Cartas de um Diabo a seu aprendiz

Cartas de um Diabo a seu aprendiz C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

1943 encontrados | exibindo 76 a 91

@fabio_entre.livros 17/12/2021

"O Peregrino" às avessas
"Cartas de um diabo a seu aprendiz" é uma obra muitíssimo peculiar na produção literária de C.S. Lewis. O autor, amplamente reconhecido como um dos principais mestres da literatura fantástica, também foi um notável pensador cristão que legou a essa área uma vasta obra, atualmente publicada no Brasil pela Thomas Nelson.
"Cartas", como eu dizia, é peculiar em sua forma e concepção porque parece uma tentativa de Lewis em conciliar discurso teológico e ficção alegórica de maneira similar ao que foi feito por John Bunyan em "O peregrino". No entanto, se Bunyan é didático e completamente transparente na sua intenção tendenciosa de instruir os leitores a seguir os valores cristãos para alcançar a recompensa do Paraíso, Lewis quer alcançar o mesmo objetivo através de uma abordagem inversa.
O livro é praticamente um romance epistolar unilateral no qual um demônio de nome Maldanado se corresponde com seu sobrinho (um "demônio-estagiário"), incutindo nele orientações sobre como corromper o seu paciente (como são chamadas as pessoas a que eles são designados a tentar e conduzir ao inferno). Através desses conselhos que subvertem os valores cristãos, o autor ironiza as artimanhas do Tinhoso para afastar os humanos de Deus e, de quebra, indica as nossas fraquezas morais, a fim de que possamos corrigi-las e assim resistir às tentações.
Infelizmente, embora curto, "Cartas de um diabo a seu aprendiz" é um livro enfadonho; a propósito, "O peregrino" também é. Talvez por ter adorado "As Crônicas de Nárnia", talvez por ter interpretado mal a sinopse e esperar algo no estilo sarcástico e simples de Voltaire (que também ironizava valores religiosos, apesar de não ser ateu), esta leitura não fluiu bem. O efeito humorístico se perde no tom pedante com que Maldanado, e consequentemente Lewis, expõe suas ideias. A linguagem é truncada e a própria argumentação por vezes se torna cansativa ou ininteligível, obrigando o leitor a reler longos parágrafos a fim de captar as ideias nebulosas de Maldanado.
No fim das contas, acredito que Lewis escreveu este livro tendo em mente um público acadêmico interessado em teologia, não os leitores casuais que se deliciaram com as incríveis aventuras na terra de Aslam. O interesse do autor aqui, parece, era apenas expor seus argumentos em prol do cristianismo e convencer os leitores (ou catequizá-los) a seguir esse caminho.

psraissafreire 16/07/2022

Seu filho da p* Vermelindo,
É com muito prazer e medo que venho aqui dirigir-lhe esta carta em vez de seu tio Maldanado. Sabe, as trocas de cartas com ele me deixaram realmente inquieta e excitada, o que provavelmente é um pecado já que me considero do lado do que vocês chamam de o Inimigo. Ainda assim, chega a ser paradoxal o quão importante foi essa leitura para o meu pensamento sobre diversos assuntos que vocês debatiam, e eu tenho que talvez agradecê-los por uma dimensão escrita tão rica como a que vocês fizeram.

A leitura de tantos pensamentos que eu abomino só me mostraram o como são reais. Eu os odeio, Vermelindo e Maldanado, de verdade, mas astutos vocês são ? oh, se são! Tão astutos que me mostraram perspectivas sobre várias vivências que eu mesmo tive e ando tendo (o que me deixa seriamente preocupada, mas pelo menos ciente). Analisar os problemas existentes é bem melhor do que fingir que eles não existem, e claramente o seu tio descreve isso com muita precisão e habilidade.
Alguns momentos eu fiquei confusa ? seu tio usa muitas palavras difíceis, ele deve ter frequentado uma boa academia no lugar que vocês vivem. Ainda assim pretendo ler essas cartas todos os anos, pra aprender um pouco mais. NO ENTANTO EU NÃO SOU COMO VOCÊ, NÃO ACHE QUE VIREI UMA APRENDIZ TAMBÉM!

