O fazedor de velhos

O fazedor de velhos Rodrigo Lacerda

Resenhas - O Fazedor de Velhos

bia07 15/06/2023

Me fazendo velha
Se sentir é envelhecer, envelheci pelo menos 5 anos com esse livro.

gostei muito. talvez releia no futuro.

Ana Clarke 25/05/2023

10/10 <3
Meu Deus, o que falar desse livro? Ele foi favoritado já no primeiro capítulo e a partir daí a paixão só foi crescendo. Que coisa deliciosa.. uma escrita PERFEITA, um enredo muito interessante e instigante, um romance daqueles de aquecer o coração e personagens gostosos demais de ler, de acompanhar, de descobrir.
Confesso que me vi em Pedro muitas e muitas vezes durante a leitura e agora estou me perguntando se a solução pra minha crise também seria escrever.......
A relação entre Pedro, Nabuco e Mayumi é tão linda, da pra sentir o amor que existe entre eles. Deu vontade de conhecer esses três, fazer amizade e não desgrudar jamais. Queria marcar o livro inteiro mas as 3 partes que mais me tocaram e que eu mais me identifiquei foram: (acho
"O tempo, para o historiador, tem divisões claras entre passado, presente e futuro. Para você, no fundo, é como se o ontem e o amanhã não existissem. Passado, presente e futuro são uma coisa só: o presente"
"Como aquilo era verdade! Eu era mesmo neuroticamente preocupado em ter consciência do presente, de cada momento vivido. Em outras palavras, eu morria de medo de morrer."
"Ora, Pedro, é lógico. A Mayumi aceitou a frustração de não ter o brinquedo sempre com ela. Quem aceita frustração, espera, quem espera, pensa. Quem pensa, sente. Quem sente, vive o tempo, e sabe que ele está passando. Portanto, fica mais velho."
Enfim, vou demorar pra superar cada frase dita nesse livro. Grata DEMAIS por ter conhecido esse autor, indo correndo atrás de mais dele

lys8 04/05/2023

O fazedor de velhos
"- É isso mesmo - ele me interrompeu, sorrindo do meu espanto, e completou

a frase escolhendo as palavras: - A sua realidade é ficção."

O fazedor de velhos é um livro que nos conta as vivências do menino Pedro e de um senhor que des de o dia que ele "Se fez velho" no aeroporto o acompanha pela vida, aparecendo em alguns momentos da história para dar algum tipo de ensinamento para o garoto

Uma história que conta outras histórias, dês das dificuldades de entender Rei Lear de Shakespeare até José de Alencar e sua breguice com "O guarani"

O livro nos trás um ensinamento sobre viver e sobre aproveitar a vida e também a morte, aprender e lidar com isso cara a cara sem fugir dos sentimentos, como Pedro faz quando descobre o que ele realmente quer ser da vida

Gabi 03/05/2023

Ótimo livro sobre amadurecimento!
Li pela escola, então estava com zero expectativas, porém o livro me surpreendeu muito, chorei, ri, quando percebi estava lendo por interesse mesmo, muito bommmm.
Teve algumas coisas q achei meio rápidas demais, mas tirando isso eu amei o livro, achei que ele ia tomar um rumo totalmente diferente então por causa disso acho que me decepcionei no início, mas nem liguei pra isso ao decorrer da história pois estava muito envolvida, o livro mostra como ser "velho" em um sentido, o de amadurecer, é uma coisa boa.
O livro é curto porém a leitura é lenta, mas isso não quer dizer que é uma coisa ruim?

judvsc 02/04/2023

Leve, lindo e sensível
Apesar de triste, deixa o coração quentinho diante de tantas transições e processos de amadurecimento, principalmente na juventude. O livro traz um olhar sensível sobre a passagem do tempo e o envelhecimento. Perfeito.

Manuela222 10/03/2023

Uma leitura simples mas com uma mensagem incrível
Li esse livro na virada do ano, por essa razão facilmente ficou muito importante para mim.
O livro em si é deveras simples e é uma leitura cotidiana, um livro para terminar em cerca de dois dias.
Apesar de sua simplicidade, sua mensagem e poderosa e seus personagens amáveis.
Recomendo esse livro principalmente ao público de 14-25 anos que se encontram em algum tipo de conflito pessoal.
Brilhante.

Edna 21/02/2023

Então qual a sua Teoria?
"A minha teoria é que ñ há teoria."

O prazer da leitura ñ acontece pelas edições lindas mas é indescritível quando abrimos uma Ediçao tão perfeita e é compatível com o  mergulho de uma narrativa deliciosa.

