Turma da Mônica Jovem #50

Turma da Mônica Jovem #50 Mauricio de Sousa

Resenhas - Turma da Mônica Jovem - Nº 50

Karen Alvares 28/09/2012

Outras Páginas: O Casamento do Século
Já adianto que esse é um post completamente emocional. Ainda estou aqui fazendo tantos “awwwns” (como faz a Magali) que eles não cabem em uma página. Vou tentar me conter e não falar nenhum spoiler, mas certamente que no meio dessa resenha vão aparecer alguns comentários sobre o que acontece na revistinha, mas nada que vá comprometer sua leitura! No final do post vocês encontrarão o formulário para a promoção que vai premiar um seguidor sortudo com um exemplar dessa edição histórica!

É muito difícil falar de algo que se gosta muito. Ainda mais de algo que se tem uma história de vida como a Turma da Mônica. Grande parte dos brasileiros, em especial dos leitores assíduos brasileiros, cresceu com a turminha, acompanhando suas histórias. Acontece que eles permaneciam lá, com 7 anos, enquanto nós aqui estávamos crescendo, chegando aos 10, 15, 20, 25… (como eu) 30, 40 e muito mais. Pensávamos que eles permaneceriam com 7 anos para sempre! Porém, todo mundo cresce. E até eles cresceram. (Mas a revistinha da turminha pequena continua existindo e sempre existirá, segundo o Maurício!)

Agora, a Mônica e o Cebolinha (sim, o Cebola… o Cebola! Como isso é difícil!) vão se casar. Você está preparado?

É claro que criei expectativas. Todo mundo criou. A boa notícia é que, dessa vez, as minhas expectativas foram alcançadas. Talvez até superadas. A grande pergunta que pairou na cabeça de todo mundo quando foi divulgado O Casamento do Século foi exatamente essa: o que vai acontecer com a turminha? Eles vão casar TÃO jovens? (afinal, na TMJ a turminha é adolescente, tem cerca de 15, 16 anos) Ou eles vão envelhecer, ficarem adultos? A Turma da Mônica Jovem vai acabar? (o Maurício já disse que tem ideias de criar outra revista, a adulta) E depois de todas essas perguntas, nós estávamos puxando tanto os cabelos que era bem capaz que terminássemos apenas com 5 fios de cabelo (como o Cebolinha clássico). Bem, o Maurício resolveu todos esses problemas de um jeito criativo como só ele consegue.

Não, eu não vou contar exatamente como ele resolveu isso. Não vou estragar a surpresa de vocês (mas bem que estou aqui mordendo a língua de vontade de contar!). O que posso dizer é que foi muito delicado, especial, criativo – como eu já disse – e, principalmente, divertido, que é a característica da turminha há tantos anos. Aliás, essa é a palavra certa para defini-los. Apesar de sempre trazer temas atuais, muitas vezes até sérios (o Maurício sempre engaja a turminha em assuntos sérios, passando para as crianças e adolescentes ensinamentos valiosos), a turminha sempre nos fez sorrir (e rir). Nessa edição não poderia ser diferente. A edição é muito divertida, o leitor vai rir em vários momentos, mas também vai se emocionar, daquele jeito sincero e despretensioso que somente a turminha consegue fazer. Que só grandes amigos – como são a Mônica, o Cebolinha, a Magali e o Cascão – conseguem arrancar da gente.

Nessa edição, nós acompanhamos tudo – desde o pedido, a cerimônia, a vida em comum, até os planos (infalíveis?) para o futuro dos dois. Para quem acompanha esses dois desde pequenininhos é maravilhoso poder vê-los dessa maneira. Lembram-se daquelas vezes que tínhamos vislumbres, em sonhos ou imaginação deles, do futuro da turminha, na revistinha clássica? Eram momentos emocionantes, que sempre traziam um sorriso ao nosso rosto. De certa maneira, é a mesma sensação que o leitor tem ao ler essa edição.

Novamente, essa é uma edição de história completa (são as minhas favoritas), assim como a do namoro dos dois. E essa edição, além do seu conteúdo, está super caprichada. Logo que você abre a revistinha encontra uma linda imagem da Mônica vestida de noiva; na orelha, um close nela segurando o buquê. Na orelha do final, um close no terno do Cebola e sua aliança brilhante na mão esquerda. E a grande surpresa que eu tive foi quando abri a edição e dela escorregou um pôster lindo, em cores, da Mônica e do Cebolinha vestidos de noivos! É de babar, eu juro.

Gostei muito do destaque dado às demais personagens da turminha. O Cascão foi um espetáculo à parte, sempre sem noção e sendo o responsável pelas maiores furadas na vida do Cebolinha. Ele, na verdade, foi um dos grandes responsáveis pelas várias risadas nas páginas dessa edição. E claro, assim como acompanhamos o momento da Mônica e do Cebolinha adultos, também temos vislumbres dos demais personagens.

Senti um pouco a falta da Magali, e olha que eu nem sou tão fã dela assim. É claro, ela estava lá o tempo todo, sempre apoiando a Mônica e tudo mais, mas eu queria também mais momentos dela. Pensei que ela fosse assaltar o buffet, mas tudo bem, acho que não cabia tudo isso na edição. Mas ela também trouxe dois momentos divertidíssimos e de muitas risadas.

