Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Isa 23/12/2022

O conceito da "escrevivência" estampado em um livro. Ancestralidade, resistência, afeto, crítica social e mais coisas que só a narrativa poderosa de Conceição consegue unir tão bem.

jdelisiario 23/12/2022

Insubmissas lágrimas de mulheres
Conceição Evaristo tem o dom. Consegue mostrar a luta de um povo, a luta de uma raça através dos tempos.

Em Insubmissas lágrimas de mulheres temos 13 contos, cada um com a sua dor, com a sua cor, com a sua força.
Em muitos a vontade de chorar e, para fechar com chave de outro, no último foi a sensação de vencer o mundo que sobressaiu.

Continuarei lendo essa autora, para entender a força e a necessidade de não deixar as histórias tristes se repetirem.

#leituraTerapia
#literaturaNacional

tória 22/12/2022

INCRÍVEL
já tinha ouvido diversos elogios aos livros da conceição evaristo mas esse foi meu primeiro contato com uma leitura dela, e PQP por que demorei tanto????? é um livro incrível, pesado e tocante com relatos bastante detalhado que podem trazer a tona diversos gatilhos, mas oq mais me surpreende nos relatos dessas mulheres é que toda história retrata a força que elas possuem para se reerguer e superar seus traumas. 5 estrelas com toda certeza!!

caroles 16/12/2022

CONCEIÇÃO EVARISTO É SURREAL DE PERFEITA
não existem palavras que descrevam o quão real e relevante é a escrita da Conceição Evaristo. esse livro, assim como outros que já li, nos leva a uma leitura extraordinária e nos ajuda a conhecer mais sobre as dificuldades diárias da periferia. te amo Conceição Evaristo meu sonho te parabenizar pessoalmente!! ????

Valéria Cristina 16/12/2022

Tocante
Conceição Evaristo tem uma escrita sensível, poética e tocante que nos envolve e inspira. Neste livro, ela conta histórias. Histórias de mulheres negras. Histórias carregadas de emoção e sensibilidade. Diz ela que se dispôs a ouvir e o resultado foi essa coletânea de contos traçados com sangue, suor e insubmissas lágrimas. Também com risos espontâneos, largos sorrisos e merecidos aplausos.

Página a página, somos conduzidos para a vida de pessoas que, na cidade ou no campo, em algum momento, retomaram as rédeas dos próprios destinos. Antes dessa retomada, contatamos exploração, abuso, abandono, sequestro (!), violência doméstica e sexual, medo, traumas, racismo e preconceitos de todas as ordens.

Depois, observamos a reviravolta, a guinada que essas mulheres dão na vida e, daí, vemos surgir a esperança, o recomeço, o sucesso, a garra, a sensação de missão cumprida. Vemos a consecução de sonhos e desejos, de sucesso e apaziguamento interior. São heroínas do cotidiano. São mães, irmãs, filhas, esposas, amigas que combateram e venceram. São maravilhosas.

Todas as narrativas têm nome de mulher (da protagonista) e são surpreendentes, singulares. Você inicia a leitura e de repente se depara com uma ocorrência fora do comum, inusitada, inesperada. Cada final é um laço que envolve o conto.

Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora brasileira. Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.

Manu 14/12/2022

Dei meu primeiro passo na leitura deste livro no ano de 2020, à época,  quando conheci a primeira história dessa coletânea de contos, a história de Aramides Florença, fui tomada por uma dor profunda. Um turbilhão de coisas estava me ocorrendo,  e eu recuei. Este ano, em cinco dias, eu li o livro todo. Ou seja, eu não tinha preparo para a densidade das histórias que são narradas no decorrer do livro. De Aramides a Regina Anastácia,  Conceição nos traz 13 contos, 13 histórias,  13 vidas que apesar de cada peculiaridade,  há um atravessamento de acontecimentos,  há repetição de padrões que acometem as mulheres negras. Muitas delas violentadas física, verbal ou sexualmente; abandonadas; traídas; humilhadas; entregue a própria sorte: elas por elas, e muitas vezes, pela sua prole. Esse é o terceiro livro da autora que leio, Olhos D'água foi o primeiro e nele, era impossível não verter lágrimas.  Eu diria que neste também,  é impossível você não se colocar no lugar de Aramides, Natália, Shirley, Adélia, Maria, Isaltina, Mary, Moraes, Líbia,  Lia, Rose, Sara e Regina.
As insubmissas lágrimas destas mulheres podem representar muitas outras que não conhecemos, talvwz a autora dissesse "qualquer semelhança com a realidade,  é mera coincidência " ou não! Nestes contos, Conceição ouviu cada história e fez dela ficção,  inventando-as à medida que ouvia. Por vezes foi questionada do porque ouvir as histórias,  ela prontamente dizia que gostava de ouvir, mas também de inventar, mesmo porque, nenhuma história é contada fielmente à realidade,  mas gostamos de saber. Neste livro, você conhecerá 13 histórias que podem lhe doer profundamente,  mas pode lhe dar um senso de realidade.  Infelizmente,  às mulheres negras é negado afeto, condições mínimas de saúde,  segurança,  alimentação,  lazer, de vida. E por mais que as lágrimas caiam, pois não são fortes o tempo todo, essas mulheres continuam resistindo.

