Belo Desastre

Belo Desastre Jamie McGuire

Resenhas - Belo Desastre

MiCandeloro 20/01/2013

Bom, mas irritante!!

Oi pessoal, trago pra vcs a resenha do livro Belo Desastre. Tentei diversas vezes fazer o breve relato da história, mas não consegui :o( Ou nunca tava boa o suficiente para mim, ou eu soltava spoilers demais e qdo percebia acabava contando o livro todo.. kkkk
Então decidi deixá-los apenas com a sinopse do livro que retirei do Skoob e as impressões que tive sobre a história. E confesso que até acho melhor. Eu li o livro sem saber praticamente nada do enredo e foi mto mais interessante, pq o fator surpresa esteve presente o tempo todo.

Fazia séculos que estava para ler esse livro. Vejo todo mundo comentando, todas as meninas apaixonadas por Travis Maddox, mas acabava deixando ele de lado. Ganhei no final de 2012 da minha querida amiga Thaty Borges e, essa semana finalmente resolvi me render a maluca história de amor de Abby e Travis.

Bem, o que posso dizer? Esse foi o primeiro livro pelo qual tive um grande sentimento de amor e ódio. Nunca tive sentimentos tão contraditórios por um livro e que, pior, iam oscilando praticamente a cada capítulo.

Não é segredo pra ninguém que amooo bad boys, então claro que fiquei seduzida de cara por Travis. Mas lá pela metade da história fui ficando mto irritada com ele. Detestei o sujeito paspalho e submisso que ele acabou se tornando por causa de Abby. Ele simplesmente mudou da água para o vinho mas, não de um jeito que eu achei apropriado.

A Abby, nossa, detestei ela em quase todos os momentos do livro. Que guria irritante, meu Deus!! Que vontade que tinha de dizer umas verdades pra ela e resgatar o Travis dela.. kkkkk Só fui gostar dela mais no final da história. E nunca, em mil anos, poderia ter acertado qual era o mistério que ela carregava nas costas. Achei bem original e interessante, deu uma bela apimentada no livro.. hehe

E que final foi aquele? Quase roí todas as minhas unhas. Estava apavorada pensando que a autora pudesse finalizar o enredo de uma forma que me fizesse ir a loucura.. kkkk Fiquei torcendo mto pra que tivesse uma continuação, e fiquei mto feliz em saber que o segundo livro, Walking Disaster, será lançado em abril de 2013 e contará a história de Belo Desastre na versão do próprio Travis (coisa que a Meyer deveria fazer urgente com Crepúsculo né gente.. tinha que acabar aquele livro do Edward.. aff.. hehe).

Seguinte, eu ter me irritado com os personagens não é um ponto negativo, pelo contrário. Por serem tão reais e tão bem construídos é que eles me causaram esse turbilhão de sentimentos.

Novamente não posso deixar de comparar Belo Desastre a saga Crepúsculo e ao Cinquenta Tons (levando em consideração as cenas picantes que aparecem no livro). Digo "novamente" pq a maioria dos romances adolescentes que tenho lido me rementem direto ao amor vivido por Edward e Bela. Tb achei o Travis uma cópia do Grey qdo adolescente: brigão, bêbado, impulsivo, dominador, o que, claro, me fez gostar ainda mais dele.. kkkkk

O que não curti na história (por causa de traumas particulares meus), foi a relação possessiva-doentia entre Travis e Abby. Já fui adolescente, sei o qto é natural nessa idade termos paixões avassaladores que beiram a doença e que nos fazem cometer loucuras. Acho que todo mundo um dia vai, ou deve passar por isso, faz parte do nosso crescimento. Mas tb sei o qto esse tipo de paixão é devastadora e pode arrasar com as nossas vidas, nos deixando marcas profundas de mta dor, e na verdade é o que acontece em boa parte do livro.

De qualquer forma, acho que a autora foi mto feliz no desfecho e apaziguou, um pouquinho, o furacão que é o relacionamento de Abby e Travis, e isso me deixou um pouco mais tranquila, com esperança de um futuro melhor pra eles, se é que haverá (torcendo pra autora lançar outros livros dando continuidade a história deles..ehehe).

