Cinquenta Tons Mais Escuros

Cinquenta Tons Mais Escuros E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons Mais Escuros

AndyinhA 08/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

No segundo livro a história simplesmente sumiu e Ana quase se transforma em uma ninfomaníaca. Acho que uns 2/3 da saga é só sobre sexo. Na cobertura dele, na casa dela, trocando e-mails de sacanagem e por aí vai. A menina virgem descobriu a coisa e gostou, simples assim.

Tem alguns momentos que até achei que a autora ia ousar e tocar em assuntos mais delicados ou ousados, mas ela apenas lembra e tal, acho que tudo que ela foi firme e falou no livro anterior sobre sexo, nesse ficou a desejar. Começou a ficar amorzinho demais. E com isso temos cenas repetidas e continuamos com os diálogos fracos e essa coisa chata de ‘minha deusa interior’.

Mas para dizer que em nenhum momento teve história ou a menina deixou de ser rebelde, ela cisma com Christian que quer trabalhar e tal. E no meio de e-mails de sacanagem (do trabalho) e outras coisas, tem um novo personagem que promete vingança e quer acabar com Ana e Grey, não curti muito o personagem, mas no meio de tanto marasmo foi como um oásis para ver outra coisa além de quero isso ou aquilo e os mimimis dos dois.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/11/poison-books-50-tons-mais-escuros-e-l.html
Silvia 08/03/2013minha estante
Credo que livro chato, como vc conseguiu ler isto, não li e nem vou ler, ótima resenha me salvou desta série.

AndyinhA 08/03/2013minha estante
Confesso q estou empacada para ler o final e pior de td q já sei o que acontece (pq é bem óbvio)

Nicole 25/05/2022

Passei muita raiva
Depois de alguns anos de ter lido seu precursor, volto pra essa saga por puro TOC e curiosidade mórbida.

Eu já lembrava de não ter gostado do primeiro livro com exceção de algumas poucas cenas de sexo que eu havia achado interessantes na época que eu li - mas não lembrava de ser tão ruim e mal escrito. São diversas páginas de diálogos inúteis e troca de emails que não agregam nada na história, só mostram como ambos os personagens são vazios e imaturos, não consigo gostar de nenhum dos dois. A Ana é basicamente uma pré-adolescente, ingênua, boba e praticamente não tem qualidade alguma e fica difícil entender a obsessão do Christian por ela - o que em determinado momento do enredo é explicado em partes mas acaba piorando MUITO mais, porque é um motivo muito forçado. Já o Christian, apesar de ser construído pra ser um personagem “perfeito” (milionário, bonito, autoconfiante) tem sua personalidade muito mal construída pois nada embasa todas essas características. Sua riqueza, por exemplo, mal é explicada e o leitor simplesmente tem que aceitar que um cara que veio de uma pobreza extrema se tornou tão rico com a idade de 27 anos, meramente porque ele é incrível.

Outro péssimo ponto do livro é a romantização do controle e abuso dele. A Ana não é totalmente vítima pois ela se espelha nele em muitas dessas atitudes como o ciúme possessivo então faz sentido que ela não problematize tanto suas ações, apesar de ela demonstrar um leve incômodo em alguns momentos. É insuportável a quantidade de momentos que ele trata ela como inválida, não deixando ela dirigir o próprio carro, se locomover, fazer escolhas e fica presenteando ela com coisas que ela estritamente diz que não quer.

Que esse livro é machista acho que nem preciso comentar, mas uma questão que me incomodou muito nesse tópico é como o livro constrói a ideia de que ele é o mocinho problemático, e ela, a salvadora - a mulher vem como a heroína pra resgatar ele de todo o mal e seus traumas e fazer ele ser uma pessoa melhor. Ele objetifica a Ana o tempo inteiro, não tem um minuto que ele não olha pra ela ou trata ela como um pedaço de carne. Inclusive, em diversos momentos nos quais ela tenta ter uma conversa séria com ele, é recorrente dele mudar de assunto e começar a provocá-la, trazendo o sexo como fuga e distração do que ela gostaria de dialogar.

