretanto, invadiu o inconsciente coletivo com eloquência e com o marketing de massa que deram abertura para sua ambição e sede de poder devastarem milhares de pessoas. Portanto, é essencial que a sociedade esteja atenta, porque já sabemos o tamanho da dor e destruição causada pela crença em um ideal de super-herói , de um político enviado por Deus, da falta de empatia e de pensamento crítico. .

Pontos importantes: 📚 A valorização dos professores para a formação de uma sociedade mais consciente. 📚 O cuidado que devemos ter para não nos tornamos pessoas insensíveis à dor do próximo. 📚 A necessidade de sermos autônomos, ter pensamento crítico e não terceirizar nossa responsabilidade. Eu diria que no contexto político em que vivemos, mais do que nunca, estejamos atentos.

site: https://www.instagram.com/p/B-Xda_nBDgp/

Tainá 14/12/2022

Leitura parcialmente proveitosa.
Há algum tempo escolhi este livro de maneira aleatória num Sebo. Dificilmente farei algo assim novamente.

O colecionador de lágrimas é bastante proveitoso relativamente à pesquisa histórica sobre dados do período da segunda guerra e da vida pessoal de Hitler, bastante crédito nisto! Algumas reflexões apresentadas por Cury também foram ricas, como a volúvel receptividade da sociedade a pessoas e/ou ideias extremistas a depender do nível de estresse social/econômico; a reflexão sobre a utilidade da culpa (fl.332), e outras.

No entanto, ultrapassando fatos históricos e isoladas passagens interessantes, a ficção envolvendo Júlio Verne é arrastada. Os diálogos são fracos e enfadonhos, há construções muito repetitivas e bastante tediosas a respeito do "brilhantismo" do personagem central. Achei os personagens Júlio e Katherine (esposa) bem fracos, assim como a essência da ficção.

Além disto há também uma falha no encadeamento da trama (fls.58 vs fls.76 - diferença com relação ao mecanismo utilizado na escrita do objeto em discussão); além de falhas de revisão de texto (fl.63, fl.84).

Ao cabo, descobri que este livro possui sequência, intitulada "Em Busca do Sentido da Vida". Este livro eu concluí por teimosia, mas não vou persistir com a sequência da saga.

Jane 05/01/2022

A história é perfeita e trás muitas reflexões sobre diversos assuntos da vida . Eu já li 2 vezes e recomendo.

Hera 11/01/2023

O colecionador de lágrimas
Esse livro, na minha humilde percepção, é um dos melhores que eu já li! No assunto ele retrata uma das épocas mais perversas da humanidade, o nazismo. Além de, é claro, trazer para nós ensinamentos, e uma perspectiva mais profunda sobre como essa época marcou a história com todo genocídio, preconceito, a falta de empatia com o próximo, e ainda retratava como acontecia nos campos de concentração.
Skdkjfnnrkddk 11/01/2023minha estante
Você me fez querer ler

Rogério 06/09/2014

Revelador
Fascinante! Além de dar uma aula da história do nazismo e de seu criador, nos mostra o quão nós seres humanos estamos distante do verdadeiro sentido da palavra humanidade. Nos falta sensibilidade e senso de avaliação nos atos de grande acontecimentos na história da humanidade a nossa volta. Leiam e reflitam.

Vanessa.Santiago 07/04/2020

O livro é razoável confesso que a história não me agradou.

Yasmin 12/09/2020

Maravilhoso do começo ao fim.
A cada página, mil emoções diferentes para quem gosta deste assunto, é um prato cheio! Simplesmente maravilhoso.

Bi.Pavoni 26/09/2023

É bom... mas?!!!
É um livro bom para entender quem foi a pessoa Hitler. O livro faz questão de não deixar dúvidas a pessoa horrível e manipuladora que está coisa foi.

O início do livro é instigante e muito interessante, te empolga a continuar a ler. Mas quando passa dos 40% se torna muito repetitivo. Talvez isso pode ser de propósito.... não sei, fica aí a dúvida.

Por agora não tenho curiosidade de ler a continuação. Quem sabe bem mais para frente eu leia...

Taise.Arruda 24/08/2023

Augusto Cury através do personagem Julio Berners-Lee professor e historiador, faz uma detalhada análise do perfil de Adolf Hitler.
Conta fatos desde a infância até a chegada no topo do poder do tão aclamado Furer pelos alemães e também relata sobre os tão intensos e comoventes campos de concentração.
Porém a história tem continuação.

Lay 28/10/2021

Primeiro livro a gente nunca esquece!!!
?Esse livro me introduziu no mundo da leitura, quando li esse livro eu tinha 12 anos e reli ele com 16, até hoje é considerado por mim uma das minhas melhores leituras.

? O livro trata de um assunto muito importante, "nós podemos aprender com os erros do passado". Ele nos mostra a mente de um dos maiores sociopatas que já existiu, e com isso nos ensina a não sermos ignorantes com o sofrimento humano e sim progredir para fazer com que o mundo se torne um lugar melhor, se evitarmos cometer erros cometidos no passado.

?Quanto a escrita em si , considero o fato de Augusto Cury ser bem específico quando narra a história, e isso pode fazer com que muitas pessoas considerem um pouco "pesquisa do Google", mas mesmo assim foi uma leitura fluída para mim,e sim, bem construída.
Super recomendo.

Lyonn 18/09/2020

Emocionante
Livro muito bem escrito, uma história bem interessante! Julio Verne se vê em vários dilemas se realmente é um bom ser humano. E com uma pontinha de suspense sobre o que vai acontecer nos próximos capítulos. Fora o quanto ele descreve sobre o holocausto e a perseguição que os judeus sofreram em meados da segunda guerra. Ótimo leitura!