Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Karina Paidosz 27/08/2022

Fui buscar algumas músicas no YouTube que Toru descrevia, em especial "dear heart henry mancini"
A quantidade de pessoas que comentavam a música favorita de Naoko...

Vou levar um tempo até digerir bem esse final.
Não esperava por isso...
Nessas últimas páginas aconteceram muitas coisas bem inesperadas, ao menos pra mim.

A leitura flui tão bem e a gente se sente em cada momento partilhando esses momentos tão bem narrados.

Toru era um cara muito sensível e encantador, merecia viver seu amor.

hey_its_laura 24/08/2022

Detalhista
Um livro leve, mas demorei para acabar. Não sei se foi pela escrita esticada e detalhes demais nas descrições, mas achei um pouco cansativo. Pode tb não ter mt a ver com o livro ou com fases da vida, mas irei reler daqui a algum tempo.

kaka 23/08/2022

Resenha do livro Norwegian Wood de Haruki Murakami.
Ler um livro de uma cultura tão diferente da nossa, é um grande desafio, pois o povo oriental tem na sua cultura uma sensibilidade apurada muito maior que nós ocidentais.
Então essa leitura me levou por um caminho que nunca tinha cruzado, tanto em autor, como em escrita.
É minha primeira experiência em ler um livro escrito por um japonês tão renomado como Hakuri.
Essa minha resenha será mais do que como me senti em relação a essa leitura, do que da história em si.
Porque você só saberá o que se passa na vida desse jovem Toru Watanabe, lendo. Porque a vida desse jovem é infinitamente intensa, complexa, diria até abstrata em muitos aspectos narrados.
A vida de Toru Watanabe, é rodeada por pessoas, com temperamentos, complicados, gerados por criações, e situações densas, onde o mental dessas pesssoas são destruído, por coisas que elas não etendem.
As ações de alguns personagens nos deixa chocados, sem entender o porquê, de em vez deles tomarem atitudes, de pedir ajuda, auxílio, escolheram o caminho da morte.
Morte e vida, isso é que Hakuri quis passar na minha humilde concepção para nos leitores. É, que essas duas coisas estão o tempo todo juntas. Nós que fingimos e não queremos associar.
Toru, amou, foi amigo, sofreu, compreendeu se torturou em muitos momentos, deixando até de viver a transição de adolecente para adulto.
Toda escrita de Hakuri é intensa. Toda página do livro que é virada voce se pega vivendo de forma dramática os sentimentos tão expostos desses personagens.
Mais não posso deixar de pontuar que houve também momentos de humor entre Toru, Midori, e Reiko.
Personagens também complexas, diria até um pouco desequilibradas. Reiko pelo menos mentalmente era.
Mais Hakuri, conseguiu tirar do desequilíbrio delas boas risadas dos leitores.
Esse é um livro dramático e toda essa parte vem do personagem central Toru, e do triângulo amoroso, entre seu melhor amigo Kisuki e sua namorada Naoko, que envolve boa parte da trama.
Mais é como eu disse no início. É, o tipo de história difícil de se por em palavras, e o tipo de leitura que nos absorve de forma tão intensa, que eu acho que assim como os personagens eram sugados por suas aflições o autor nos fez tambem querer sugar cada página lida, com avidez.
Super recomendo, não só para conhecer, mais para ver que a vida não é feita só de seres humanos normais, mais também de seres humanos complexos, e mentalmente doentes, precisando de ajuda mais sem saber como solicitar.
E também é interessante porque o livro aborda muita coisa da cultura japonesa. Hábitos,lugares, costumes. Fora que a música está embutida em várias passagens.
Tanto que o título é uma música dos Beatles..
Não quero me estender, acho que esse definitivamente é um livro para se sentir, ler. Só lendo você entederá a cabeça complexa desse autor oriental fabuloso chamado Haruki Murakami.
Me senti privilegiada em conhecer esse mundo literário japonês.
Isso só me faz crescer intelectualmente, como leitora.
Resenhado, indicado por Karina

Luana.Dorte 22/08/2022

Maneirinho e só
Uma leitura bem leve sobre um assunto bem pesado. É impressionante a leveza do livro. Te faz refletir muito sobre a vida e a morte.

Mas a história em si é cansativa e senti falta de um climax. O final foi completamente desnecessário. Personagens sosos. Foi meu primeiro livro do Murakami, não simpatizei tanto com a leitura mas vou dar mais uma chance

kindalua 22/08/2022

"A morte não é o oposto da vida,mas uma parte intrínseca."
Nunca havia lido nada do Murakami, mas sempre tive interesse em lê-lo, devido a uma indicação... Me perdi no mundo de Toru, amei as descrições do antigo Japão dos anos 60 e as mudanças das estações. Incrível, Murakami é muito bom com sua forma de descrever as coisas. E mesmo tratando de temas sérios, como suicídio, e as angústias e amores do inicio da voda adulta a leitura é rica em detalhes, porém não é leve hein... Se tornou um dos meus livros preferidos, sem dúvida prentendo comprar o livro físico para guardar na minha estante.