Recomendo!! Para quem curte um romance intenso, beirando ao limite da sanidade mental e, de ação, que nos faz perder o fôlego, LEIA Belo Desastre e se entregue ao charme irresistível de Travis Maddox.. kkkkk

Resenha originalmente postada no blog: http://www.recantodami.com/2013/01/resenha-belo-desastre_20.html

Ana Cláudia 06/09/2021

Controverso
Então, peguei essa leitura já sabendo que é um livro muito criticado. Eu como fã de carteirinha de romance quis ter minha própria opinião a respeito?
Então, é um livro bom!? Depende? é sim bem escrito, a história prende nossa atenção e envolve. Só que, primeiro, tem muitos acontecimentos pra um livro só, muitos plots que poderiam ter sido melhor trabalhados e aprofundados. Segundo, se trata de uma relação de codependência, os protagonistas são fissurados demais um no outro, aquele vai e vem, término e retorno ?annnn eu te amo mas não podemos ficar juntos?, uma falta de comunicação do caramba? tudo isso irrita bastante durante a história.
As pessoas falam sobre o tanto que o Travis é tóxico, mas pra ser sincera achei a Abby muito mais tóxica e cruel do que ele. Ele gostava dela e sabia bem disso, ela sabendo que ele gostava ficava naquele vai e vem, fazendo joguinho com ele o Parker, nossa que nervoso que me deu daquela mulher!

Enfim, é um relacionamento tóxico dos dois lados e o grande problema do livro no geral é o de romantizar isso. A autora, a partir daquelas situações poderia ter trago uma moral da história, uma reflexão sobre relacionamento saudável, mesmo eles dois terminando juntos.
Se a minha eu adolescente tivesse lido esse livro eu seria mais uma das iludidas com essa história, hoje com maturidade e tendo vivido uma situação semelhante sei o quanto não é legal romantizar isso!

No geral é uma história com tanto potencial, gostei no geral é não achei esse terror todo que tanta gente diz, mas como disse, poderia ter sido melhor explorada!

Luana 26/01/2013

Apostei que seria um dos melhores livros que já li, mas...
Primeiramente, não pretendo fazer uma resenha típica de ir para blogs e tudo mais(kkkkkk), só quero expressar o que eu senti aqui.

Bom, pela sinopse dessa livro, fiquei um pouco desanimada a ler, mas devido aos vários e vários elogios, me arrisquei.
Até gostei da história, como um todo, mas aos poucos foi me enjoando, principalmente o relacionamento de Abby e Travis que foi ficando obssessivo, chato, extremamente meloso e doentio, eu tenho pavor disso. Em certas partes eu não conseguia parar de ler e fiquei totalmente paralisada nos acontecimentos, pensando: "Caramba, agora sim esse livro está ficando bom!" E lia mais de 80 páginas por dia! Teve momentos que eu tinha vontade de matar a Abby e afogar o Travis, tanto pelas brigas idiotas e as tentativas de reconciliação, em alguns momentos tive a certeza de que a mocinha da história era uma completa criançona e sentia medo só de pensar em ter um namorado com o Travis. Eu não gosto da Abby, não gosto do Travis e menos ainda do tal"segredo" que a fez mudar de cidade e tentar construir uma nova vida. Que motivo babaca o pai dela teve para trata-la daquele jeito ("Você roubou minha sorte, bla bla bla bla")! Como vi escrito em uma das resenhas, parecia tirado de filmes da Disney. Ao longo da leitura, dei quatro ou cinco estrelas e estou me sentindo um pouco arrependida por isso, não era o que eu esperava dessa livro.

Não estou dizendo que detestei o livro, eu o adorei! O que me dá raiva, por que ao mesmo tempo que tenho milhões e milhões de reclamações a fazer, eu continuo apaixonada por essa história. Eu gosto da confusão de sentimentos que esse livro me dá.
Faça suas próprias apostas e depois me digam o que acharam, pode ser?
Dayane 05/02/2013minha estante
Gostei da sua resenha Luana e concordo com o que você disse. Teve partes que tive vontade de abandonar a leitura, principalmente por causa da Abby. Mas juntei forças pra continuar, rs. E apesar de todo exagero do Travis, eu gosto dele.
Pra mim também foi como você descreveu: apesar das muitas reclamações, eu adorei o livro. Vai entender né...

