A casa das sete mulheres

A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Resenhas - A Casa das Sete Mulheres

Adriana.Karimi 06/01/2024

Custei mas acabei....
Foi uma leitura um pouco mais arrastada pra mim devido a personalidade das mulheres que a todo tempo eu tinha que me lembrar que ocorreu em 1800 numa época que mulheres não se expressavam apenas esperavam. Mas não tem como falar nada de ruim de uma obra a qual a autora pesquisou muito e teve uma mente brilhante de transformar algo tão cruel como uma guerra em um romance histórico em uma época que não se registrava basicamente nada sobre mulheres. Apesar de não entender a necessidade de se guerrear senti a dor de Bento Gonçalves ao fim de sua última decisão.

Só uma coisa bem irreal. Uma casa com sete mulheres sem nenhuma fofoca? IMPOSSÍVEL

*Obs.: A série deu uma boa modificada nas personalidades das mulheres. Anita mal aparece na história. Ate porque é uma trilogia e tem outros livros que continuam essa história TRAVESSIA e UM FAROL NO PAMPA cenas calientes não existem . É 1835 a 1845. E a escravidão é romantizada tanto no livro quanto na série.

Cristiane 14/12/2023

A casa das sete mulheres
Li este livro por sugestão de Isabela Luprano, ler antes de morrer.
Não acompanhei a L.C porque estava lendo outros livros.
Neste livro acompanhamos as mulheres da família de Bento Gonçalves (líder da revolução farroupilha) por meio da voz de sua sobrinha Manoela.
A guerra é sempre cruel.
Eles lutaram com bravura, deram dez anos de suas vidas (os que sobreviveram) e não alcançaram seus objetivos.
Escreveram seu nome na história do Brasil.

Cintia295 18/09/2020

INCRÍVEL
Nossa que livro, sofri junto com os personagens, quando chegava as cartas dava uma angústia, homens na guerra sofrendo, morrendo, sendo mutilados, e mulheres em casa orando, sofrendo, e recebendo feridos ou mortos. Mas um livro ao meu ver impecável, tirei 0,5 estrela por uma coisa no final, não vou dizer devido o spoiler. Mas com certeza favorito. Super recomendo.

gabi 31/05/2020

a casa das sete mulheres
livro maravilhoso. a prosa é cheia de detalhes e os personagens são muito bem desenvolvidos. me emocionei demais. no final você se sente como se tivesse passado pela guerra dos farrapos.

Erica.Barone 10/10/2023

Um bom livro, bem escrito, mas acho que faltou algo que realmente empolgasse. Por vezes cheguei a sentir um pouco do tédio das mulheres que esperaram isoladas por longos anos o término do conflito. O contexto histórico é o ponto alto do romance. É uma leitura interessante, mas não excepcional. Minha vaga lembrança é que a série foi mais interessante.

andreza 29/09/2020

errr
eu acho que o livro romantizou muito a guerra e entendo que vários momentos são tirados dos diários de manuela, sobrinha de Bento Gonçalves então é de se esperar que ela visse o tio como um herói, porém acho que é de responsabilidade da autora esclarecer que nem tudo foi lindo e heroico como por ex o massacre de porongos que na narração de manuela parece uma luta digna, heróica etc quando foi na verdade um massacre
Mariana 16/01/2021minha estante
Siiiim! Senti a mesma coisa, faltou comentários da autora na narrativa para mostrar que as coisas não foram tão bonitas quanto nos contam na escola.

