Cartas de um Diabo a seu aprendiz

Cartas de um Diabo a seu aprendiz C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

1943 encontrados | exibindo 61 a 76

Bia 12/05/2021

Um dos melhores livros que já li, demorei a terminar pois precisava parar e refletir sobre os capítulos. Me identifiquei muitas vezes com o paciente e percebi como me permito se enganada pelas artimanhas do diabo na luta contra o "inimigo". Vale muito a pena

Bia 26/07/2020

Impressionante
A cada carta é um tapa na cara. É um livro pra ser lido ao pouco e a cada carta nos traz várias reflexões.

Claire Scorzi 29/01/2009

Sabedoria com humor
Perfeito! A primeira vez que acabei de ler esse livro, imediatamente comecei a relê-lo. Lewis conseguiu a proeza de falar de fé cristã, da grandeza e bondade de Deus usando a voz insuspeita de um diabo para isso - claro, todas as declarações de Screwtape tem de ser lidas invertidas. Saboroso. Inteligentíssimo. Este não é um livro para a nossa época pretensamente sábia - mas por isso mesmo precisa ser lido.
Kelly Oliveira Barbosa 19/04/2016minha estante
Aconteceu o mesmo comigo Claire. Li a pouco tempo uma edição da obra intitulada "Cartas do Inferno", assim que acabei a leitura adquiri outa edição (Martins Fontes) e já vou iniciar a releitura. É simplesmente sensacional, e tudo isso, em poucas páginas.

Bjim^^

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Ótimo livro de teologia cristã, com vários ensinamentos para serem colocados em prática.

Ester.AraAjoh 23/08/2023

Esse livros nos mostra que em quase todas as áreas da nossa vida tem uma investida do inimigo sobre ela..
Nos ajudar a ficar atento a essas investidas

Tiago7n 09/01/2022

Conheça o iNimigo...
Brilhante obra. C.s Lewis é um brilhante cristão, e nesse livro parece de fato "entender" a mente de satanás. Suas estratégias são bem atemporais e devem ser conhecidas por todos os verdadeiros cristãos.

Roberta Silva 11/04/2021

Cartas de um diabo a seu aprendiz
O livro consiste numa compilação de cartas escritas para o aprendiz Vermebile pelo seu tio e tutor Fitafuso. Nestas cartas o demônio Fitafuso instrui seu sobrinho ao ofício da tentação humana. O mais intrigante é que por meio dessas instruções acabamos conhecendo ainda mais a mente humana. Imagine só, um demônio sabe mais sobre você do que você mesmo.
Vale comentar que o livro foi dedicado ?para J.R.R. Tolkien? seu grande amigo, escritor de O Senhor dos Anéis, e ateu.

Por fim, recomendo fortemente esse livro à todos de todas as religiões e todas as idades. Apesar de Lewis ter sido cristão, suas obras foram escritas de maneira tal que cativa a todos por não serem obras apelativas.

Leo 07/07/2021

QUE LIVRO
Que livro top. A ironia presente nele é o tempeiro da obra. Gostei muito e aprendi bastante coisas.
O último capítulo do Livro I é surpreendente e foi metricamente escrito. Gostei demais!
Recomendo a todos os cristãos.

Alexsandro.Soares 11/01/2021

Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz.
Leitura fantástica, uma abordagem de como o mal age para nos fazer cair.

LisboaPB 19/07/2020

Muitos problemas a ser considerado. A começar por falar de sexualidade, a criticar a democracia e direcionar demais críticas tanto quanto polêmicas. Ao contrário um ponto de vista muito importante que concordo com Lewis: a religiao que como se prega hoje e que como se pregou no passado está longe de ser algo bom e corrreto sendo proveitoso para o mau.

rafamassagardi 03/09/2023

"Meu querido Vermelindo"
Cartas de um diabo a seu aprendiz é um livro simplesmente genial. C.S. Lewis trabalha vários temas presentes em nosso dia, desde nossos pensamentos e sentimentos até os ambientes que nos cercam; e mostra como cada situação pode representar uma brecha para as mentiras diabólicas serem implantadas em nossas mentes.
A ideia da obra é muito interessante, e não poderia ter sido melhor executada. E é importante ressaltar que, além de mostrar as obras que o Inferno pode fazer em nossas vidas, o livro destaca os meios que Deus age nelas e deixa claro (apesar do Maldanado tentar negar isso) que o Senhor é bem mais forte que os demônios e Satanás.
Recomendo demais!

Bi_Oliveira 15/09/2021

Em uma obra repleta de ironia, C.S Lewis escreve de forma divina a visão dos demónios sobre a humanidade e como eles fazem para "nos levar ao mal caminho". O livro ainda trás muitas reflexões e ensinamentos.

