O Corpo Fala

O Corpo Fala Pierre Weil

Resenhas - O Corpo Fala

Kessia.Santos 12/02/2024

" Desvendando os segredos da Comunicação Não Verbal"
"O Corpo Fala", escrito por Pierre Weil e Roland Tompakow, é uma obra seminal que explora a linguagem não verbal e sua influência na comunicação humana. Publicado originalmente em 1971, o livro continua relevante até os dias atuais, sendo uma referência indispensável para profissionais das áreas de psicologia, comunicação, terapia e desenvolvimento pessoal.

A principal tese do livro é que o corpo humano é um veículo de expressão tão poderoso quanto a linguagem verbal, transmitindo informações e emoções de forma inconsciente e muitas vezes mais precisa do que as palavras. Os autores argumentam que aprender a interpretar os sinais corporais pode melhorar significativamente nossa capacidade de compreender os outros e nos comunicar de forma mais eficaz.

Uma das principais contribuições de Weil e Tompakow é a categorização dos gestos e posturas corporais em diferentes tipos de comunicação não verbal. Eles identificam gestos de abertura e fechamento, gestos de defesa e ataque, e uma variedade de outros sinais que revelam os sentimentos e intenções das pessoas.

Ao longo do livro, os autores fornecem uma série de exemplos e estudos de caso que ilustram como a linguagem corporal pode ser interpretada em diferentes contextos, desde reuniões de negócios até interações sociais cotidianas. Essas histórias ajudam a tornar os conceitos teóricos mais tangíveis e aplicáveis à vida real.

Além disso, "O Corpo Fala" oferece uma série de exercícios práticos e técnicas para melhorar a consciência corporal e a habilidade de interpretar os sinais não verbais dos outros. Essas práticas são fundamentais para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de comunicação e desenvolver relacionamentos mais autênticos e significativos.

No entanto, apesar de suas muitas qualidades, o livro também apresenta algumas limitações. Alguns críticos argumentam que a análise dos autores pode ser simplista em certos aspectos, e que a linguagem corporal não deve ser considerada isoladamente, mas sim em conjunto com outros aspectos da comunicação.

Em suma, "O Corpo Fala" é uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em entender melhor a linguagem não verbal e aprimorar suas habilidades de comunicação. Embora não seja isento de críticas, o livro oferece uma base sólida para explorar um aspecto fundamental da experiência humana. Recomendo este livro a profissionais das áreas de psicologia, comunicação e desenvolvimento pessoal, bem como a qualquer pessoa interessada em aprofundar sua compreensão das complexidades da comunicação humana.

Beeea.triz 04/02/2024

Incrível!
Esse livro abre a nossa mente em nuitos aspectos. Não somente o da psicologia, porém é imprescindível para os analistas do comportamento ter esse livro como cabeceira.

Fran 01/02/2024

Psicologia aplicada
O livro precisa ser lido com atenção e no formato papel, pois tem várias ilustrações que complementam. Ouvi no formato audiobook e ficou um pouco estranho. Porém, hoje pode ser considerado mais um livro próximo de autoajuda do que técnico.

DidioAzul 23/01/2024

Não gostei
Falaram tanto desse livro que resolvi ler com grandes expectativas. Achei a leitura enfadonha, confusa e maçante em diversos momentos. As gravuras não ajudam muito e a linguagem é cansativa. Algumas passagens interessantes de leitura corporal salvam o livro, mas não recomendo.

Bernardo.Vianna 22/01/2024

Esclarecedor
É um livro mais didático do que eu achei que seria, ao mesmo tempo que foi mais fácil lê-lo que o previsto.

Ele é bastante instrutivo e creio que mudou bastante a minha forma de observar os outros. É um mundo completamente diferente que foi interessante ter um vislumbre, conhecer ao menos um pouquinho.

Letícia let 18/01/2024

O livro tem várias ilustrações para servirem de exemplo ao que é ensinado nele, são imagens e explicações para aprendermos e usá-las no cotidiano.
Não gostei muito, pois por mais que o livro tenha desenhos foi difícil a compreensão, além de ser muito repetitivo

Leticiaos 15/01/2024

Enfadonho
Terminei esse livro numa luta interna, o tema me interessa muito e por isso insisti.
Honestamente achei a leitura levemente irritante, parece mais um roteiro de teleprompter que os autores transformaram em livro. Não tenho problema com o autor "falar" com o leitor, mas nesse livro, essa eterna "conversa" deles me incomodou.

O conteúdo é okay, não senti que agregou enormemente.

Os desenhos cartunescos são outro ponto de enorme incômodo pra mim, não gostei nem um pouco deles e, várias vezes tive que passar um tempão olhando pra tentar entender o que tinha lá.

Além de que nessa pegada de exagero que o cartunista aplica às imagens, ele acaba muitas vezes tendendo pra generalizações machistas/preconceituosas - eu sei que o livro é dos anos 80 e isso era comum e até aceitável na época, mas li agora e achei zoado.

Enfim, razoável porque deu pra coletar um pouco de informação, mas não recomendo
DidioAzul 19/01/2024minha estante
Concordo plenamente. Fui ler na maior expectativa, mas me decepcionei. Achei o livro cansativo, confuso e enfadonho. Não via a hora de acabar. Não recomendo.

Camila.Ripcke 01/01/2024

Podolatria versão norte/sul
O que eu mais gostei desse livro foi a dinâmica da escrita, as orientações de

"parei um pouco, de uma volta, espere 5 min para continuar o conteúdo"

gostei muito disso, quando eu li era professora de informática, usei muito essas estratégias nas minhas aulas

até hoje sou viciada em olhar para os pés das pessoas

Thais.Maia 30/12/2023

Preste atenção!
O livro trás diversos cenários sobre ações e o que elas indicam somando posição entre o pontos definidos no livro como águia, leão e boi.

Achei bem interessante os tópicos conforme fui lendo e praticando a análise comportamental ao meu redor, mas achei a leitura um pouco cansativa.

Marix 22/12/2023

Esperava mais do livro.

Tenta funcionar como um manual ou dicionário, mas não cumpre muito bem o papel.

Um ponto fraco são as figuras, muito confusas e estranhas

Ingrid45 20/12/2023

Trabalho imenso feito com muita dedicação e vemos isso em todas as páginas. Uma experiência imersiva que para quem está estudando Psicologia é ainda mais rica!

Júlia 15/12/2023

O conteúdo do livro é excelente. Observar o comportamento e entender seus sentidos é algo muito curioso e interessante. Porém tive repetidas vezes insistir comigo mesma pra retomar a leitura do livro, pois do meu ponto de vista não achei que seja um livro que prende o leitor, ainda não haja tanta formalidade na escrita.

Gabrielly249 02/12/2023

Um bom livro
O livro é maravilhoso,aprendi várias coisas sobre linguagem corporal e isso me ajudou bastante.Agora só falta eu colocar em prática o que eu li.

Sidney.Muniz 29/11/2023

O livro traz muitas dicas de comportamentos não verbais, as imagens ajudam a decifrar melhor vários comportamentos.

Daniel.Duarte 06/11/2023

Prático e não teórico
"O corpo fala" e um daqueles livros que no serve de nada se não for posto em prática!

É um livro simples, intuitivo e como o mesmo alega em seu conteúdo e uma verdadeira realfabetização de algo básico da linguagem humana. Sendo um livro abrangente para as diversas situações humanas e contextos.

Super recomendo!!!