Predestinados Josephine Angelini

Resenhas - Predestinados

Aline 18/02/2021

O destino os unio, os Deuses os separaram
Na Grécia Antiga com o surgimento da filosofia entre o século VII a.C ao VI a.C desenvolveu a chamada ágora (espécie de debate sobre temas acerca da economia ,política e desenvolvimento das cidades-estado). Antes existiam a teoria do mito que é uma forma de concepção intuitiva da tradição cultural em que secularizava-se causando a morte da consciência mítica. Entretanto existiam os pré-socráticos que acreditavam em procurar uma explicação para mundo,entre eles o chamado Parmênides e Heráclito sendo respectivamente a teoria do imobilismo juntamente com a unidade de essência que seria infinita ,indivisível ,imutável e imóvel. Já para Heráclito defendida a tese de que tudo flui e está em constante movimento(fluxo perpétuo) com o Archer fogo que indica a constante agitação e com os dois filósofos juntos formam o pluralismo filosófico. No livro de Josephine Angelino chamado "Predestinados encontra-se a personagem Helen Hamilton que tem força sobrenatural e uma grande velocidade.
O livro acontece em uma ilha chamada Nantucket onde Helen depara-se com um rapaz chamado Lucas Demos e de modo súbito sente tremendo ódio e sentimentos contrários. A ilha é conhecida por ser um ponto turístico e Helen é conhecida por sua tamanha beleza e todos sentem inveja por conta do modo como Hector trata ela. O momento em que a personagem principal começa a ter sonhos com as Fúrias que são deidades mitológicas gregas qu segundo a história são criaturas do submundo criadas por Hades, o deus do inferno.
As crianças em Esparta e Atenas são diferenciadas com a criação acerca do desenvolvimento onde os espartanos tem como base a sobrevivência e a força que retratam a natureza. Já os atenienses priveligiam o conhecimento e educação erudita. O livro a autora descreve a autoridade da importância da mitologia grega mas é necessário uma compreensão sobre as origens e início da Grécia Antiga com o surgimento da filosofia junto com a cidades estados, bem como a agora.
Com as mais variadas narrativas encontra os aspectos necessários para uma boa trama bem elaborada e rica em um conteúdo histórico. A consequência do ódio gerado por um estereótipo onde temos o medo por relações de amizade e inveja por parte do desconhecido. A autora Josephine Angelini trata com perspicácia e autoridade a relação entre o medo pelo desconhecido evidenciado na parte em que o encontra de Lucas Delo e Helen Hamilton se conhecem.
Predestinados é uma elaboração bem feita com a comparação da obra de Homero que envolto em um mistério para a mensagem do guerreiro de tróia junto com a abstenção do perigo retratam um grande escritor da Grécia Antiga.

@sobrevivilendo 14/01/2021

Predestinados
Com mitologia grega e uma boa dose de mistérios, o primeiro livro da série Predestinados de Josephine Angelini é uma leitura que te prende do inicio ao fim. Intrigante e instigante sem perder o ritmo, predestinados acompanha a vida da adolescente Helen Hamilton, que foi abandonada com o pai pela mãe quando ainda era um bebê e cresceu no escuro sem conhecer sua verdadeira natureza.
Helen já sabia que era uma adolescente fora do comum – alta demais, forte demais, rápida demais... – e a ‘esquisitice’ só piora quando a família Delos chega na ilha em que ela cresceu e ela sente um desejo sobre-humano de matar Lucas, atacando ele sem nenhum controle na frente de toda a escola.
A partir dai a trama só vai revelando que há muito mais para ser descoberto do que se imagina. Tornando o livro impossível de largar.
Eu já havia lido ele há anos atrás, publicado pela editora @intrinseca, a trilogia infelizmente foi parada aí. Ficando os outros dois livros com seus desfechos sem publicação no Brasil. Atualmente estou lendo em inglês, e espero finalmente descobrir se o jovem casal consegue mudar o destino e contornar o desejo dos deuses.
“Um amor escrito nas estrelas... Uma disputa que começou na Grécia antiga... Um a maldição que nem os deuses podem desfazer.”

site: www.instagram.com/sobrevivilendo

Camilla.Conti 27/08/2020

Tinha potencial
A autora trouxe de forma muito interessante a mitologia grega no contexto do livro. Porém, achei o relacionamento dos personagens chato.

