Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

almeidalewis 16/05/2021

Reflexivo
O autor e sua obra dispensa apresentações ! O mero cristianismo ( livro ) trata de um conjunto de palestras proferidas por Lewis na BBC na segunda guerra mundial dentre os temas tratados nas palestras se encontra ética/moralidade/virtudes/vida cristã e outros mais .uma leitura tranquila e não de difícil assimilação e ou compreensão.
Essa na verdade foi uma releitura após uns 10 anos ??

Laly Conrado 14/01/2021

A forma como esse autor fala de Jesus é linda demais. Ele nos dá pontos de vista super interessantes, indico não só pra quem é cristão, indico até pra quem não acredita em Deus, pois há explicações incríveis.

Cristoph 02/04/2012

Até a parte em que se traça a evolução na pessoa do ateísmo pra o teísmo, passando pelo agnosticismo, o livro satisfaz bem. Porém, quando se faz uma análise de como funciona a relação entre catolicismo e as dezenas de milhares de 'igrejas' protestantes, Lewis cai no ecumenismo ilógico daquele crente que quer 'unir' todos os credos cristãos numa só fé. É ilógico pelo fato de que se só há uma fé e um só batismo, não há a possibilidade das crenças protestantes, que sempre variam tanto entre si e contra a Igreja Católica, fazerem parte de uma mesma 'casa' com vários quartos.
Bruna 22/04/2014minha estante
Concordo com você, o próprio autor acaba falando de algumas coisas que não são comuns entre todas as igrejas cristãs, talvez por causa da época e geografia de onde o livro foi escrito, mas isso não tira o brilhantismo do livro, ele cumpre o seu propósito de falar sobre o cristianismo de maneira pura e simples, se prendendo a matérias importantes, sem ser "chato" ou "água com açúcar". Eu recomendo com certeza!!

Marcus Martins 16/11/2016minha estante
Discordo, ele apresenta um "ecumenismo" baseado nos princípios cristãos. Existe realmente uma só fé, a fé cristã, a fé em Cristo, a fé compartilhada por todos aqueles que creem em espírito e em verdade, essa fé compartilhada por todos os cristãos verdadeiros independe de doutrinas. João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deus seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE QUE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna."
Todo aquele que crê em Cristo e não todo aquele que crê em doutrina "X" ou "Y".

Matheus 09/09/2021

Por quê?
A única coisa que vinha à minha cabeça a cada capítulo lido era: Por que não li esse livro antes? Me fez entender também o quanto ter uma orientação ao longo da vida pode fazer toda a diferença. Um livro que, assim que terminado, já me deu vontade de reler.

gi 30/06/2020

incrível
Esse livro é muito bom para compreender o cristianismo, eu gostei muito! cs lewis é fantástico!!

Bia 10/07/2022

É muito bom ler Lewis! ?
Nessa releitura senti que consegui aprender muito mais que na primeira vez que li, pois após ler outras obras do autor já estou habituada à sua escrita, é um livro muito bom, que vale muito, muito a pena a sua leitura.

Ao contrário do que muitos pensam esse livro não tem como objetivo trazer uma nova vertente ou doutrina cristã, o que o livro se propõe é trazer os pontos que são comuns à toda a comunidade cristã independente de qual denominação e lançá-los a luz para que possam ser colocados de uma maneira mais didática para que todos possam entendê-los.

Um dos pontos que mais me encanta em Lewis é ele trazer um olhar aparentemente tão óbvio no qual depois de lermos, paramos e pensamos: "como não pensei nisso antes?".

É isso galera, leiam!

B.
Victoria 10/07/2022minha estante
Perfeitas colocações! É exatamente essa a sensação: "Como não percebi isso antes? Está tão claro agora!".

Lewis é incrível e esse livro é uma preciosidade só!

Lari 07/09/2013

Sem Palavras...
Eu estou sem palavras.Esse é o melhor livro sem sombra de dúvidas depois da Bíblia.Você tem que ler para saber,por mais que eu tente explicar ou dar uma noção do quanto essa leitura mudará sua vida,eu sei que não conseguirei faze-lo.
Apenas leia (com atenção,pois os pensamentos são profundos)até o fim e se surpreenda.
"Cristianismo Puro e Simples" faz jus ao título pois realmente conseguiu transmitir a mensagem do que é o cristianismo verdadeiro.