Até o Xaveco teve um destaque, e logo ele, que nunca tem destaque em nada! (personagem secundário… secundário… secundário…) Literalmente todo mundo que já passou nas revistinhas, seja a clássica ou a jovem, aparece nesse episódio, nem que seja figurando lá atrás na igreja. Até mesmo o Jotalhão e o Penadinho estão na cerimônia!

Outro detalhe que achei muito delicado foi mostrar, em vários momentos, a turminha antiga, seja em fotos ou lembranças das personagens. É muito gostoso ver a turminha crescida, jovem ou adulta, mas dá aquela nostalgia ver as imagens da turminha clássica… Ah, e um ponto importante aqui é que os traços estão lindos. Gostei como as personagens foram envelhecidas, e gostei especialmente do envelhecimento dos pais da Mônica e do Cebolinha, que ficaram muito verdadeiros.

De qualquer maneira, você termina a leitura sabendo que a turminha vai continuar jovem, com suas aventuras, alegrias, encontros e desencontros. Porém, você termina com a esperança (e alegria) de que eles também vão crescer apesar disso. E que nós, leitores e expectadores dessa grande história de amor, há tantos anos, vamos acompanhar isso de perto. Na verdade, na banca de jornal mais próxima do nosso bairro (que não é o do Limoeiro, mas bem que poderia ser).

E para quem leu esse post até aqui, a promoção! Uma edição dessas se tornará raridade bem rápido, então se você não adquiriu uma ou quer outra a mais para a posteridade, aproveite!

Para ler mais resenhas e participar da promoção, acesse: http://poressaspaginas.com/outras-paginas-o-casamento-do-seculo.

etoiletitia 23/06/2021

Uma verdadeira história de amor
Que relacionamento conturbado o desses dois hein?!

sabrina 09/06/2021

uma das minhas favs ??

Bianca Letícia 25/05/2021

Maravilhoso
Eu lembro que ganhei da minha tia no dia do meu aniversário de dez anos (30/11/12) e aquele foi o melhor presente que eu ganhei naquele dia. Essa HQ me entregou tudo o que eu imaginava e muito mais. Amo ver a evolução das meninas, principalmente da Maria Cebolinha, e também a dos meninos. O vestido da Mônica é perfeito e sem defeitos. Os traços são magníficos e a gente fica sempre com gostinho de quero mais.

Carol 12/04/2021

Perfeito!
Amei tudo, ficou perfeito, o roteiro, os traços estão lindos... Enfim perfeito!
Cinco estrelas e favorito com certeza

Rosy Sales 15/03/2021

Que fofo! Acho que todo mundo que sempre chupou os dois vai querer ler esse episódio

Asbet 10/03/2021

Faltam palavras para descrever essa edição, eu sou completamente rendida pela Mônica e pelo Cebola, e obviamente não imaginaria um final diferente para eles

Ferreira 03/08/2021

MEU FAVORITO
EU AMO EU AMEI EU LEIO E RELEIO QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIO EU AMO O LIVRO AMO O CONCEITO AMO TUDO E NA PRIMEIRA VEZ QUE LI TIVE SURTOS E AMEI O GIBI O MANGA SOCORRO É PERFEITO

mari 01/10/2020

apenas um comentário: essa foi uma das poucas edições que não pude comprar, entretanto como era uma fã ardilosa de tmj dei um jeito de pegar emprestado com a coleguinha da escola. aconteceu que, na volta pra casa choveu horrores e a revista ficou encharcada, lembro de ter lido enquanto secava as páginas com secador e as molhava ainda mais com minhas lágrimas. bons tempos

fini 25/07/2020

nostalgia
até pouco tempo atrás eu ainda tinha o convite... que saudades

Anne Laufeyhive 31/03/2020

Eu esperei minha infância inteira pra viver esse momento e ele veio finalmente, simplesmente incrível ?

Karina 21/01/2020

Literalmente O CASAMENTO DO SÉCULO
Eu sou muuuuito fã de TMJ (Turma da Mônica Jovem) e ter acompanhado esse mangá com o casamento deles, com todas as tretas que aconteceu, aaaaaw os personagens tão amados, não sou capaz de lidar, porque Turma da Mônica está presente na mina vida desde cedo, então é muita emoção

Ana 21/04/2018

Foi uma grande emoção acompanhar o casamento de Mônica e Cebolinha, pois eu torço para que eles fiquem juntos desde os 7 anos.
Esse quadrinho da Turma da Mônica Jovem nos mostra o quanto é complicado o relacionamento deles dois, pois a Mônica é muito turrona, e o Cebolinha não aceita isso.
Depois de uma crise de ciúmes de Mônica e de uma briga dos dois, ninguém menos que Cupido e Anjinho, resolvem meter a colher e ajudá-los a ficarem juntos.
Esse quadrinho dá pano pra manga, como dizem. A parte que eu mais gostei foi a do Cebolinha pedindo Mônica em casamento, no restaurante. Hilário!
Cebolinha e Mônica estavam predestinados desde a infância a ficarem juntos.

Jessica.Martins 24/02/2017

os opostos se atraem
Essa é mais uma das histórias da turminha,que agora cresceu,mas ainda continua cheia de humor e alegria,eu recomendo,e amei o livro.