Se um dia esta carta cair nas mãos de Maldanado: sinto em lhe informar que seus ?pacientes? uma hora acordarão (eu espero) e você e todos seus formandos irão se fo-

Ok, acho que não é bom falar de tão grosso modo... Mas não sei, espero que você tome no seu rabo. Provavelmente você tem um no sentido literal (pelo menos essa é a ideia no senso comum humano), mas entenda como nós queremos dizer.

De uma
tremenda odiadora,
mas

admirada,
Raíssa Freire

Vinicius A. M. 23/04/2020

SENSACIONAL!
“Meu querido Vermelindo”... É assim que começa cada capítulo do livro “Cartas de um diabo a seu aprendiz” de C.S. Lewis. O nome da obra já é bem autoexplicativo, não é?
Adiei a leitura desse livro por muito tempo, e me arrependi por isso! Esse livro me ajudou demais a refletir e analisar meus comportamentos. Já que a obra aborda várias de nossas tentações diárias, como nosso relacionamento com outros membros da nossa igreja, “panelinhas”, como temos tratado nossa família, nossa vida de oração, como somos ansiosos, as formas que usamos para nos divertir, humor de baixo calão, apostasia, humildade, uso do tempo, como nos tornamos consumidores de cultos, gula, sexo, beleza, posses, namoro, orgulho espiritual, liberalismo, egoísmo, abnegação, covardia, enfim, são vários assuntos abordados em 31 cartas.
Percebi que Lewis não precisa de Nárnia para explodir nossa mente! E se fosse para escolher um trecho para demonstrar a preciosidade dessa obra, seria esse: “É engraçado ver como os mortais sempre nos acusam de enfiar ideias em suas cabeças: na verdade, nosso trabalho mais importante é manter coisas fora delas”.

site: https://www.instagram.com/p/B_PyDOfD3Du/

Suna ð  22/09/2022

O livro nos apresenta um mundo tenebroso e grotesco, onde o homem é visto como uma peça de xadrez, podendo ser manipulado sem dar-se conta. Além de mostra que nos somos constantemente provocados para pecar .
ludmila139 22/09/2022minha estante
livro excelente!!

brunoleomont 17/04/2022

Uma leitura leve, são pequenas cartas em tom descontraído mas ao mesmo tempo com assuntos importantes.

Fefa 15/05/2012

C. S. Lewis é um gênio. O que me entristece é que, mesmo sendo ele declaradamente um cristão, suas obras são pouco conhecidas no meio, quando não, mal vistas... e falo por experiência própria. Quando eu li no livro A História da Humanidade (recomendadíssimo!!) sobre a Reforma Protestante, sendo eu presbiteriana, me enchi de orgulho quando o autor disse “os protestantes foram a razão dos livreiros ficarem ricos”... passado o momento, me enchi de tristeza porque hoje em dia as coisas seriam diferentes...

Mas, seja você cristão, budista, ateu ou muçulmano... seja você protestante ou católico... a verdade é que dificilmente não vai gostar das obras desse escritor genial.

A obra mais conhecida dele é As Crônicas de Nárnia, mas meu primeiro contato com o escritor foi por meio de Cartas do Diabo a seu Aprendiz, que minha mãe – também apaixonada por livros – comprou depois de ouvir obra e autor serem citados durante uma pregação.

Ironia é a palavra que define essa obra baseada em 31 cartas trocadas entre Screwtape, um diabo muito experiente, que trabalhou por muitos anos como tentador em solo inglês, onde alcançou notoriedade e foi promovido, a Wormwood, seu jovem sobrinho, que ainda está no início de sua carreira do mal e que recebeu a missão de afastar um certo jovem de qualquer contato com Deus.

É engraçado como as correspondências se parecem como conversas entre duas pessoas que trabalham numa mesma empresa... divertidíssimo! Mas o que o autor faz é analisar o processo de “tentação da humanidade”.

