Jubiabá

Jubiabá Jorge Amado

Resenhas - Jubiabá

Layla.Ribeiro 02/03/2016

O livro conta a historia dos negros que viviam em Salvador nos anos 30 sob a visão do protagonista Antonio Balduíno (Baldo) lutador de Box, Jubiabá é descrito como um feiticeiro no livro, pai-de-Santo ele era o guia espiritual, professor, medico, não só de Baldo, mas de todo aquele povo que vivia em Capa-Negro, sempre presente no livro, por isso o livro tem seu nome, o livro passa da infancia de Baldo até sua idade adulta. O livro tem uma linguagem bem facil e é gostoso de ler, Jorge Amado tem uma sensibilidade ao mostrar a situação dos negros nesse periodo, como o livro é narrado na 3 pessoa, achei interessante quando mostra o pensamentos dos personagens, por exemplo quando Baldo estava em conflito, você sente isso, pelo jeito que Jorge Amado descreve, achei isso bem interessante, a evoluçao do personagem, a descoberta dele (no spoiler) achei outra coisa maravilhosa, o livro publicado nos anos 30 tem um cunho politico que Jorge Amado deixa você interessado, mesmo não se interessando pela area, e você fica ansiosa para saber o resultado disso, a unica critica que tenho é por Jorge Amado ter deixado isso para os capitulos finais do livros, mas enfim, recomendo todxs a lerem esse classico da nossa literatura.

Antony.Trindade 18/07/2022

Voz dos oprimidos
Jorge Amado sempre sendo a voz daqueles que são tidos como os ?excluídos?.
Balduíno, cresceu no morro do Capa-Negro, aprendeu muito com o pai-de-santo Jubiabá. Tinha como herói Zumbi dos Palmares, e quando crescer queria ser cangaçeiro. Era valente, foi boxeador, compositor de samba, trabalhou em fazendo e foi proletariado. Livros trata da consciência política que o protagonista vai adquirindo com o tempo, mostrando o pensamento do escritor sobre o assunto.
Livro que tem adaptações para filmes.

Carol.Negreiros 15/10/2023

Maravilhoso!
Que livro maravilhoso! Estou tentando pensar em outra palavra, mas não consigo. Fiquei maravilhada com a escrita de Jorge Amado (esse é o primeiro livro que leio dele) e ainda mais depois de saber que essa obra prima foi escrita quando ele ainda estava na casa dos vinte e poucos anos de idade.
O livro, apesar de ter o nome "Jubiabá", tem como personagem central Antônio Balduíno, um homem negro, nascido na Bahia, que teve uma história de vida muita sofrida, e que descobre na malandragem e nos ensinamentos de Jubiabá, um pai de santo muito respeitado no Morro do Capa Negro, onde Baldo (como era mais conhecido) morava. Mas nas tantas voltas que o mundo deu, já prestes a desistir da própria vida, ele redescobre o sentido de viver ao decidir brigar pelo direito de sua classe (de estivador) e de tantos outros trabalhadores tão massacrados nessa briga tão desigual entre empregador e empregado: "(...) ele fez greve e aprendeu a amar a todos os mulatos, todos os negros, todos os brancos, que na terra, no bojo dos navios sobre o mar, são escravos que estão rebentando as cadeias."

boemillys 18/01/2021

ABC de Antônio Baduíno
O livro todo é um grande ABC de Antônio Baduíno, personagem no qual é impossível não se apegar. Jorge Amado cria personagens semelhantes e distintos entre si com maestria. Incrível. Sofri horrores no processo de leitura dele, pois a narrativa é um pouco desencontrada e o vocabulário me travou em alguns momentos, contudo, valeu a pena e o final é maravilhoso.

p.s. a história me lembrou muito de Forrest Gump, q vida aleatória k

Perla.Campos 16/11/2023

Neste livro Jorge Amado consegue demonstrar como o homem pode ser dono do seu destino. Exemplo disso é Antônio Balduino, que viveu a vida que tinha para viver como bem quis, e em parte feliz.

Jackson.Wallece 15/07/2022

Leitura diferente
Jubiabá é um estilo de leitura diferente ao qual estou habituado, mas comecei sua leitura tendo isto em mente. No começo fiquei fascinado com os personagens, o contexto, a forma como Jorge Amado descreve tudo, parecia que íamos sabendo coisas de cada personagem como se estivéssemos "fofocando" sobre alguma situação de sua vida. Dava pra sentir como se você estivesse realmente inserido no ambiente, saber como era o dia a dia e as questões daquela época.

