Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

iaiazinha 08/02/2023

A morte n é oposta a vida,mas uma d suas partes constituinte
Achei o livro bem bom, a escrita é boa e a leitura flui bem. O livro trás reflexões muito interessantes sobre várias coisas, principalmente sobre a vida e sobre a morte e sobre formas de viver e afins.
Sobre os personagens: a maioria deles são carismático, com a excessão da Naoko. A única personalidade dela é ser triste, ela não tem carisma nenhum e nem sequer as interações dela com o protagonista são interessantes, fazendo com que eu pelo menos não tivesse nenhum motivo pra me apegar a ela. Tanto que o protagonista quando pensa nela é basicamente só no corpo dela, porque personalidade ela não tem. Enfim, não me apaguei a ela nem ao casal, por isso nem sequer fiquei triste por causa dela.
Prefiro muito mais a Midori, ela é muito mais carismática e ela e o protagonista tem interações muito mais interessantes (apesar de estranhas muitas vezes).
O final eu meio que já esperava, e acho que o autor não conseguiu causar a tristeza desejada, eu pelo não fiquei nem um pouco mal, mas pelo menos uma coisa que eu queria que acontecesse aconteceu.
Fiquei curiosa com o quanto autobiográfico o livro é, achei muito legal pensar que o autor do livro realmente escreveu aquela obra pensando em lembrar de uma pessoa da vida dele (embora eu ache que não é de fato autobiográfico a esse nível kk)

gab 05/02/2023

ok não alcançou minhas expectativas mas é um livro bom, com reflexões muito interessantes. mas se um homem um dia me falar que é o livro preferido dele eu fujo correndo

hellen 05/02/2023

Muitas emoções
O início foi uma delícia, achei muito divertido por causa de um personagem específico. Eu amava esse personagem! Não é spoiler dizer que o livro aborda o tema do suicídio, porque bem no início, no iníciozinho mesmo, você já descobre uma pessoa que fez isso, mas eu não achei o livro triste ou pesado. Só em um período da leitura, mais para o final, que achei que a atmosfera do livro pesou, mas ainda era fluído e bom. Não achei o livro triste, a escrita me viciou e os personagens são memoráveis, principalmente porque são absurdos. O livro não mudou minha vida, mas foi maravilhoso lê-lo, me trouxe um conforto e o final explodiu minha cabeça e eu fiquei ?revoltada, mas de uma forma boa. Tem cenas de sexo e se fala muito sobre sexo, mas não é um livro hot, é só sexo como parte da vida e parte do conflito de tornar-se adulto. O livro é a captura da ?transição? da adolescência? para vida adulta?, mas sendo apenas uma transição específica que é interessante e que merece ser lida e que você provavelmente vai se identificar.?

Ju 27/01/2023

Não foi para mim
Tinha muitas expectativas em relação a esse livro, e muito provavelmente foi o que acabou me frustrando. Enfim, não foi uma leitura que me prendeu ou cativou, foi bem arrastada. Não achei um livro ruim, inclusive, tem frases lindíssimas. Só não foi para mim.

Nathaly 25/01/2023

Resenha de norwegian wood de Haruki Murakami
O livro não tem muitos altos e baixos, mas busca compreender os altos e baixos da vida. Os relacionamentos da adolescência, a transformação de uma vida simples para a de um adulto, os primeiros amores e as primeiras paixões que eu aprendi que existe nessa vida certa espécie de diferenciação. Naoko foi seu primeiro amor por assim dizer mas a sua grande paixão foi Minori. Mas o livro não se trata somente disso, a maneira como o Murakami fala sobre sexo, medos e doenças mentais torna tudo mais interessante, afinal de contas todo mundo quer ler um livro que não é cheio de tabus, que a cada capítulo tem mais cenas e diálogos limpos e esquisitos mas normais que chegam a arrepiar o nosso corpo só de pensar que é sobre isso que as pessoas conversam sem dificuldades. Toru é muito complicado, ele se perdeu em muitos sentidos enquanto buscava o amor de naoko e esperava por ela, se entregava a amizades ocasionais e falava muito sobre o que pensava e agia diferente do que queria por medo, ele tinha medo de machucar os demais e o mais triste de tudo isso é que ele acabou se machucando de muitas maneiras. Toru se esqueceu de quem ele era enquanto vivia a sua própria vida. O livro não chega a ser um dos melhores do Murakami mas ainda sim faz a gente se sentir em um estado desconfortável de agonia, é como se eu pudesse ir agora mesmo em uma festa e amanhã me internar em um hospital psiquiátrico. O livro é uma lição sobre a vida e a morte e enquanto lutamos para viver, nos suicidamos diariamente deixando que outros assumem o controle sobre nós. E é nisso que eu penso enquanto encaro o livro em cima da minha cama e escuto pela primeira vez a música norwegian wood, viver não deveria ser tão complicado, amar deveria ser mais fácil e a morte menos assustadora.
hellen 05/02/2023minha estante
adorei ler sua resenha e me identifiquei