Não dá para fazer um resumo, porque não é um romance no sentido literal do termo, cada uma das cartas fala sobre algum aspecto da natureza humana a ser tentado... como é um livro fino e muito engraçado, acredito que a maioria consegue ler a obra em um fim de semana, ou, como diria minha mãe, “em uma sentada”.

Vale a pena ler, acreditando ou não na existência de um mundo espiritual, seja para se divertir, seja para refletir e, principalmente, pela qualidade do humor desse grande escritor (só podia ser inglês, não é?!).

É isso ai gente... e ótima sexta-feira mais que chuvosa a todos (não me lembro de um janeiro tão chuvoso assim!!)

Madu 23/06/2021

Extremamente manipuláveis
Uma leitura muito divertida e reflexiva, de nos deixar bobos com a criatividade do Lewis (o que deveriamos estar acostumados, tendo em vista as incríveis obras do autor).
Confesso que já dei início a esse livro duas vezes, mas só dessa vez, de fato, vingou - talvez seja a idade, as vezes que tentei lê-lo, era muito novinha.
Foi incrível acompanhar a narrativa e ver cada detalhe que nos passam desapercebidos na rotina de nossas vidas em um aspecto espiritual. Sem falar no interessantíssimo ponto levantado pelo autor de sermos extremamente manipulaveis e influenciados, não só por satanás, mas também por nossos desejos depravados.
Lewis sempre se atenta em nos lembrar durante a leitura que; "Há dois erros iguais e opostos no que diz respeito à matéria Demônios: uma é desacreditar em sua existência. A outra é acreditar e sentir um excessivo e doentio interesse neles."

Incrível leitura, recomendo

Estante da lyz 17/05/2021

Perfeito
O livro tem uma escrita incrível, muitas informações e aprendizados, amei amei e amei!

Jorge 29/11/2022

Cartinhas quentinhas, cheirando a enxofre.
Além de escrever a famosa série de fantasia juvenil "As Crônicas de Nárnia", C. S. Lewis também escreveu uma vasta obra voltada aos adultos, sendo "Cartas de um diabo a seu aprendiz" uma das mais aclamadas. E com justiça! Pois méritos não faltam.

Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa, desenvolvida a partir da troca de correspondências de um diabo experiente chamado Fitafuso, com o seu sobrinho muito mais jovem, chamado Vermebile (Screwtape e Wormwood, no original em inglês). Ambos são formados na Faculdade de Treinamento para Demônios Tentadores, o que faz desses dois diabos especialistas em fazer frente a influencia exercida pelo "Inimigo" na vida das pessoas. Considerando que essa é uma história narrada a partir do ponto de vista do diabo, já fica muito claro de quem se trata o "Inimigo" em questão.

No decorrer da narrativa vamos descobrindo que tio e sobrinho têm muito a dizer um ao outro. De um lado, Fitafuso, uma figura solene, dono de uma carreira de sucesso ininterrupto. Do outro lado, o sobrinho, Vermebile, um diabo em inicio de carreira, que está tendo que se desdobrar para que as almas de seus primeiros "pacientes" não lhe escape pelos dedos. Enquanto o sobrinho choraminga as suas dificuldades, o Tio, com toda a paciência de um diabo que teve a sua existência resumida a levar milhares de pessoas para um estado de orgulho e negação, falsa espiritualidade e falta de fé, vai agir como um mentor, ensinando ao sobrinho, através das cartas, técnicas e métodos de como ser perverso e persuasivo de modo mais significativo e eficaz.

Fica aqui a minha forte recomendação de "Cartas de um diabo a seu aprendiz". Este livro que é um excelente exemplo de teologia argumentativa, lógica e racional, transformada em excelente literatura. Inclusive, recomendo fortemente a leitura para todas as pessoas, inclusive para leitores menos religiosos, que independente da crença, anseiam por mensagens de ajuste de caráter pertinentes, capazes de nos manter equilibrados em momentos de ódio e tristeza, bem como valores universais, que servem para todos os indivíduos.

