O fazedor de velhos Rodrigo Lacerda

Resenhas - O Fazedor de Velhos

Vitor1711 30/01/2022

O fazedor de velhos
Eu li por causa de uma prova que eu tinha que fazer, e me apaixonei pelo livro uma leitura muito boa, autor arrasou nesse livro!!!

Jheni 26/01/2022

o fazedor de velhos fez mais uma vítima, mais uma velha.

''Crescer é, de certa forma, se separar das pessoas amadas.''

''Falem com o tempo. Conversem com ele. Fiquem íntimos dele. O tempo é nossa única companhia garantida até o último instante.''

O fazedor de velhos, ou Nabuco para os íntimos, acabou de fazer mais uma vítima afinal. O livro me causou diversas reflexões sobre viver o aqui e o agora, o que eu quero ser e qual o legado que quero deixar quando lembrarem do meu nome. A escrita do autor tornou a leitura ainda mais prazerosa, uma escrita leve, divertida e uma pitada de drama. Pedro e professor Nabuco, obrigada por me proporcionarem tamanha reflexão.

obs: adorei o fato do autor detalhar livros dentro de um livro, achei cômico mas, acima de tudo, acredito que tenha dado um toque a mais.

Luiza2333 03/01/2022

O fazedor de velhos
O autor Rodrigo lacerda já ganhou diversos importantes prêmios literários brasileiros como o Jabuti e nomeações da academia brasileira de letras, por conta disso admito que iniciei a leitura com algumas expectativas. E como a leitora sensível que sou quase todas foram alcançadas.
Foi um livro curto e rápido de ler, para quem gosta de literatura brasileira e clássico simplismente vai amar as diversas referências que tem. Começei a ler pois estou em uma fase de tentar descobrir o que quero fazer na minha vida profissional e havia lido em uma resenha que era exatamente sobre isso que o livro discorria, mas ele foi bem mais que isso, ele fala sobre maturidade.
De maneira calma acompanhamos a vida de pedro repleto de referências a literatura brasileira e frases filosóficas. Em geral diria que foi uma ótima leitura, porém demorei para pegar o ritmo

Iza 28/12/2021

Meu favorito
O livro me surpreendeu muito positivamente, no começo eu achei que seria só mais um livro chato que eu teria que ler para a escola, porém logo depois das primeiras páginas já criei uma apego ao Professor Nabuco e a toda história do Pedro.

Acreduto que é o livro perfeito para quem está passando por momentos de duvida ou de descoberta pessoal, é muito interessante a maneira como é possível ver o amadurecimento do Pedro durante toda a história.

Com certeza recomendo para todo mundo que nunca leu, a leitura é muito boa, e com certeza contem ensinamentos para a vida inteira.

ariane431 14/12/2021

O que dizer? SIMPLESMENTE PERFEITO!

Te faz refletir sobre fatos na sua vida que muitas vezes nem são percebidas, uma leitura gostosa, inteligente e confortável, daquelas que quando vc se percebe ja está na metade do livro.

Amei cada um dos personagens, mas meu senhorzinho Nabuco ganhou meu coração!?

RI, IMPACTEI, REFLETI, E CHOREI.

Um dos melhores que já li, pensando seriamente em fazer dele um dos meus favoritos ???

juju 28/11/2021

tempo e encontro
Um excelente achado! "O fazedor de velhos"
livro curtinho e reflexivo, uma perfeita combinação com um dia que você quer pegar uma leitura de um dia para refletir!!
simples mas passa sua mensagem, gostei bastante dos personagens, me apeguei ao Pedro e ao Nabuco, e fui ficando na expectativa com eles, enfim recomendo demais!!!!!

Rubia 18/11/2021

Muito bom!
Gostei da história. Me surpreendeu. Vale a pena ler e refletir sobre a vida. Muitas vezes a vida passa e não valorizamos pequenos detalhes.

Denilson 03/11/2021

Uma verdadeira carta de amor a literatura e a arte da escrita. A prosa de Rodrigo Lacerda é ágil, envolvente e repleta de referências. O ponto negativo são alguns detalhes da trama que exigem certa suspensão de descrença, alguns pontos soltos. No entanto, nada que diminua sua grandeza. Recomendo a leitura!

Aline Naiara Melo 20/10/2021

Escolha
O personagem aparece na fase no qual muitas decisões acontecem na vida, a dificuldade de se encontrar e decidir o que fazer, ele encontra um Professor que irá fazer ele refletir sobre sua vida.

Rafa 20/09/2021

Meu livro favorito
Depois de ler esse livro pela primeira vez no 9º ano da escola, fiquei apaixonada! Seguidos por vários anos de convencer meus parentes e amigos de ler também, gosto cada vez mais dele cada vez que eu releio.

Além dos vários ensinamentos de Professor Nabuco, o livro conta com varias passagens de crescimento e desenvolvimento de Pedro e de todos os outros personagens, incluindo o Professor.

Se você nunca leu, leia! Um livro que toca a alma e enriquece o coração ?

Marie 19/09/2021

O fazedor de velhos
Bom, não sei nem por onde começar, esse livro me impresionou muito positivamente no final! Devo dizer que é um pouco massante no início PORÉM ao decorrer do livro fica perfeito, por isso que estou dando 4,5 estrelas? Outro motivo é como a Mayumi foi representada, foi um preconceito mascarado que não gostei, e como estou lendo na escola, até fizemos um debate sobre isso! Pedro, o principal é meio machista mas o que é legal de ver é que ele aprende ao longo da história. Recomendo muito a leitura!! E quando vc terminar, se questione, no livro o velho Nabuco é o único fazedor de velhos?

Bea Romanello 25/08/2021

Li esse livro na escola, há uns 10 anos (é assustador pensar isso). Não lembrava tanto da história, mas lembrava de ter muito afeto com esse livro e que fiquei muito encantada durante a leitura.

Voltar para essa história foi engraçada, porque o personagem central, Pedro, está numa situação de vida semelhante a minha, mas ele é muito chatinho! A peça central é o professor Nabuco e é com ele que senti empatia, em seu ensino e em suas ironias.

Esse tal de Fazedor de Velhos nos mostra o que é viver — sentir o tempo, suas mudanças e as emoções que o acompanham. Essa leitura foi um abraço e uma risada gostosa.

lubschi 04/08/2021

Me surpreendeu demais!
Terceiro livro que leio para o colégio esse ano, e confesso que não gostei dos outros dois primeiros. Com isso, fui ler "O fazedor de velhos" sem muita expectativa. Confesso que fiquei meia parada no livro (no começo), mas depois começou a me interessar mais! Não é meu gênero literario favorito, mas isso não deixa de considerar esse livro muito bom! O livro está cheio de marcações com lápis que fiz de frases que me fizeram refletir bastante! Para mim, todo mundo deveria dar uma chance para esse livro!
"Era estranhamente prazeroso sofrer a magia do Fazedor de Velhos."
"Ele era o Fazedor de Velhos, o homem que, provocando a emoção, fazia o tempo andar."

menxzes 17/07/2021

Envelhecer...
O Fazedor de Velhos, escrito por Rodrigo Lacerda e publicado pela Companhia das Letras, conta a história da vida de Pedro, desde sua infância até a fase adulta, mas a beira da vida adulta ele passa por dilemas, como o da escolha profissional, se é isso que ele quer para a vida dele, etc. Então ele começa a conviver com a pessoa que pode ajudar-lo a se encontrar no mundo. Como se imagina pelo título, O Fazedor de Velhos fala sobre se autoconhecer e envelhecer, recomendo a leitura pois serve como uma boa reflexão.