Jessica Abreu 20/08/2020

Quero mais!!!
Helen é uma personagem incrível que cresce ao longo da história. O livro é fluido e muito envolvente. Li em 24h e só consigo pensar no quanto gostaria de saber mais. Infelizmente, os demais livros da série não foram traduzidos. Um minuto de silêncio...

@s.faria_ 12/08/2020

Predestinados
O livro, para mim, começou de maneira monótona, minha atenção era facilmente desviada e os capítulos eram nada mais que isso, capítulos. Mas depois de um tempo o livro foi me chamando atenção, o enredo melhorando e os personagens estavam cada vez mais desenvolvidos. A história começou a fluir de um jeito único e perfeito, onde cada cena era uma surpresa. O final me surpreendeu e eu esperava ansiosamente pelo próximo livor. Infelizmente, pelo o que eu entendi, os outros dois livros da trilogia não estão disponíveis para compra com tradução para o português.

Priscila570 06/07/2020

Lido pela primeira vez em 25/08/12 a 30/08/12

Lari 27/06/2020

Amei o livro!!! Não esperava que fosse tão bom! Sem dúvida um dos melhores que entram no universo da mitologia grega que já li.

Fabi Luques 07/04/2020

Muito bom!
Foi bom ler algo relacionado à -mitologia grega na atualidade- de novo, e foi melhor ainda ter minhas expectativas superadas com esse livro. Fiquei ansiosa em algumas partes, ri em outras, e no geral a história é muito boa. Os personagens possuem tanta personalidade que são quase palpáveis, assim como todos os cenários descritos pela autora. Li em pouquíssimos dias, e é uma leitura bastante fluída. Recomendo pra quem curte leituras de fantasia, com uns toques de romance e um background mitológico ;)

Perry 12/03/2020

A escrita não é muito boa. Muito repetitiva. O livro não me prendeu em momento algum e foi um sacrifício muito grande terminá-lo. Pra mim, não rolou

Lela Tiemi 08/04/2018

"Tudo o que precisava era derrotar o Destino uma vez e saberia que ele era seu próprio mestre, não apenas uma história pré-escrita que é relida de tempos em tempos para agradar aos cosmos, mas uma verdadeira página em branco que ele poderia preencher com qualquer que fosse o futuro que decidisse escrever para si."(p. 259)

Em "Predestinados" de Josephine Angelini (Editora Intrínseca, 320 páginas), conhecemos Helen "Lennie" Hamilton, uma garota de 16 anos que vive com o pai - ela jamais conheceu a mãe - em uma pequena ilha da Costa Leste, em Massachusetts. Ela não é uma garota comum, mas tenta passar despercebida ao máximo possível. Fisicamente mais forte que as outras pessoas, ela é capaz correr mais rápido, ou carregar mais peso, que uma pessoa normal sem ao menos se sentir ofegante. Porém, jamais entendeu o porquê disto e sempre se esforçou para esconder o quanto é diferente. Isto até a chegada da família Delos.
Em uma cidade pequena, como na ilha que Helen vive, todo acontecimento se torna uma grande notícia. E a grande novidade é a chegada da família Delos. Em todo lugar este é assunto que se ouve, inclusive sua melhor amiga, Claire, não para de falar desta novidade. Uma família grande que por muitos anos morou na Espanha e agora mudou-se para aquela cidade pequena e esquecida: uma irmã solteirona e dois irmãos que logo chegariam com seus filhos. Um deles com a esposa, e os dois filhos, Lucas e Cassandra. E outro pai de três, Hector, o mais velho, e Jason e Ariadne que são gêmeos. De todos, os gêmeos e Lucas possuem a mesma idade de Helen e todos eles logo frequentarao o colégio.
O que Lennie não esperava era o ódio que sentiria por eles, especialmente por Lucas. E ele sente o mesmo. Contudo, é um sentimento tão intenso que vai além do desprezo, o ódio acende entre eles uma sede incontrolável por sangue. Eles desejam matar um ao outro e pouco são capazes de controlar este sentimento. Isso porque toda vez que eles se aproximam, as Moiras surgem. Moiras, segundo a mitologia grega são três lúgubres irmãs responsáveis pelo destino dos Deuses e homens. Entre os Descendentes gregos cada linhagem diferente pertence a uma Casa - como é o caso de Lucas, que pertence a Casa de Tebas -, que estão destinados a se odiarem. O ódio que move Lucas e Lennie ocorre por pertecerem a Casas diferentes. Lennie começará aos poucos a descobrir os segredos do seu passado e de sua mãe, e o porquê de seus sonhos estranhos ou de ser tão diferentes das pessoas comuns. Sim, Lennie é uma Descendente de um Deus da mitologia grega, mas mais que isso sua história esta totalmente entrelaçada com a mitológica Guerra de Tróia.

