Lola e o Garoto da Casa ao Lado Stephanie Perkins

Resenhas - Lola e o Garoto da Casa ao Lado

tiagoodesouza 05/01/2013

Lola e o Garoto da Casa ao Lado | @blogocapitulo
Uma das coisas mais legais de se ler é ser surpreendido quando você não espera muito de um livro por não ter curtido outro do mesmo autor. Eu não curti muito Anna e o Beijo Francês, embora esperasse gostar alguma coisa. Foi com receio que comecei a leitura de Lola e o Garoto da Casa ao Lado e mergulhei tão fundo nesta história que li o livro em menos de um dia.

A narrativa em primeira pelo ponto de vista de Lola nos leva para a história dessa adolescente de 17 anos que vive com os pais homossexuais - Nathan e Andy - e namora com um cara de 22 anos. Esse namoro não é muito bem visto pelos pais de Lola, que pedem que ela ligue praticamente de hora em hora para dizer onde está e se está bem. Max é um bad boy com um certo ar nerd, faz parte de uma banda e vive uma vida bem rock'n'roll - usando até drogas.

“Quando duas pessoas estão apaixonadas, supõe-se que a coisa dê certo. Tem que dar. Não importa quão difíceis sejam as circunstâncias."
Página 187.

Tudo ia muito bem, obrigado, até que um caminhão de mudança traz lembranças do passado. Antigos vizinhos voltam, os gêmeos Cricket e Calliope Bell. Lola possui um passado com eles e isso a deixa um pouco angustiada.

A escrita de Stephanie Perkins melhorou bastante em Lola. Ela conseguiu inserir no enredo as doses certas de humor, romance e uma carga dramática que eu senti falta em Anna. Ainda assim, o livro é leve e despretensioso, tornando a leitura mais prazerosa.

Lola e o Garoto da Casa ao Lado é o segundo livro de um companion que engloba Anna e o Beijo Francês e um terceiro e último livro chamado Isla and the Happly Ever After, que será publicado em 2013. Portanto, é recomendada a leitura de Anna antes de iniciar Lola se não quiser pegar pequenos spoilers de Beijo Francês, mas não é uma leitura obrigatória.

“- Vai me falar o que se passa na sua cabeça ou vai me fazer adivinhar? Pois eu não sou bom em jogos de adivinhação. As pessoas deveriam dizer o que querem dizer e não deixar as outras pessoas tateando no escuro."
Página 191.

Lola e o Garoto da Casa ao Lado quase se tornou um livro favorito para mim e tirou toda a impressão ruim que tive da autora ao ler Anna e o Beijo Francês. Para que eu não seja apedrejado: o fato de eu não ter curtido Anna não quer dizer que o livro é ruim, só não rolou química. Leiam Anna, leiam Lola!

Osmarina2 06/01/2013

Encantada por geeks
O livro tem uma historia que faz a gente se identificar, porque quem não fica estremecida ao ver uma pessoa que gostava e quem não conseguiram ficar juntas ?
O livro tem uma narrativa tão boa que você não consegue parar de ler e quando para você não consegue deixar de pensar na historia.
Lola é uma personagem perfeita, apesar dos erros (Afinal quem não tem), quando eu estava lendo senti vontade de me espelhar nela , afinal ela tem um jeito de mostrar quem ela é que é único, eu logo quis saber o meu jeito único de me mostrar. Amo o modo como ela combinava a roupa com a ocasião puxando coisa que passariam despercebidas.
Cricket vai ser para sempre de longe meu geek favorito ( passou até aquele da bela e o geek ), o modo desajeitado dele é o que me encantou, ele é sonhador e vê coisa que as vezes passa despercebido por algumas pessoas, ele é super sensível, adoro como ele trata a Lola, mas confesso que não gostei dele no começo do livro.
Com o Marx eu tive uma relação de ódio e amor, mas que não acabou muito bem, achei legal ele ser todo descolado e me identifiquei com o jeito caladão dele, mas o estilo bad boy já saiu de moda.
Lola é um sonho em forma de livro , como se fosse um conto de fadas que se você tiver muita sorte pode acontecer com você.
Super recomendo esse livro.