Li em uma edição de 2005, publicada pela editora Martins Fontes, com tradução de Juliana Lemos, revisão de tradução Frederico Ozanam Pessoa de Barros e revisão técnica de Geuid Dib Jardim.

Malu 01/08/2022

um livro denso, com uma linguagem um pouco complicada porém que deixa milhares de lições de como os seres humanos são tentados e a visão que o próprio Mal tem sobre nós e como ele manipula. Com certeza eu vou precisar reler várias vezes para melhor compreensão.
Bru Coelho 01/08/2022minha estante
Realmente muito bom!

Alexandre Nabhan 08/03/2023

Tem livros que vem no momento perfeito.
Sempre vi o lewis como um escritor e pensador impressionante. Mas é incrível como ainda me surpreendo a cada livro.

Sem dúvidas uma das melhores literaturas que eu já vi, que dinâmica impressionante, é estranho ler esse livro. Por causa da sua dinâmica invertida.

Mas ele é muito revelador nos assuntos do mal.

Sem dúvidas vale a leitura para todo mundo. Simples, direto, rápido e mágico.

Gabriel.Paredes 09/07/2021

Raso, repetitivo e cansativo
Livros religiosos são geralmente buscados e lidos por religiosos, e não há nada de errado nisso. E "Cartas de um Diabo a seu Aprendiz" é sim de cunho religioso, tanto em temática quanto em conteúdo.
O livro é raso, de mensagens pouco expressivas e que se reproduzem diversas vezes pelas cartas, tornando-as monótonas e nada marcantes. Maldanado, o diabo veterano, possui uma estrutura típica: critica os métodos de seu aprendiz e o ensina como corromper a alma do indivíduo, propondo algumas reflexões na vida do homem inglês que, claro, devem ser revertidas em nossa interpretação enquanto humanos, os alvos de quem escreve esta carta. Mas, lendo com atenção, é fácil de se detectar a visão do autor nas linhas e seu fanatismo cristão. Observando o contexto em que a obra foi escrita, tanto individual quanto histórico, é plausível que este livro seja dedicado à Tolkien (que se distanciou do amigo que ele mesmo trouxe para o cristianismo), e também é plausível a mensagem que Lewis tenta passar. Para pessoas religiosas que buscam "mais do mesmo", as cartas podem até soar geniais, mas em suma é isso que são: rasas, repetitivas e cansativas. Muito dessa resenha também se baseia em minhas opiniões diverventes com as passadas (nas entrelinhas) pelo autor. No geral, um livro no máximo medíocre.

Gabriel 06/04/2022

O que esperar
O livro trata de maneira cômica e ao mesmo tempo profunda a relação entre os seres humanos em vida. Devido ao gênero do livro, em certo ponto ele realmente se torna mais voltado para o lado cristão, mas sempre sendo bem sútil.

Em outros momentos a leitura se torna um pouco cansativa por conta da complexidade do tema e a forma como é explicada nem sempre ser tão clara, as vezes usando de palavras e analogias bem profundas e mais difíceis de serem alcançadas, dependendo do estilo do leitor isso não se torna um problema.

O livro é finalizado de maneira brilhante com comentários à cerca da mediocridade em que o mundo se encontra e como os processos são orientados a criar cada vez menos indivíduos e mais grupos homogêneos, esses, que tornam cada vez mais raros grandes homens e mulheres na sociedade.
Thifany36 06/04/2022minha estante
????

Kamila.Nascimento 06/04/2022minha estante
Adorei sua resenha;

Esse livro e muito subestimado, e ainda sofre um pouco de preconceito.

Em certo momento a leitura e meio cansativa, mas no fundo tem suas ressalva. Enfim, é um bom livro!

Elaine.Brecci 06/04/2022minha estante
Resenha bem escrita e me inspirou a ler o livro. Excelente!!

Nubia Aguila 25/12/2020

Inimigo
Essa obra é perfeita! Mostra como o inimigo de nossas almas, não descansa e não brinca em serviço.

1943 encontrados | exibindo 76 a 91