Emanuelle 20/03/2023

Mais didático, impossível!
O livro se chama "Cristianismo Puro e Simples". Como é que alguém acha esse texto difícil??? Eu hein..

Cássio Costa 08/05/2021

Um Estudo Sobre A Moralidade Cristã
Lewis é um mestre da literatura e aqui ele nos apresenta um cristianismo puro porém dito de forma não tão simples, é assim que eu descrevo essa obra mundialmente famosa que é muito conhecida e reconhecida como uma fonte de inspiração da moralidade cristã que nos chama para nos aproximarmos de Deus e de Seu filho Jesus.

A obra é dividida em quatro livros e neles podemos ver Lewis abordando diversos assuntos, sendo o seu principal alvo a moralidade cristã que no caso ele chama de lei da natureza humana. Ele dá a atenção pelo fato dela ser intrínseca a todos os seres humanos, comprovando a existência de um criador e sustentador da mesma, ele também questiona sobre a criação do universo sem Deus.
Clive também trata da maldade presente do mundo e a relação dela com satanás e Deus. Nos apresentar uma teoria da expiação de Cristo e o porquê de Jesus ser Deus e homem ao mesmo tempo.
Aborda assuntos sobre família, casamento, divórcio, trindade, temporalidade de Deus, amor, orgulho, santidade e nos convida à perfeição de Cristo.

Poderia falar muito mais sobre o livro discorrendo-o livro por livro, contudo muito já foi escrito sobre, apenas quero deixar evidente que o livro é de grande proveito para a comunidade cristã, recomendo a todos, principalmente os que estão iniciando na fé com Jesus, todavia em alguns capítulos percebi uma falta de domínio por parte do autor sobre alguns assuntos e com isso senti a leitura não tão fluída, isso só acontece em alguns poucos momentos, talvez seja pelo fato de não ser um livro teológico como o autor mesmo diz, porém esse detalhe não tira a grandeza e importância que esse clássico tem.
Paulo 08/05/2021minha estante
Muito bom irmão!

Ana 18/09/2020

Um livro para todos
Não tinha lido nada até então de C.S. Lewis, chegando no fim da leitura começo a compreender a admiração que tantos tem pela suas obras e também por sua pessoa.
Cristianismo Puro e Simples é uma obra para ateus, cristãos, para todos. E isso que torna mais cativante a leitura, vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões a respeito dessa obra.

Joabe.Gileade 22/10/2020

Livro divisor de águas.
"...As criaturas não nasceriam com desejos se não existisse a satisfação para esses desejos. Um bebê sente fome: muito bem, existe a comida. Um pato deseja nadar: muito bem, existe a água. Os seres humanos sentem desejo sexual: muito bem, existe o sexo. Ao descobrir em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo poderia satisfazer, a explicação mais provável é que eu tenha sido feito para outro mundo. "

@lusantana.psi 09/08/2020

Inscrita no fã clube de C.S. Lewis.
Tornei-me fã do autor contagiada pela paixão de muitos pelo mesmo e ao constatar sua delicadeza, estética, habilidade e força com a qual  tratou a essência do cristianismo nas Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa.
Então pensei, começarei com algo simples (pelo menos era o que me dizia o título deste livro).
Absolutamente denso, em função das temáticas existencialistas, mas numa perspectiva teológica, corajosamente abordadas pelo autor. De onde viemos? Por que fomos formados? E para quê? São algumas questões elementares tratadas pelo autor.
Na minha humilde opinião foi um livro escrito para cristãos. Mas os simpatizantes também poderão ampliar sua compreensão a respeito do plano de Deus para o ser humano, a partir da perspectiva bíblica.
P.S.: Oficialmente inscrita no fã clube do autor.

Mariana 23/04/2021

cristianismo pelas palavras de um "ex ateu"
o que posso dizer sobre a obra é que Lewis é sabiamente perspicaz com as palavras (óbvio, professor de letras com pós), pois seu livro (construindo através de diálogos que ele havia feito em rádios) possui a habilidade de chamar a atenção de todos: cristãos, agnósticos e ateus, de um jeito único e necessário.