A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Aline Sandoli 11/04/2023

Niilismo e filosofia
Indico aos amantes da filosofia e com preferência pela esquerda pois tem muitas citações ao marxismo. Criticas a sociedade burguesa e a hipocrisia da sociedade. Cada capítulo um deleite, leitura fácil mas muito reflexiva. Fiz muitas pausas para absorver o que lia.

Jessica 25/02/2021

"tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes".

Um ode à beleza da arte, da literatura, da filosofia e da amizade.

Um requiém.

Um final abrupto, de partir o coração.

@LendocomAB por Ana Bove 14/05/2020

Livro complexo e difícil de ler
A elegância do ouriço - Muriel Barbery
Nota 3/10

Antes de mais nada, sei que minha nota para esse livro é bem polêmica, e adoraria ouvir mais opiniões aqui de pessoas que já leram. Acho importante que todo mundo que tem interesse no livro possa ter diferentes pontos de vista sobre a obra e sei que esse livro é o favorito de muita gente.

No livro "A elegância do ouriço", Muriel conta a história dos moradores de um prédio em Paris e como suas vidas e destinos estão entrelaçados. Você vai ter a oportunidade de conhecer Renée, a zeladora do prédio que se esforça para parecer uma pessoa comum apesar de extremamente culta, e Paloma, uma menina muito inteligente de 12 anos que por não encontrar um sentido para a vida quer cometer suicídio em seu próximo aniversário. O livro vai narrando a vida das duas personagens e todas as suas observações e anotações e como as vidas um dia paralelas se entrelaçam e mudam para sempre com o encontro.

Achei o livro muito denso pra ler, com uma linguagem difícil e cheio de referências de personalidades da arte francesa e autores que não estou acostumada a ler então que por muitas vezes me fazia ficar completamente perdida. Como comentei, leitura pra mim é diversão e um livro que não consigo engajar, entrar na história e me identificar com as personagens faz com que seja muito difícil eu de fato gostar de ter lido. Achei também que muitas páginas foram gastas arrumando o terreno para quando a história engrena, e quando você finalmente consegue ver graça na história, o livro já acaba. Então não foi uma leitura que eu me identifiquei.

site: https://instagram.com/lendocomab
érika leutwiler 10/07/2020minha estante
Eu tentei ler esse livro 2 vezes, foi muito difícil pegar no tranco! Senti as mesmas dificuldades que você, eu insisto até o final porque o meu amigo que emprestou garantiu que eu ia amar e tal, quando vi eu terminei o livro e em nenhum momento empolguei, fiquei extremamente perdida TB!

JuRenault 21/03/2021

Acompanhar a vida de uma concierge em um prédio de luxo parisiense. Só por essa breve frase já forma-se um quê de curiosidade e uma pontinha de vontade. Mais, ao se embrenhar nesse universo, tudo fica mais gostoso.
E que livro.
É até difícil expressar em palavras. Tocante, sensível, belo, espontâneo, natural, poderia ficar adjetivando, mas mesmo assim não encontraria todos os adjetivos para descrever essa primazia.
É uma delícia, não dá vontade de acabar, e ao acabar, a vontade e de recomeçar, e voltar no tempo.
Vontade de voar à Paris, e tomar um chá com Renée e Manuela, jantar com senhor Ozu, escutar música com Paloma.
É um livro sobre a vida em muitos de seus amplos sentidos e visões, e o resultado final disso tudo, é uma sinfonia belíssima, um deleite para a alma.
Indico muito a leitura.

Suzanie 05/07/2013

Menos que o esperado
A vida de uma menina que começa a questionar a falta de sentido do mundo e a de uma velha zeladora que esforça-se por não parecer quem é, talvez tenham pouco em comum, a não ser um certo desconforto com as regras sociais pré-estabelecidas e o pensamento voltado para suas tragédias cotidianas. Com o desenvolvimento dos relatos desenrolam-se os destinos até o ponto de cruzarem-se. E descobrirem-se almas gêmeas. Por meio desse fio condutor a autora ressalta a Arte, a filosofa, apresenta-nos cânones da literatura, música, cinema, etc.

Com franqueza, achei o livro pouco envolvente, uma história, digamos assim, meio água com açúcar. Parece carecer de um enredo mais envolvente, de personagens menos planas, enfim, algo que torne mais profunda a experiência do leitor. Mas vale por algumas referências culturais, por belas reflexões e citações, além da garantia de entretenimento.
Carolina.Gomes 28/07/2022minha estante
Suzani, amei ler isso! Estava me sentindo culpada por n estar gostando. ????

Suzanie 28/07/2022minha estante
Pois é Carolina, achei muito badalado o livro, mas não encontrei uma razão?

Carolina.Gomes 28/07/2022minha estante
Vemos por ai?

