Predestinados

Predestinados Josephine Angelini

Resenhas - Predestinados

Yasmin 24/08/2012

Um novo lado da mitologia e muito bem explorado

Desde quando conheci esse livro no Goodreads no final do ano passado fiquei interessada. Mitologia grega com um novo foco e uma nova roupagem? Era perfeito dentro do que eu tanto procurava depois de ler Percy Jackson. Contudo quando o livro chegou por aqui desanimei. Por isso mudei de ideia quando fui solicitá-lo a Intrínseca como primeiro livro da parceria. Por isso foi com muita surpresa que o recebi dois dias atrás. Erro ou não, acabou que gostei muito da história de Josephine Angelini.

Helen Hamilton cresceu apenas com o pai em uma pequena ilha do Maine. Alta demais ela sempre tentou se esconder, aparecer o menos possível, mas nos últimos tempos isso tem sido mais difícil. Ela não para de sentir dores pelo corpo, está tendo pesadelos horríveis, acorda com os pés machucados, cheios de areia e o ano letivo promete com a chegada de uma família enorme a ilha. Os Delos são o assunto principal da cidade e para piorar sua fama de esquisitona no primeiro encontro que tem com Lucas Delos as coisas saem completamente de controle. Ela não só ataca o garoto como deseja ele morto. Isso no meio do corredor da escola, repleto de pessoas por perto. Após uma segunda situação Helen acaba buscando informações com a família Delos. Justificativas para suas características estranhas, poderes desconhecidos e uma trama que remonta a séculos da qual nem ela e nem Lucas podem escapar.

Essa é a premissa central da história e não vou discorrer mais sobre porque a sinopse já deixa bastante coisa clara apesar de exagerar em alguns pontos. O ponto alto do livro é a recriação do mito de Helena de Troia. Quando se fala de mitologia você ouve muito sobre deuses e semideuses, mas até agora ninguém tinha arriscado recontar em termos atuais a história de Helena e Páris. Os acréscimos que Josephine Angelini fez a história original foram muito bons. Os Descendentes, a organização em casas e a eterna batalha que eles têm que travar geração a geração foi tudo muito bem elaborado. Principalmente a questão das Fúrias e do retorno de Zeus furioso se eles descumprirem o acordo firmado no fim da guerra de Troia. O encaixe entre o que está na Ilíada com a história da autora foi ótimo. É perfeito para quem gosta de mitologia e quer expandir, conhecer outras histórias.

Os personagens também são bons. Helen é um pouco chatinha às vezes, mas o melhor é que muitas das manias dela são explicadas no decorrer de suas descobertas sobre si mesmas. Justificativas plausíveis e que não deixam muitos motivos para reclamar. Não quero falar muito porque tem bastante coisa que é preciso descobrir lendo. Os irmãos e os primos da família Delos são todos ótimos. A família tem uma dinâmica muito boa. Gostei do cuidado que a autora teve ao correlacionar cada um de maneira correta aos seus antepassados famosos. E estou muito curiosa para saber o que vem por ai. Ficam perguntas importantes para o próximo livro. O poder que Helen descobre no final deverá ser vital no próximo livro. O final satisfaz tanto aos que gostam mais da mitologia quanto aos que gostam do romance. E principalmente, como é o meu caso, aos que gostaram dos dois.

Leitura muito agradável, com descrições precisas e ritmo excelente. A trama se desencadeia de forma muito natural e diferente do comum é narrado em terceira pessoa dando uma perspectiva maior da (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/08/resenha-predestinados.html

Jacqueline 18/08/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Helen Hamilton sempre viveu na pequena Ilha Nantucket. Cercada por seus amigos de infância, ela tenta se esconder ao máximo e passar despercebida pelos corredores da escola, tarefa bem difícil quando se tem 1,75 de altura.
Quando começa a ter alucinações com três mulheres que choram lágrimas, Helen tem a certeza de que é muito diferente de seus amigos.

Assim que a família Delos se muda para Nantucket, muitos boatos ganham força nos corredores do colégio. Helen parece ser a única pessoa sem interesse em conhecer os já famosos integrantes, porém, o encontro com Lucas Delos se torna inevitável quando ele começa a frequentar a mesma escola.
Assim que vê Lucas pela primeira vez, Helen é tomada por um enorme desejo assassino. Ela não sabe por qual razão, mas sente uma grande vontade de matá-lo. Para piorar, as três mulheres de suas alucinações sempre aparecem quando os dois estão juntos.
E fica cada vez mais difícil evitar um confronto com Lucas, já que ele é a pessoa que tem todas as respostas que ela necessita.