lorrayne90 24/01/2023

não sei bem o que sentir a respeito
haruki murakami me ganhou demais com sua escrita, foi um livro que me trouxe bastante reflexao sobre a vida, sobre depressão e sobre suicídio.
porém, eu não entendi bem o que aconteceu do meio pro final em relação ao desenrolar da história. no meio de tudo parecia um harém. sinceramente eu fiquei bem ???
o Toru tinha o grande benefício de personagem principal e isso me incomodou muito pq só consigo pensar em p*ca de mel, mas é isso, o final foi bem desgostoso pra mim só que ainda quero dar oportunidade para outros livros dele.

clara 24/01/2023

amei.
"Segurando o gancho do telefone, ergui o rosto e olhei ao redor da cabine telefônica. Onde eu estava agora? Não saberia responder. Não fazia nenhuma idéia. Afinal, que lugar era aquele? Apenas a silhueta de inúmeras pessoas passando por mim a caminho de lugar nenhum se refletia nos meus olhos. Do centro sem vida desse lugar que não era lugar nenhum, eu continuava a chamar por Midori."

Jordyane 23/01/2023

18+
Bom começo dizendo que não é um livro que eu recomendo pra qualquer pessoa, trabalha a questão do suicídio, da depressão e do luto na perspectiva de diferentes personagens. Então se você se interessa por esses temas, vá fundo! O que mais achei interessante nesse livro é que o autor apresenta um pouco da história de cada personagem e a relação que eles tem com o protagonista, a gente vê que eles não estão ali só para preencher a história. um ponto negativo nesse livro na minha opinião é a quantidade de hot, achei exagerado, mas vai de cada pessoa. Apesar de tudo é um bom livro, muito bem escrito, com personagens bem desenvolvidos e narrativa lenta.

Helene 23/01/2023

Livro com muitas camadas
No início do livro senti dificuldade pra me acostumar com a história, mas lá pros 30% a história ficou mais interessante. O livro mostra a vida pela perspectiva do Toru, mas embora o livro se passe pela visão dele o que mais encantou no livro foram as mulheres: midori, naoko e reiko. Ficava imersa na história das 3 e a forma como elas se relacionaram com o personagem principal, mas ainda mais importante que isso foi conhecer a história de vida de cada uma. O livro trata muito sobre temas sensíveis e tem gatilhos como depressão e suicídio.

Acredito que esse livro tenha muitas facetas, tem alguns pontos/situações/diálogos que na minha opinião foram desnecessários, mas de certa forma não imaginava algo diferente porque esses detalhes também servem pra complementar a história do livro.

Num geral: indico a leitura, vale a pena. :))

abbeyroads 21/01/2023

Norwegian wood desde o princípio me chamou muita atenção, desde que soube da existência do Murakami, quis ler algo desse autor que sempre era citado como dono de uma escrita tao melancólica, gosto muito disso. esse foi o primeiro livro que li de verdade, comprei ha dois meses mas só me joguei na história de fato tem dois dias e li ele completo nessas pouquíssimas horas, algo que nunca me aconteceu, eu nem tinha o hábito de leitura e tinha muita dificuldade em focar. falando do livro em si, é indiscutivelmente cativante, prende sua atenção, traz uma narrativa tao solitária e convidativa que não é difícil se identificar com falas e diálogos. eu li quase que até o final pensando no quanto era um livro bom, até chegar numas partes bem desconfortáveis que me fizeram entender o motivo de ser também um livro bastante polêmico. eu acho que muitas coisas nao agregaram em nada na história e foram bem desnecessárias. fiquei me perguntando o que se passou na cabeca desse escritor para escrever de bom tom algo tao repugnante e que nao tinha a menor necessidade de estar ali. mas ainda assim, isso de jeito nenhum diminuiu a fluidez do enredo pra mim. continuei lendo e me aprofundando e quando percebi, ja tinha terminado.

