As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

DiLopes 28/06/2020

Asimov
Meu primeiro livro de Asimov, comecei com o pé direto. Asimov foca bastante na retratação de uma sociedade diferente, um mundo utópico bem detalhado e imersivo, e como os seres humanos vivem com as dificuldades de um planeta escasso em recursos e ainda lidam com robôs humanoide tomando seu espaço. A história é bastante intrigante e mostra o desenvolvimento de um relacionamento entre um detetive humano e um robô para solucionar um caso. Livro altamente recomendado para os amantes de ficção.

@mlorranereis 07/07/2020

Mais um obra incrível do autor
Estou adorando conhecer os trabalhos do Asimov.
A história é rápido e de fácil leitura, fico impressionada com a imaginação que ele tinha e como é fácil de entrar em suas histórias.
Gostei muito e já estou ansiosa para ler a continuação.
Tive um pouco de dificuldade de conseguir imaginar o ambiente em que se passa a história, acho que faltou um pouco mais de detalhamento sobre essas "cavernas de aço", pretendo reler para ver se isso fica mais claro.

Mirella | @readingmirella 09/07/2020

melhor do que eu esperava,
estava com muito medo de pegar esse livro, pois além de ser scifi (e scifi sempre me faz sentir BURRA), ele também é um livro escrito a muitas décadas atrás, mas ele é super TRANQUILO??? amei a história, essa pegada mais policial (apesar de ser algo que eu não gosto também) me deixou bem animada e fiquei super investida no livro; achei o daneel um personagem INCRÍVEL também!!!! ansiosa com o próximo, acho que foi um ótimo primeiro contato com o autor.

andre96g 07/01/2023

Já havia lido contos de asimov, mas este foi meu primeiro romance. Foi também meu primeiro policial e achei bem interessante. Realmente a premissa do autor de buscar evitar que a tecnologia resolvesse o caso de maneira fácil foi realizada! Gostei mas talvez o gênero não seja pra mim. Vou seguir lendo os outros dois volumes poisa achei q a história demorou a engatar

Nenequest 17/04/2021

Meu primeiro Asimov
Sabe aquele escritor classico scifi que você sabe que vai ser bom e que mesmo assim você protela devido ao destino nunca te proporcionar esse encontro, mas com o alinhar dos planetas e graças a semideus kindle eu tive essa oportunidade.

E posso afirmar porquê e tão bom kkkkkkkkkkkkk puta que pariu sempre me arrependo de não força o destino a esse inevitável encontro, pois poderia estar zerando sua bibliografia mas estou apenas começando a esse fantástico futuro novo ou seria mundo novo. Dubiamente complexo kkkkkkk.

Mas esse e o primeiro de uma trilogia, um romance policial muito divertido e apreensivo. Ansioso para voltar a esse mundo. Mas devido ao destino irei desbravar em outros mundos.

Luana 12/02/2023

Sci-fi para começar
É o tipo de livro que te prende no mistério e ao mesmo tempo te explica com simplicidade o universo dos robôs na qual a história se desenvolve! Não é aquele sci-fi pesado com inúmeras e complexas explicações e detalhes em excesso. Pra quem gostaria de começar no gênero, é uma ótima escolha.

Henrique.Alves 02/08/2020

Asimov, Não decepciona nunca
Nesse thriller que une ficção científica e suspense policial conhecemos a improvável dupla Elijah Baley e Daneel. Unirao forças pra tentar desvendar um crime que põe em risco um equilíbrio que já é extremamente frágil.

Lucas.Zanco 07/08/2022

As cavernas de aço Resenha
Que historia maravilhosa, se você é fã de romances policiais e historias de ficção cientificas, bem essa historia mistura estes dois gêneros maravilhosos em uma única historia, você tem um assassinato, você tem robôs e mistério. A narrativa do Asimov é incrível, simples e focada na ação, a leitura não é truncada ela é rápida e imersiva ela de prende do começo ao fim da historia, e com um desfecho incrível. Recomendo demais esse livro.

Weslley 20/08/2022

Gostei bastante
Depois da minha primeira experiência muito difícil com uma obra de Asimov, essa foi completamente diferente e me agradou muito. Um crime é cometido em uma nave de uma maneira que não seria possível acontecer e um investigador é chamado para ficar a frente do caso. Este policial tem aversão a robôs e é designado para acompanhá-lo justamente um, causando grande relutância. E assim a rama se desenrola até o completo resultado do caso. Uma leitura rápida e muito prazerosa. Gostei bastante.