Um livro jovem adulto que mistura mitologia grega. Eu gostei bastante da história criada pela autora. Durante a leitura é fácil identificar elementos que se tornaram clichês nos YAs: o colégio e o amor impossível; e no caso deste livro, a família Delos inevitavelmente me lembrou a família Cullen. Mas assim como os Cullens, o Delos são adoráveis! Super carismáticos! E, falando em carisma, tenho que citar a melhor amiga de Helen, Claire. Uma das minhas personagens favoritas neste livro. Corajosa, cheia de personalidade, divertida!

O romance impossível entre os jovens, Lucas e Lennie, é bonito, mas não achei o mais emocionante, mesmo achando o Lucas super fofo e de ter me simpatizado com Lennie.
O que eu realmente achei o máximo foi toda a trama mirabolante da autora. Como ela encaixa tão bem na história a mitologia grega, a Guerra de Tróia contada em "Ilíadas" e o mito de Atlântida, para dar super podereses aos personagens e criar uma história interessante para o destino de cada um deles.
Ficou curioso? Então, leia! Eu recomedo.

Karine 01/12/2017

Helen melhor pessoa
Gente super recomendo essa trilogia, eu engoli esse livro em quatro dias praticamente, não conseguia dormir enquanto não terminasse o capítulo seguinte e depois o outro, e o outro.
Ela, uma menina que não entende porque é diferente, até que uma família rica chega à cidade e ela se depara com Lucas. Apesar de ficar encantada com a beleza dele, foi tomada por uma fúria incontrolável, que ela mesma não entendia o motivo, só sabia que precisava matar ele, e assim o fez, foi pra cima dele, em pleno intervalo na escola, toda uma plateia olhando o surto de loucura que ela teve....

Giane 31/01/2015

Predestinados
Predestinados surgiu sem eu saber se quer do que se tratava. Ganhei em um sorteio e não sei porque, mas nem sua sinopse tinha lido. Acho que foi por isso que ele ficou encalhado até ser escolhido como oitava leitura da maratona.

"A mãe os abandonou quando ela era bebê, mas Jerry logo aprendeu como dar à filha a quantidade certa de atenção. Ele não vivia grudado em Helen, mas estava sempre por perto quando ela precisava." P. 8;

Helen é criada pelo pai em uma ilha nos Estados Unidos. Apesar de ser uma adolescente realmente bela, ela tenta não chamar atenção para si. Afinal cada vez que ela é notada tem crises de cólica e o pânico a ataca. Por esses e outros motivos Helen acha que não se encaixa nessa localidade.

"Por que todo mundo não podia simplesmente ignorá-la? Por dentro, Helen sempre tinha achado que era diferente, mas pensava que havia feito um ótimo trabalho escondendo isso a vida toda. Parecia que, sem perceber, ela vinha dando dicas sobre a estranha criatura dentro de si." P. 21;

Quando a família Delos chega a ilha é verão e Claire, melhor amiga de Helen, se empolga em conhecer os meninos novos. Mas quando o encontro acontece Helen está totalmente possuída por três figuras que clamam sangue. Ela ataca Lucas Delos e por pouco não o mata estrangulado.

"- Espero que sua filha se sinta melhor logo, Jerry. Eu mesmo já tive insolação e me falaram que fiz todo tipo de coisas estranhas. Pode até fazer você ter alucinações, sabia? - disse ele, para ninguém em particular." P. 37;

A partir desse momento Helen começa a notar que tem um ódio mortal, infundado, pela família Delos, mas que mesmo assim não consegue ficar longe deles. Num dia normal como qualquer outro ela é atacada por uma mulher desconhecida e acaba sendo salva por Lucas.