Partindo do inicio um tanto morno quando Pedro, personagem principal descreve a infância que foi permeada por leituras nada convencionais por influência da mãe e  do pai que liam desde  Eça de Queirós à Shakespeare,  sua primeira escolha foi Juca-Pirama e influenciado pela força daquele poema foi mergulhado no tacho da literatura.

A dificil escolha entre ser um historiador se encantar com documentos, um mundo antigo,  a história, a culturas cujos caminhos faz vibrar as cordas do coração de alguns ou simplesmente conhecer e aceitar que o que te chaqualha é o presente, as novas descobertas, uma a uma.....

Ao encontrar no acaso um professor historiador e Shakesperiano,  seu nome Nabuco que aplica  como um teste de personalidade  quando pediu ajuda para descobrir uma nova aptidão, pois a faculdade de história ñ o tinha preenchido "_ Leia Shekespeare e decifre as palavras chaves."

Ele se vê envolvido aos vinte anos em um mundo do Rei Lear  e com toda a capacidade
da a natureza humana, o choque realístico de conhecer os Edmunds da vida, e o coração imenso e capacidade de perdoar das Cordélias, passa a se enxergar melhor, cuja dor de um amor perdido passa a suavisar com a literatura.

Um amor tão imenso como a do índio Peri e Ceci de O guarani, surge em seu mundo como Mayumi - "bonita de verdade" .

Como um último teste o Professor pede para que ele viaje no tempo" _ vá para seu mundo, sua casa e faça, só então retorne."

Pedro inicia uma busca em seu interior, ficando em passagens de sua infância, começa a digitar,  tentando registrar ou detectar algo intenso do passado e começa a voar ñ para o passado mas visualiza o futuro, as teclas ganham vida própria..é incrível!

"São estranhas, e maravilhosas, as sensações realista  de nossos delírios."

"O Fazedor de Velhos, o homem que, provocando a  emoção, fazia o tempo andar

edson.pdf 29/01/2023

Criminoso
Como esse filho de uma *** tem coragem de publicar isso? Não tem condições, pelo amor Deus, deu até dor nas costas no final do livro - de tanto ficar em posição fetal chorando no canto de casa.

Antonio 10/01/2023

Um livro juvenil leve sobre a passagem da vida
Comprei esse livro numa liquidação da CosacNaify, quando estava sendo extinta e não percebi que se era uma obra juvenil. De qualquer forma, um bom livro, com reflexões bacanas sobre a vida, carreira, juventude e envelhecimento. Vale.

Nzinha 30/12/2022

Eita garoto shakspereano
Muito bom, maravilhoso, esplêndido, apaixonante, competente, saboroso, confortável, benévolo , agradável..
Esse livro é muito bom e esta na risca de ser o melhor de 2022. Li por indicação de im amigo que disse que seria minha cara e realmente é!! Obrigado @João cajueiro ?
Um tipo de livro que eu quero que meus pais leiam, meus primos, meus tios, meus amigos, meus inimigos, meus vizinhos e sei lá. Virou meu confort book????
Manuela222 10/01/2023minha estante
NOSSA AMIGA SIM TE ENTENDO

Wellington.Pimente 28/12/2022

Simples e linda história!
Queria uma leitura leve e tranquila e por isso escolhi o livro de Rodrigo Lacerda e novamente foi uma escolha assertiva. Uma história simples, leve e com um lirismo que aquece o coração, principalmente de quem é amante do mundo literário. Uma obra linda!

melzinha3 25/12/2022

amei esse livro!! achei bem parecido com os miseráveis em algumas partes, e como os miseráveis é meu livro fav, esse tb é legal

ray 01/12/2022

Relembrando alguns livros que já li para atualizar o skoob, me lembrei de ?O fazedor de velhos?. Li este livro em 2019, já que era umas das obras necessárias para a prova de seleção de uma escola técnica onde queria estudar um dia. Confesso que não coloquei muita expectativa, mas esse livro me surpreendeu bastante na época.
Creio que esse livro foi muito bom para mim, justamente por conta da idade que eu tinha quando o li. Ele fala de incertezas e, enfim, dificuldades que você passa na fase da adolescência, e era justamente isso que estava acontecendo comigo na época.
È uma leitura bem rápida e fluida, daquelas que você faz em uma tarde. Recomendo bastante e pretendo reler este livro :)

kamillyoliveira 01/11/2022

Muito bom!!
Li o livro por causa da faculdade, e por este motivo, eu achei que seria uma leitura chata, mas acabei me surpreendendo. É um livro muito gostosinho de ler, a história vai te envolvendo do início ao fim. E aborda assuntos muitos interessantes, um deles é a mudança de ciclos da vida e como lidar com eles. Eu super recomendo!!