posso dizer que foi uma experiência filosófica pra minha vida. muitos diálogos me marcaram e tenho certeza que uma vez ou outra vou me pegar relendo esses parágrafos. mas acho que esse livro também é uma red flag imensa. nao sei se me arrisco a ler outros do murakami (spoiler: me arrisquei e adorei) mas nutri amor e "ódio" por esse. o fato dele citar o tempo todo cancoes dos beatles me fez amenizar a crítica. em geral é um livro bom, com uma história boa, gostei bastante. (talvez seja uma red flag minha também)

anamar.araujo 19/01/2023

o livro tem um ritmo bem lento, mas a forma como o autor escreve é envolvente e muito bonita. as conversas, pensamentos, desenrolar das histórias, tudo isso me cativou e me fez refletir bastante.

Clara 16/01/2023

Li em uma época amena de minha vida e recordo que a leitura me prendeu bastante. A história é basicamente sobre luto e descobertas, a qual é contada em primeira pessoa pela personagem principal, Toru Watanabe, que recorda seus dias como um jovem universitário em Tóquio, seguindo o suicídio de seu melhor amigo do ensino médio, Kizuki. Em minha singela interpretação, a mensagem do livro é para apenas continuar, a qual é retratada nas histórias de perdas, lutos e decepções das personagens.
Um ponto negativo, em minha opinião, é o retrato objetificador e, na maioria das vezes, desnecessário, das personagens femininas, o que me deu um certo desconforto, de modo a não conseguir aproveitar inteiramente minha leitura, porém interpreto com uma colher de chá, visto que foi um produto de uma época.
Desse modo, Norwegian Wood foi meu primeiro contato com a obra e escrita de Murakami. Pretendo ler outras obras do autor posteriormente, visto que minha experiência com esta não foi de todo ptoveitosa.

annaviker 15/01/2023

A morte não é o oposto da vida
"A morte não é o oposto da vida, mas uma das suas partes constituentes"

Eu não sei como escrever minha opiniã sobre esse livro, nao sei expressar em palavras a jornada que foi ler ele, vou só deixar aqui trechos que me tocaram e me relembram a sensação agridoce de ficar imersa nessa leitura.

"Estendi várias vezes os bravos em direção a essas trevas. Meus dedos nada tocaram. A pequena luz estava sempre um pouco além do meu alcance."

"Para certo tipo de pessoas, o amor começa em coisas minúsculas ou insignificantes. Só pode começar assim."

"Um dos nossos problemas reside em não sermos capazes de reconhecê-la e aceitá-la. Disse-me que, assim como cada pessoa tem um jeito de andar diferente, também existem sensações, pensamentos e visões de mundo distintas, impossíveis de serem corrigidas rapidamente mesmo quando se quer, e, se tentamos corrigi-las á força, outras coisas acabam degringonlando"

"Enquanto estamos aqui dentro, podemos nos sentir vivendo em paz e tranquilidade. Somos capazes de enfrentar naturalmente nossas deformidades. Sentimo-nos recuperados. Mas não tenho certeza se o mundo exterior nos aceitaria da mesma forma"

"Tenho muito mais paciência com os outros do que comigo mesma, e mais facilidade em descobrir seu lado bom do que o meu próprio. Sou esse tipo de pessoa."

"Mas quando você me escolher, escolha só a mim. Quando me abraçar, abrace só a mim. Está entendendo o que quero dizer?"

"Meu amor por Midori se levanta sozinho, respira, palpita. Ele me faz vibrar todo por dentro."

"Estou acabada comprar ser humano. O que você tem diante dos olhos é um resquício de memória. O que havia de mais importante dentro de mim morreu há muito tempo e eu só funciono com a memória que restou."

Sara 14/01/2023

Excelente leitura
A escrita do murakami é incrível. Temas pesados como dor, perda e a sensação de estar deslocado no mundo, são abordados de uma forma leve e muito poética. As descrições das paisagens realmente nos levam para outro lugar. O romance é intimista, leve e te deixa curioso para saber os desfechos. Acho que se tornou meu livro favorito.