Stolen

Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

Maravilhosas Descobertas 13/10/2016

Stolen, Raptada- Carta ao meu sequestrador.
Creio eu que todos já leram um livro que ficou voltando na mente o tempo todo, aquele final difícil de entender, uma morte impossível de engolir ou então uma narrativa extremamente cativante. Se você quer ter essa sensação novamente ou então, nunca teve oportunidade de sentir isso, lhes apresento Stolen- Carta para o meu sequestrador.

Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no 4 de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções… Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues…

O livro é muito bem estruturado, e os personagens principais são bastante transparentes, é o tipo de obra que a maioria ama, mas por motivos diferentes, feita para deixar o seu psicológico no chão . Foi bastante inteligente a ideia da autora, pegar a síndrome de Estocolmo e mostrar a verdade sobre ela, digo isso porque hoje em dia a maioria dos autores floreiam muito as histórias e é exatamente por isso que Stolen se destaca, se Lucy Christopher não tivesse sido honesta como foi, acho que eu nem me daria o trabalho de continuar a leitura.

Mas eu ainda estava olhando para as lamparinas. Você notou,
pegou uma e a estendeu para mim. Eu a segurei pelo bojo; a fina
alça de metal tilintou no vidro. Você começou a me explicar como
usá-la. Quando se virou para me mostrar outra, eu a levantei para
golpear você, mas meus braços tremiam demais. Fiquei parada ali,
com a lâmpada levantada, parecendo uma idiota. Você percebeu
minha intenção, recolocou a segunda lamparina na prateleira e
estendeu as mãos para a que eu estava segurando.
— Você não vai se livrar de mim assim — você disse.

São os dois lados de uma mesma moeda, de um lado encontramos Gemma: amedrontada, confusa e vivendo em um cativeiro. E depois temos Ty, atencioso, paciente e é claro, um sequestrador. Nada no livro é pela metade, todas as emoções são incrivelmente fortes.

Você se sente dentro da casa, junto com eles, é pertubador. Não me levem a mal, sou fã dos romances água com açucar, mas se você quer mesmo conhecer todos os lados que o amor pode ter, esse livro é o ideal.

Eu podia ver mamãe suplicando diante das câmeras, e
chorando quando as luzes ficaram mais fortes.
Mas seu cheiro de terra invadiu minhas narinas. E seu corpo
começou a me sufocar. Seus braços me envolveram como um
cobertor, seu peito era grande como uma pedra.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2015/11/stolen-raptada-carta-ao-meu-sequestrador_30.html

Juliana - @estantedaju 31/07/2017

Cansativo
O livro inteiro se arrastou bastante pra mim. Melhora mais pro final, mais aí acaba hahaha não sei, esperava mais. Achei desnecessariamente cansativo.

Amanda.Pereira 07/09/2017

Intenso
Para definir esse livro é necessário usar a frase do livro A Seleção: " pode partir meu coração, mil vezes se desejar, sempre foi dos livros para machucar como quiser."

E machucou mesmo, poxa ela tava se enganando e o leitor junto, da uma revolta em quem tá lendo no final. Não sei se eu odiei ou amei. Mas é triste.

Aline Marques 15/11/2017

O certo, o errado e tudo entre eles. [IG @ousejalivros]
Toda atitude repreensível é motivada pela maldade?

Na minha indicação do mês para o projeto #LendoLivrosEsquecidos, apresentarei você a uma jovem raptada e o seu sequestrador.

Duas pessoas, alguns motivos e poucas escolhas.

Gemma tem muito a dizer, e antes que o tempo acabe, ela contará sua história, expondo seus sentimentos e perspectivas, passíveis de críticas e condenações. E empatia (?).

Essas páginas não são para mim ou para você, leitores indesejados do relacionamento entre um vilão e sua vítima. É uma carta, um registro... uma espécie de declaração.

Ty acredita na completude do amor e sabe que é o único responsável em concretizar o seu "felizes para sempre", então, ele planeja todos os seus próximos dias ao lado dela, e a toma para si.

Não literalmente, mas, ainda assim, concretamente.

Christopher não se esforça para atrair, seduzir e conquistar o leitor, impelindo emoções e reflexões contrárias as verdades conhecidas e repetidas e fundamentadas.

Quanto é possível questionar sobre o temível desconhecido, sem transpor limites invisíveis e necessários?

Na teoria, todos sabemos como agir. Na prática, sobrevivemos. Ou não.