Alexandra 07/04/2020

Nunca tinha ouvido falar deste título, comprei sem saber e me surpreendi! Muito bom, com uma leitura rápida e gostosa de aproveitar, para quem gosta de leitura jovial vai gostar muito !
Da trilogia foi o que gostei mais, para mim não precisava dos outros mas o terceiro preenche as lacunas que faltavam e isso foi muito bom.

NatyNatalia 19/09/2020

É o típico clichê romântico, que você lê para se distrair, mas não tem nada demais...

tteusbooks 11/04/2020

O livro é muito viciante, li em dois dias!? A história de Abby e Travis tem altos e baixos. Às vezes fiquei com muito ranço da Abby (TALVEZ SIM??!!???)
Mas o livro é muito muito bom. Ansioso pela continuação!

Tetê 15/12/2021

A Pomba e o Elefante.
Abby e Travis travam a linha tênue entre o machismo enraizado tanto dele, quanto dela somado a teimosia de Abby, que cria um ar inóspito para ambos.
A protagonista vê-se jogada ao abismo que cavou com os próprios pés ao normalizar o comportamento machista, ciumento, sexista e misógino de Travis, convencendo-a assim, que como deu não abertura para uma relacionamento íntimo, esses comportamentos seriam toleráveis enquanto a mesma respondesse como ?amiga? e não apenas mais uma das diversas mulheres que eram descartadas pelo lutador.
Não há romantismo algum, retratando um querer de propriedade que exala da mente podre e o instinto de ?macho alfa? habituado em Travis. Nada além do homem que sempre possuiu todas que quis na palma de sua mão por fama tentando conquistar a ?diferente? que não o queria. O personagem tende a propagar comportamentos agressivos, alcoólatras e infantis, não por amor ou ciúmes, e sim pela ferida aberta que agora escorria de seu ego ao ver Abby resistir a ele por motivos óbvios, sendo revelados outrora como a traumas paternais remoídos da protagonista.
Existem falhas de desenvolvimento na escrita da autora e ausência de congruência para algumas lacunas jogadas dentro da história, o que não a deixa confusa, somente incompleta, sem passar um ar de mistério geralmente criado para continuações que seguem após.
O relacionamento é discutível desde os primeiros contatos do casal, posto que, além dos comportamentos egocêntricos, a autora faz uso de esteriótipos feminismo para ressaltar o interesse de Travis em Abby.
Entretanto, o ?romance? é tão custoso e labiríntico a ponto de fazer você querer saber o final, que já fica óbvio perante a personalidade, ações e relutâncias de Abby.
O livro não é ruim, somente clichê e questionável.

Daiane.Mota 20/11/2021

Massante...
Nunca aconteceu de eu nao sentir conexão alguma com os personagens, a mocinha é volátil demais, cricri demais e o cara que é para ser o badboy não passa de um tolo...

Josiane 04/08/2017

Essa romantização dos relacionamentos abusivos me assusta.
Não é nenhuma novidade que Belo Desastre é o primeiro livro de uma série aparentemente interminável.

Escrito por Jamie McGuire, este New Adult já foi mais enaltecido de diversas formas por seus leitores. O que é assustador.

Devo confessar que se tivesse lido Belo Desastre no ensino médio (quando surgiu a vontade de ler que foi se prorrogando...), eu certamente o teria visto (lido) e encarado essa leitura de outra forma. O que é triste. Mas querendo ou não a forma que encaro (agora) o retrato desses relacionamentos CONTURBADOS é muito diferente de quando eu era adolescente e não sabia diferenciar um relacionamento saudável de um que é abusivo e por sua vez intolerante.

Não posso negar como o livro é bem escrito e tem toda uma estratégia que atrai os leitores o que torna a leitura fluída e sendo assim é muito fácil de ler e de se tornar parte de todo aquele cenário que nos é revelado.

A faculdade, os amigos, as descobertas e os amadurecimentos, tudo isso deveria fazer parte. Mas não é muito isso que eu vi. Por vezes eu me senti enfurecida com os amigos dos personagens principais, isso quando eu já não estava irritada com os próprios.

Travis é um cara cheio de demônios que tem como a Abby a sua via salvadora e redentora de todas as burrices que ele comete. Além de ciumento apresenta um comportamento extremamente controlador e perturbado. O fato dele entrar em brigas arranjadas ou não, quando se trata da "sua Abby", reafirma isso.

A falta de falar o que sente da Abby, de ficar divagando e escondendo os seus sentimentos era desagradável. E é fácil de identificar não só isso, mas também como a autora usou de estratégia para dar reviravoltas na história e na "redenção" do personagem masculino.