Camila 06/01/2013

Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Depois de ter me apaixonado por Anna e o Beijo Francês, da mesma autora, estava louca para ler esse livro. E não me decepcionei!! O livro, apesar de totalmente água com açúcar, é fofo demais. Lola é uma adolecente que se veste de uma maneira super excêntrica e namora um cara 5 anos mais velho, de uma banda de rock. Seus pais, literalmente dois pais, não estão nada felizes com isso e controlam a vida de Lola o tempo todo. Fora isso, a vida de Lola estaria tranquila se a família Bell não voltasse a morar na casa vizinha e se Cricket Bell, seu primeiro amor, não aparecesse novamente para mexer com seu coração.
O livro é uma delícia e vale cada uma das 288 páginas!

www.leitoracompulsiva.com.br

Nicolly505 19/04/2024

O primeiro livro a gente nunca esquece
O primeiro livro que nos fez pegar gosto a ler a gente nunca esquece ?
Minha prima me emprestou a muitos anos atrás e eu amei cada página desse livro??
Descontraído, romântico, leve!
Os pais da Lola foram o maior diferencial, amei, as atitudes dos personagens no decorrer do livro simplesmente perdem o leitor, vale a pena!
Simplesmente o melhor livro que uma garota de 15 anos poderia ler, recentemente pedi ele emprestado novamente para ler e ela me deu, um dos livros que tenho mais carinho na minha instante ??

Elis 30/09/2020

Um livro ótimo, perfeito para se divertir enquanto lê, um passatempo ótimo. Ainda melhor para ajudar a voltar ao hábito de leitura!

Paula Assis 05/03/2021

Fofo, mas enrolado
Eu não gosto de triângulos amorosos, fato! Ainda mais quando está envolvido um garoto super fofo e incrível, e a protagonista feminina fica fazendo ele de capacho e esmagando o coração dele. Eu me irritei extremamente em vários momentos por conta disso, mas no final foi o que já era bem previsível e foi fofo.

Karen204 15/02/2021

Encantada
Depois de "Anna e o Beijo francês", Stephanie me surpreende mais uma vez e me deixa totalmente rendida para uma de suas obras. É extramamente fácil se encantar pela escrita dela, pela história que ela conta linha após linha. É uma história de cenário simples, mas com personagens e histórias muito bem desenvolvidas. É notório que nada é feito para encher linguiça ou com pressa, cada capítulo traz consigo o cuidado e atenção necessários, onde tudo é desenvolvido com muita calma e sensibilidade. Apesar de alguns clichês, a história me surpreende em vários aspectos. E ao longo do tempo, enquanto os personagens se apaixonam um pelo outro, você acaba se apaixonando pelos personagens individualmente e juntos como um casal. E ao longo dos 34 capítulos, temos uma história linda e um tanto quanto realista sendo construída.

Sobre os personagens (CUIDADO COM SPOILER):

Os pais da Lola são únicos, uns cristaizinhos.
A Norah, mãe biológica da Lola, saiu totalmente do que eu esperava dela, e se tornou até cativante.
Max não é um babaca, pelo simples fato de que ele é o Max que ele era e sempre foi, desde que ele e Lola se conheceram, então para mim ele só foi o que ele realmente é.
Da Calliope eu confesso que gostei desde o começo, mesmo que ela tenha tido algumas atitudes desnecessárias.
Momentos de Anna e St Clair, e a participação dos dois na história, foi mais uma coisa que ganhou meu coração, porque esse casal é tudo para mim! S2
E por falar em casal... que dinâmica INCRÍVEL foi essa criada entre Cricket e Lola?! Eu estou totalmente rendida a esse casal! Os personagens individualmente já ganharam meu coração, afinal, me identifico MUITO com a Lola e acho que todos deveríamos aprender a sermos nós mesmos, assim como ela, independente de qualquer coisa. E Cricket Bell é o meu xodózinho, meu cristalzinho nesse livro. Ele é fofo, atencioso, mas ainda sim, falho e tímido na maior parte do tempo. Ele me conquistou tanto que quero um Cricket para mim na vida real hahaha e quanto a ele e a Lola juntos: mais uma vez, um romance criado página por página, sem pressa e meias palavras, tudo muito bem desenvolvido. Estou apaixonada por esse casal! Simplesmente imperfeitos que foram feitos um para o outro s2

Dá para perceber que eu amei o livro! E apesar da história ser bem redondinha, de tão gostosa que ela é, acabei ficando com gostinho de "quero mais" :)

Le Franzin|@le_franzin 02/02/2021

Lola e seus disfarces
Eu amei, amei, amei essee livro. Eu amei o jeitinho da Lola e EU QUERO UM CRIKET BELL NA MINHA MESA PRA ONTEM. Aaaaaaaaaah, serio, esse romance foi louco e tambem deixou meu coracao quentinho (lado garotinha de 5 anos que sonha com o principe: ativaaaar). A Lola é autentica como nenhuma outra personagem e o Criket extinge aquele conceito de que caras legais sao chatos e sem graças. Amei.