A representação do BDSM no livro também não é acurada, e uma ilustração muito crítica disso é a forma que o Christian descreve que “preciso bater, é quem eu sou, preciso me aliviar”. O BDSM não é terapia, não se usa as práticas como forma de escape, os seus problemas psicológicos você resolve FORA da relação, carregá-los juntos é não só tóxico como extremamente perigoso e irresponsável.

No geral, o livro não tem grandes acontecimentos, são cenas e mais cenas de sexo que chegam a se tornar cansativas de tão repetitivas porque são praticamente as únicas interações que os personagens tem, até mesmo em diálogos o sexo é trazido o tempo todo e nunca fica fora de questão. O livro tem muitas páginas e praticamente não acontece nada, teve 3 ou 4 acontecimentos relevantes fora todo o erotismo, dentre eles um pedido de casamento aleatório num momento bizarro que me causou um ataque de riso.

A única explicação plausível que consigo encontrar para esse livro ter ficado tão famoso, é a falta imensa que temos de romances eróticos escritos para mulheres. O mundo é recheado de objetificação feminina em tanta propaganda, pornô feito pra homens, que uma história erótica que tenha um quê de romantismo e um pouco de foco no prazer da mulher não precisa de muito para se destacar.

Infelizmente, acredito que vou querer ler o resto da saga num futuro distante, mas preciso de um tempo pra me recuperar de todo esse ódio que passei.
Daniela 25/05/2022minha estante
Nunca li esse livro mas aplaudo de pé essa sua resenha ????

Cris 30/06/2022minha estante
Nossa, amei demais sua resenha. Terminei de ler este segundo livro depois de quase dez anos que li o primeiro e concordei com muito do que você escreveu. Livro mal escrito pra caramba, cruzes.

Cassia 02/12/2012

E a ruindade continua...
Imagine que alguém lhe ofereça sorvete, com calda e cobertura. Você se anima e aceita, mas, na hora de provar, mal consegue sentir o gosto, pois a calda e a cobertura têm um sabor tão forte - e estão em quantidade tão exagerada – que a massa passa despercebida sob aquela massaroca toda que puseram nele.

Esta é a sensação exata ao se ler “Cinquenta tons mais escuros”: uma história que tinha tudo para ser interessante, mas que se perde, soterrada por pieguice e clichês em quantidades industriais.

Continuação do famigerado “Cinquenta tons de cinza”, este segundo volume se propõe a contar um pouco mais sobre o protagonista, Christian Grey, e os motivos que o levaram a se tornar a pessoa que é hoje. E, claro, a evolução de seu relacionamento com Anastasia Steele.

Ao longo de todo o livro, somos apresentados a graves fatos do passado de Christian. Porém, talvez a própria escritora tenha se assustado com eles, porque os lança na cara de seu leitor, mas não se aprofunda. Basicamente, ela segue o seguinte princípio: “fato dramático + momento piegas + trepada alucinante + juras de amor eterno + fato dramático...”, e por aí vai, num looping broxante, e que torna a leitura do livro difícil e entediante. Até mesmo momentos que teriam tudo para fornecer uma carga dramática mais forte à história – como quando a vida da protagonista está em risco, por exemplo – perdem-se, dissolvidos nesse polinômio brega.

E Anastasia, a mocinha que AMA (assim mesmo, bem ‘maiusculado’, pois, afinal, ‘O AMOR TUDO VENCE’), vai se tornando uma personagem cada vez mais plana e sem sal.

Lógico que esse é um romance para divertir, e ninguém espera que em suas páginas seja debatido o Teorema do Gato de Schrodinger; mas a coisa não precisa ser superficial num nível que ofenda a inteligência do seu leitor. E o recurso do uso de toneladas de cenas de sexo tórrido para disfarçar as fraquezas e incoerência do texto se mostra cansativo e repetitivo num nível muito pueril.