Este livro é um convite à apreciação do mundo, da vida, das coisas, sem pressa. A delicadeza dos relatos, a poética dos sentimentos, nos transportam pra outro lugar. Para mim, mudou
perspectiva.

Indico fortemente para quem aprecia uma leitura cheia de sensibilidade. A narrativa nos conduz pelos conflitos e singularidades do processo de se tornar adulto, enquanto ao mesmo tempo nos coloca a experiência de conviver com o sofrimento mental, sem estigmas, retratado como fatos da vida, com suas dores e belezas, que ora podem nos levar para mais fundo, ora para a redenção e, sobretudo, para a compreensão do outro e de nós mesmos.

De todas as frases do livro, estas são as minhas preferidas:

" A cada ciclo das estações, mais eu me distanciava dos mortos. Kizuki continuava com 17 anos, Naoko com 21. Para sempre."

" Ela havia tomado uma decisão, e isso a deixava aliviada."

Acredito que tenham sido as minhas favoritas, por carregarem um significado tão grande sobre a morte para os personagens. Duas formas diferentes de pensar, dois acontecimentos, os quais mudaram a visão de Toru para sempre.

Suzana 10/08/2022

Sobre fazer as pazes com códigos morais baseados em nada
Mais do que com a história, eu sempre me preocupei muito com como uma história é contada, e essa é contada de uma maneira muito especial.
A escrita do Murakami, não me parece ser uma das que mais me agrada, ou pelo menos, é uma com a qual não estou muito aclimatada, mas não posso deixar de reconhecer o quanto é impressionante, e impressionante exatamente em sua sutileza. Esse não é um livro com muitas passagens que você gostaria de citar, ou frases de impacto imediato, muito pelo contrário, a sua simplicidade te deixa despreparado para a sua intensidade, despretensiosamente, o livro vai infiltrando seu significado, quase que sem percebermos. Quando menos percebemos, somos atingidos por seu peso, e mal sabemos de onde a pancada veio.
O que mais me interessou nesse livro, embora seja difícil para mim dizer se esse também é o maior interesse do autor, é o modo como o protagonista tenta navegar a vida procurando identificar o que realmente importa, o que tem de fato valor. Toru descarta as discussões políticas e pautas sociais pela frivolidade com as quais são conduzidas, e enquanto isso tenta acordar consigo mesmo uma espécie de código moral, mesmo que sem saber exatamente ao que ou a quem ser fiel. Creio que Reiko tenha sido a portadora da grande verdade que o livro carrega, e da qual precisamos nos lembrar periodicamente: não sabemos de nada. Não há respostas corretas sobre até que ponto devemos renunciar a nós mesmos em nome de outros, até que ponto é lícito sermos egoístas em nome da nossa felicidade. Temos que nos contentar em viver, uma decisão de cada vez, uma oportunidade de cada vez, e torcer pelo melhor.

dualda 06/08/2022

primeiro contato
Enquanto eu lia "Norwegian Wood", me perguntei várias vezes se essa foi a obra certa para um primeiro contato com Haruki Murakami. Por isso, passei 2 dias mastigando a minha opinião sobre esse livro. Norwegian Wood foi uma leitura difícil em alguns momentos, por isso pensei que talvez eu não devesse ter começado por esse livro, que talvez um livro de contos ou um romance mais curto funcionasse melhor para mim. Mas o fato de eu ter passado um tempo pensando no livro depois de ter terminado ele, me fez mudar de opinião. (Há várias problemáticas no livro que valem ser discutidas, mas não vou entrar em detalhes)

Haruki Murakami fala sobre problemas psicológicos da maneira mais crua e sincera possível em Norwegian Wood e é impossível não se envolver nisso. Ele cria uma ambientação imersiva e personagens com todo o tipo de caráter, até mesmo aqueles com caráters duvidosos. Uma juventude perdida e sofrida mas que tenta ver esperança em algo. Ele te pergunta o que acontece quando as pessoas abrem o coração e te responde: Elas se recuperam.