23/03/2021

Perfeito
Meu Deus, eu não sabia que era possível superar a história de Anna e Étienne! Que livro mais perfeito!
Lola é cheia de personalidade e criatividade e Cricket é um gênio, todo nerd, íntegro e também tem personalidade. A história dos dois é simplesmente a coisa mais linda e pura.
Todos os personagens da trama são cheios de profundidade, cada acontecimento é algo imperdível. Eu não conseguia parar a leitura por nada!
Amo tanto livros assim que te prendem num nível, que você acaba achando que a vida que está lendo pertence si.
Como eu gostaria de ter lido esse livro aos 14, 15 anos. Lola ia ser minha heroína e inspiração!
Ah gente, estou apaixonada real! Que casal mais fofo!!

Aninha 25/01/2013

Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Queria ter recebido esse livro para resenha, mas tudo mudou e eu não consegui pedir logo esse precioso kit tão aguardado da querida autora Stephanie Perkis, que me conquistou em 2011 com “Anna e o Beijo Francês”. Mas claro, como uma boa bookaholic louca para ler este lançamento eu comprei e fiquei satisfeitíssima com a minha compra.

“Lola e o garoto da casa ao lado” é um companion book de “Anna o Beijo Francês”, é um livro que acontece um tempo depois de um outro livro com outros personagens, mas onde os mesmos personagens do primeiro livro aparecem em pequenas partes. Espero não ter complicado muito a explicação, mas qualquer coisa podem perguntar nos comentários, ok? Neste livro conhecemos Lola, uma adolescente aspirante a designer de roupas e que ama fazer das suas roupas um figurino, algo que conta uma história sobre o que está sentindo no dia, ou algo que quer passar para os outros.

“Não acredito em moda. Acredito em figurino. A vida é curta demais para ser a mesma pessoas todos os dias.” (pág. 10)

Lola namora Max, um menino 5 anos mais velhos que ela, que seus pais (homossexuais e superprotetores) não aprovam. Max toca numa banda, é roqueiro e cheio de atitude, mas tenta entrar na linha por Lola. Tirando essas pequenas desavenças, tudo está bem na vida de Lola, até que seus ex-vizinhos, Calliope e Cricket Bell, voltam a casa onde moravam, e bom, trazem muitas lembranças de assuntos mal resolvidos a ela.

“Não sei ao certo por que não lhe contei sobre Cricket. Só não senti que era a hora certa. Não voltei a vê-lo, mas meus sentimentos sobre isso ainda são muito confusos.” (pág. 43)

A irmã de Cricket é uma patinadora artística super competente mas é uma megera quando se trata de Lola, e o resto vocês já imaginam né. É fofo, romântico, cheio de confusões sentimentais de Lola e muito bem contado. Apesar do clichê, você não perde a vontade de saber como afinal vai terminar essa história da Lola. E para quem gostou de “Anna e o Beijo Francês” a boa notícia é que Lola trabalha no mesmo cinema que Anna, então através de seus diálogos podemos ver como está o relacionamento dela com St. Clair (pequeno spoiler de ‘Anna’, me perdoe quem não leu ainda) e para mim essas foram umas das melhores partes, mesmo que eles não tenham sido o foco da história.

“Quanto mais fico olhando para sua letra de mão (bem blocadinha, bem menino), mais quero provar a mim mesma que podemos ser amigos. Gosto de Cricket. Ele gosta de mim. Não é justo deixar que Calliope nos intimide a ponto de sequer tentarmos.” (pág. 162)

Vou confessar que esperava que a Lola fosse uma menina com mais atitude, mais rebelde, mas no fim ela se mostrou uma garota doce e com problemas adolescentes como qualquer outra, e isso soou muito natural no livro pra mim. Para quem gosta de livros juvenis, fofos e bem “água com açúcar” essa é uma boa pedida! Esse não é um livro que todo mundo vai gostar, mas eu adorei!

