A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Dk 14/12/2023

"Então é assim? De repente, todos os possíveis se apagam? Uma vida cheia de projetos, de conversas apenas começadas, de desejos nem sequer realizados, apaga-se num segundo e não tem mais nada, não há mais nada que fazer, não se pode voltar atrás?"

Talvez eu tenha achado a leitura um pouco enfadonha no começo, ou lá pelo meio quando já conhecia Renée e Paloma e espera grandes acontecimentos. Mas, com o tempo, me acostumei aos diários e pensamentos profundos desta, e as reflexões peculiares daquela, de modo que me senti somente acompanhando suas rotinas.
Não sei em qual ponto exatamente da leitura me vi obcecada, mas posso dizer que não estava preparada para a velocidade e o peso dos encontros (e separações) finais. Me atingiram forte. Me peguei aos prantos.
Fica a dica de ler esse livro devagarinho, se permitindo afeiçoar lentamente aos personagens e suas reflexões.

b3li.notess 02/12/2023

A elegância do ouriço. É "narrado"- são notas, diários- por duas personagens principais, a concierge e a menina de 12 anos. Se passa em um bairro rico de Paris.
A concierge tem prazer em se fingir de obtusa, sem cultura ou conhecimento para os ricos que ela realiza serviços, e a menina é uma adolescente deprimida que pensa rmm acabar com sua vida.
As duas, mesmo sem serem próximas-ter algum vínculo - tem coisas em comum, como por exemplo, gostar de escrever sobre seus pensamentos profundos. Ambas são solitárias, até que uma pessoa faz a média para que elas se aproximem, é muito bonito ver elas sendo amigas, mesmo com as diferenças de idade elas conseguiram desenvolver uma amizade verdadeira, e a concierge, que antes era uma pessoa sozinha, vivendo apenas com seu gato e seus arrependimentos, agora era uma pessoa com amigos. Até que a tragédia acontece...

Sobre o livro, a narrativa é muito boa, é muito devoràvel. Muito reflexivo, vale super a leitura.

Mari 26/11/2023

Trabalhando todos as criaturas peculiares existentes em um prédio de luxo no centro de Paris, ?A Elegância do Ouriço? demorou muito pra me prender, e talvez só tenha realmente me prendido nas últimas 150 páginas por ser domingo, e estar chovendo. Mas foi um dos livros que não tirei nenhuma conclusão quando virei a última página.
O primeiro quarto do livro foi de se arrastar. Por não ser uma narrativa linear, e sim uma alternância entre capítulos de diários das duas personagens principais, não me identifiquei muito com a história, que se passa toda em um mesmo prédio. Sabe aqueles livros que focam mais na construção dos personagens e o resto da história fica um pouco de lado?
Quando estou chegando no segundo quarto da história, já prestes a desistir? a coisa começa a ficar interessante e o enredo é salvo por um romance (qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência).
Mas como também é de se esperar dos romances, o livro tem um dos piores finais que já li com meus próprios olhos. Não é de todo ruim, mas vamos dizer que foram 400 páginas basicamente sobrevividas.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Como sempre, sou salva pela incapacidade dos seres humanos de acreditar naquilo que explode as molduras de seus pequenos hábitos mentais.?

Côrtes 22/11/2023

Esperava mais
Livro com proposta em minha visão ousada que não foi tão bem executada como poderia. Não gosto muito desses livros q tem essa divisão em capítulos de narrativas de personagens diferentes, mas até q deu pra levar. Obra com teor bastante filosófico oq deveria me agradar, mas sla esse teor estava mal posto. Gostei da Concierge e do senhor asiático, tem uns trechos realmente bem reflexivos, mas nada q me surpreenda. Pretendo dar mais uma chance a autora e aconselho a todos pq vai q vc gosta.

Elaine Messias 21/11/2023

Delicado
Um livro gostoso e delicado que expõe o ser humano em diversos ângulos. As personagens são encantadoras e existem vários momentos filosóficos.