Mayara 31/07/2022

Sou um pouco suspeita pra falar dr Murakami, eu gosto muito do que ele escreve e com Norwegian Wood, não seria diferente. Além da narrativa que prende do começo ao fim, cheio de elementos que confundem o leitor enquanto lê (o que torna a leitura muito legal), ainda é recheado de The Beatles, uma das bandas que mais gosto. Vale muito a pena ler, a história é instigante, só deixo aqui o alerta que tem gatilhos em relação à suicídio e psicopatologias.

davi2h 29/07/2022

Eita bixo
Comecei gostando bastante do livro com a premissa do suicídio, mas no desenvolvimento isso tudo fica muito de plano de fundo pra abrir espaço pra SEXO, que 🤬 #$%!& de protagonista TRANSUDO, não tem pra que o cara TRAÇAR cada mulher que aparece. O último capítulo foi surpreendente e retoma o amadurecimento, teria sido um final perfeito se não tivesse mais SEXO
Luiz 18/08/2022minha estante
perdi

sourgrapes 28/07/2022

o melhor do murakami, com certeza
sem muitas palavras, incrível.
muita dor, sofrimento, angústia e choro da minha parte. amei.

naju 27/07/2022

sinceramente?
eu esperava mais. bem mais. eu vi esse livro como um dos fundamentais para ler antes de qualquer outro, um clássico. é de fato, muito bem construído, descritivo e ambientado. as personagens tem um desenvolvimento atroz. é completamente bem feito. passa toda a ambientação e todo o psicólogo da sociedade japonesa na época. fiquei chocada - extremamente chocada- pelas narrações explícitas de sexo, como foram tão comentadas de forma aberta e livre. talvez um esteriótipo da cultura japonesa, ou mesmo um tabu, mas o panorama e a cultura, mesmo por esse livro, me abriram bem os olhos sobre esse povo.

acabei me decepcionando de certa forma com o final. foi inevitável, era sabido. tinha consciência do fim com a história rolando, acabou se tornando óbvio demais, não teve surpresas. condeno ainda os últimos atos do protagonista por não terem sentido - ao meu ver-.

em suma, um romance com um caráter depressivo, fugaz e totalmente sensível. é uma recomendação, mas acredito existirem outros melhores.

camphalfblood 25/07/2022

meu primeiro livro do murakami e já pude perceber que esse homem é perturbado. mas essa escrita sincera, cruel e, as vezes, bizarra me prendeu muito. um livro que retratou completamente sentimentos e dor, sem filtração, apenas os sentimentos na forma mais natural e genuína possível. mesmo questionando durante a leitura, pude entender e refletir como tudo foi retratado nessa forma mais "crua" (sensação parecida que tive lendo elena ferrante).
tirei meia estrela pq fiquei revoltada com o que aconteceu nesse final.

Alice 22/07/2022

Norwegian Wood
No final dos anos 60 na cidade de Tóquio acompanhamos de forma solene e cotidiana a vida de Toru Watanabe, um jovem prestes a atingir seus 20 anos. Sua vida muda ao reencontrar Naoko, antiga namorada de seu melhor amigo que se matou aos 17, o leitor é inteirado então em uma lenta e complicada história de amor.

Norwegian Wood é um livro sensacional, escrito com muita calma e clareza que faz qualquer leitor engatar em uma leitura branda. Lê-se sobre o amor, sobre a vida, sobre a morte, sobre a perda e sobre o apego, vemos a mudança comportamental dos personagens ao passarem pelo luto e suas dificuldades para se reiterar na vida cotidiana.

As personagens são complexas e suas atitudes são de certa maneira intrigantes, gostaria de falar destacadamente sobre Midori, que ao meu ver era uma das pessoas mais interessantes do livro. Assim como outros personagens teve uma vida difícil mas em nenhum momento se deixou abalar por isso, continuou com seu jeito estranhamente único de ser. Uma pena que nós vemos ela como uma sombra de Toru.

Outra personagem que me chamou atenção foi Nagasawa, um garoto excêntrico do alojamento de Toru. Tenho a consciência de que ele não era um bom namorado e tampouco um bom amigo, mas deve-se admitir que seu modo de ver a vida é sim muito interessante, acredito que também tenha sofrido em seu passado mas não se abre sobre isso.

Essa foi minha primeira - e com certeza não será a última - experiência com o Murakami, tirando sua forma extremamente desconfortável de escrever sobre sexo a escrita me agradou muito, assim como a canção dos Beatles seu livro é delicado e reflexivo.

Alice 19/07/2022

Murakami
A escrita de Murakami é espetacular, você vai se deixando levar e quando olha já terminou o livro. Porém, sinto que as vezes ele enfeita demais as palavras de modo a colocar sentindo onde não tem. Toru é só um desses garotos confusos que não sabem o que querem de seus relacionamentos e acabam machucando 2 ou 3 pessoas até ficarem com quem realmente queriam. Midori é a melhor personagem do livro, sofre bastante também, vive nas sombras do Toru. Naoko é uma alucinada, Kizuki foi usado como pretexto para loucura de todos. Reiko é só uma mentirosa compulsiva e uma amiga bem falsa. O final foi bem previsível pra quem entendeu a raiz da problemática do livro.