Montoya 13/04/2021

Clichê bom curador de ressaca literária
Muito bonzinho. Pense num livro pra curar ressaca literária. A protagonista é maravilhosa, Lola é divertida e expressa nas roupas e cabelo, as inseguranças que ela esconde e cara... A gente se reconhece muito.
E a história de amor dela é o clichê mais leve, gostosinho e fofo.
Você se apaixona e torce pelos dois do início ao fim.

Mari 28/05/2021

Esse livro foi uma grata surpresa. Eu não esperava que ele fosse tão bom.

Nunca tinha lido nada dessa autora e gostei muito da história.

Doce, bem humorado e divertido.

Recomendo.

Jess 09/06/2021

livro simples envolvente
Uma história simples, não muito elaborada, uma história bem óbvia, mas que apesar de tudo te prende até o final. É um livro bobo, bom para ressacas literárias, quando você pega para ler não larga até terminar, por mais simples que seja é envolvente e isso faz a leitura valer a pena.

Nathália 05/02/2013

Quando comecei a ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado já tinha uma expectativa muito grande, afinal eu tinha simplesmente a-m-a-d-o Anna e o Beijo Francês. E não me decepcionei nem um pouco.

A narrativa da Stephanie Perkins já era perfeita em seu primeiro livro, mas nesse, melhorou muito, se é que havia algo para melhorar. Sua personagem principal, Lola, é bem diferente de Anna. Elas tem praticamente a mesma idade, mas Lola tem gostos diferentes, tem uma vida diferente.

E para quem estava morrendo de saudades de Anna e St. Clair já pode começar a comemorar. Os dois aparecem em Lola e o Garoto da Casa ao Lado. E digamos que tem um papel maior do que eu esperava. E sim, St. Clair continua lindo como sempre.

Claro que se supõem que, quando você comece a ler esse livro, você já tenha lido Anna e o Beijo Francês, porque se não leu mas pretende ler depois, você pegará alguns spoilers do mesmo. Só uma dica, mas se ler esse antes não há problema nenhum.

Lola é uma personagem bastante carismática. Ela me conquistou na primeira página - não estou exagerando. Com sua personalidade forte e estilo bem diferente do "normal" ela não passa despercebida em lugar nenhum. Ela não se veste, ela usa uma fantasia. E isso é o ponto alto nela. Ela não liga para as opiniões alheias - ligava antes, mas aprendeu a ignorar tudo isso - ela é o que ela quer ser. Ela tem um três desejos, e um deles é chegar no baile usando um vestido de Maria Antonieta, com peruca, anquinhas e tudo o mais. E além disso, usando um coturno preto.

Um ponto diferente, mas que me agradou bastante, foi a Stephanie abordar o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Eu nunca tinha visto isso em nenhum livro ya é gostei bastante da forma como Lola lida com a situação.

Porém, como nem tudo são flores, Lola também tem lá seus problemas. Ela namora Max o bad boy mais velho que conquista todas por onde passa. Mas quando a família Bell volta a ser sua vizinha, Lola recorda seu passado envolvendo aquela família, principalmente o filho mais novo, gêmeo de Calliope, Cricket.

Por falar na família Bell esse é o grande segredo do livro. Digamos que Lola teve um pequeno, e com pequeno eu quero dizer enorme, problema com a família que morava na casa ao lado, e toda vez que alguém se mudava para a casa lavanda ao lado da sua, seu coração disparava até que ela visse a nova família. Porém um dia ela vê um caminhão de mudança parando na frente da casa lavanda e quando percebe, a família Bell está de volta.

E a partir dessa mudança, seus problemas começam. O que se mostra pura aflição para Lola e mais história para nós do outro lado do livro.

Falando um pouco do trabalho gráfico do livro: Ficou perfeito! Cada começo de capítulo com uma fonte fofinha no topo da página e no rodapé da página detalhes que nos deixam encantados. *-* A revisão está quase perfeita também. Só encontrei alguns errinhos no final do livro, mas isso pode-se relevar.

Claro, com Lola e o Garoto da Casa ao Lado é um ya com alguns traços de chick-lit você já sabe o final, mas ele foi escrito de uma maneira tão fofinha que não tem como não amar. Juro que se mexer nesse livro em algum ponto, estraga.

Adorei! Mais do que recomendado para quem gosta de romances levinhos e fofinhos para equilibrar com algum ya sobrenatural mais pesado, Lola e o Garoto da Casa ao Lado é uma excelente escolha. E se você já leu Anna e o Beijo Francês e gostou está esperando o que para ler esse livro logo?

---------------------------------------------------------------------

@NathiiMota