Jessica Alves 12/12/2022

Incrível
Nesse livro conhecemos histórias de mulheres negras através do olhar poético e da maestria da escrita de Conceição Evaristo. Muitas histórias tristes, mas todas de superação e força.

Izabella.Gimenez 07/12/2022

Cada história, um soco no estômago
Não tenho outro adjetivo para descrever o livro que não seja "pesado". Pesado de ler, de digerir, de aceitar a realidade. Recomendo principalmente às mulheres.

Luana711 01/12/2022

Meu primeiro contato com a Conceição Evaristo, primeiro livro de contos que leio por inteiro.
Na correria da vida, esqueci de registrar essa leitura arrebatadora aqui.

A escrita da Conceição parece um abraço. Ao contar histórias fortes, desnorteadoras e emocionantes, ela impacta o leitor, mas também deixa um quentinho no coração. Fiquei maravilhada e já quero ter outras experiências com a autora.

Tamara 19/11/2022

Será que é possível ler um livro da Conceição Evaristo sem chorar? Acho que foi o livro que mais demorei a ler, vários contos tinha que parar para digerir tudo o que reverberada dentro de mim. Alerta de gatilhos!
São treze contos, com protagonismo de mulheres pretas, mas o gênero aqui impera, são situações que o ?ser mulher? acarreta. Nessas narrativas vemos, dores, sofrimentos, violências, angústias, mas que fazem seu movimento de resistência.
Triste, tocante e potente assim definiria esse livro.

Anna 18/11/2022

um dos melhores livros de conto
conceição evaristo me transformou. esse livro é como entrar na vida de cada mulher que relata a pior experiência de sua vida e a sua liberdade. é difícil dizer qual foi o meu preferido, principalmente porque um livro com tantas dores, que provoca lágrimas e desespero nos projeta para o além. o além da vida cotidiana que vemos por fora só de olhar o rosto das mulheres.

Amanda Ladislao 09/11/2022

Lágrimas insubmissas, mulheres destemidas
Que livro....
Mais um livro perfeito de Conceição Evaristo.
Nesse livro ela conta várias histórias que tem suas tristezas, mas há também alegrias.
Mas e um livro que trás muita dor para uma mulher negra que o lê. E muito evidente em cada texto a solidão que a mulher negra e submetida nessa sociedade racista e machista.
E também como ela e julgada a todo tempo por suas escolhas.
Mas e possível ter esperança, é possível ser vulnerável e ao mesmo tempo forte.
Conceição continua escrevendo crônicas com tons de poesia.
Amei
Perfeito

skuser02844 24/10/2022

Insubmissas lágrimas de mulheres
Contos que narram as histórias de mulheres e suas lágrimas insubmissas.
Insubmissas quando não desistem diante do primeiro, segundo, terceiro obstáculo. Insubmissas quando não se curvam diante dos nãos da vida. Insubmissas quando se reconstroem todas as vezes que são quebradas. Quando amam e são amadas, e até quando odeiam e sentem raiva. Insubmissas todas as vezes que teimam em sobreviver. Mulheres e suas lágrimas insubmissas.

.claire 17/10/2022

Lindo!!!!
Insubmissas lágrimas de mulheres é sensível, chocante e fácil de ler. Todos os contos, mesmo com histórias diferentes, se entrelaçam por serem sobre mulheres negras e suas dores e alegrias. É um livro muito lindo.
Apesar disso, é difícil dar 5 estrelas para um livro de contos porque sempre tem um conto ou outro que não é tão bom, mas a grande maioria é e faz valer toda a leitura.