" - Você me quer, de alguma forrma, ou só acha divertido me provocar assim? (...) Você não vai nem me beijar?
- Se eu beijar você, não vou parar - sussurrou ele, desesperado, enquanto se apoiava nos cotovelos para olhá-la nos olhos." (pág. 200-201)

O primeiro contato que eu tive com o livro, foi atráves da entrevista com a autora, que você pode conferir aqui. Já tinha me interessado pela sinopse, e quando soube do lançamento no Brasil, só me restou roer as unhas.
O livro é uma mistura de Ilíada com Romeu e Julieta, e não teria como o enredo ser mais original.
O que mais me chamou atenção foi o fato da mitologia grega ser super bem elaborada e explicada. A história é um prato cheio pra quem é fã de mitologia grega, assim como eu. A Guerra de Tróia é citada, bem como os principais heróis gregos.

Narrado em terceira pessoa, a autora abrange vários pontos de vista, o que confere certa dinâmica a narração, já que não ficamos presos na mente da protagonista.
Falta um pouco de "tempero" em Helen. O fato dela tentar se esconder o tempo todo, sendo que a primeira coisa que Lucas nota é a sua beleza, chega a ser irritante.
O encontro entre Lucas e Helen é o oposto de tudo o que eu tinha imaginado, e o ódio mortal que um sente pelo outro no início me surpreendeu positivamente.
A maldição que acomete ambos, acontece graças a já conhecida história dos amantes Helena e Páris.
Eu esperava mais romance, porém, a mitologia e toda ação compensa a falta de açúcar entre Lucas e Helen.

Aos poucos Helen descobre mais sobre os Descendentes (filhos de deuses com mortais), e os seus poderes. As partes em que treina para dominar seus poderes, são bem descritas. A sensação que eu tive foi de estar lendo o roteiro de um filme.
Muitas passagens me lembraram a saga Crepúsculo, assim como o "dom" de alguns personagens. O dom de Ariadne - prima de Lucas - em ver futuro, como se fosse uma espécie de oráculo, é idêntico ao da Alice de Crepúsculo.
No início fiquei confusa com os vários integrantes da família Delos, mas conforme a leitura avança, os seus "dons" ajudam a diferenciar quem é quem.

Josephine nos presenteia com uma narrativa bem minuciosa envolvente, uma história rica em mitologia, e personagens bem desenvolvidos.
Apesar de ser o primeiro de uma trilogia, o livro passa bem longe da enrolação. Angelini consegue revelar muitos detalhes, ao mesmo tempo em que deixa muita coisa no ar para ser desvendado nos próximos volumes, deixando um gostinho de quero mais.
Mal posso esperar para conferir o que irá acontecer com os Predestinados Lucas e Helen, na continuação Dreamless, que foi lançada esse ano nos Estados Unidos, mas ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Classificado como 3,5.
line Santos 01/08/2013minha estante
Nossa realmente parece com crepusculo mais a diferença é que a Helen não é sem Graça ela tem atitude :)

Adoroooooooooooo

Tribo do Livro 15/08/2012

Amor e tragédia
Resenha por Ver Sobreira

(..) Aquela que Desce deve ir até lá embaixo, onde estão os que não conseguem perdoar e não conseguem esquecer. Aquela que Desce e seu Escudo libertarão os Três do sofrimento, assim como libertarão as Casas de seu ciclo de sangue por sangue(...)
por Sibila, o Oráculo de Delfos

Claramente podemos ver que depois do sucesso de Rick Riodan, transfomando a mitologia greco-romana
em algo mais palpável a gerações atuais, muitos outros autores seguiram pelo mesmo caminho. Alguns com texto regulares e outros com relativo sucesso e criatividade surpreendente. Este é o caso de Josephine Angelini, que recria em Predestinados a "verdadeira" história da guerra de Troia e de seus Descendentes, com Zeus mais uma vez interferindo entre os mortais para que seus filhos deuses não acabassem mortos. Com isso deu-se uma maldição, que colocou em rixa as 4 casas da Descendência, transformando semideuses em inimigos mortais. E como sempre as Moiras, irmãs tecedores dos destinos, os movem como em um jogo de xadrez.

