O fazedor de velhos Rodrigo Lacerda

Resenhas - O Fazedor de Velhos

maria 20/10/2022

sinceramente, eu não estava esperando que fosse bom, eu li por conta da escola mas acabei gostando da história. É bem leve, da pra ler em um dia.

Elfa 29/09/2022

Resuminho ?
Sinceramente todas aquelas pessoas que pretende se escrito ou com curiosidade o suficiente sobre a vida e o que ela significa
Esse e o melhor livro para se ler
Extremamente educativo e bem reflexível recomendo para todos que tenha um dúvida até mesmo sobre a sua faculdade ?

Andre Fiks 28/09/2022

Livro formador de jovens
Absolutamente incrível na época que li. Li no colegial, recomendado pela escola. Achei fenomenal como confronyava dramas da adolescência como família, pertencimento e propósito. Foi o livro que me fez pensar sobre o que eu queria fazer da vida. Lembro de algumas questões identitárias que podiam ser hoje vistas como problemáticas, mas não lembro direito. talvez valha a pena reler. Mesmo assim, lembro com carinhjo

bibia 30/08/2022

se reconhecer é extremamente difícil, mas extremamente libertador
Eu estou há algum tempo parada pensando no que escrever sobre esse livro, porque ele me pegou totalmente de surpresa. Eu comecei por recomendação e nem li a sinopse, mas ele me tocou de uma maneira impressionante.
A forma como o personagem vai se tornando adulto e como os pensamentos e as atitudes dele vão mudando, fazem a gente se sentir crescendo com ele... crescer e envelhecer são coisas muito difíceis e o livro retrata isso de uma maneira incrível. O romance e a amizade entre os personagens também são lindos e muito bem escritos, mas a evolução e a forma como o Pedro se descobre e cresce são...uau
É um livro que todo mundo deveria ler e que é extremamente tocante, quase que um tapa na cara, para quem tem a mesma idade que o Pedro ou está passando pela mesma situação que ele
horanzita! 31/08/2022minha estante
SIM MEU DEUS, esse livro é uma obra de arte em seu mais puro estado, deveria ter mt mt mais reconhecimento

Brumatti 28/08/2022

Crescer e como isso é difícil
Esse livro foi colocado como leitura obrigatória pela minha professora de Língua Portuguesa na escola quando eu estava no nono ano. Ele seria a leitura do terceiro bimestre, já que o tema era muito relacionado a um novo ciclo (para Pedro a faculdade, para nós o Ensino Médio). Porém, não me aguentei, o título era muito intrigante, eu tinha que ler, portanto, peguei uma tarde, sentei na minha cama com The Rain Song do Led Zeppelin de fundo (por motivo nenhum) e li. Terminei o livro em menos de 3 horas.

A leitura é muito fluida, fez com que eu me apaixonasse completamente pela literatura brasileira e por escrever (mais do que já era apaixonada).

A história é sobre Pedro, que sai do Ensino Médio e decide cursar História. Porém ele não se conecta com o curso e, para saber quem é e o que quer fazer, decide conversar com um professor de seu antigo colégio, o Sr. Nabuco.

É um enredo que não chama muita atenção, mas quanto mais se lê, mais você se vê preso na história. Cada vez mais eu me identifiquei com Pedro, talvez por ser um jovem que não sabe o que quer, ou por ser frustrado na vida amorosa, ou simplesmente por não entender nada sobre a vida, mas me identifiquei com ele durante toda a narrativa.

O amadurecimento do personagem principal é gradual e lento, mas ocorre, e é dos maiores feitos do Sr. Nabuco. Esse senhor é um dos personagens que merece destaque nessa resenha. Ele gerou frases profundas, que me deixaram refletindo muito sobre depois de ler, que me fizeram enxergar crescer de outra maneira, porque ele reconhece que crescer é difícil, mas ele compreende que também é algo inevitável e constante, portanto não há nada a se fazer se não aproveitar.

Até hoje, depois de um ano após ter lido esse livro, ele se mantém como um dos meus favoritos e o meu livro nacional favorito.

Recomendo fortemente para quem está passando por mudanças, sejam elas de escola, de ano letivo, ou de estilo de vida. Na verdade, recomendo para qualquer um que cresce. Esse livro é uma filosofia de vida, a qual todos deveríamos pelos conhecer.

Camilla 28/08/2022

Gostei de ler este livro, curtinho, mas fala sobre várias coisas importantes sem ficar entediante. Recomendo.