Em alguns pontos a história ficou arrastada para mim e quase abandonei a leitura, mas do meio pro fim ficou boa. Gostei da parte do circo, da volta dele à Bahia e da última parte. Ficava me perguntando qual era o objetivo de Baldo, sua motivação era ser livre, e ao longo da história aconteceram diversas coisas que serviram para ele entender a sua liberdade de outra forma.

Algumas passagens me fizeram refletir bastante sobre o contexto em que nascemos, como aprendemos as coisas, liberdade, destino, uma luta com significado, piedade, amor... Entre outras coisas.

Apesar de ter sido uma leitura dificil para mim, considero que foi boa.

Yago 26/12/2023

Balduíno o dono da cidade
É muito lindo o jeito como Jorge amado contrapõe as nuances mais tristes da realidade da vida brasileira de uma maneira tão poética, tão certeira; em alguns momentos se está nas alturas e de repente "pafiti" toma uma dose de realidade doída aos olhos e ao coração, sério, faz os olhos encherem de lágrimas... Pra quem gosta de uma aventura sobre garotos de rua e suas histórias este livro te agradará aos olhos. Mas te digo que prepare teu coração pois ele vai tomar muita porrada.

Caio 20/10/2020

Grande clássico! Salve Jorge Amado, um humilde escritor.
CONTÉM ALGUNS SPOILERS DA OBRA ABAIXO:
Jorge Amado é reconhecido pela sua simplicidade, sinceridade nas suas obras. Aqui, no terceiro livro que conheço dele, não foi diferente. É uma obra importantíssima, revolucionária, única. Por quê? Jorge sempre deu voz ao povo simples, humilde, marginalizado, ao povo negro (denunciou o racismo), retratou as classes populares como ninguém. Deve ter outros escritores que também retrataram o povo e até melhor que Jorge, mas imagino que são poucos. Enquanto a maioria dos escritores brasileiros retratam a vida da burguesia geralmente no romance, Jorge consegue trazer o diferencial nos motivos citado antes: Classe popular é o protagonista da obra, é o tema principal do começo ao fim. Pouquissimos escritores retratam o povo como ele realmente é, o povo simples. Aqui no livro, o autor conta a história do Antônio Baduíno: um homem que vive no Morro do Capa Negro onde tem uma comunidade de pessoas simples, que estão em volta de inúmeras histórias do povo nordestino, das suas tradições, lendas de grandes figuras que ficaram marcadas na história, no imaginário daquele povo. É nesse ambiente que o Baldo viveu desde da infância como um garoto bringuento, sujo, fazendo malandragens na rua com outros muleques da mesma idade. Eu adorei quando retratou a lenda fantástica do povo que é a fígura assustadora do Lobisomem. As suas histórias, lendas são fantásticas. Vemos também como a figura do Jubiabá é importante em manter viva a memória da história do seu povo, principalmente na época da escravidão, dos seus ancestrais e da história sofrida de muitas pessoas que marcaram as gerações seguintes. Aqui mostra como Jubiabá é uma presença constante na vida do Baldo em diversos sentidos, como o Jubiabá é uma referencia direta para Baldo para que este possa ir recorrer a ele em casos de necessidade. Mas penso que o título do livro preenche bem a sua proposta, pois, mesmo psicologicamente, mentalmente, fisicamente o Jubiabá sempre é lembrado, referenciado pelo protagonista em diversos estágios da sua vida, da sua aventura e descoberta pessoal ao longo da sua trajetória. Aqui o livro retrata inteligentemente também como a mulher era tratada nessa época. Tanto a mulher passando pelo protagonista, como em outros personagens. Ouvi gente e li já algumas pessoas dizendo que o Jorge foi misógino com as mulheres na sua obra. Onde já se viu um negócio desse? Sempre o Jorge usou as suas obras como uma denúncia a essas barbaridades, e também mostra a realidade como ela é. Se existe o machismo, tem-se que mostrar como ele funciona, ele age na sociedade. Se ninguém retrata sobre o assunto não só nos livros, mas nas grandes mídias de comunicação em massa, como faríamos para conscientizar e resolver o assunto? Tem que falar do assunto e ponto final. Aqui não motiva a nada, sim só retrata