Vinicius A. M. 23/04/2020

SENSACIONAL!
“Meu querido Vermelindo”... É assim que começa cada capítulo do livro “Cartas de um diabo a seu aprendiz” de C.S. Lewis. O nome da obra já é bem autoexplicativo, não é?
Adiei a leitura desse livro por muito tempo, e me arrependi por isso! Esse livro me ajudou demais a refletir e analisar meus comportamentos. Já que a obra aborda várias de nossas tentações diárias, como nosso relacionamento com outros membros da nossa igreja, “panelinhas”, como temos tratado nossa família, nossa vida de oração, como somos ansiosos, as formas que usamos para nos divertir, humor de baixo calão, apostasia, humildade, uso do tempo, como nos tornamos consumidores de cultos, gula, sexo, beleza, posses, namoro, orgulho espiritual, liberalismo, egoísmo, abnegação, covardia, enfim, são vários assuntos abordados em 31 cartas.
Percebi que Lewis não precisa de Nárnia para explodir nossa mente! E se fosse para escolher um trecho para demonstrar a preciosidade dessa obra, seria esse: “É engraçado ver como os mortais sempre nos acusam de enfiar ideias em suas cabeças: na verdade, nosso trabalho mais importante é manter coisas fora delas”.

site: https://www.instagram.com/p/B_PyDOfD3Du/

Erudito Principiante 17/06/2021

LEITURA OBRIGATÓRIA
Imagine que o inferno é organizado como um Estado, no qual existe, entre outras coisas, uma instituição de ensino chamada Academia de Treinamento de Tentadores para jovens demônios, onde se formam aqueles que vão tentar os humanos para levá-los ao inferno. E um desses jovens demônios formado recentemente é Vermelindo, que recebe constantemente cartas de orientações de seu experiente tio Maldanado a respeito de seu trabalho como tentador de um humano.
O livro inteiro são cartas de Maldanado para seu sobrinho. Também há um prefácio bem interessante do próprio Lewis explicando sobre as cartas e no final existe um adendo chamado "Maldanado propõe um brinde" no qual este demônio, na condição de convidado especial na formatura dos novos tentadores, faz um discurso que é, sem sombra de dúvida, a "cereja do bolo" deste livro incrível.

Temos que ter em mente que a escrita desse livro é a fala de um demônio, portanto quando ele diz "inimigo" está se referindo à Deus e quando ele fala "Nosso Pai" refere-se à Lúcifer. Ou seja, as coisas estão invertidas, daí é preciso ter cuidado para não se confundir com as orientações de Maldanado.
São muitas passagens interessantes e dignas de nota como esta:
"Não há nada mais eficaz que o suspense e a ansiedade para bloquear a mente humana contra o Inimigo. Ele quer que os homens fiquem preocupados com o que fazem; nosso negócio é fazer com que fiquem constantemente pensando sobre o que vai acontecer com eles"

Devemos ficar atentos aos ensinamentos contidos neste maravilhoso livro, que apesar de ser uma ficção, nos faz refletir sobre nosso comportamento e conduta de uma forma que atinge a todos, sejam ateus ou cristãos.

Clive Staples Lewis (1898-1963), mais conhecido como C.S. Lewis, nasceu em Belfast, Irlanda do Norte. Se tornou ateu na adolescência mas voltou à fé cristã com pouco mais de 30 anos por intermédio de Tolkien, de quem se tornou um grande amigo.
Lewis foi professor de literatura inglesa em Oxford e literatura medieval e renascentista em Cambridge. Ele produziu várias obras acadêmicas mas esta fama veio com livros de fantasia (As crônicas de Nárnia) e ficção (Trilogia Espacial), e também com obras teológicas como Cristianismo Puro e Simples.

site: https://www.instagram.com/eruditoprincipiante/

@apilhadathay 16/04/2022

Inovador!
Uma obra cheia de ironia, perspicácia, humor crítico e afiado! Um dos livros mais aclamados de C.S. Lewis, CARTAS DE UM DIABO AO SEU APRENDIZ é dedicada a J.R.R. Tolkien, autor da saga O SENHOR DOS ANÉIS e seu amigo. Clássico da literatura cristã, este livro mostra um panorama irreverente da vida humana, contada em forma de cartas e do ponto de vista do diabo, o "tio Maldanado", que escreve ao seu sobrinho "Vermelindo" - um demônio que está em jornada de corrupção de um humano.

LEWIS NÃO É SÓ NÁRNIA
C. S. Lewis é outro autor que nunca me decepciona - seja com sua prosa de ficção, seja com a não-ficção. Este livro, em particular, tem uma consistência na escrita, nas críticas feitas à humanidade, sob o véu da orientação de um tio que guia o sobrinho. Cada capítulo é uma carta, 31 no total, e o texto não é cansativo! Ele é bem fluido, de leitura gostosa, envolvente e rápida.

O mais curioso foi o olhar adotado pelo autor para a escrita deste livro. Ao final, em um texto extra, Lewis reflete que não é sua obra favorita, mas "a mais fácil de escrever e a menos prazerosa", que lhe gerou um tipo de "cãimbra espiritual" (p. 177) . Meu momento favorito foi quando ele falou de todos os extremistas, inclusive os religiosos:

"Desde que os encontros, as panfletagens, as políticas, os movimentos, as causas e as cruzadas importem mais para ele do que as orações, os sacramento e a caridade, ele será nosso - e quanto mais 'religiosos' (nesses termos) forem os homens, mais os seguramente os teremos em nossas mãos. Há jaulas repletas de gente desse tipo aqui embaixo" (p. 54)

Maldanado orienta o sobrinho sobre como os demônios devem corromper o homem, na sua religião, na política, até mesmo nos relacionamentos amorosos, o que nos leva a pensar que as atitudes humanas só podem ser inspiradas por uma entidade como o Maldanado e seus sobrinhos, rs. Ele chama Deus de "Inimigo" e critica como Ele tenta dar jeito em tudo

"O namoro é a época certa para plantar aquelas sementes que, dez anos mais tarde, irão se transformar em ódio doméstico" (p. 140)

RECOMENDO!

site: www.instagram.com/apilhadathay