Honestamente, tive que me forçar para chegar ao final do volume. O que é uma pena, afinal Christian, trabalhado por um autor verdadeiramente bom e corajoso, poderia render uma história cheia de nuances fascinantes, e desenvolvimentos intensos.

Ainda continuo defendendo que este livro, para ser ruim, precisa melhorar – e muito. Para mim, é um mistério que uma série tão medíocre como essa esteja bombando desse jeito.

P.S. (ou spoiler from hell): Neste volume, Anastasia tem a sua iniciação anal (e, que, como todas as primeiras vezes dela, “foi incrível, uma explosão de sensações prazerosas, aumentou a conexão com esse homem maravilhoso, blá, blá, blá...”). Já que – reza a lenda – esse livro anda revolucionando a vida sexual de muitas de suas leitoras, isso deve causar dois efeitos: 1) algumas sortudas descobriram uma nova maneira de sentir prazer sexual; 2) algumas malucas devem estar sentando naquelas almofadas de rosquinha, após perceberem que, na vida real, sexo anal não é essa coisa fácil e prazerosa como chupar uva...
Ninha 03/12/2012minha estante
Não tenho uma opinião formada sobre o livro mas, preciso dizer uma coisa: você escreve super bem, com opiniões convincentes...Já valeu pela ótima resenha, independente de qualquer outra coisa... :P

Vanessa 12/12/2012minha estante
Concordo com vc em gênero, numero e grau.

dai bugatti 12/10/2021

Mais humanos e conflitantes
O segundo livro é um pouco melhor do que o primeiro. Agora temos mais conflitos que parecem ser mais palpáveis e reais. Os personagens são menos estereotipados e com têm mais nuances, criando uma personalidade mais sólida. Ana finalmente fica menos chata e Christian deixa de ser o homem que desencorajaríamos nossas a amigas a se relacionar.
Arya4 12/10/2021minha estante
Que coragem de ler esse livro. Não passei do primeiro. Cristian é o cara que as amigas iriam odiar e aconselhar ignorar.

dai bugatti 14/10/2021minha estante
Hahaha dei nota 2.5 pro primeiro, mas eu tô lendo porque me comprometi a terminar a trilogia e acabou que o segundo foi melhor. Realmente, ele é tipo Hardin?mas se pá é um pouco melhor até (péssimo dizer isso, mas comparando os dois?). Já tô emendando no terceiro e vamos ver o que será.

Cintia.Soares 02/09/2018

Cintia.Soares 24/11/2018minha estante
??

Rodrigo Soares 14/06/2013

Cinquenta Tons Mais Escuros
Simplesmente fantástico. Melhor que o primeiro livro. Nesse a leitura nos prende. Maravilhoso. E agora, quero ver o desfecho final.
Acho que as pessoas tinha que parar de ter preconceito e ler!
quel 15/06/2013minha estante
Preconceito? Como assim?

Rodrigo Soares 12/07/2013minha estante
Tem gente que não ler o livro por que tem preconceito no sentido de, por ter sexo e tal, ai tem muita gente que não ler. Acho isso paia! E outras que falam mal porque foram na ideia de alguém e não tem uma opinião própria!

Crys Leite 04/09/2012minha estante
Eu adorei e estou ansiosa pelo terceiro. Quando ele desaparece, dá um aperto no coração,eu no lugar dela ficaria desesperada também. O pedido de casamento dele é muito fofo, depois vem as flores, o anel, adorei.

Semiramis 29/09/2012

Desencantei
Gente, posso confessar que fiquei com inveja da Ana?kkk
Putz, eu não me considero materialista, mas fiquei doidinha pelas belos presentes dela,kkkkk
Mas a história em si me empolgou muito menos que o primeiro livro. Espero sinceramente que o terceiro salve um pouco essa impressão negativa que tive na leitura da sequência.
Apesar dos diversos acontecimentos, alguns até bem interessantes, senti que o livro teve uns excessos, na minha opinião, desnecessários.
Agora é esperar pela continuação.
Aline 07/03/2014minha estante
Para mim é o melhor dos três.