Gabi Ruggin 08/02/2018

Stolen
Confesso que o livro não era o que eu imaginava... o começo é bem lento e só fica bom pro final, em algumas partes, é possível sim sentir um afeto pelo Ty, mas lembrando que ele é um sequestrador, logo some; não dei 5 estrelas por conta do começo ter sido beeeeem chatinho

Amigas da Literatura 06/06/2018

Instigante!
"É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende."
Gemma é uma adolescente prestes a pegar um voo com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso Ty e nem imagina quais as reais intenções dele.
Quando indiquei Stolen, as polêmicas superaram minhas expectativas, sabe por quê? Porque um livro desses e esse bando de mulher com a cabeça cheia de ideias só podia dar nisso hehehe. Show!
Esse livro me instigou de tal forma que, em muitos momentos, me perguntava se eu tinha perdido o senso do certo ou errado. Um final que me deixou com o coração partido, mas satisfeita. E uma questão que até hoje pergunto: Ty é uma vítima das causalidades da vida?
Super-recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BeQtSGlFddw/?tagged=amigasdaliteratura
Amanda 30/08/2018minha estante
Onde vc conseguiu comprar o livro?

Amigas da Literatura 06/10/2018minha estante
Esse li emprestado de uma amiga

Jess 15/12/2018

Meu deus!
Eu estou tão triste. Escrever e ler sobre a Síndrome de Estocolmo nuncq vai ser fácil. A vítima vai se apaixonar de alguma forma, talvez o autor mostre como pode ser frágil o sequestrador e como ele não é tão ruim assim. Mas é confuso, pois se ele não fosse ruim, não sequestraria alguém. Então você fica dividida entre ter pena e raiva. E isso me faz ficar triste, afinal eu terminei o livro, não existe uma continuação, e eu ainda não sei o que sentir em relação a história.

Larissa.Castro 13/01/2019

As pessoas amam as coisas com as quais estão acostumadas, eu acho. Não.Você abanou a cabeça.As pessoas deveriam amar as coisas que precisam ser amadas. Assim elas podem salvar essas coisas.
Achei muito interessante a escrita e nao odiei totalmente o Ty, mas graças a Deus não o amei como vi muito amando rsrs

Beatriste 20/01/2019

CHOREI PELA CAMELA!
Livro incrível, mas acho que o final poderia ser diferente.

Eu to triste só isso que tenho à dizer.
anny 07/02/2019minha estante
Eu já li esse livro três vezes e não superei o final até hoje.

anny 13/02/2019

Não existe igual
Stolen é narrado em formato de carta, onde a protagonista Gemma transcreve o relato de toda sua trama ao seu sequestrador Ty. Ela explica a sua angústia e conflitos ao ser tirada da civilização e levada para o meio do nada, com o objetivo de que Ty entenda o que se passou em sua cabeça, afinal ela escreve a carta para ele. Aliás, no decorrer do texto a palavra "VOCÊ" se repete diversas vezes, mas "VOCÊ" se refere ao sequestrador e não ao leitor. Essa ideia de narração foi perfeita! Assim fica mais fácil de entrarmos na cabeça da Gemma e sentimos o que ela sentiu em relação ao seu sequestrador. A escrita da Lucy é fenomenal, rica em detalhes, podemos sentir até o calor do deserto. (Isso não é nenhum spoiler, está na própria sinopse).

PERSONAGENS

Gemma - Achei uma personagem digna, questionadora e que cresceu com o passar dos acontecimentos, mas mesmo que seja protagonista, o destaque não vai para ela.

Ty – O destaque é todo dele! É o maluco que gera tanto debate, afinal ama-lo ou odiá-lo? Conhecemos a sua sofrida história, mas tenho quase certeza que Lucy fez de propósito apresentar todos esses detalhes sobre o Ty para que o leitor simpatize com ele, então entramos naquele maldito conflito como Gemma. MAS ele continua sendo o vilão, o que muda é a sua visão sobre o personagem. É disso que se trata!

No início está o aviso que a história gira em torno da Síndrome do Estocolmo. O objetivo é fazer o leitor sentir na pele o que é desenvolver os sintomas da Síndrome. Não sei como a autora conseguiu escrever sobre esse assunto, pois sabemos que não é fácil, mas ela conseguiu deixar a leitura "leve". A trama é genial, realista e madura!
(Deve ser um livro sem faixa etária, posso estar enganada, porém você não encontrará cenas pesadas aqui).

OBS: Confesso que por causa de Stolen que passei a ler livros com temática que envolvesse sequestro, mas nenhum chegou aos pés desse magnífico livro!

