Jubiabá

Jubiabá Jorge Amado

Resenhas - Jubiabá

leiturasdabiaprado 14/05/2023

Jubiabá é o quarto romance de Jorge Amado, e, segue, o relato dos anteriores de mostrar a miséria, a luta do povo, a vida dos marginalizados!
Jubiabá é um pai de santo do Morro do Capa-Negro, respeitado e conhecido pelas suas rezas, ervas e trabalhos. Mas, Jubiabá não é a figura central do livro, o romance conta a vida de Antônio Balduíno, o negro Baldo, órfão, criado pela tia que falece ainda na sua infância...
Antônio Balduíno cresce a própria sorte, faz parte de um grupo de meninos de rua, comete pequenos crimes, vira lutador, percorre outras cidades como trabalhador braçal, conquista mulheres, vai trabalhar num circo, retorna para o lugar da sua infância, vira operário e descobre na luta de classes a verdadeira luta do negro, do pobre, do operário!
É um romance de luta pela vida, pela razão de viver, pela sobrevivência! Um retrato da vida de Antônio Balduíno, mas que poderia ser de tantos Josés da Silva desse nosso Brasil!

Juju 28/02/2023

Eu não sei exatamente o que dizer sobre esse livro.
Pluralidade, não sei explicar mto bem o pq mas penso nessa palavra quando tento falar de Jubiabá.. talvez por conta de tudo que senti lendo, ora amava, ora odiava, ora nem sabia o que exatamente sentia.. esse livro retrata tantos assuntos pesados, não é exatamente de fácil leitura, mas é boa, muito boa! Vale a pena! Vale cada minutinho lendo! É um livro para ler devagar, aos poucos, pelo menos pra mim foi assim, precisei digerir aos poucos. Fiquei cativada, revoltada!
Esse foi meu primeiro contato com Jorge Amado, diferente do que costumo ler, gostei, irei ler outros livros do autor.

Nscalazans 30/12/2022

ABC de Antônio Balduíno
Embora o título seja "Jubiabá" que é um dos personagem do livro, vamos acompanhar o desenvolvimento e as tramas da vida de Antônio Balduíno, um negro carismático que em cada fase da sua vida, se encontrará em algumas aventuras divertidas.

gabcravoecanela 13/12/2022

Primeiro livro deJorge Amado que li , confesso que levei tempo para me acostumar com a escrita e com meu amado baianês

Micaasantos 04/06/2022

Baldo
Esse romance de Jorge Amado me lembrou a paixão que senti, ao ler anos atrás "Capitães da Areia", pela narrativa do autor. O livro conta a história do negro valente Antônio Balduíno, sua formação desde suas origens no morro do Capa-Negro em Salvador. É inacreditável como Jorge Amado te leva pra Bahia com sua escrita e te faz visualizar todos os momentos ao ponto de você ter certeza que existe esse tal Baldo, seu pai-de-santo, Jubiabá, seus amigos Gordo e Joaquim e suas mulatas(como ainda eram chamadas as mulheres) Rosenda Rosedá, Joana e Zefa que dão corpo ao seu jovem amor, Lindinalva. Seus personagens são todos muito reais e palpáveis, o retrato da Bahia e das realidades dos seus negros, pobres, escravos baianos são emocionantes e formidáveis.

Euclides.Cesar 22/09/2022

Bom, mas esperava mais
O tom poético da narrativa me pegou logo de início, mas me largou no meio da empreitada. Mais pro final, há uma agitação na história que me capturou novamente. No geral, foi uma leitura menos entusiasmante do que eu esperava.