Clara 11/08/2022

Fazedor de velhos??
Li esse livro pra escola, pensava q iria ser aqls livros chatos que vc chora internamente só de abrir, mas NÃO! É muito bom e a história me me prendeu super. Pelo título parece q só vai ter aqls filosofias e Shakespeare, mas não é só isso não. A escrita é super leve, ent pra mim foi mt legal de ler.
Obs: tem romance pra quem gosta.

piettà 23/06/2022

"Visão de mundo"
A continuidade da história é bem fácil de deduzir até mesmo antes da metade da leitura, mas tem algo no 'óbvio' também que nos deixa intrigados para saber se acertamos o final.

O livro é muito simpático e retrata um episódio cotidiano de muitos, é bastante identificável e apresenta um romance clichê na medida certa.

A leitura me fez trabalhar percepções da minha vida de forma sutil e trouxe uma nova visão de mundo. Não é um livro excepcional, mas tem a dose perfeita de leitura que precisamos às vezes.

Sophia.Black 26/05/2022

? ??????? ?? ??????
Um livro que eu queria reler a tempos. Foi um dos poucos livros que a escola pediu como leitura obrigatória que eu realmente gostei. Lembro que na época houve até uma palestra que o autor explicava o porquê de ter escrito o livro, tudo o que o motivou e etc.
Esse livro é triste para um [*****], mas também deixa o coração quentinho, porque dá uma sensação de lar e que "no fim deu tudo certo". É uma história incrível que devia ser mais conhecida entre os leitores, e acho que, talvez, entre os escritores. Principalmente aqueles que demoraram a descobrir sua paixão pela escrita.

Mila 25/05/2022

O fazedor de velhos
Em poucas páginas temos um livro que nos leva para uma viagem, relata grandes nomes da literatura, fala de emoções que se tornaram banais atualmente e do contato e o respeito para com os mais velhos.

Rodrigo.Facco 23/03/2022

O fazedor de velhos
Comecei a ler esse livro porque li uma resenha que resumia ele em vidas sendo transformadas, relativização do tempo e explicação de pessoas e sentimentos.

Gostei muito dele porque é muito humano, te permite se julgar se comparando com o protagonista, se identificando com os altos e baixos da vida dele. Além disso, você se apega a história porque ela é simples e te dá várias oportunidades de exercer empatia se colocando no lugar das pessoas ali.

A leitura é muito leve e dá pra entender sem fazer esforço. Tem um toque de humor e um drama que torce pra não acontecer o inevitável. Muito bom!

AmandaVM 21/03/2022

Que livro encantador!
Queria muito lembrar como cheguei nele, mas não sei onde li sobre ou vi algo a respeito. O que é uma pena duplamente: pois constatei que pouco se fala dele.
É um livro para leitores viciados em obras que justifiquem esse vício: livros transformam vidas, relativizam o tempo, explicam pessoas e sentimentos. E eternizam histórias como essa.
E estou muito curiosa pela continuação! ("O fazedor de velhos 5.0")

Julhaodobem 05/03/2022

Envelheci uns 20 anos
Ao terminar de ler o livro O fazedor de velhos percebi que este livro entrou na minha lista de favoritos para toda a vida porque foi uma leitura rápida por conta de me grudar na história e me sentir nela, também por sentir um prazer de leitor que não tinha sentido algum tempo lendo livros. Durante a leitura passei por uma história filosófica e complexa para jovens como eu que está trilhando os caminhos da vida e do conhecimento, quem somos, o que iremos fazer ,como vamos fazer são perguntas que estão na mente do protagonista e que reflete a vida de milhares de jovens pelo Brasil.

Existe no fazedor de velhos um lado adolescente de se ver o mundo que está passando por uma transição para a vida adulta, o que torna a leitura fluida para o público jovem e com isso a relação do velho e jovem se chocam com uma pergunta interessante, o que é ser o velho?, para alguns é ser um fardo ou perder as suas funções em uma sociedade dominada pela beleza extrema sem conhecimento, só que no livro é possível entender que ser um velho não são as rugas ou morrer mas um sinal de amadurecimento feito pelas ações boas que fazemos durante a vida, o que explica se fossemos governados por adolescentes o mundo seria muito pior então para mudar o mundo esses adolescentes teriam que adquirir conhecimento para mudar o sistema e assim ficarem  " velhos" para criarem seus próprios caminhos com as próprias vontades.

Portanto o fazedor de velhos escrito por Rodrigo Lacerda é uma história de vários jovens brasileiros que lutam para descobrirem a sua vocação e ao mesmo tempo viver o amor que tanto procuramos mas sem deixar o amor e o estudo rebaixarem uns aos outros o que para muitos é algo difícil e tortuoso pois estas duas palavras não se conversam mas no livro é provado que é possível equilibrar uma vida de jovem com estudo e o amor se arriscando em novos desafios, procurando saber quem você se tornará no futuro enquanto tenta fazer escolhas certas.

madu 03/03/2022

No início não gostei muito mas depois foi uma leitura fácil e boa, no final fiquei mto triste não esperava que isso iria acontecer