Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Amanda 06/11/2022

Sinto-me estranha.
As descrições do autor quase me transportaram para os lugares, mas o enredo cansa, beirando a tristeza. Demorei para engatar a leitura, mas no final engoli as últimas 100 páginas. Ouvi a música logo após finalizar o livro, e a estranheza não me permite concluir: gosto ou desgosto?

Márcia G. Ribeiro 06/11/2022

????
????

"Em plena vida, tudo girava em torno da morte."

"Sempre seja franco sobre tudo. É a melhor política. Mesmo que isso possa machucar um pouco o mesmo que alguém se descontrole."

"Eu tento dar corda em mim mesmo todas as manhãs."

"Nunca sinta pena de si mesmo - disse ele - Isso é coisa para babacas."

Marcelo.Castro 28/10/2022

Bom livro, mas não recomendável para todos
Excelente obra de Murakami. Romance de formação com toques de autobiografia, mostra de forma crua os dramas que envolvem a transição da infância/adolescência para a vida adulta. Personagens complexos, narrativa repleta de dramas. Leitura recomendada pela qualidade da obra, mas com temática que deve ser encara com ressalvas por algumas pessoas, por tratar de temas sensíveis como suicídio.

Marcela 28/10/2022

podia ser meu favorito se fosse escrito por uma mulher ?
Essa é a maior autossabotagem literária que eu já vi. O livro é lindo, muito triste e sensitivelmente melancólico, a tendência de contemplação e sentimentalismo japonês se apresenta em toda página, os monólogos internos do protagonista revelaram pra mim tudo de mais bonito na escrita de Murakami, mas então de repente, em cenas simbólicas e relacionamentos complexos, o autor força elementos sem sentidos e anti-climáticos (na maioria das vezes sexuais). Temos amizades e paixões bem construídas que levam a suspiros arruinadas por discussões sexuais desnecessárias ou personagens subitamente sem noção. O livro é extremamente moderno em relação a seu tempo quanto à escrita e poesia, com certeza seria um dos meus favoritos caso ferramentas narrativas retrógradas não o sondassem de tal forma.

eudeferraz 23/10/2022

Norwegian Wood
Primeiro livro que leio do Murakami, não sabia o que esperar e fiquei bem surpresa. Adorei o estilo da escrita dele, fiquei bem presa a leitura do início ao fim.
Senti que me conectei um pouco ao personagem, principalmente pela visão de mundo dele, que em algumas partes senti que era muito parecida com a minha.
Tirando as cenas sexuais e o final super inesperado eu gostei bastante do livro.
Recomendo muito a leitura.

@somegood.books 16/10/2022

A felicidade está no cotidiano
Se a gente for parar pra pensar, somos todos bilhões de pessoas vivendo bilhões de dias absolutamente comuns. Nosso cotidiano nada mais é que o emaranhado de nossos hábitos e preferências, onde a vida se encarrega de ir, lenta e pacientemente, moldando nossa forma de ser.

Eu acho que é por narrar isso, hábitos comuns de uma vida comum, que Murakami sempre me prende tanto. Eu vejo muita beleza no decorrer dos dias, da rotina, do simples hábito de seguir em frente. A cada dia que passa, percebo mais e mais que a felicidade tem que estar aí, em cada passinho despropositado que temos o prazer de dar, pelo simples fato de estarmos vivos e em constante transformação, mesmo que pareça lenta.

É nesse ir e vir calmo e irrefreável que vamos encontrar força para superar alguns poucos, mas sempre presentes, momentos difíceis que chegam de repente e nos mudam para sempre.

Assim como Toru neste livro, muitas vezes ao longo da vida, teremos que tentar superar a perda de um ser amado e nos veremos a frente para uma verdade inquestionável: morte não é o oposto da vida, mas uma parte intrínseca da vida.

Dói, muitas vezes pra sempre. Mas atenção ao transcorrer dos dias e seus detalhes preciosos, tão bem descritos nesse livro, é o melhor caminho para seguir em frente.

Hillary.Souza 08/10/2022

Seria Toru Watanabe garoto propaganda pró su1cídi0?
Sério, quase todo mundo que era amigo dele ou conviveu com ele por tempo o suficiente acabou se mat4and0. Naoko, Kizuki, Hatsumi. Isso me deixa uma dúvida, seria ele tão insuportável que uma vez que a gente o conhece perde a vontade de estar vivo?

Haruki Murakami e a escrita típica de homem hétero. Objetivação feminina no seu melhor. Claramente as personagens femininas só estão ali pra satisfazer o personagem principal de 19 anos e cheio de hormonio.

O livro é narrado pelo Toru então é óbvio que vão ter algumas coisas bem distorcidas, principalmente aquelas que melhor o convém. Sério, teve momentos que eu achei que ele ia chamar coro pro p4u imbr0x4vel dele (referências).
É ridículo como tudo se resume a s3xo pra ele e aquele amigo podre dele, o Nagasawa. Tem momentos no livro que eles começam a falar sobre as façanhas deles em 4 paredes, e é tão exagerado que parece q antes do Toru e da Nagasawa nascerem ninguém na face da terra sabia trans4r.

Mas uma das piores partes com certeza é quando o autor tenta trazer uma representatividade pra trama, um desenvolvimento/construção de personagem mas só consegue fazer parecer que uma menina menor de idade é uma lésbica predadora de mulheres mais velhas.

Enfim, se você quer uma leitura pra passar raiva, morrer de vergonha alheia a cada página, desenvolver uma vontade de cometer atos violentos contra td mundo desse livro, ler 300 páginas de cultuação a grande genitália do Toru Watanabe e ocasionalmente ser entretido por passagens bem poéticas até e algumas músicas bem legais, esse livro de fato é pra você.

Luisa 07/10/2022

?Nenhuma verdade, sinceridade, força ou bondade pode curar a tristeza.?

Primeiro romance que li do Murakami, achei que iria chorar mas só fiquei tristinha. Apesar das cenas sexuais meio desnecessárias, a mensagem do livro é linda, os personagens incríveis e um final meio aberto que me deixou nervosa kkkk

lizzy 03/10/2022

maneirinho
Um livro que eu jurei que ia amar, mas que acabei me conectando muito pouco com o protagonista e com os acontecimentos do livro, algumas cenas do final pra mim foram completamente desnecessárias e sem sentido. Foi uma leitura interessante, apesar de MUITO arrastada.

Jamon 27/09/2022

Gostei do livro, principalmente da parte inicial e do meio, um acontecimento ali do final eu achei ridículo, mas mesmo assim ainda achei legal de ler

Pequena Cyn 25/09/2022

As partes iniciais do livro não têm nada de muito especial acontecendo e mesmo assim te prendem. Gostei muito disso, a leitura fluiu demais. Não gostei de algumas partes especialmente a que antecede a cena final, foi totalmente desnecessária; mas como gostei da leitura como um todo vou dar uma boa nota.

Luciano.Pierre 24/09/2022

Pé no chão
Os livros do Murakami são conhecidos por terem aquele toque de mistério e surrealismo e esse não teve quase nenhuma dessas coisas. Talvez por isso não me agradou muito. No mais, o estilo do autor e o forte tema que é abordado no livro fizeram a leitura valer a pena.

Mariana.Guimaraes 10/09/2022

Um livro sobre a morte
No geral, achei a história bastante emocionante e sentimental. Gostei das reflexões sobre a presença e o impacto da morte na vida de quem fica. Alguns pontos do livro me incomodaram um pouco, mas nada que atrapalhou a experiência da leitura. O final deixa um aperto no peito.