"- Isso é realmente uma droga - disse ela, com um tom de desculpas. - Mas você é a cara de Daphne Atreus, a mulher que matou nosso irmão Ájax há vinte e um anos." P. 160;

Dias após, ela se vê fugindo de Hector e Lucas por uma faixa de areia. No meio da corrida Helen começa a ter um ataque de pânico e acaba desmaiando. Nisso Lucas terá que salvá-la e ela a Lucas. Mas será que os dois deixarão o ódio de lado? O que e quem são os três fantasmas que aparecem clamando por justiça? E a pergunta mais importante: Por que Helen é tão diferente dos outros adolescentes?

"Ela estava se lembrando de um clarão azul no passado e de um homem assustador que ficava tentando tocar em seus cabelos, e que voou para longe dela nos fundos da balsa de Nantucket. O cheiro de queimado tomou sua garganta." P. 174;

Apesar de ser um livro que fala sobre mitologia grega, basicamente a Guerra de Tróia, não espere muitos seres mitológicos nessa narrativa. O livro tem uma ótima história, mas como em toda trilogia é mais uma introdução. A ação fica toda voltada as perseguições de que Helen tem que escapar, e como perseguem essa garota, o livro é recheado de mistérios sobre as origens da personagem principal.
A capa é linda e condiz com a história. As folhas são amarelas e as letras e espaçamento ótimos. Há alguns erros, que creio serem de revisão, mas que em nada prejudica a leitura. Por fim o livro deixou um gancho fantástico. Eu fiquei rezando aos deuses para que não tivesse acabado ali naquela página o livro, mas acabou mesmo!
Gostei tanto da história que troquei minhas duas últimas leituras da maratona pelas continuações da obra. Já que a Intrínseca (pô intrínseca, assim você mata os leitores) não ajudou com isso, terei que ler em espanhol os próximos. Então recomendo o livro a quem ama uma boa leitura com traços de mitologia e quem não se importa de ler em outra língua para saber o resto da história! :D :D

site: umaleitoraaquariana.blogspot.com

Isabelle 21/05/2014

Excelente...
A autora soube utilizar muito bem o enredo sobre a mitologia o que deixa a história ser compreendida e lida facilmente. Aos que conhecem as histórias mitológicas, principalmente sobre Troia, irão gostar bastante.

Sendo eu, uma fã assumida da saga Crepúsculo, já digo que, em alguns determinados trechos, pensava que estava o lendo. Mas a história não lida com vampiros e sim, com descendentes de deuses.

Após Helen tentar matar Lucas na primeira vez que o vê e sem saber o porquê, descobre que é uma descendente, mas nem ela e nem a família Delos sabe de qual deus ela é descendente ou de qual casa ela pertence. Mas após muitos acontecimentos a história vai se desenrolando e definitivamente é quase impossível parar de ler sem saber o que vai acontecer.

Li algumas resenhas que não estavam a favor da história sendo narrada na terceira pessoa. Eu não tenho nada contra esse tipo de narração, mas é claro que dependendo da história você quer saber a visão do personagem, ou não. No meu caso, a narração foi excelente.