a atitude, os pensamentos de pessoas ignorantes e machistas. Vamos ser sincero: Anos 30 era uma época muito mais dificil para as mulheres viverem, o sofrimento era maior, que em muitos lugares isso acontece até hj em dia mas a diferença que hj temos mais conscientização, temos mais formas de liberdade de expressão para pressionar por respostas e punições. Enfim, a obra do Jorge penso dessa maneira: retrato fiel da classe popular e sua composição. Outros pontos que falei que é o mais interessante da obra é como falei: retratar, construir e desenvolver a personalidade de Baduíno, retratar muito bem a sua trajetória até ele virar um líder grevista conhecido pela sua luta social. Como citei antes em outros posts, a parte do circo foi minha favorita: o autor mergulhou nessa grande parte do universo do circo com inúmeras camadas, personagens, dramas.Algumas ou maioria hj pode soar clichê, prevísivel mas imagine essa história sendo lançada em 1934? Outros tempos totalmente diferentes e reações do público totalmente diferente não acha? Enfim pela época principalmente foi um grande sucesso, essa obra foi responsável para alavancar a carreira de Jorge como escritor e muitos estrangeiros inclusive após lerem o livro, se sentiram atraídos para conhecer Salvador.
Além do mundo do protagonista, gostei também dos outros personagens que circulam no seu universo intimamente: Além de Jubiabá, o pai de santo, temos a Lindinalva que é retratada naqueles moldes tradicionais de romance de folhetim: A moça sonhadora, ingênua, que deseja casar com um príncipe encantado e viver feliz para sempre. Gostei do Gordo (amigo de Baldo), Joaquim, Zé Camarão, Mestre Manuel, além daqueles que tem uma participação menor mas que tem importancia na narrativa: Severino, Rosenda Rosedá, Luigi, Gustavo Barreira, Gustavinho, Amélia, Comendador Pereira etc. Todos pouco ou muito contribuem para narrativa linear do Baldo. Sua vida em vários estágios que além do circo, ele adolescente como morador de rua, no Comendador etc. Cada uma com suas características únicas. Uma mais direta, ou detalhista que a outra que se conectam muito bem e com aprofundamento, desenvolvimento interessante, além do desenvolvimento psicológico do personagem. Outro ponto importante da obra é que foi retratada a cultura, a tradição da religião africana Candomblé. Isso é extremamente importante, pois se torna necessário dá voz a cultura africana, a representatividade é necessária. O retrato das rezas, da reunião, rituais da religião ancestral foi genial. É o primeiro livro nacional onde vejo que um escritor retrata de forma respeitosa, fidedigna sobre o Candomblé, sua tradição, seus componentes e seu funcionamento. Não sei se todos sabem, J.Amado sempre lutou para que as religiões africanas tenham seu espaço com dignidade no Brasil, que as pessoas possam frequentar, praticar a sua fé com respeito, reconhecimento na sociedade. Além de ele ser candomblecista e conhecer profundamente a raiz da religião. Enfim o livro no final é fantástico, abre-se uma nova descoberta e novo horizonte. Outro ponto que queria citar para finalizar que além da escrita fluída, em grande parte profunda e algumas simples em contar as suas histórias, tem pessoas que dizem que a maioria das suas obras são propaganda comunista. Sim em certo ponto está certo pois aqui fala na teoria do etapismo por exemplo, e além do J.Amado ser um dos maiores intelectuais comunistas da sua época. Mas isso não tira a credibilidade do escritor, era sua ideologia política por um bom tempo até 1995. Para mim a 'panfletagem' ficou em segundo ou terceiro plano, o foco é retratar o povo. Como o mundo e muitas pessoas sempre demonizaram o comunismo, também tiram mérito do escritor, e o desrespeito é latente por ele ser comunista. É complicado. Mas a obra de Jorge resiste e esse livro é um dos meus favoritos da literatura brasileira sem dúvidas. Logo lerei o restante da sua obra pois ainda sou iniciante no seu trabalho. Vale muito a pena ver essa obra. Ganhou até adaptação para o cinema e para história em quadrinhos.
Nota: 5/5.

