Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Vitoria.Milliole 04/06/2024

Eu já li Jantar Secreto, que achei maravilhoso e me deixou receosa quanto aos outros livros do Raphael. Não tinham como ser melhores do que aquele, tinham? Pois imagine a minha surpresa ao ver que um anterior a ele, o primeiro livro do autor, é muito melhor. Eu tô de boca aberta até agora!

Um grupo de jovens decide fazer uma roleta russa um tanto... diferenciada. A cada rodada, um deles morre. Um suicídio coletivo disfarçado de jogo. E agora, oito mães enlutadas precisam estar presentes numa reunião com a delegada responsável pelo caso para a leitura de alguns textos que podem esclarecer os fatos daquela fatídica noite. Só que nada é tão simples como parece.

A narrativa é dividida em três: anotações do Alessandro, seu livro escrito em tempo real narrando cada uma das mortes e desdobramentos da roleta russa e a gravação da reunião com a delegada, onde ela lê esses textos.

Compondo nosso time de personagens, temos dois principais: o Zak e o Alessandro. Zak é o típico menino mimado, filho de dois ricaços que tem a cidade inteira na palma da mão. O Alê é seu melhor amigo, um cara mais humilde, escritor que sonha em um dia ser publicado. Além deles, conhecemos um grupinho de desmiolados, como um gótico trevoso com tendências suicidas, sua irmã movida a dinheiro e daí pra pior. Tá, nenhum deles parece muito certo das ideias, mas ainda assim, um suicídio coletivo parece extremo para todos eles. E é isso que mantém nossa curiosidade aguçada. O que os levou até ali?

A narrativa, é claro, é pensada para chocar. Afinal, o Alê tá escrevendo um livro sobre aquilo ali. Ele narra cada morte em tempo real, e é evidente que não é um simples tiro na própria cabeça que mata cada um e tudo termina em alguns minutos, né? Ou não teríamos livro. Detalhes sórdidos são contados, e ai de quem não está preparado.

Não vou me prolongar nos detalhes da história. O choque eu deixo pra quem ler o livro. Mas que o Raphael Montes foi genial nisso aqui, não tem nem discussão. Eu nem preciso dizer os tantos debates que ele traz, né? Típico dele. Em dois livros dele lidos por mim eu já posso afirmar que essa é a marca registrada desse cara: fazer a gente refletir quinhentos temas sociais a partir de uma história muito da macabra.

Em um único livro, entraram em pauta suicídio e saúde mental, sexualidade e preconceitos e até mesmo o que moveu toda a narrativa: a desvalorização da literatura e a busca por sucesso. A cereja do bolo, inclusive, é a última linha do livro, quando o Raphael se insere na história como pseudônimo do seu próprio personagem. Que mente macabra! Que mente brilhante! Eu amo esse cara, caras! E é só a minha segunda leitura...

Bruna 04/06/2024

Ótimo
O que dizer de um autor brasileiro que fica mais incrível a cada leitura? "Suicidas" é muito inteligente e bem escrito, com um suspense investigativo do jeito que gosto.

Pedro3880 04/06/2024

Um turbilhão de surpresas.
É o segundo livro que leio do Rapha e já se tornou meu favorito. Suicidas é o tipo de obra que mais me atrai, a que mantém o suspense até a última linha. Muito criativa a condução da obra em três linhas narrativas, todas importantes para a construção da história, apesar de as anotações do Alê serem chatas e maçantes as vezes, elas eram necessárias para nos dar o panorama sobre todos os personagens. Algumas cenas do livro são pesadíssimas e podem causar gatilhos em algumas pessoas, teve capítulos que não consegui mais ler de tanto choque.
O livro foi muito bem conduzido, o início não chama atenção em nada, mas por volta da página 40 o livro te arrebata de vez e você não consegue mais parar de ler, os plots são realmente chocantes e o último em especial, é muito bem elaborado. Que uso maravilhoso da metalinguagem, Raphael Montes você é Artista!

Caiho Gabryell 04/06/2024

MANIACOOOOOOO
Difícil explicar o que foi suicidas pra mim, foi um dos meus primeiros Contatos com a literatura, meu primeiro livro nacional, história muito boa, muito bem contada e um PLOT no fim inacreditável, LIVRO BEM PESADO, bom essa é a assinatura de Raphael Montes né? Leiam!

jumartinsx 04/06/2024

CARELHEO!!!!!!
Minha única reação depois de acabar esse livro é CA RE LHO. Eu tô em choque. Que o Raphael montes SEMPRE surpreende a gente e prende na leitura não é novidade nenhuma, mas nesse aqui!!!! Já li todos os livros dele (menos bom dia verônica, fora isso todos) e esse virou desparado o meu favorito, acho que o livro que o final mais me deixou ?. A gente começa o livro com uma certeza ?todos morreram?, mas a cada morte você se choca porque como todo clássico do Raphael nada é o que você acha que é. Ele é muito pesado, aborda muitos temas pesados, mas de um jeito tão descontraído que chega é engraçado e te faz soltar risadinhas. Não posso fazer uma descrição porque senão vou acabar dando spoiler e não quero isso, mas leiam e se surpreendam com essa pérola aqui. Eu acabei tem exatos 5min e eu tô PARALISADA ASSIMILANDO TUDO. E nesse como o menino é escritor tem umas partes que eu acho que o Raphael foi genuinamente sincero (na verdade acho que todo livro do Raphael tem um que de verdade porque como uma mente consegue ser tão macabramente brilhante?)

uaininaa 03/06/2024

"Dei o grande blefe, mãe. Dei o grande blefe e ganhei a partida!"
Meu deus! Do começo ao fim esse livro me surpreendeu de todas as maneiras possíveis, nenhum livro nunca me prendeu tanto como esse. Quando terminei eu fiquei parada olhando para a parede tentando entender o que foi esse final e até agora eu estou pensando na genialidade do autor, cada peça se encaixou, tudo fez sentido. E agora, então, me questiono, será que em algum momento realmente conhecemos as pessoas? Será que nós realmente nos conhecemos?