site: http://notavelleitura.blogspot.com.br/p/resenhas_16.html

lana 01/04/2014

Ok, admito que comprei esse livro primeiramente pois soube que falava sobre Mitologia grega e segundo pela capa linda que apresenta. Tal como Percy Jackson, Predestinados nos leva para a mitologia grega nos dias atuais, entretanto com um outro ar diferente da série de Rick Riordan.
O livro conta a história de Helen Hamilton, uma garota de 16 anos, que mora na ilha de Nantucket junto com Jerry, seu pai. Helen nunca conheceu sua mãe, que foi embora quando ela era ainda bem pequena, deixando apenas um colar com um pingente de coração no qual ela jamais tira do pescoço. Com 1,75 m de altura e bem bonita, Helen tenta não chamar a atenção, até sendo algo muito difícil. Apesar de se achar diferente dos outros adolescentes por causa de sua grande força e rapidez, ela tenta viver uma vida normal. No entanto, tudo isso muda com a chegada da família Delos na calma ilha de Nantucket. Logo quando os Delos chegam na ilha, já se tornam o centro das conversas aonde falam que a família inteira era inacreditavelmente inteligente, bonita e rica, mas Helen é a única que não dar muito atenção para ela.
Logo no primeiro encontro de Helen com um Delos(Lucas Delos) algo estranho acontece. Ao encontrar Lucas pelo corredor do colégio, ela começa a vê três mulheres puxando os cabelos, gritando nomes de pessoas e apontando para ele, e do nada começa a sentir um ódio e uma vontade de mata-lo. Helen começa a ter também sonhos bem loucos aonde está em um local sombrio e tenebroso, e quando acorda seus pés estão sujos de terra, por causa disso ela começa a duvidar até da própria sanidade.
Ao logo de cada capítulo vamos conhecendo coisas sobre o passado da família Delos e também sobre Helen. O livro é narrado em terceira pessoa e conseguimos ver o ponto de vista de Helen e outros personagens.
Achei bastante interessante e original a idéia de Josephine Angelini de se inspirar na Ilíada de Homero, mas precisamente, a história de Páris e Helena de Troia. No entanto, ao ler o livro, não vou mentir, mas veio na mente logo a história de Crepúsculo. Facilmente pode-se fazer uma comparação com alguns elementos das duas histórias como a menina que mora sozinha com o pai em uma cidade pequena e o aparecimento de uma família misteriosa.
O enredo é bastante leve e agradável, mas deve seus altos e baixos. No começo a leitura estava em correndo em um ritmo ok, mas na metade do livro, admito que eu estava já começando a pegar raiva da história, no entanto depois de alguns capítulos, parece que a história deu um pulo e eu não conseguia largar mais o livro.
Agora falando dos personagens. Alguns personagens me cativaram bastante, como Claire - melhor amiga de Helen, descente de asiático e baixinha - , Hector Delos - Um cara bastante forte, primo de Lucas - e Ariadne - Também prima de Lucas e irmã gêmea de Jason -. Já Helen, eu achei mais ou menos, tinha vezes que gostava dela, mas tinha horas que eu não suportava.
Concluindo, achei a história bastante legal, apesar de algumas coisinhas e estou na expectativa do segundo livro (Dreamless) lançar logo aqui no Brasil. Predestinados é um livro que recomendado para leitores que gostam de algo mitológico mas com romance e mistério, e que certamente iram adotar essa nova série.

site: http://www.masquelivro.com/2013/01/resenha-predestinados-de-josephine.html

Miguel 21/03/2014

Predestinados: o poder do amor pode ser mais forte que uma briga antiga?
Josephine Angelini se embasa na história contada na Ilíada de Homero, mas com muitos aspectos atuais, o livro Predestinados (2011-USA/2012-BR) cria uma boa mistura entre desejo, brigas e a história grega de Helena de Tróia e Paris.
Helen tenta ser uma garota normal, mora com o pai, que foi abandonado pela mãe da garota quando era criança, em uma pequena ilha, Nantucket, tem uma melhor amiga, tudo o que uma garota em seus dezesseis anos precisa, mas Helen não é comum, ela esconde de todos uma super-força e uma velocidade incrível. A vida calma dela se transforma completamente com a chegada da família Delos, ela começa a ter sonhos horríveis em um deserto escaldante sem água e três mulheres que choram sangue e o mais estranho ainda, ao ver Lucas (um dos rapazes dos Delos) ela sente uma vontade louca de mata-lo, sem qualquer tipo de explicação, sem ao menos conhece-lo. Mas tudo muda quando o destino resolve agir e os dois se apaixonam, Helen descobre a sua verdadeira história e por que tinha a vontade insaciável de matar Lucas, eles são de casas ligadas aos antigos Deuses gregos diferentes e a missão de cada casa é matar o integrante das outras três. Helen descobre também que está fardada a repetir a guerra grega mais famosa de todo o tempo, a Guerra de Tróia, mas os Delos estão dispostos a proteger Helen e Lucas de seu destino.
Nem sempre o livro é mil maravilhas, alguns tem suas falhas ou exagero em certo ponto e este livro exagera muito nos discursos e acontecimentos melodramáticos entre o casal, deixando-o um tanto clichê como tantos outros livros "melosos".
Algo muito interessante do livro é ele nos mostrar que na verdadeira guerra de Tróia não houve o famoso "Cavalo de Tróia" mas sim uma traição por parte de Helena ao povo troiano, nos mostrando um outro lado, por mais que fantasioso, plausível que pode nos forçar a questionar a história que aprendemos.
Uma incrível aventura com deuses gregos, brigas familiares e se você gosta muita melodramatismo a cada encontro e desencontro do casal essa é uma ótima opção para leitura

site: http://status-lendo.blogspot.com.br/2014/03/resenha-predestinados.html#more