FAbia38 02/02/2013

LIVRO DISPONÍVEL EM PDF, se quiser que eu envie por e-mail, favor solicitar por recado, assim não consome créditos.
Grata.
Leila 02/02/2013minha estante
Ola fah nossa to muito anciosa pra ler o segundo livro por favor tem como vc me enviar por email? Meu e leilagondim_9@hotmail.com, nossa me apaixonei por esse livro 50 tons....

Chris 10/03/2013

Triste
Confesso que havia ficado curiosa em ler o segundo livro da trilogia. Queria saber se Christian iria conseguir superar seus traumas para enfim, criar um relacionamento verdadeiro com Ana. Depois, havia a curiosidade para conhecer mais detalhes do passado desse homem tão misterioso, por que ele havia se tornado tão arisco ao toque das pessoas e tão fechado para relacionamento. Por último, ainda tinha aquela curiosidade por saber se Ana se renderia ao lado obscuro de sua própria sexualidade ou se continuaria afirmando que fazia tudo aquilo por ele.
Meu primeiro choque foi a mudança de Christian, em quatro dias (tempo que ficou separado de Ana) Grey passou de bilionário esquivo que foge de relacionamentos, para um cara completamente apaixonado e entregue, que está disposto a tudo para ficar com Anastásia... Até mesmo abrir mão de seu lado sádico. Uma parte de Ana fica um pouco decepcionada, mas ela também fica feliz por conseguir tirar o seu “50 tons” da escuridão e traze-lo para a luz dos relacionamentos baunilha.
Então o livro prossegue e por conta de uma perseguição implacável de uma ex-submissa maluca, Ana aceita morar com Christian por um tempo e para a segurança dela, ele também coloca seguranças grandalhões próximos a ela enquanto vai ao trabalho e faz com que ela prometa informa-lo sobre todos os passos que der.
Ana começa a trabalhar em uma editora e tem como chefe Jack Hide, como eu havia previsto ele começa a assedia-la, e o chefe se transforma num verdadeiro “mostro”, mas Christian chega na hora e lhe dá uma boa lição.
Eu me preparei para descobrir os segredos mais obscuros do Sr. Grey, e mais uma vez me decepcionei. Nosso mocinho conta um pouco mais sobre o seu passado e realmente ele passou por muitas coisas horríveis até os 4 anos de idade. Mas, não considerei um motivo válido para que ele não suporte ser tocado. Foi ai que comecei a me perguntar se todos esses psicólogos e psiquiatras que Christian frequentou quando era pequeno eram todos uns incompetentes ou se era a autora que não soube justificar bem esse aspecto do seu personagem.
Daí, quando eu pensei que a parte dos segredos não poderia ficar pior, vem o segredo mais obscuro, o mais terrível, aquele que ele teme que fará Ana se afastar dele para sempre...
Christian conta o segredo e... Era isso? A cena foi tão rápida e mal escrita que fiquei sem entender os detalhes, mas, se foi isso mesmo o que eu entendi, acho que a autora subestimou muito a minha inteligência.
Enfim, o livro foi passando e meu incomodo crescendo. Tudo era muito raso, muito frágil no argumento da autora. Isso sem contar a própria Anastásia que novamente pensava uma coisa quando estava longe dele e fazia outra quando estava perto. Numa página acha que eles têm que ir devagar, na outra já está morando com ele. Diz que não gosta de BDSM mas faz provocações sobre o assunto em vários momentos da trama. E a autora ainda chega ao ponto de transformar em vilã a única personagem que assume gostar desse estilo de vida, em mais uma cena desnecessária do livro.
Infelizmente, Ana não sabe o que realmente quer, não conseguiu sair do medíocre e patético papel de sonsa durante todo o livro.
Porém, se no primeiro livro, a trama principal era o contrato que Ana teria que assinar e os mistérios do sr. Grey no segundo livro não há trama nenhuma. É simplesmente o cotidiano desse casal problemático que alterna brigas e discussões a cenas de sexo e declarações de amor e posse. A autora tenta provocar algumas reviravoltas, mas tudo se resolve magicamente na próxima cena, e pasmem,em poucas linhas!