Kelly Martinez 22/07/2020

E no final de tudo...
A vida é injusta! Viva e sinta plenamente! Esse é o recado no final das contas.
nandaassis 22/07/2020minha estante
Amei esse livro!!

Rosa Santana 22/09/2011minha estante
Ei, Silvana, com que graça e elegância vc vem à minha página para falar da minha resenha, hein??! Agora já sei: foi inspirada em vc que Muriel escreveu o livro ora comentado!!

Rosa Santana 23/09/2011minha estante
Sivana, eu não faço resenhas para quem vai ler o livro e nem para quem está lendo. Faço-as para mim, para, daqui a um tempo, voltar a elas, relê-las... E não vou à página de ninguém para buscar o que escrevem sobre o que pretendo ler.
Ademais, deixar de ler um livro por lhe saber o final, na minha concepção, é uma atitude do leitor imaturo. Muito mais do que conhecer a história, gosto de desmotá-la, de perceber como o autor estruturou sua narrativa, como trabalhou juntando forma e conteúdo, quais foram os meandros que possibilitaram aquele final...
Deve ser esse o motivo da minha 'falta de noção'...

Rosa Santana 23/09/2011minha estante
Silvana, quando postei o comentário abaixo pensei em lhe falar sobre "Estudo nos EUA mostra que spoilers não estragam livros ou filmes", mas como ouvi na rádio e não tinha o link, não quis dar uma notícia sem citar a fonte. Agora, ei-la: http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/reuters
/2011/08/12/estudo-nos-eua-mostra-que-spoilers-nao-estragam-livros-ou-filmes.jhtm

Estou aqui pensando: talvez eu não seja tão 'sem noção' assim, não é?

Henrique Fendrich 15/10/2016minha estante
Rosa, assista "O porco espinho", livro inspirado no filme. Ali me parece que os personagens são mais "críveis" na sua erudição do que no livro.

July 29/01/2024minha estante
Concordo muito que os personagens são inverossímeis. Só consegui criar empatia pelo Ozo, embora eu não acredite que ele se interessaria pela Reneé, achei forçado.

Larissa 27/02/2023

"Ela tem a elegância de um ouriço..."
"Viver, se alimentar, se reproduzir, realizar a tarefa para a qual nascemos e morrer: isso não tem nenhum sentido, é verdade, mas é assim que as coisas são. Essa arrogância dos homens de pensar que podem forçar a natureza, escapar de seu destino de pequenas coisas biológicas... e essa cegueira que têm para a crueldade ou a violência de suas próprias maneiras de viver, de amar, de se reproduzir e de fazer a guerra a seus semelhantes... Acho que só há uma coisa para fazer: encontrar a tarefa para a qual nascemos e realizá-la o melhor possível, com todas as nossas forças, sem complicar as coisas e sem acreditar que há um lado divino na nossa natureza animal. Só assim é que teremos a sensação de estar fazendo algo construtivo no
momento em que a morte nos pegar. A liberdade, a decisão, a vontade, tudo isso são quimeras. Acreditamos que podemos fazer mel sem partilhar o destino das abelhas; mas nós também não somos mais que pobres abelhas fadadas a cumprir sua tarefa e depois morrer."

Somejoice 12/06/2023

Uma leitura extremamente reflexiva, repleta de nuances que nos faz pensar sobre a vida e os relacionamentos. Achei um livro muito interessante.

Isabella 04/09/2021

Tempo que não lia um livro com um fim tão emocionante, daqueles que a gente termina debulhando em lágrimas! Impressionante ver como a história dos personagens principais vão se entremeando e se conectando de uma maneira surpreendente.
Uma crítica profunda sobre o verdadeiro significado da vida. Amei amei!

Sammy 24/10/2020

Ótima pedida para qualquer tipo de leitor

Divertido e leve, é um livro para começar ou terminar o dia.

Os quatro personagens principais são aquelas pessoas que você desejaria conhecer nessa curta vida.

Os pensamentos e as ironias de Renée são um deleite na bagunça de discursos dos tempos atuais.

Evy 11/03/2016

"Um sempre no Nunca"
"[...] afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza".

Eu amo citações, e esse livro foi um banquete real em relação a isso. Marquei tantas páginas com post-it coloridos que nem soube quais citações escolher para esta resenha. Este livro ficou parado na estante da minha casa por no mínimo cinco anos. Eu queria muito lê-lo, mas sempre tinha algum outro que acabava entrando na frente. Por fim, depois de ver duas amigas queridas falando muito bem dele, eu decidi começá-lo e e já no primeiro capítulo fui pega por uma citação estonteante: "Como sempre, sou salva pela incapacidade dos seres humanos de acreditar naquilo que explode as molduras de seus pequenos hábitos mentais". Ela foi proferida pela protagonista da história, Renée Michel que é a concierge (zeladora) de um prédio nobre em Paris. Segundo a própria, ela é "viúva, baixinha, feia, gordinha", tem calos nos pés e em certas manhãs, um bafo de mamute. Sra. Michel não estudou, sempre foi pobre, discreta e insignificante. Ou isso, é o que ela pensa de si mesma.