Helen é uma jovem de 16 anos que sempre se sentiu diferente dos outros. Por mais que ela não queira, sempre acaba chamando a atenção das pessoas. Agora chegou à escola um novo garoto, seu nome: Lucas Delos, apesar de ser o garoto mais lindo que Helen já viu e o primeiro por quem ela se sente verdadeiramente atrai, há um paradoxo, pois ela tem uma vontade incontrolável de matá-lo, é como se as Fúrias houvessem se apossado dela e sussurrassem a todo instante que Helen tem que matá-lo.

(...) Lucas estava de pé em frente ao seu armário, a uns seis metros de distância, também encarando Helen, enquanto o mundo esperava a gravidade voltar funcionar. Ele era alto, pelo menos um metro e oitenta, e tinha o corpo forte, apesar de os músculos serem longos e esguios em vez de volumosos. (...) Encontrar os olhos dele a despertou. Pela primeira vez na vida, Helen soube o que era o mais puro e venenoso ódio.(...)

Predestinados transforma os mitos narrados na Ilíada de Homero – uma epopeia grega em vinte seis canto – e algo acessível aos jovens– se bem que ler o original não é nenhuma má ideia. Nesta narrativa, dois jovens adolescente serão os portadores da maldição que os verdadeiros París e Helena desencadearam ao se apaixonarem. Josephine Angelini tem uma habilidade interessante em faciltar esta narrativa, assim como Riordan, ela percebe o que é válido para criar um enredo fantástico e dinâmico. Você começa ler e quer saber o que vem a seguir, em suma não consegue parar.

Os personagens são fascinantes, apesar de no começo Helen ser um pouco chata.No entanto, ao longo da história se tornar uma garota forte, que tentar desesperadamente entender o que é, e qual o significado de ser Descendente, Banido ou Vadio, denominações bem peculiares na visão da autora; Lucas por outro lado cresceu sabendo exatamente quem era, porém isso não facilita as coisas para ele quando conhece Helen e se vê apaixonado por ela. Os dois terão que enfrentar uma grande jornada para ficarem juntos.

Neste primeiro livro a autora abordará o início do mito, o porquê dos acontecimentos. Encontraremos Hector, primo de Lucas, claramente o guerreiro Heitor, irmão de París; Cassandra, irmão de Lucas, como a sacerdotisa destina a manter o espírito do Oráculo; e ainda Daphne, Castor, Ariadne, Jason e outros, pois que já leu nem que seja um pouquinho de mitologia greco-romana saberá de que estou falando. Outra coisa, mas não vou colocar spoilers, o curioso é descobrir porquê Lucas é o único em sua família que não tem um nome tradicionalmente grego.

Predestinados além de ser uma narrativa que tem como pano de fundo um tragédia grega, ressalta sentimentos importantes na vida de uma pessoa: amor, amizade, companheirismo, família, entre outros. Josephine Angelini em seu livro de estreia, não deve ser considerada a herdeira e nem muito menos uma cópia de Rick Riordan , e sim uma ótima contadora de história, tão boa ou até melhor que ele.

Narrativa consistente e interessante é a certeza de uma boa leitura, mas sinalizo que é destinado ao público – YA Lit – ou seja, jovens adultos. Agora é aguardar a continuação desta linda história de amor e tragédia, como toda boa narrativa grega.

Pri 21/08/2012minha estante
Eu li o livro sim, se não nem me daria o trabalho de vir comentar. Você que parece que não leu a resenha. Nunca disse que há vampiros no livro. Eu disse que a história é semelhante a Crepúsculo. Leia a resenha primeiro antes de dizer coisas que eu não falei.

Joana 23/08/2012minha estante
Pri, concordo com você! Quer dizer, mais ou menos. Também me decepcionei com o livro, também encontrei Crepúsculo nele, assim como várias referências de outros livros.
A paixão deles do nada é bem absurda também. Isso que achei legal quando começaram se odiando, parecia original. Depois? AH FALA SÉRIO.
Gostei e não gostei ao mesmo tempo... Mas a capa é linda! hsaushau

Anjo Kyra 30/08/2012minha estante
"...Para completar, a estória é baseada em mitologia grega, na Guerra de Troia, para ser mais específica. Então para mim, esses elementos já prometiam uma boa estória. Infelizmente, ficou só na promessa.
Nunca me senti tão enganada ao ler um livro. Porque eu digo isso? Porque eu já li ele, só que em vez de semideuses, a estória se desenrolava com vampiros. ..."
Palavras suas não minhas, é tem semelhança devido a fonte de inspiração que nada mais é "Romeu e Julieta", assim como a maioria dos livros de agora. Então acostume-se pois eles estão e estarão sempre revivendo e copiando essa história pois nada mais é do que um... clássico.