Esse relacionamento totalmente conturbado dos dois é apresentado como uma via de acesso, nem tão rápido, para o final feliz. Como se realmente valesse à pena lutar por uma pessoa que tenta controlar a sua vida, os seus passos, com quem você anda e o que você faz. Tudo isso de uma forma natural. Tentando provar o imenso amor que sente. O problema é que essa tal via de acesso não é tão feliz assim afinal de conta.

Essa romantização dos relacionamentos abusivos me assusta.

Enredos assim fortalecem a visão deturpada desses relacionamentos. Que não são naturais. Não são saudáveis. E o resultado disso é a tal da romantização.

Hoje eu percebo isso, e consigo facilmente identificar em alguns livros que já li anteriormente quando eu ainda não tinha a consciência que tenho hoje sobre esse assunto.

Waldilene.Souza 26/08/2017minha estante
Terminei agora e ainda não entendi como as pessoas podem achar o Travis o máximo.

Josiane 26/08/2017minha estante
Sim... e não só o Travis, mas os irmãos também. Não sei se lerei os demais livros dessa série. Acho que é mais como se a autora quisesse se redimir... se bem que acho que não funcionou né?! Obrigada por comentar ;)

Teté 04/09/2017minha estante
Concordo. O livro prende, a autora tem uma escrita muito fluída e interessante, mas realmente, só o que passava pela minha cabeça era: a Kara foi a única a dizer a verdade sobre aquele relacionamento. Dependência emocional, abuso, perseguição, o amor não é assim. Infelizmente nos faltam romances saudáveis, tanto na literatura quanto na vida real. Estou tentando ler o segundo livro para compreender melhor a cabeça do Travis.

Josiane 12/09/2017minha estante
Sim, durante todo o livro a gente vê claramente como não é um relacionamento saudável :/
Sabe que eu também gostaria de ler? Mas como disse, é como se a autora quisesse se redimir de alguma forma com os demais livros da série, como se "quisesse justificar". Quem sabe lendo eu não tenha uma outra impressão?!

Valeria351 23/10/2017minha estante
Nossa, foi exatamente isso que eu percebi ao ler esse livro.
Por mais que eu tenha tendência a preferir os mocinhos, fica difícil defender o Travis. Ele é maluco! Abby é muito chata, mas mais chato ainda foi ela negar durante metade do livro o que sentia pelo Travis.
Eu não acho que a construção do relacionamento dos protagonistas foi a melhor, acredito que tenha sido bem forçada.
Fiquei com preguiça quando vi que o segundo livro é a mesma história, sob o ponto de vista do Travis... :(
Como tenho problemas em abandonar livros, só sossegarei quando terminar essa série. Espero, sinceramente, que melhore.

Josiane 28/10/2017minha estante
ooi Val, compartilho da mesma preguiça rs :l Mas boa sorte, e venha me contar depois o que achou! :)

Sarinha 30/01/2018minha estante
Concordo totalmente, quando eu li não sei nem como consegui terminar, o cara era totalmente ciumento e controlador,a garota não podia falar com ninguém que ele já ia lá bater no cara, e as pessoas ainda ficam romantizando esse tipo de relacionamento.

Josiane 30/01/2018minha estante
Simm, é uma bem tensa e foi difícil terminar, mas é bom saber que a gente pode e deve identificar esses tipos de narrativas como perigosas. Obrigada por compartilhar comigo o seu pensamento também ;)

Mari 07/08/2021

Casal hétero chato
Não acredito q gastei meu tempo lendo é igual as fanfics dos wattpad.
A enrolação,as brigas tudo sem emoção não leiam galera

Isa 28/03/2021

Belo Desastre
Esse livro é viciante kkkkkk eu não conseguia parar de ler. Eu gostei muito do livro ter terminado do mesmo jeito que começou o romance deles. Com uma aposta.

Jessyca 29/08/2022

Esperei o pior
Quando me falaram que esse livro era pura radiação e estilo after, eu realmente acreditei. Mas, pra ser sincera, eu até que gostei. A única coisa em comum que esse livro tem com after, é o ciúmes (possessivo) do Travis que se compara ao de Hardim.
Não é uma leitura pra todo mundo, então não é um livro que irei panfletar.