Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Stefane35 20/05/2023

Conceição Evaristo como sempre não errando nunca! Cada dia mais me encanto mais ainda com a escrita dela e com a maestria que ela nos conta e como ela consegue tirar de quem lê seus textos as mais honestas reações. Tudo que ela escreve é ouro e mais pura poesia

Rafa 11/05/2023

Livro duro e de uma escrita absolutamente maravilhosa! Conceição, uma das escritoras brasileiras mais importantes na atualidade, traz nesse livro todo o drama de diversas mulheres em situações de fragilidade, insegurança, opressão, mas também de muita força e poder. Livro magnífico.

dudicaswift 30/04/2023

Conceição sempre acertando! Meu deus, que mulher sensacional? pena que esse livro não me prendeu tanto igual aos outros dela. Eu quero ler todos, literalmente TODOS os livros da Conceição Evaristo.

Laris 24/04/2023

Histórias que inspiram
Ler Insubmissas Lágrimas fazia parecer que estávamos juntas com essas mulheres, sentadas frente a frente, escutando suas histórias. Tantas vidas que se encruzam na realidade, Conceição como sempre com uma escrita tão potente. Escrevivências!

Maria17758 21/04/2023

Insubmissas lágrimas de mulheres: o título que diz tudo.
Doloroso, poético e lindo ? como tudo que a Conceição escreve.
Esse é um livro sobre as dolorosas vivências que todas as mulheres (principalmente as negras) estão propícias a experienciarem um dia. São histórias fictícias, mas, ao mesmo tempo, reais. A história de uma e, ao mesmo tempo, de tantas.
Porém, mais do que histórias de dor e sofrimentos, são histórias de resiliência, de guerra. História de mulheres que não se submeteram aos sofrimentos infringidos contra elas, que resistiram e se tornaram muito mais do que a dor.

Histórias de lágrimas, sim, mas também de insubmissão.

Conceição, eu te amo e te admiro muito. Muito obrigada por mais um livro inesquecível!

Carol 20/04/2023

Muito bom e muito pesado, histórias tristes e histórias felizes, gostei muito do livro e recomendo para todas as pessoas

Ingrid752 17/04/2023

Esse livro é uma coletânea de ?contos da vida real? e por serem tão crus e doloridos me atravessou de cara. Eu gostei bastante da forma que a Conceição narra, da escrita, e das histórias. É muito importante podermos apreciar essas histórias e visualizar tantas narrativas muitas vezes impensáveis para nós, por conta da nossa própria história, das nossas experiências e da vida em geral. Adorei conhecer Conceição através desse livro.

Livia.Gabriela 08/04/2023

Foi o primeiro livro que li da autora.
Tem uma leitura muito fácil. Alguns contos se sobressaem em relação aos outros.Wlguns muito fortes.

Ste 04/04/2023

Insubimissas lágrimas de mulheres
Eu adoro a escrita da Conceição, em seus contos ela vai tratar de temáticas extremamente fortes e reais sobre o dia a dia da mulher negra no Brasil. Neste livro não é diferente!

Uma obra extremamente reflexiva.

Katarine. 01/04/2023

Incrível
Esse livro é sensacional, um dos melhores livros que li, Conceição Evaristo é uma gênia, ela foi muito além de uma ouvinte de mulheres lutadoras, ela trouxe ao mundo histórias cotidianas (infelizmente) de maneira intensa, você se conecta com a força e sofrimento de cada mulher retratada, são 13 histórias de resiliência, vale muito a leitura.

dulce 01/04/2023

Esse livro é lindo, trágico e pesado. Nunca vou esquecer. Conceição Evaristo escreve "escrevivências", a literatura e a ficção junto com a realidade, com a vivência. A gente lê e se identifica, porque é real.
Conceição, você é gigante, você é maravilhosa. Obrigada por contar nossas histórias, por ampliar nossas vozes, por construir memória social, por não nos deixar esquecer, por tirar a poeira que estava escondida debaixo dos tapetes. Obrigada, Conceição, por mostrar que somos insubmissas, mesmo na dor. Que somos fortes, quando não deveríamos ser. Por não romantizar o "guerreira", porque ser "guerreira" não é uma opção. Obrigada por mostrar a sociedade adoecida, a masculinidade que adoece, entristece, machuca, violenta. Por mostrar a objetificação, as dores, as tristezas, a resiliência. Obrigada por mostrar que identidade é importante, que NOME é pertencimento, reconhecimento, representação. Obrigada por mostrar nossa potência. Por mostrar que a maternidade salva, mas também por mostrar a maternidade compulsória. Obrigada por não fazer julgamentos, que já são muitos. Obrigada por se colocar no lugar de outrem, por ver além dos olhos. Queria, algum dia, te conhecer.
Que a arte nos salve. Que o amor, a literatura, a arte, pintura e a dança nos incentive a viver. Que saibamos PERTECENCER.
Não abaixem a cabeça diante da elite ou da nossa falta de privilégios. Perante o preconceito. Está na hora de escrever nossa própria história e se orgulhar dela. Somos plurais, divergentes e talentosas. Que aprendam a nos reconhecer da maneira que somos.
Viva a literatura nacional.

Adri 30/03/2023

Insubmissas lágrimas de mulher é um livro forte, impactante e que em vários momentos te faz refletir sobre a humanidade. Como a mesma humanidade pode ser resiliente e cruel ? São histórias inspiradoras, dolorosas e marcantes .

Cecilia.Souza 29/03/2023

Meu Deus! Que livro de contos incrível. Cada conto uma emoção. Evaristo sendo ela mesma. Cheio de aprendizado e muitas reflexões. Super indico!

Cristina117 25/03/2023

Resiliência
A arte da escuta e a sensibilidade de transformar em escrita, a autora carrega o coração e o repertório delas naquele momento, das mulheres corajosamente insubmissas.
Uma coletânea de histórias de vários tipos de violações tendo como protagonismo a mulher negra, me deixou com a reflexão...Até onde o corpo aguenta tanta violência? Até onde é possível quebrar o coração de alguém? Surpreendente é a força de quem se agarra a opção de  retomar a vida com o que a vida proporciona, o poder de olhar para encontrar meios de superação.
A narrativa de Conceição Evaristo é um passeio por palavras bem combinadas e um convite a fazer parte dessas vivências com tamanha empatia ao apresentá-las.