Mari 21/05/2021

“Do mesmo sonho que se vivia também se podia morrer.”
Ler “A Casa das Sete Mulheres”, romance histórico de Letícia Wierzchowski, estava nos meus planos há anos, principalmente motivada pelas boas lembranças que eu guardava da adaptação da Rede Globo de 2003.
Acompanhar os relatos de uma guerra verdadeira e duradoura como foi a Revolução Farroupilha (1835 - 1845) é experiência intrigante e dolorosa por essência. Eu me recordava vagamente de algumas das mulheres da família do general Bento Gonçalves da Silva, mas conhecê-las melhor através do livro foi surpreendente. Elas se revelam mais admiráveis e humanas do que eu me lembrava. A narrativa se alterna entre relatos em terceira pessoa e o olhar de Manuela, que nos descreve, em seus cadernos, os sofrimentos pessoais e o cotidiano da família, que ficou dividida com os homens na batalha e as mulheres protegidas em uma estância afastada dos conflitos.
O que mais cativa na obra é a profundidade dos sentimentos consequentes dos eventos imprevisíveis da guerra. Se de um lado, muitos homens lutaram e entregaram suas vidas em sacrifício pelo ideal da República Rio-grandense, de outro, temos acesso ao secreto convívio das mulheres que, distantes das armas, lutavam com sua fé e seus temores. Estar distante dos eventos e aguardar as notícias com paciência inabalável se torna um desafio mais angustiante a cada ano que a luta se estende. São pais, irmãos, tios, maridos e filhos ceifados por um ideal que vai perdendo sentido à medida que o desespero as domina e a vitória não é alcançada.
Ler sobre a perspectiva da espera cercada pelas paredes e muros da casa tem um interessante paralelo com o momento que vivemos de quarentena, o que me permitiu poder sentir uma pequena parcela da angústia dessas mulheres. Afinal, estamos em um tipo de batalha diferente, em que o número de mortes cresce mais a cada dia.
Com destinos tão distintos, Manuela, Mariana, Perpétua, Rosário, Maria, Ana e Caetana nos abrem os olhos para o que era ser mulher no Brasil do século XIX. O que se esperava de uma mulher era a paciência infindável de aguardar por seus homens e acolhê-los com plena disposição sempre que retornassem. Cada uma dessas sete mulheres viveu conforme seu poder e capacidade de lidar com a dor de perdas e traições. Por meio de suas personalidades bem diferentes, sentimos um pouco de como foi ter vivido naquela época, sofrendo, sonhando e experimentando o desafio de ser a fonte de vida, força e esperança de si próprias e de seus homens. Por todo seu potencial narrativo, riqueza de descrições e importância histórica, certamente é uma obra épica que merece ser mais lida e recomendada em nosso país.

Cristiane 17/03/2022

A autora traz uma parte da nossa história, a Guerra dos Farrapos, sobre a visão das mulheres que ficam presas na estância em quanto a Guerra acontece. Pelos anos acompanhamos os amores, as desilusão e a morte.

Caroline 05/08/2020

Livro apaixonante. O desenrolar é um pouco lento, demora para fluir e certos trechos julgo desnecessários, porém, no geral, é uma bela obra. Eu já conhecia a Revolução Farroupilha, mas, observá-la por esse ângulo, acompanhar a espera das mulheres, foi surpreendente.

Marina516 27/09/2022

Arrebatador
Eu amei esse livro! Em 2003 quando a Rede Globo lançou a minissérie, eu tinha apenas 6 anos, lembro que já queria assistir, pois era sobre o RS, e eu como gaúcha sempre tive essa chama de orgulho no peito.

Acompanhar a Revolução Farroupilha durante os seus dez anos de duração através da ótica feminina, mostrando as ausências, angústias e espera que a guerra traz, sem dúvidas é muito interessante.

Ao mesmo tempo em que a autora descreve os acontecimentos da Guerra dos Farrapos, elas nos traz amores proibidos e paixões que foram capazes de transpassar o tempo.

A Narração da personagem Manuela em seus diários é imprescindível, além de suas vivências ela conta o que o acontece com as sete mulheres da família do General Bento Gonçalves da Silva. Além da vida pessoal da família, o livro nos traz as motivações da Revolução.

Essa leitura me prendeu, além de me fazer viajar pelo tempo. Merece as cinco estrelas.
DANILÃO1505 04/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

ludagatha 27/06/2023

O livro da minha vida!
Os personagens são baseados em pessoas reais e a história se passa em momentos históricos reais também!
É ambientado aqui no BR mesmo e é um dos livros mais incríveis e emocionantes que já li
Completamente apaixonada por ele e leio sempre que posso ?

Robledo.Milani 24/09/2021

Literatura gaúcha
Minha meta para 2021 é ler um autor gaúcho por mês. Por isso decidi encarar essa biblia da Letícia, provavelmente seu livro mais popular. Mas o texto não está à altura da fama.

Nath 22/02/2022

Todos deveriam ler.
Simplesmente perfeito, muito bem detalhado, muito bem escrito. Tu entra dentro da história, sofre junto com Caetana pela espera de Bento, sente raiva por Manuela por ela amar Giuseppe, raiva e amor por Rosário. Angústia por querer que Bento volte para a casa. Livro incrível. Para quem gosta de romance de época, ele é perfeito. Eu que moro no Rio Grande do Sul, amei demais, por todas as gírias, por ler como era a antigamente. Incrível. Recomendo demais.