O fazedor de velhos

O fazedor de velhos Rodrigo Lacerda

Resenhas - O Fazedor de Velhos

Manu | @nemtudoeficcao 28/06/2021

Chegou de mansinho e me surpreendeu
Não sei se foi o título, a sinopse ou o personagem que mais me chamou a atenção, mas esse foi um livro que chegou de mansinho e me envolveu de forma surpreendente.

Sem grandes emoções ou reviravoltas, o livro cativa pela premissa e pelos personagens.

Nessa história, a gente acompanha um pouco da trajetória do Pedro enquanto ele cresce e sai da adolescência para a fase adulta como muitos de nós: sem saber o que diabos fazer da vida.

É interessante notar como ele vai descobrindo outras pessoas, outros mundos dentro de cada uma delas, e também vai se descobrindo ao longo das páginas.

Talvez você se identifique com ele pela confusão em que se encontra, talvez pelo gosto pela leitura, ou talvez até pela forma como a literatura, principalmente a nacional, está presente na vida dele e nessas páginas.

Esse é um livro leve, para ser lido com calma, e que não só abre a vida e a história de Pedro pra gente, mas também nos instiga a se envolver mais em outras histórias e a olhar para a nossa literatura de forma diferente.

site: https://nemtudoeficcao.wordpress.com/2021/06/25/lido-o-fazedor-de-velhos/

pedro_gx 13/06/2021

leitura leve, que usa de escritas muito interessantes para compor a história. Além de muito interessante, a forma como apresentam o personagem principal faz com que seja fácil se identificar com ele.

flaureas 04/06/2021

Vale cada minuto
Simplesmente incrível, me apeguei a todos os personagens e me senti por dentro das relações existentes. Traz uma reflexão absurda sobre a vida e muda nossa perspectiva em aspectos que nem imaginamos que seria importante, um tapa na cara de quem está entrando na vida adulta.
Há muitas formas de observar o decorrer da vida, a obra me colocou em uma linha de pensamento fora do qualquer coisa que já havia pensado, muitos sentimentos envolvidos em cada frase escrita, totalmente sensacional.
Entretanto, algumas situações foram descritas muito brevementes, cenas que poderiam ser bem desenvolvidas e incrementado mais na história, principalmente no final.

Leticy.Anne 18/05/2021

Primeiro livro!
Esse foi o livro que me trouxe ao mundo da literatura, é realmente um livro surpreendente, e que nos faz refletir sobre algumas questões. Faz bastante tempo que eu li ele, mas tenho bastante vontade de reler, entretanto, é uma leitura que recomendo.

ns.kochi 26/04/2021

O Refazedor de Memórias
Releitura desse livro sensacional que li na escola, minha perspectiva foi bem diferente comparada à daquela época, mas foi incrível mesmo assim!

Simone 18/04/2021

livro conta a história do crescimento pessoal e intelectual de Pedro, um jovem que apesar de sua paixão pela literatura que o acompanha em diversos momentos de sua vida, em nada se difere dos demais jovens brasileiros e suas atividades diárias.
A esses momentos acrescentamos a presença misteriosa do senhor Nabuco, um professor de história recluso, famoso por ser uma fonte ambulante de conhecimento e por usar sua sabedoria para amadurecer pessoas, ajudando-as a compreender certas nuances da vida, e assim, fazendo-as velhas.

letição 15/04/2021

O fazedor de velhos
Quando li a primeira frase do livro já fiquei curiosa para saber mais sobre a vida de Pedro em relação a literatura, que atualmente é um assunto que me interessa muito.
Confesso que não foi fácil para mim ler o primeiro capítulo por causa das citações de livros clássicos, isso fez eu me frustrar com essa leitura nos primeiros momentos do livro.
Pedro como muitos jovens mostrou dificuldade em decidir seu curso superior. Tentou ir para o lado historiador, mas não gostou muito da experiência.
Essa leitura me tirou da minha zona de conforto, eu normalmente leio sobre fantasia, ou romance policial. Este livro me trouxe a realidade, e eu simplesmente amei, quero ler mais livros que fazem eu me questionar se realmente aconteceu aquilo citado na história.
Não vou dar spoilers, quero que vocês leiam, é incrível!!

Cris Lourenco 05/03/2021

O que quero ser quando crescer?
Um livro que deu umas empacadas por aqui mas que, por fim, foi uma leitura que me fez pensar sobre várias questões.
Trata-se como tema central, ao meu ver, dos questionamentos de um jovem sobre sua escolha profissional.
Mas não para por aí, o livro nos leva a refletir sobre outros temas como a descoberta de amores e a forma como lidamos com o tempo, sentimentos e nossas vocações. .
A escrita é leve e fluida.
O livro é classificado como um livro infanto-juvenil.
Essa edição que li é da extinta Cosac Naify e tem algumas ilustrações, assim como páginas laranjas no início de cada novo capítulo, e também nas contra-capas.
Valeu a pena seguir com a leitura até o final!

site: https://www.instagram.com/leiturasdacris

@wesleisalgado 26/02/2021

Quem aceita frustação, espera, quem espera, pensa. Quem pensa, sente. Quem sente, vive o tempo, e sabe que ele está passando. Portanto fica mais velho.
O jovem Pedro, com ajuda de Nabuco , aqui o fazedor de velho, vai descobrir que suas aspirações de vida.
A primeira frase do livro já faz você amar ele, "Eu não lembro direito quando o meu pai e minha mãe começaram a me enfiar livros garganta abaixo. Mas foi cedo." A partir daí conhecemos um jovem Pedro, que gosta de livros e entre o término do colegial e os anos de faculdade, não se encontrou profissionalmente. Então conhece o velho, sem trocadilho, professor Nabuco e dessa amizade se descortina o descobrimento do dom do Pedro.
É um livro despretensioso e leve, cheio de literatura daí como não gostar. Passando pelos clássicos de José de Alencar e Eça de Queiroz até o Rei Lear de Shakespeare. E ver a ascensão de Pedro , a profissão que nos faz tão feliz, é reconfortante.
"Na época percebi que a profissão de historiador é maravilhosa, mas, como romancista , eu não precisava ser só historiador. Eu podia ser historiador, pipoqueiro e jogador de futebol. Eu podia ser o rei da noite e o cara solitário. Eu podia ser mulher, homem pansexual. Padre e médico. Agente secreto e publicitário. Se eu quero falar de política, o romance aceita. Se quero falar de filosofia, o romance aceita. Se quero falar de amor, o romance até agradece."

Ziane.Silva 19/02/2021

Releitura
Na verdade, O Fazedor de Velhos foi uma releitura. Estória cheia de lições de vida, em breve quero ler O Fazedor de Velhos 5.0, se Deus quiser.

Fernando.Mazeo 06/02/2021

Livro delicioso
É um prazer ler um livro com este, em que passeamos pela adolescência e juventude de Pedro, navegando pelas emoções e descobertas dele! Sem contar as referências e análises de obras literárias clássicas, que fazem parte do cenário!

Calíope 28/01/2021

Intenso e significativo

Gabriela 21/11/2020

Adorei esse livro. Leve e com uma linguagem atual e simples. Achei a história cativante, linda e surpreendente.

Marcelo.Castro 05/08/2020

Para aquecer o coração
Uma leitura leve mas repleta de profundos significados e reflexões. Uma prosa que flutua por temas como o prazer da leitura, o amor, a vida, a morte e o tempo, mas com capacidade de mover o leitor, que dificilmente ficará indiferente aos temas tratados. Ótima obra, bem desenvolvida, que quando concluída deixa a gente com uma sensação boa por dentro.