Djully 31/12/2020

Amei
Adorei esse mundo do Issac Asimov. História muito gostosa de ler, recomendo demais.

Law 23/08/2022

Sem pausas
O livro prende você do início ao final, sem aqueles momentos chatos e cansativos, Asimov da sempre um jeito de trazer a adrenalina a leitura.
Em um mundo onde os robôs são odiados, um detetive se vê obrigado a investigar um assassinato e para sua sorte, ele é obrigado a aceitar um robô como parceiro.

Morsinaldo 17/01/2021

O melhor e mais vendido do Asimov
Neste livro, o leitor encontrará um romance policial muito envolvente, cheio de tramas, mistérios e robôs. Além disso, o livro traz algumas referências bíblicas, como o nome dos personagens Elijah e Jezebel, além de das cavernas serem uma referência ao Mito da Caverna, de Platão. As pessoas vivem tão alienadas dentro de suas cavernas de aço, que qualquer um que diga a essas pessoas que lá fora existe um paraíso é taxado de louco.

Na história, seguimos o personagem Elijah que é um detetive de classe C-5 (os níveis das classes dão direitos a determinadas tarefas cotidianas) e é colocado para resolver o caso de um assassinado de um Sideral, que são terráqueos que colonizaram outros planetas e que possuem alto desenvolvimento tecnológico, principalmente na área da robótica. Além disso, há um grupo chamado de Medievalistas, que são pessoas que odeiam robôs e sonham com a Terra do jeito que ela era milhares de anos antes, a qual eles poderiam pisar no solo, receber a luz natural do sol e praticar alguns costumes sócio-culturais que são proibidos na sociedade atual do livro. Elijah não é um Medievalista, apesar de simpatizar com alguns de seus ideias e não gostar de robôs. Contudo, ele é colocado para resolver este caso junto de um robô chamado R. Daneel (O R é a abreviação de Robô) e juntos eles embarcam em uma aventura cheia de altos e baixos. Além disso, podemos perceber que a sociedade sofre de vários problemas atuais, como ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos. É incrível como o autor conseguiu incluir muitos elementos em sua narrativa que vemos hoje e outros que, se pararmos para pensar, não é difícil de acontecer.

É um livro muito envolvente e que tem um bom ritmo. Em alguns capítulos, eu simplesmente não consegui parar de ler, foi um ritmo frenético até o final. Recomendo muito a leitura.

Samuel.Moreira 23/09/2022

Um bom início para a saga
Eu gostei bastante do início, gostei bastante do final, mas achei o meio do livro muito chatinho, eles ficam dando voltas e voltas e a história não anda. Fica tudo para as últimas 50 páginas.

Mas eu gostei da revelação final, e gostei muito das conversas do Elijah com o Daneel e com o Fastolfe. Com um final muito bom, fiquei ansioso para os próximos.

Suzana 26/01/2021

O planeta está divido entre os terráqueos, que moram no subsolo, e os siderais, que moram na superfície. Os siderais apresentam tecnologia super avançada o acesso até lá é extremamente restrito e seguro, além disso eles convivem de forma bem direta com robôs, que são mal vistos pelos terráqueos. A trama se desenrola quando um sideral é morto aparentemente por um terráqueo, o que causa muito estranhamento dados os cuidados para evitar os habitantes do subsolo. Baley, um policial terráqueo, é designado para resolver o caso, desde que aceite ser ajudado por um robô da vila sideral.
Baley é um personagem destemido que encara com muita coragem essa missão independente das consequências que a descoberta do assassino possa causar. Já o Sr Olivaw, o ajudante robô, justamente por ser um robô vê as coisas de forma muito simples e direta, fato que contribui pra dar dinamismo na história e pra nortear tanto o Baley quanto o leitor para o que realmente importa.
A leitura é bastante fluida e a curiosidade pra entender o que aconteceu no fatídico dia da morte do sideral faz querer ler cada vez mais. Existem variadas reviravoltas que fazem hora achar que um é o assassino, hora outro e depois voltar no primeiro suspeito e por assim vai.