Pri 30/08/2012minha estante
Então Anjo Kyra, conforme eu tinha dito anteriormente e você até, gentilmente, destacou na minha resenha, eu apenas disse que há semelhanças entre este livro e crepúsculo e não que havia vampiros na estória como você disse no seu primeiro comentário (que por acaso não consta mais aqui! Acho que foi apagado, não sei!). Mas acho que você já chegou nessa conclusão, já que até colou a parte da resenha aqui. Quanto a questão de outras estórias serem inspirações para outras, eu sei que isso existe. Eu sei que "nada se cria, tudo se copia". Mas o problema disto, ao meu ver, é quando o autor se inspira demais em outra ideia e esquece de desenvolver a sua. A maioria dos livros, hoje em dia, se inspiram em outros, mas a diferença que separa esses livros entre bons e ruins, é como o autor vai usar essa "inspiração" e criar uma estória que surpreenda. Infelizmente, na minha opinião, a inspiração dela nesse livro foi muito mal usada. E tenho certeza que não foi só eu que percebeu semelhanças gritantes com crepúsculo, por que é inevitável não notar se você leu as duas obras. Agora se este fato não te incomodou, legal. Continue lendo a série. O fato é que eu esperava um coisa do livro e você outra, por isso a divergência de opiniões.

Simonovitch 03/09/2012minha estante
Você me fez sentir vingada com essa resenha, haha. Eu fiquei tão pasma com os clichês, sabe? Adquiri verdadeiro ódio por Lucas Delos. Já a Helen... a baixa autoestima dela não me incomodou. Acho que a falta de segurança a impedia de reconhecer seu potencial, algo psicológico. Mas nada que seja desculpa para bancar a donzela indefesa :S

Lu 07/09/2012minha estante
Gostei da franqueza da sua resenha. Quando eu li "mitologia grega", resolvi pesquisar sobre o livro. Eu adoro a série Percy Jackson e adoro mitologia. Mas saber que é outro Crespulete, só que com semideuses é simplesmente desanimador. Prefiro dar uma olhada na trilogia que vc sugeriu. Obrigada pela dica!

Pri 07/09/2012minha estante
Obrigada pelos comentários meninas (Lu, Giulia e Girlie P.). Gostaria muito que esse livro tivesse me conquistado de alguma forma. Pelo menos foi com essa vontade que eu comecei a ler o livro. Mas, infelizmente, encontrei mais coisas negativas que positivas durante a leitura. É uma pena :(

jessica 10/09/2012minha estante
Terminei de ler este livro hoje.
Não achei ele uma copia e não me fez lembrar crepúsculo não. E olha que eu li e reli crepúsculos diversas vezes.
De fato achei o livro bastante original.
Acho que tudo ficou bastante claro.
Por exemplo o fato de ela não gostar de chamar a atenção, a tal maldição que a mãe dela pôs nela.
Achei super original ela odiar ele no inicio, eu fiquei tipo ãnn?
A paixão entre os dois pode parece ter ocorrido do nada, mas você percebe pelos detalhes. Tipo eles são tipo como a encarnação de Helena de Troia e Páris. Ou seja o amor sempre existiu neles, e ele só veio a tona de fato quando a fúria foi quebrada.
Havia o fato de a atitude de Helen me irritar, mas isso é super normal todos os personagens tem um momento que me irrita em alguma ação.
Mas veja por um lado, a garota do dia para a noite começa a ver três mulheres chorando e senti uma raiva inexplicável que há faz agir sem pensar, e ela tem que aprender a luta porque de repente querem matar ela por que ela é uma descendente de deuses.
Acho que quando você começa a ler um livro, você deve estar ciente de que naquele mundo tudo pode acontecer, mas não é porque a história é fictícia que a garota tem que aceitar tudo de uma hora para outra e agir como uma caçadora. Ela é mais forte? okay. Mas ela não tem noção da sua força, e o livro desenvolveu isso. A forma como ela separou Lucas de Hector é prova de como ela esta começando a dominar seus poderes.
Amei o livro todo. A mitologia foi muito bem utilizada, os personagens bem desenvolvidos, o enredo ficou muito original.
De fato como eu já falei não me lembrou em momento algum a saga crepúsculo e também não acho que a autora se baseou nessa saga para escrever predestinados.
Afinal a Bella é uma tansa. Não tem nada de especial, e os caras caem de amor por ela sem nenhuma motivo real.
E o romance ser baseado em um mito grego já ganhou muitos pontos comigo já de inicio.
Meu conselho é que todos deveriam ler porque vale a pena e não ler pensando em crepúsculo por que de fato não tem nada a ver.

jessica 10/09/2012minha estante
Terminei de ler este livro hoje.
De fato achei o livro bastante original.
Acho que tudo ficou bastante claro.
Achei super original ela odiar ele no inicio, eu fiquei tipo ãnn?

