Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Hillary.Souza 08/10/2022

Seria Toru Watanabe garoto propaganda pró su1cídi0?
Sério, quase todo mundo que era amigo dele ou conviveu com ele por tempo o suficiente acabou se mat4and0. Naoko, Kizuki, Hatsumi. Isso me deixa uma dúvida, seria ele tão insuportável que uma vez que a gente o conhece perde a vontade de estar vivo?

Haruki Murakami e a escrita típica de homem hétero. Objetivação feminina no seu melhor. Claramente as personagens femininas só estão ali pra satisfazer o personagem principal de 19 anos e cheio de hormonio.

O livro é narrado pelo Toru então é óbvio que vão ter algumas coisas bem distorcidas, principalmente aquelas que melhor o convém. Sério, teve momentos que eu achei que ele ia chamar coro pro p4u imbr0x4vel dele (referências).
É ridículo como tudo se resume a s3xo pra ele e aquele amigo podre dele, o Nagasawa. Tem momentos no livro que eles começam a falar sobre as façanhas deles em 4 paredes, e é tão exagerado que parece q antes do Toru e da Nagasawa nascerem ninguém na face da terra sabia trans4r.

Mas uma das piores partes com certeza é quando o autor tenta trazer uma representatividade pra trama, um desenvolvimento/construção de personagem mas só consegue fazer parecer que uma menina menor de idade é uma lésbica predadora de mulheres mais velhas.

Enfim, se você quer uma leitura pra passar raiva, morrer de vergonha alheia a cada página, desenvolver uma vontade de cometer atos violentos contra td mundo desse livro, ler 300 páginas de cultuação a grande genitália do Toru Watanabe e ocasionalmente ser entretido por passagens bem poéticas até e algumas músicas bem legais, esse livro de fato é pra você.

Luisa 07/10/2022

?Nenhuma verdade, sinceridade, força ou bondade pode curar a tristeza.?

Primeiro romance que li do Murakami, achei que iria chorar mas só fiquei tristinha. Apesar das cenas sexuais meio desnecessárias, a mensagem do livro é linda, os personagens incríveis e um final meio aberto que me deixou nervosa kkkk

lizzy 03/10/2022

maneirinho
Um livro que eu jurei que ia amar, mas que acabei me conectando muito pouco com o protagonista e com os acontecimentos do livro, algumas cenas do final pra mim foram completamente desnecessárias e sem sentido. Foi uma leitura interessante, apesar de MUITO arrastada.

Jamon 27/09/2022

Gostei do livro, principalmente da parte inicial e do meio, um acontecimento ali do final eu achei ridículo, mas mesmo assim ainda achei legal de ler

Pequena Cyn 25/09/2022

As partes iniciais do livro não têm nada de muito especial acontecendo e mesmo assim te prendem. Gostei muito disso, a leitura fluiu demais. Não gostei de algumas partes especialmente a que antecede a cena final, foi totalmente desnecessária; mas como gostei da leitura como um todo vou dar uma boa nota.

Luciano.Pierre 24/09/2022

Pé no chão
Os livros do Murakami são conhecidos por terem aquele toque de mistério e surrealismo e esse não teve quase nenhuma dessas coisas. Talvez por isso não me agradou muito. No mais, o estilo do autor e o forte tema que é abordado no livro fizeram a leitura valer a pena.

Mariana.Guimaraes 10/09/2022

Um livro sobre a morte
No geral, achei a história bastante emocionante e sentimental. Gostei das reflexões sobre a presença e o impacto da morte na vida de quem fica. Alguns pontos do livro me incomodaram um pouco, mas nada que atrapalhou a experiência da leitura. O final deixa um aperto no peito.

Larissa1218 07/09/2022

Pegar Norwegian Wood pra ler durante ou no fim do meu dia era como um respiro de ar fresco. Não queria que acabasse, lia linha por linha aproveitando tanto que queria que não queria me despedir. Não sei explicar bem por que, já que considero uma narrativa linear, calma, sem muitos picos. Talvez até seja por isso, não sei. Talvez seja porque consigo enxergar um pouco de mim em cada um dos personagens, em especial o narrador. Só sei que Murakami conseguiu evocar muito do que é ser humano e colocar em palavras. Foi bom descobrir um livro (e possivelmente, um autor) conforto como esse, para o qual pretendo voltar para reencontrar essa atmosfera tão calma, reflexiva e, em certos momentos, até mesmo etérea.

Lara 04/09/2022

Que leitura gostosa!
Um livro bom! Desses que você pega, leva pra cima e pra baixo, para pra ler um pouquinho e ri, chora, reflete e conhece uma sociedade bem diferente da nossa, numa época também bastante diferente. Foi meu primeiro livro do autor, que destoa bastante das outras obras dele, mas me empolguei! Já quero ler outros!

Sara 28/08/2022

Norwegian wood - Resenha
O autor cria uma atmosfera nublada, rica, uma ambientação densa, uma linguagem identificável, acessível ao leitor, cita o universo pop em razão das músicas ao longo da narrativa.
Pode se tornar um pouco pedante de acompanhar em certos momentos, vagueia entre filosofia humana e reflexões acerca de pensamentos corriqueiros mesmo,

??O que acontece quando as pessoas abrem o coração? (?)

?Elas se recuperam (..)?

A descrição dos personagens é sublime, as cartas e as conversas, os diálogos são construídos de uma maneira a criar um tríplex da mente do leitor. Uma melancolia sem fim com certeza

"Por isso, como de hábito, seguíamos andando pelas ruas de Tóquio, e Naoko continuava a procurar as palavras no vazio."

laura 28/08/2022

?? "isn't it good? norwegian wood." ??
minha primeira experiência lendo um livro do murakami e admito que foi tudo o que eu esperava e mais!

o livro traz uma perspectiva crua e ligeiramente melancólica da transição da adolescência para a fase adulta, abordando temas complexos e absurdamente delicados (procurem os gatilhos antes de ler!), mas que nos causam reflexões a respeito da vida que tornam essa leitura ainda mais primorosa.

eventos históricos, reflexões a respeito da sociedade, literatura, arte, saúde mental, luto, entre muitos outros, são tópicos abordados com muito esmero pelo autor.

mal posso esperar para conhecer as demais obras de murakami. ;)

Karina Paidosz 27/08/2022

Fui buscar algumas músicas no YouTube que Toru descrevia, em especial "dear heart henry mancini"
A quantidade de pessoas que comentavam a música favorita de Naoko...

Vou levar um tempo até digerir bem esse final.
Não esperava por isso...
Nessas últimas páginas aconteceram muitas coisas bem inesperadas, ao menos pra mim.

A leitura flui tão bem e a gente se sente em cada momento partilhando esses momentos tão bem narrados.

Toru era um cara muito sensível e encantador, merecia viver seu amor.

hey_its_laura 24/08/2022

Detalhista
Um livro leve, mas demorei para acabar. Não sei se foi pela escrita esticada e detalhes demais nas descrições, mas achei um pouco cansativo. Pode tb não ter mt a ver com o livro ou com fases da vida, mas irei reler daqui a algum tempo.