As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Samuel.Moreira 23/09/2022

Um bom início para a saga
Eu gostei bastante do início, gostei bastante do final, mas achei o meio do livro muito chatinho, eles ficam dando voltas e voltas e a história não anda. Fica tudo para as últimas 50 páginas.

Mas eu gostei da revelação final, e gostei muito das conversas do Elijah com o Daneel e com o Fastolfe. Com um final muito bom, fiquei ansioso para os próximos.

Bruno Marcolino 03/09/2022

As Cavernas de Aço
Início morno de trilogia. Mas como sempre uma boa leitura vindo do Asimov. Vamos ver o que vem em seguida.

Vinicius Nathan 28/02/2020

É incrível o modo como Asimov imagina o futuro em seus livros, tem muita liberdade de imaginação, mas de certa forma não foge ao tangível. Este foi um bom romance policial, como sempre, citando bem as 3 leis da robótica. O livro finaliza a história sem deixar pontas para outro livro, de modo que a leitura dos outros dois volumes pode se tornar opcional, mas o enredo torna a curiosidade maior, kkkk.

Danny 12/01/2022

" - A separação entre humano e robô talvez não seja tão significante quanto a divisão entre inteligência e falta de inteligência..."

Kelly718 14/11/2022

Amei esse livro
Estou ansiosa para dar sequência nessa série!
Futuristico, robôs, suspense policial... Pura ficção científica

Queli.Bastos 21/03/2020

Um policial, um robô e um assassinato
Eu um mundo futurista onde os robôs não são aceitos por uma grande maioria de humanos, Elijah se vê obrigado a trabalhar com um robô para descobrir o assassinato de uma figura importante. Com várias reviravoltas Assimov nos mostra mais uma vez uma escrita maravilhosa, eu ganhei o desfecho muito cedo, mas me surpreendi com o enredo e as explicações do motivo. Livro muito bom!

Junior Lima 22/03/2021

Uma ficção científica dentro de um romance policial!
Quando fiquei sabendo da existência deste livro, me animei por seu um amante de romances policiais, e nunca tinha lido uma história de detetive ambientado num futuro distante. E me surpreendi que, apesar da premissa ser uma história de assassinato e detetive, é uma profunda ficção científica, outro estilo a qual admiro bastante!

Sem dar nenhum spoiler, uma das maiores discussões é o papel que os robôs têm na sociedade e como isso interfere diretamente a vida humana, como por exemplo, os robôs roubando empregos dos humanos. E se parar para pensar, essa é uma discussão extremamente atual, vendo que alguns maquinários estão realmente substituindo o trabalho do homem.

Outra discussão é como alguns seres de outros planetas são mal vistos pelos habitantes da Terra, sendo mal tratados e mal falados. E também não pude comparar com alguns cenários atuais, de habitantes de alguns países maltratando imigrantes por "invadirem suas casas e roubarem seus trabalhos!", passando do limite da xenofobia. E pasmem, esse livro foi publicado em 1953!

É uma escrita bem simples e fluida, o que me impressionou por ser produzida no início dos anos 50, e a trama policial também de tirar o fôlego, respondendo questões até a última página. O autor se perde um pouco em descrições longas e confusas em certos momentos do cenário futurista, mas é apenas uma lasca de erro em uma grande obra-prima!

Markinho 13/04/2021

Fantástico e surpreendente
Um livro que aborda a reação dos seres humanos em relação ao convívio com robôs, uma trama envolvente que é conduzida com um enredo cativante em que conflita as crenças, valores e princípios do ser humano com um robô, coisas que seu cérebro positrônico e limitado não entende. Excelente conclusão para um livro fantástico!

Ingrid 22/06/2020

O que eu posso dizer com essa leitura é que ficção científica com robôs não faz o meu estilo! O enredo da história é bom, tem assassinato, policial que tem que descobrir quem é o assassino, tem perseguição, mistérios...
Mas pra mim foi uma leitura arrastada!
O final teve uma reviravolta, mas não consegui acompanhar como o personagem principal chegou a tal conclusão!

DiLopes 28/06/2020

Asimov
Meu primeiro livro de Asimov, comecei com o pé direto. Asimov foca bastante na retratação de uma sociedade diferente, um mundo utópico bem detalhado e imersivo, e como os seres humanos vivem com as dificuldades de um planeta escasso em recursos e ainda lidam com robôs humanoide tomando seu espaço. A história é bastante intrigante e mostra o desenvolvimento de um relacionamento entre um detetive humano e um robô para solucionar um caso. Livro altamente recomendado para os amantes de ficção.

@mlorranereis 07/07/2020

Mais um obra incrível do autor
Estou adorando conhecer os trabalhos do Asimov.
A história é rápido e de fácil leitura, fico impressionada com a imaginação que ele tinha e como é fácil de entrar em suas histórias.
Gostei muito e já estou ansiosa para ler a continuação.
Tive um pouco de dificuldade de conseguir imaginar o ambiente em que se passa a história, acho que faltou um pouco mais de detalhamento sobre essas "cavernas de aço", pretendo reler para ver se isso fica mais claro.

Mirella | @readingmirella 09/07/2020

melhor do que eu esperava,
estava com muito medo de pegar esse livro, pois além de ser scifi (e scifi sempre me faz sentir BURRA), ele também é um livro escrito a muitas décadas atrás, mas ele é super TRANQUILO??? amei a história, essa pegada mais policial (apesar de ser algo que eu não gosto também) me deixou bem animada e fiquei super investida no livro; achei o daneel um personagem INCRÍVEL também!!!! ansiosa com o próximo, acho que foi um ótimo primeiro contato com o autor.

Mille Reis 09/01/2022

Bom, mas poderia ser melhor.
Achei os personagens sem muita personalidade, sem profundidade, e tem uns que nem precisavam existir de tão sem significância?

A narrativa é boa, mas o detetive Elijah fica -chutando- o culpado até acertar. Eu nem sou detetive e suspeitei da pessoa certa desde sempre.

Mas vale a pena a leitura para ficar viajando nas ideias futurísticas de Asimov.

Henrique.Alves 02/08/2020

Asimov, Não decepciona nunca
Nesse thriller que une ficção científica e suspense policial conhecemos a improvável dupla Elijah Baley e Daneel. Unirao forças pra tentar desvendar um crime que põe em risco um equilíbrio que já é extremamente frágil.