Criis.Souza 04/06/2022

Olho da ruindade e olho da piedade
O livro foi uma grande surpresa. Encontrei na prateleira e o nome me chamou muita atenção, quando vi que era do Jorge Amado me veio aquele sentimento do ensino médio quando eu era obrigada a ler esses autores no colégio e não tinha o mesmo hábito de leitura. Encorajo a todxs que tiveram esse momento a ler esse livro. Conta a história de um garoto órfão, Antônio Baldoino, criado na favela em Salvador. Trata de vários temas muito interessantes como a presença forma do pai de santo Jubiaba, e sua importância na comunidade.
Uma parte que aparece no livro todo foi a questão do olho da piedade e da ruindade, o que me trouxe sobre a sombra e a luz que existe em todos nós.

arqueofarias 23/07/2023

Leitura maravilhosa. Dos meus romances favoritos do Jorge, junto dos Capitães da Areia.
Uma saga pela vida de Baldo pelas ruas, com seus amores, dissabores e afins. O fim é maravilhoso com a sensibilização do protagonista para as causas sociais como o sindicalismo.
Vale a pena.

Bruna.Patti 01/07/2018

Jubiabá
Ocorre um fato na trama que leva Baldo a mudar sua trajetória: atendendo à um desejo de Lindinalva, ele acaba tendo que criar o filho do amor de sua vida. Para isso, passa a trabalhar como estivador. Nesse ponto, há uma reviravolta: Baldo acaba descobrindo a força do trabalhador. A partir de uma greve dos operários, Balduíno percebe , se formando politicamente no trabalho, que os donos de fábricas, os burgueses, vivem da exploração das massas e que, o proletariado poderia se unir contra toda essa exploração do capital. Esse é um dos momentos finais do livro, muito emocionante, onde podemos perceber essa transformação no pensamento de Antônio. Apesar de romancear nesse ponto a união dos proletários, são momentos narrados de maneira tão doce, terna, ao mesmo tempo, com paixão, que aquecem o coração daqueles que acreditam na força dos trabalhadores contra a exploração, dos oprimidos pelos opressores.
Apesar de haver um protagonista, a partir do qual toda a história gira, não há somente um narrador na história. Todos os personagens que passam pela trama , deixam sua marca, narram, contam , de alguma maneira, um pedaço do enredo. O(s) narrador(es) é atravessado pelos próprios pensamentos o tempo inteiro, conferindo uma veracidade, de maneira semelhante ao que ocorre em Crime e Castigo, de Dostoiévski.
Por toda a importância dos temas sócias retratados, pela escrita rica em detalhes, que te levam a imaginar exatamente aquelas cenas do livro, vale a pena e muito, a leitura das poucas mais de 200 páginas desse clássico, de um dos mais importantes autores do mundo, que é brasileiro. Vida longa à literatura brasileira!!

LEIAM MEU BLOG:

site: http://abiologaqueamavalivros.blogspot.com/2018/07/jubiaba.html
Rafael 18/10/2018minha estante
Amei sua resenha.

Bruna.Patti 21/10/2018minha estante
Obrigada. Acesse meu blog: https://abiologaqueamavalivros.blogspot.com/

Kaprãn 27/02/2023

É um romance de formação em que Jorge Amado relata o dia a dia das pessoas no morro que Antônio Balduíno cresceu, juntamente com seu guia espiritual, Jubiabá.

Rachel 02/05/2022

"A greve é dos condutores de bondes, dos operários das oficinas de força e Luz, da companhia telefônica. Tem até muito espanhol entre eles (...) Mas todo pobre agora já virou negro, é o que explica Jubiabá." Mais um maravilhoso Jorge Amado pra conta.

Joao.Lucio 28/02/2022

O melhor de Jorge Amado
O melhor que li de Jorge Amado até hoje. Além da linguagem popular, (sem frescura e corrente), a longa estória dá muitas reviravoltas, o raciocínio perturbado do arrombado do Baldo, por muito tempo em crise existencial e ideação suicida é muito bem expresso no estilo da escrito. Só no fim entendi claramente porquê este não está entre as leituras obrigatórias nas escolas e só neste momento passei a classifica-lo mentalmente como edificante. Excelente livro.

Eduarda 09/03/2020

O ABC de Antônio Balduíno, Baldo
Inegavelmente uma história repleta de aventuras, onde Jorge Amado demonstra uma escrita que permite uma leitura rápida e emocionante, além de traduzir notavelmente aspectos cotidianos referentes as épocas e os locais em que se ambienta a narrativa. Fiquei muito surpresa e emocionada em algumas cenas, gostei muito do desenvolvimento do personagem principal.