Fabi129 13/02/2019minha estante
Me senti do msm jeito qd eu li.
Gente como me compareci pelo Ty. Queria q a menina começasse a gostar dele. Sei q ele n estava certo, mas o q sentimos por esse cara, n tem como explicar. Odiei o final tb. Poxa, pra q finalizar daquele jeito???
Tenho vontade d um dia reler, porém, o sofrimento nesse livro é MT grande. :(

anny 13/02/2019minha estante
Tamo junta, Fabi. Eu nunca vou superar o final. :( Eu li em uma entrevista da Lucy que o final ia ser diferente, ela teve que mudar porque a editora pediu senão não publicaria. Ai que me dá mais raiva pensar na possibilidade de um final melhor kkkk

Fabi129 13/02/2019minha estante
O q????? Porcaria d editora! Pra q fazer uma maldade dessas? :,(

Manu 26/03/2019minha estante
Maravilhosa tua resenha. Meu livro favorito. Parabéns.

Myllena 13/03/2020

interessante.

Carla839 21/09/2020

Estocolmo diz oi
O enredo é bem o tipinho que me prende a atenção, o sequestrador é biruta biruta, adorei a forma que o livro foi escrita e a narrativa me envolveu. Não consegui me apegar aos personagens, achei que muita coisa que acontecia era bem conveniente, mas ao todo fazia sentido. Gostei da forma como o autor constroi a relação dos personagens.

Thalita - @voandopelaestante 19/02/2021

Será que é possível se apaixonar pelo vilão, torcer por ele e ainda querer ele para você? Eu garanto que se você ler esse livro vai sentir tudo isso e um pouco mais.

Fiquei anos atrás desse livro e finalmente consegui adquirir e ler ele e só posso dizer que amei.

Você já leu algum livro em que você torceu pelo vilão? E se o vilão achar que o melhor para você é ele te raptar, te levar para um lugar desconhecido e só querer cuidar de você? Tive muitos conflitos internos lendo esse livro porque eu sabia que era errado o que Ty fez mas ao mesmo tempo queria que ele ficasse bem. Gemma é raptada no aeroporto por um rapaz (Ty) bonito que observava ela há anos e ele tem certeza que cuidaria melhor dela do que seus próprios pais. Ao decorrer dos dias seu sequestrador mostra que ele quer apenas cuidar dela e dá provas disso pra ela, e Gemma se sente envolvida com Ty, ao mesmo tempo que quer fugir ela quer ficar com ele.

É errado querer o bem do seu sequestrador? É errado nutrir sentimentos por ele? Ele te sequestrou mas só te faz bem por que não retribuir? Esses são alguns questionamentos que Gemma tem em sua cabeça e nos faz pirar junto.

Um livro intenso que nos faz questionar nossos próprios pensamentos entre o certo e o errado e quando o final chega esmaga nossos corações. Recomendo muito esse livro, quem conseguir achar leia e pira junto comigo.

Bea Oliveira 01/03/2021

Resenha: Stolen (Raptada): Carta ao meu sequestrador
Eu passei anos procurando este livro, sempre que tentava comprar: esgotado. Até mesmo na versão E-book não deu para ler
pois estava muito mal formatado. Quando achei este livro vendendo no Enjoei, é claro que tive que comprar.

Ele vai contar a história da Gemma, uma garota de 16 anos que está indo viajar com os pais, já no aeroporto ela tem uma briga
com eles, e decide ir a uma cafeteria, e é lá que conhece o Ty. Alto, bonito, ele é o sonho de toda garota, e o melhor de
tudo, está dando moral pra ela.
É claro que ela desconfia de um cara como ele, que claramente é bem mais velho, estar interessado em uma garota como ela, mas que menina não fica feliz em ter um pouco de atenção inocente? O único problema é que nada é inocente com ele. Em uma distração da garota, Ty aproveita para dopa-la, e a partir daí começa seu sequestro.
Gem acorda quilometros longe de casa, quilometros longe de qualquer vida humana, está em um deserto, literalmente, e a sua única companhia é seu sequestrador.

O livro é maravilhoso, quando comecei a ler não pude para por nada, todas as cenas são descritas com uma precisão incrível, e com uma grande proximidade da realidade. Podemos sentir o desespero, a vontade de fugir, e também um pouco de raiva da Gemma, com suas tentativas de fugar bem burras. Mas o mais chocante, é que ao passar das páginas, podemos nos apaixonar por Ty, aos poucos fui atingida pela Síndrome de Estocolmo como se fosses a própria sequestrada.

Todas as minhas expectativas não foram só atendidas, mas até mesmo superadas, e o final, por mais que eu deseja que fosse completamente diferente é extremamente realista. É a única coisa que REAL, que poderia acontecer. Fiquei triste ao terminar
a leitura, mas valeu muito a pena!!!