As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Ray 05/01/2023

As cavernas de aço
Primeiro livro que li do Issac Asimov e acredito que tenha começado bem, um leitura bem contagiante que trabalha dilemas da nossa sociedade agora fazendo uma analogia com um possível futuro. Sobre o mistério eu pensei na teoria algumas páginas atrás mas não levei muito a sério, então me surpreendi com o desfecho, não é difícil chegar à conclusão do assassino mas sinceramente acredito que esse não era a grande revelação do livro.

Fernanda 02/01/2023

Leitura fluida, com muitos aspectos que me fizeram me apaixonar pelo asimov. Mas aqui temos uma história contínua que mais uma vez tem horas prolixas, tal qual em eu, robô. Mas não vejo muito problema aqui.
Eu gostei de ver um protagonista que erra, que vive com raiva e traumatizado por um passado longínquo.
O medo do diferente, do desconhecido, as percepções acerca de assuntos bíblicos polêmicos são um sabor a mais na obra. Me vi torcendo pelo coitado do Elias, por mais que ele me irritasse também.

bobbie 01/01/2023

Curioso.
Um livro de assassino e detetive com um robô. Asimov fazendo suspense policial com um robô, sua criação mais perene. Leve e despretensioso, leitura rápida que não toma tempo e distrai. Nada mais. Quero ver se o segundo melhora a série, já que, de acordo com o próprio autor, a sequência é melhor.

Vane Chase 31/12/2022

Apesar de achar que ele falha muito como investigador, agindo mais por impulso e achismo do que por provas, gostei bastante desse livro e dizer isso não é pouco pois nunca me interessei por robôs em ficção científica.
O mistério em si também é bom, as possíveis consequências sempre como uma sombra, uma pessoa comum com o peso da responsabilidade de mudar a História.

Perdida pela Estante 28/12/2022

Criador das 3 leis da robótica
Não sabia que existiam até ler esse livro e para um livro mais antigo é completamente atual e inovador. Não sei o motivo de nunca ter lido ficção-científica, mas Asimov me conquistou e vai me levar por esse mundo científico, logo quero ler os próximos.

Gabriel 26/12/2022

Um Asimov obrigatório
Asimov na sua receita infalível do início ao fim. Divertido, rápido e instigante.

E ainda mais valioso pra quem conhece outros livros da obra do autor.

Sensacional
Gabriel 26/12/2022minha estante
Sou fã dos trabalhos dele! A trilogia da fundação é sensacional!

Estefany32 22/12/2022

Asimov é um gênio, este livro é uma investigação policial em um plano de fundo de ficção científica, acho que a criação da parte científica foi a parte mais interessante da história, porém a investigação também não deixa a desejar.

Fabrício 22/12/2022

Boa leitura
Boa trama, desenvolvimento de estória bem elaborado, um bom conto policial no final de tudo. Leitura tranquila e de bom gosto.

Thiago275 22/12/2022

Mediano
Publicado pela primeira vez em 1954, As Cavernas de Aço é fruto de uma sugestão do editor de Isaac Asimov, que disse a ele para escrever um "romance de robôs" com um mistério no meio.

A trama se passa milhares de anos no futuro, numa época em que a Terra já colonizou outros planetas (os mundos siderais), cuja população, curiosamente, tem preconceito com a própria Terra.

A relação entre nosso planeta e os mundos siderais já não é das melhores e tudo pode piorar quando o embaixador desses mundos é encontrado morto em sua casa. O investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o crime, só que ele vai ter que conviver com um parceiro inesperado: um robô.

Infelizmente, achei o livro mediano. Os elementos de ficção científica são bem construídos, claro: o estilo de vida futurista, a tensão entre a população humana e os robôs que estão roubando seus empregos, a delicada diplomacia entre a Terra e os Mundos Siderais.

No entanto, a parte do romance policial deixou bastante a desejar. Quando você lê um livro do gênero, espera que haja investigação, ou seja, inquirição de testemunhas, análise da cena do crime, etc. Quase não há isso aqui.

Esse livro é o primeiro de uma série e já me disseram que os próximos melhoram. Ainda quero dar mais uma chance à Série dos Robôs, mas não será minha prioridade para o ano que vem.

Sérgio 18/12/2022

Burocracia em sua Essência
Amo demais Asimov. É um dos meus autores favoritos. Amei demais a história, só não dei cinco estrelas porque tive, no começo, uma grande dificuldade de me adaptar ao ambiente. Porém, quando me adaptei o livro só se tornou mais fascinante. Para mim estava defronte uma distopia das mais assustadoras possíveis. Me afligia aquela realidade regada de regras, robotizando, também, os humanos. Além disso, o R. Daneel é um personagem excelente, um reflexo, ao meu ver, do que os humanos que o construíram consideravam como perfeito. Entretanto, se nem os humanos são perfeitos, Daneel continua um mais um robô-humano do que um humano-robô. A imperfeição é inerente à humanodade. Como amo Asimov

Ju.Inácio 15/12/2022

Olha eu apaixonada por livro de robô
Eu nunca tinha lido, pelo que me lembro, algo com uma temática futurista como robôs, política e questões sociais envolvidas. Esse livro foi muito divertido por ser completo, ele entrega o romance policial que promete, assim como não deixa a desejar na ambientação, profundidade de personagens, aspectos políticos, éticos, culturais e sociais também.
Estou encantanda e na ansiosa para ler mais sobre o Lije e seu parceiro. Amei.

Mackye 14/12/2022

Inesperado
Minha primeira experiência com sci-fi, como também meu primeiro contato com o autor. Apesar do protagonista inicialmente antipático, foi uma experiência cativante. Ao contrário do esperado, a história surpreendeu e despertou um interesse desconhecido por esse amplo universo da ficção científica.

Bruno 12/12/2022

Ficção como deve ser
Um bom livro de ficção e mistério com tudo o que o gênero se propõe a ser, um boa ficção científica com um mundo distópico, onde o avanço da tecnologia criou robôs com diversas funções para "servir" aos seres humanos, e em meio a isso, um crime cuja solução só será possível com a junção desses dois mundos. Asimov nos mantém intrigados e vidrados a medida que as peças desse quebra-cabeças se encaixam ao mesmo tempo em que propõe discussões para temas que continuam perfeitamente atuais.

Wane 12/12/2022

Achei o Daneel um nenê
Eu amo Asimov e descobri que não sei falar mal dele. Suspeitava? Sim! Mas mesmo assim fui feita de palhaça na resolução.
Simplesmente maravilhoso!
Lyra 12/12/2022minha estante
Eu tenho um post it pra toda vez que o meu nenê abre a boca, gente do céu ele é fofo de mais

Gustavo.Costa 11/12/2022

Investigativo e reflexivo
Asimov consegue, mais uma vez, escrever um livro para quem gosta de um suspense investigativo, com uma pitada reflexiva sobre sociedade e o futuro da humanidade como um todo.

A última reflexão feita por R. Daneel, na última página, me pegou desprevinido. Foi a cereja do bolo!