Essa maravilhosa senhora, na verdade, revela por trás da fachada de concierge ranzinza e sem cultura, uma apaixonada por boa leitura, música clássica e filmes antigos. Esconde esse fato, vamos descobrir muitas páginas depois, para sobreviver a classe da nobreza a qual tem a "grande ilusão universal de que a vida tem um sentido que pode ser facilmente decifrado". E em seu esconderijo particular, lê Tolstoi, ouve Mozart, come chocolate amargo e toma chá. Eu me apaixonei pela Sra Michel na primeira citação que tocou meu coração. Ela tem um gato gordo, apenas uma amiga chamada Manuela e a curiosidade e paixão pela leitura que a faz especial, mas não aos olhos dos moradores do prédio onde ela tão servilmente trabalha há 27 anos.

O livro é dividido em duas pessoas que narram os acontecimentos, a Sra. Michel e Paloma, a encantadora criança de 12 anos que não se encaixa em sua família nobre e decidiu que vai se suicidar no dia do seu aniversário, pois se recusa a seguir o destino que lhe está traçado pela sociedade: casar-se com um homem rico e criar uma família tão vazia quanto a própria. Ela vai narrando em vários "pensamentos profundos" como chama, o dia a dia em sua casa, e o que pensa acerca de vários acontecimentos. É então que se nota a afinidade de pensamentos dela com a Sra. Michel e nos faz esperar ansiosos o dia em que as duas vão se descobrir e dividir suas opiniões e críticas a sociedade alienadora. Não posso deixar de mencionar também a chegada de um novo morador, o Sr. Ozu, sorridente e misterioso e que traz um novo brilho ao romance quando se mostra um profundo conhecedor das pessoas e consegue visualizar suas personalidades apesar das aparências.

É um livro delicioso, uma crítica a sociedade e um convite ao pensamento, mas em tom humorado, filosófico e repleto de belíssimas palavras. Como diz a própria quarta capa, o livro nos leva a refletir que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar: o tempo e a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor. O tipo de livro que faz pensar, sonhar, refletir. Que emociona, que faz rir, que faz chorar. O tipo de livro que me encanta.

Não poderia deixar de colocá-lo entre os favoritos e de recomendá-lo a todos aqueles que queiram encontrar "um sempre no nunca". A beleza neste mundo.

site: https://lyani.wordpress.com/2016/03/11/resenha-a-elegancia-do-ourico/
Renata Céli 11/03/2016minha estante
Linda resenha! Esse livro também está entre os meus favoritos. Adorei conhecer a Renée! Também anotei várias frases, casa uma mais incrível que a outra!

Camilla 12/03/2016minha estante
Resenha incrível Evelyn! :D

Evy 15/03/2016minha estante
Obrigada Camilla e Renata :D

Kiara_titi_ 25/02/2017minha estante
Você sabe escolher as palavras, esse é um dos motivos de suas resenhas serem perfeitas.

Evy 02/03/2017minha estante
Muito obrigada Clarinha :)

Marina 27/08/2023

Um final bem inusitado
Sem spoiler, mas o final realmente foi algo que não esperava e me emocionou. Um livro que intercala a vivência e pensamento de duas personagens distintas, Reneè a zeladora um prédio de ricos e Paloma, uma menina de doze anos insatisfeita com seu mundo.
Algumas partes confesso que achei um pouco arrastado, mas tem um conteúdo bem detalhado e bem filosófico que pode não ser tão rápido de ler. O romance também traz um toque de ironia e deboche que deixa mais leve a história.
Com certeza recomendaria o livro ?
Um dos trechos que marquei:
"Mas, se tememos o amanhã, é, porque não sabemos construir o presente e, quando não sabemos construir o presente, contamos que amanhã saberemos e nos ferramos, porque amanhã acaba sempre por se tornar hoje, não é mesmo?"

Aline no mundo das maravilhas 26/07/2021

A camélia sobre o musgo
Esse livro é lindo, poético e toca o coração.
A trama começa com Renée, a concierge do edifício. Ela é inteligente e culta, mas se mascara de ignorante para que ninguém tenha acesso a ela ( até porque, a maioria dos moradores são de pessoas esnobes e fúteis).
Ao longo da história, um novo morador chega e bagunça toda essa máscara da concierge.
Um linda amizade surge entre Renée, o morador e uma garotinha pra lá de especial.
Juntos a vida começa a ter mais cor e as camadas de proteção vão se esvaindo, sendo preenchidas por novos sentimentos.

Bru 22/03/2022

"A sra michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolente, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes"..

Histórias que se misturam e fazem sentido. Leitura profunda, reflexiva.