Sinceramente, analisando todo o livro, não há nada (repito, NADA) que justifique metade das 485 páginas de “50 tons mais escuros”. Nem mesmo as cenas de sexo empolgam, achei o livro muito tedioso, a autora mantém as mesmas repetições e expressões do primeiro livro, continuo achando a leitura desbotada.
Rai Lira 05/04/2013minha estante
Falou tudo o que estou pensando do livro....

Larissa 07/02/2013

O melhor da trilogia!

31/01/2013

Tons escuros cansativos
A estória se desenrola mostrando o lado obscuro, escuro, cinza escuro de Cristian Grey.Lado sadomasoquista praticado com inúmeras parceiras submissas .Achei muito repetitivo as técnicas sexuais, não que eu não quisesse prová-las repetidas vezes com um bom paceiro.Mas você lendo, cansa, desanima, ficou parecendo para mim , como se fosse o livro do meio, que foi criado para encher o miolo, sei lá.Demorei bastante para terminar este segundo livro da trilogia "50 tons".
O primeiro li com uma curiosidade tamanha, sou curiosa, mas o segundo arrastou e eu não via a hora de ver a palavra FIM. Sei que muitas pessoas tem deixado o livro no começo, meio e algumas, como eu, vão até o fim, para ver no que vai dar.
O resultado para mim é que não havia necessidade deste segundo livro, as revelações poderiam ter sido mencionadas no primeiro ou terceiro, ou até para ser mais exata, bastava apenas um livro só.
Terei agora que fechar o ciclo lendo o "50 tons de liberdade", que já dá pra se ter uma idéia do seu teor, ou seja ele se liberta dos temores do passado e consegue sentir prazer com um bom sexo com sua amada.
Renata CCS 04/02/2013minha estante
Este foi um dos livros que abandonei. Na verdade, terminei o primeiro por teimosia (rs), não sei pq comecei a ler o segundo. Larguei logo após a leitura do primeiro capítulo.

Jéssica 04/03/2013

Cinquenta Tons Mais escuros é o segundo livro da série 50 Tons. O livro é recomendado apenas para maiores de 18 anos.

Neste segundo livro temos mais ação na história, pois no primeiro o casal apenas ficava no quarto transando,e por isso só temos cenas de sexo. Esse livro foi um pouco melhor do que o primeiro e a autora até que colocou mais desenvoltura e aventuras para os personagens.

Depois de Christian mostrar algumas de suas facetas sádicas para Ana e ela automaticamente se assusta com isso , então, decide colocar um ponto final no relacionamento, mas não é fácil ficar longe dele , já que ela está loucamente apaixonada por ele.

Ana está triste e infeliz com a separação, mas depois ela foca em sua carreira, já que conseguiu um emprego em uma grande editora de livros. Só que a atração dos dois é tão forte que logo estão juntos de novo.

Apesar de Ana ainda ficar assustada com os segredos de Christian ela não teme em aprofundar a relação, o que gera várias cenas de sexos, que para mim continua sem graça e não consigo aceitar esse relacionamento BDSM. Como alguns sabem eu não concordo com esse estilo de vida, já que não posso imaginar a dor como prazer.

Nesse livro podemos conhecer mais sobre Christian , sobre seus traumas e medos causados na infância e adolescência. Christian a cada capítulo se torna mais possessivo e apaixonado por Ana.

Um outro ponto que me incomodou foi que a autora apreçou demais algumas coisas na trama, fazendo os personagens tomarem decisões rápidas e sem sentidos. E ainda percebi erros ortográficos e uma narrativa fraca da autora. Acho que se essa série apenas fosse um Fan Fic da internet não seria tão desagradável para mim.

Pelo o menos o final do livro deu uma melhorada e a autora deixou um mistério no ar. Agora só falta o último livro, Cinquenta Tons de Liberdade, e assim que ler posto resenha aqui.