Gabi Moretti 03/06/2024

Um autor é um autor, né?
Raphael Montes é um gênio, isso ninguém pode negar. O cara escreve muito bem e constrói histórias sensacionais. Eu sou apaixonada!

No caso desse livro, porém, fiquei meio decepcionada. Fui com muita expectativa depois de tantas especulações e principalmente, depois de ler ?jantar secreto?, que pra mim é 10/10.

Não achei as cenas tão perturbadoras quanto dizem, e achei o final, não óbvio, mas esperado, sabe?!

Enfim?

Não é um livro bom, no nível esperado para um livro do Raphael, mas também não é um livro ruim.

Mari 03/06/2024

Impecável
Antes que o mundo pudesse sonhar com 0
terrível jogo da baleia azul, que leva jovens a
tirar a própria vida, ou que a série de televisão
Thirteen Reasons Why fosse lançada e se
tornasse 0 sucesso que é hoje, Raphael Montes, então com 22 anos, já tratava do tema do suicídio entre jovens, com a ousadia que virou sua marca registrada.
Em seu primeiro livro, que a Companhia das
Letras agora relança acrescido de um novo
capítulo, conhecemos a história de Alê e seus
colegas, jovens da elite carioca encontrados
mortos no porão do sítio de um deles em
condições misteriosas que indicam que os nove amigos participaram de um perigoso e fatídico jogo de roleta russa.
Aos que ficaram, resta tentar descobrir
? que teria levado aqueles adolescentes,
aparentemente felizes e privilegiados, a tirar a própria vida.

Vitorseiti 03/06/2024

Uma ótima estreia
Suicidas, o livro de estreia de Raphael Montes é ambientando no rio e tem como protagonistas um grupo de 9 jovens suicidas e desenvolve sua trama por meio de cadernos e anotações de Alessandro, um dos jovens suicidas. Além disso temos como parte do livro transcrições das gravações de áudio das mães dos jovens.

Já li outros livros muito bons do Rapha e esse não fica nem um pouco atrás dos outros, facilmente entra no meu TOP 3, apesar de ser o maior livro do autor, mantém a fluidez tanto na trama e na escrita, que são viciantes e te instigam a querer continuar lendo.

Como primeiro livro, esse é uma ótima estreia, apesar de alguns furos, cumpre sua função como thriller e deixa o leitor bem tensor em diversos momentos.

O final não é o mais surpreendente de todos (acabei descobrindo no meio do livro) mas ainda assim é muito bom e pode surpreender que é novo no gênero dos thrillers.

Em geral, suicidas é um livro ousado, bem escrito e mais um dos vários acertos de Raphael Montes.

Lyvian.Nery 03/06/2024

Excelente! Estava querendo ler um romance policial há um tempo e acho que fiz bem em começar com "Suicidas". É um livro sensacional que te prende do início ao fim, com uma história surpreendente, criativa e muito bem escrita.A cada capítulo, algo novo é acrescentado, deixando o leitor chocado e mudando a opinião sobre cada personagem conforme a história se desenvolve. Em alguns momentos, a raiva e o nojo eram tantos que quase vomitei e tive que parar a leitura para respirar e refletir sobre o que tinha acabado de ler.
Um suspense incrível com um desfecho que só acaba na última linha e deixa qualquer um chocado com a genialidade de Raphael Montes. O único ponto negativo que encontrei no livro é que eu queria saber mais sobre os motivos dos outros adolescentes para cometerem suicídio. Mas tirando isso, o livro vale cada centavo e eu recomendo para qualquer um.
Só acho importante lembrar que os acontecimentos são bem pesados e o modo como os personagens lidam com isso tira qualquer um da zona de conforto. Então se está pensando em ler, saiba que é muito desconfortável em alguns momentos e tem muitos gatilhos!

"É impressionante a atração humana pela desgraça alheia. É legal ver o Fulaninho casar e a Beltraninha ter filhos, mas a notícia vende muito mais se o Fulaninho mata a Beltraninha e depois comete suicídio."
Kamilly343 03/06/2024minha estante
vc leu mt rápido nu

Lyvian.Nery 04/06/2024minha estante
Fiquei completamente viciadaa

Lêh 03/06/2024

Raphael Montes é insanooo
Esse livro explodiu minha cabeça ? acho difícil encontrar alguém que acerte o plot que teve no final da leitura ?só digo uma coisa! Apenas leiam esse livro, tenho certeza que não vão se arrepender.

Stephany 03/06/2024

Suicidas
Primeiro livro que leio do Raphael e, sendo bem sincera, melhor livro nacional que li e melhor livro de suspense que já li também
Canoff 03/06/2024minha estante
Leia Jantar Secreto ? o melhor livro dele.