Alê 19/09/2012minha estante
Terminei Predestinadas hoje, e não acho que seja parecido com Crepúsculo, porém esse livro me fez lembrar um pouco da série Instrumentos Mortais. Mas eu gostei do livro, achei interessante.

Ceile.Dutra 24/09/2012minha estante
Eu entendo tudo que vc disse e compartilho da mesma opinião.
Sério, acho que nunca me decepcionei tanto com um livro como Predestinados =[

Sabe, eu não conseguia me envolver em nada, pq chegou um momento que ficou hilário a semelhança com Crepúsculo. Sério, eu amo a Saga, mas não gostei nada desta "adaptação" para a mitologia.

A única pessoa que gostei no livro foi Claire.

Beijo!

Flah 08/10/2012minha estante
Ah! Eu achei que eu era a única que tinha notado essa semelhança! E olha que eu estava achando que era implicância minha!! Eu me senti tão decepcionada, também ):

Duda 16/04/2013minha estante
Pois é, que bom que eu não fui a única a notar as fortes semelhanças com a série Crepúsculo! Em um momento estava lendo o livro e quando colocava-o de lado, no final da noite, pronta para dormir, minha mente ficava a mil puxando todos os detalhes de Crepúsculo para compará-lo! Não digo que não devam gostar do livro, mas é impossível não perceber essa semelhança. Helen vive sozinha com o pai (igual a Bella), a família dos Delos é basicamente composta por 3 meninos, 2 meninas, e os pais (Emett, Jasper, Edward, Alice, Rosalie, e os pais, Carlisle e Esme), as duas histórias se passam em um ambiente semelhante, onde, apesar dos problemas de vida e morte (e mitológicos!), os protagonistas ainda tem que enfrentar o dia a dia escolar! Sem contar a baixo autoestima de Helen... Será que ela e Bella não tinham espelho?

iaah 01/05/2013minha estante
Acho que quem compara Predestinados com Crepúsculo não vê de fato o principal da história. Quando li achei bem original, não houve cópia alguma, a não ser coincidências de DETALHES como a família de Lucas e a baixa auto-estima da Helena (que é muito bem explicada através da maldição que sua mãe a jogou). Para entender o livro, tem que esquecer detalhes de outras séries, porque SEMPRE vai ter alguma coisinha parecida com outro livro. O conteúdo é muito bem feito, e aposto que a continuação será melhor ainda, aprofundada na história de Ilíada.

Nanda _- 22/06/2013minha estante
Engraçado que concordo com quase tudo que disse, mas mesmo assim gostei do livro. Lembra de Crepúsculo, mas de uma forma diferente.. só não achei que as coisas acontecem devagar, pelo contrário.

Também achei muito fraca a parte em que eles se apaixonam.. do nada e perdidamente, quase me perdi na queda deles, sai do ódio para o amor em um segundo, sem nem existir o pensamente de amor nela ou qq coisa assim.

Vou ler a trilogia de Aimee que falou, não conhecia e pelo que escreveu nessa resenha parece que vou gostar!

;)

Tuca 16/09/2013minha estante
Bom o engraçado é que eu concordo com tudo e quase nada,acho sim que a história tem uma certa semelhança com Crepusculo e tal mas acho também que a história tem um enredo interessante ela possui diversos personagens mas a autora individualizou cada um muito bem fazendo cada um deles ter a sua marca na história foi o que eu achei mas legal,e tem o lado que puxa para a mitologia grega nos dia de hoje me agradou bastante,porque hoje em dia ou é vampiro ou é bruxo ou é zumbi,então eu achei bem interessante e acho que não foi uma bomba de informação o 4° capítulo acho que a historia foi se desenvolvendo na medida certa é legal ter esse clima de suspense de querer mais da história, o interessante de um livro é você entrar de cabeça em uma história viver aquilo só assim você vai sentir a magia do que realmente historia quer passar. EU LI E RECOMENDO :)