Quotes:

''Ele me beija e brinca com a língua,essa língua experiente que inspira prazer.''

'' Faço de novo.Ande,Grey,implore.''

'' Quero cortar o cabelo,de preferência num lugar em que você não tenha comido nem as funcionárias nem a clientela.''
Aline 05/04/2013minha estante
Dos trêi livro esse foi o que mais gostei.

Gléh Alves' 12/03/2013

A liberdade vem adiante é só esperar.
Anastasia Steele está em um estado crítico, tendo terminado seu relacionamento com Christian Grey no livro anterior, ''ele que por sua vez'' está igualmente desolado.
Desesperado sem Ana, Grey resolve ceder em suas ''exigências'' e compromete-se a tentar ter um relacionamento verdadeiro com ela, com direito a ''corações e flores'', tudo para não correr o risco de perdê-la de novo. Esse novo acordo é por sua vez muito bem vindo por Ana que esta completamente apaixonada por ele.
Porém, nessa nova e diferente jornada da vida do casal, Ana irá descobrir muito sobre o passado de Grey, como o seu grande segredo, que o faz tão ''peculiar'' entre quatro paredes. Com esse grande segredo de Grey, ela irá perceber que as ''50 sombras'' dele, são muito mais sombrias e nebulosas do que ela poderia imaginar. Vamos nos deparar com grandes conflitos envolvendo nosso querido casal, como uma ''ex'' de Grey bem maluca, uma ''amiga'' possessiva, e até um vilão.
Este livro está ainda mais bonito que o primeiro! Se é que isso pode ser possível.Temos um relacionamento muito mais concreto entre Ana e Grey, eles estão mais ligados, mais íntimos, interagem muito melhor (e não digo no quesito "sexual", Claro que as discórdias estão muito frequentes, afinal não é nada fácil amar um homem autoritário e possessivo.
Há uma grande tensão nesse livro, muitas coisas mudam, e Grey está a cada dia mais louco por Ana, porém toda a moeda tem seus dois lados...

Só que Christian e Ana terminam bem até demais, anéis, casa nova e muito amor...A liberdade vem adiante.
Aline 26/07/2013minha estante
Gostei, melhor que o 1º.

Adriane Rod 26/03/2013

Resenha Cinquenta Tons: Mais Escuros e De Liberdade
SINOPSE - Cinquenta Tons Mais Escuros

Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.

COMENTÁRIOS

Cheguei ao fim de uma das trilogias mais comentadas do momento – Cinquenta tons – e o que eu tenho a dizer é que eu gostei e não gostei. Já fiz a resenha do primeiro livro (leia aqui) e posso dizer que a mesma impressão que tive do primeiro é a que tive dos outros dois livros que completam a trilogia.

Gostei da história de amor de Christian e Ana, embora eu ache que três livros tenha sido um exagero - teria resumido o enredo em apenas um livro; tirado os excessos de palavras e expressões que - a meu ver - deixaram os livros cansativos e um pouco chatos; teria tirado a parte toda de sacanagem – eu sei que isso ajudou o livro a fazer sucesso, mas eu não gostei; e teria elaborado melhor as frases, achei simplório de mais. Enfim, um livro bastaria para contar a história do casal.

Quando comecei a ler o segundo, depois o terceiro, não acreditava que os dois pudessem me surpreender e em muitos momentos cheguei a crer que abandonaria a leitura, só que em muitos outros momentos da leitura me peguei curtindo e até ansiosa para saber o que estava por vir e isso foi de grande surpresa. Posso até dizer que foram esses momentos emocionantes que me levaram ao final do terceiro livro.

Não é uma leitura que recomendo, nem uma que vou reler, mas posso dizer que não foi uma perda total do meu tempo nem os piores livros lidos na minha vida. Por isso eu dou 3 estrelas para cada um dos livros que compõem a trilogia.

Visite meu blog: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
Aline 18/04/2013minha estante
Dos três livros foi o que mais gostei.