Yassfernandex 15/11/2023minha estante
Também gostei muito desse livro, irmã
Fiquei aos prantos quando terminei

Pêpe 31/10/2023

No começo achei bem arrastado e demorei pra entender a sutileza da história.
Estamos em um prédio requintado de Paris, onde encontramos várias pessoas, cada qual com seus problemas e dilemas e embora muito ricos, todos tem suas questões mal resolvidas.
Os personagens interessantes são: Renée, Paloma e o Sr Kakuro Ozu.
Renée é a zeladora do prédio, com seus cinquenta e poucos anos, é viúva, inteligente e bem observadora, requintada e amante das artes.
Paloma nos seus treze anos, não vê sentido na vida, e pensa seriamente em se matar e colocar fogo no apartamento, extremamente inteligente.
Sr Ozu um senhor muito bem humorado, que chega com sua mudança no prédio e na vida dos moradores, principalmente de Renée.
Com o desenrolar da história, Renée começa uma amizade bom o Sr Ozu e com Paloma, que fica mais confortável na presença da zeladora do que com sua família fútil.
É uma história filosófica, cheia de pensamentos profundos da vida, na perspectiva de uma adolescente.
Não é aquele livro que você devora, é para apreciar.
Eu gostei muito, mas não é dos meus favoritos.

Lauane.Santos 30/10/2023

O melhor livro do meu ano!
Esse certamente entrou pra lista dos preferidos da vida. É uma leitura tão sedutora, leve, tão bem escrita e ao mesmo tempo com uma profundidade em cada palavra.

Não tem como explicar o que é esse livro, é preciso ler e sentir. Carregado de filosofia, humor, melancolia e uma escrita que nos faz enxergar beleza onde quase nunca vemos. Só leia!

biatxc 25/10/2023

Encantador
Demorei um pouco pra entender a melhor estratégia para ler porque é um livro profundo e reflexivo, mas depois que entendi a melhor maneira, não consegui parar de ler.
O livro é encantador e os personagens também.
Obrigada Renée pelas reflexões, pelos momentos de reclamação, por compartilhar o trauma, vc foi maravilhosa!
Primeira vez que fico de ressaca literária depois de muito tempo, com certeza vou revisitar o número 7 da Rue de Grenelle, onde os personagens são bem construídos e seus pensamentos são intensos.

Rocha82 16/10/2023

Um sempre no nunca
Uma leitura muito construtiva! Acabei de ler e confesso que o final me impactou muito...
O que é a vida? Esse livro traz muitas reflexões bacanas e MUITAS referências a arte, livros, cultura. Impressionante como há beleza em tudo. Basta olhar com atenção. Ou melhor, basta querer enxergar essa beleza!

Minha única observação é que tive dificuldade até conseguir alcançar a beleza desse livro... Digo, o começo me pareceu um pouco solto, não me prendeu de início. Mas, do meio em diante, o livro brilha de uma forma inacreditável! Vale muito a pena passar por esse processo.

Danielle216 14/10/2023

Acabo de ler a elegância do ouriço e saio comovida e pensativa com a leitura.
O livro nos faz entrar na vida dos personagens, criar empatia e seus acontecimentos finais deixam muitas reflexões sobre a vida.
Ótima leitura.

Gabi Aun 03/10/2023

Uma leitura densa e cheia de aprendizados.
No começo demorei um pouco para me situar na história, mas depois que entendi a dinâmica dos personagens e mergulhei por completo na narrativa foi impossível não me envolver com Renée e Paloma, que apesar de terem vidas e experiências completamente diferentes compartilham uma forma de pensar. A relação das duas e seus pensamentos compartilhados com o leitor tornam a história mais complexa e cheia de emoções conflitantes.
Super recomendo e espero que o livro impacte vocês da forma que me impactou.

Isabela.Cysne 01/10/2023

Demorei um pouco mais do que o planejado para terminar de ler, confesso que minha leitura foi bem lenta, mas gostei bastante deste livro poder ver os pensamentos de reene e paloma
a paloma me surpreende bastante com seus pensamentos e jeitos de ser um livro ótimo e que eu indico para todos, o final não me pegou desprevenida, mas mesmo fiquei triste com o que aconteceu, mas a decisão de uma das personagens no final me deixou bem feliz.

Bruna.Barreto 30/09/2023

A elegância do ouriço
Um dos livros mais lindos e sensíveis que já li, estou bem impactada com a mensagem e com a história. Sou grata por ter tido a oportunidade de ter lido esse livro.