A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Pedro 11/05/2022

Caminhando em passos lentos
Eu gostei do primeiro livro, mas me incomodou um pouco de que ele inteiro parecia ser apenas uma introdução para o segundo livro. Mas, tendo ficado interessado no universo e nos personagens, continuei a leitura deste com ânimo.

E, assim como o primeiro, ele é bom mas parece ser apenas a ponte para o desfecho no livro seguinte. É algo meio óbvio, já que não é raro que os segundos livros de trilogias tenham essa sensação de "ponte". Mas, como eu já estava carregando essa expectativa do primeiro livro, acabou prejudicando um pouco minha experiência com esse. São 500 páginas de desenvolvimento a passos lentos, situações repetitivas, mistérios que recebem apenas pistas vagas e um clímax que, mesmo sendo coerente com a história que foi desenvolvida, parece fraco quando percebemos o número de páginas que lemos. Era algo que poderia ter acontecido na metade do livro.

bardo 15/05/2022

E nesse segundo volume temos um ritmo mais equilibrado, ainda que definitivamente a autora não tenha pressa em contar sua história. Incomoda um pouco o fato dela meio que esquecer alguns personagens, mas sendo justo pode-se dizer que aqui ela se concentra em três núcleos restringindo sua história a uma esfera mais restrita. Algo bastante interessante é a ambiguidade, um personagem em específico confunde o leitor já que seu código de conduta é no mínimo flexível. Se no volume anterior a história parecia em algum nível ser uma metáfora da relação da Academia para com o ingresso de alunos de classe menos favorecidas, aqui essa impressão se acentua ainda mais. Assuntos como bullying, assédio e preconceito inclusive da parte de professores são escancarados aqui, a questão da guarda inclusive pode ser entendida como uma analogia do processo de orientação acadêmica. A autora também se propõe a tratar do preconceito frente a uma orientação sexual e se num primeiro momento as atitudes de certo personagem possam causar incômodo, em dado ponto percebemos a sensibilidade da autora em tratar o assunto. Na reta final temos ainda o gancho para o próximo volume e a solução para o conflito que permeia esse volume de transição, numa cena que com certeza trará satisfação ao leitor.

Matheus833 09/06/2022

Gostei mais que o primeiro
A leitura desse e mais fluida que a do primeiro livro. Vários temas são abordados que não fazem pensar na sociedade de hoje.

Luiza Trevenzoli 12/06/2022

Interessante
Nesse livro, temos um pouco da realidade de desigualdade que vemos hoje sendo retratadas na época da história. Com suas diferenças, afinal falamos de um mundo com magia, contudo podemos ver muitas semelhanças.
A história é envolvente e nos prende do começo ao fim.

Kayky 21/06/2022

Mediano para bom
esse segundo livro em comparação com o primeiro da um grande avanço, com um desenvolvimento bom da protagonista no mundo de magia, ainda assim é um pouco parado, mas vale a pena ler

Tatynha - @cantinho_datati 05/07/2022

Gostei do livro e da experiência...porém, esse foi mais frustante de ler, pq a Sonea estava bem "travada" por conta dos últimos acontecimentos...agora esse final teve um gancho (?´?`?)

muffim_triste 14/08/2022

muito melhor que o primeiro
Diferente do primeiro livro, que só foi interessante do meio para o final, o segundo volume prendeu minha atenção desde o início. A narrativa é fluida e instigante, apesar de não contar com grandes plot twists.

A autora explora bem um pequeno núcleo de personagens importantes para o plot principal, ao mesmo tempo que descarta outros que foram muito presentes no primeiro volume. Isso é meio chato, espero ver o desenvolvimento desses personagens no livro três novamente.

Nesse livro também conhecemos personagens gays. Em um primeiro momento a abordagem da autora é meio duvidosa, já que como o universo criado é homofóbico, a homofobia acaba tendo muito destaque. Apesar disso, muitos pensamentos homofóbicos são desconstruídos no decorrer da história.

Vale muito a pena ler o segundo volume, apesar de o primeiro não ser tão bom.

Julia 14/08/2022

Depois de ter lido o primeiro livro da trilogia, achei que o segundo teria a "mesma vibe", mas eu nunca li um livro tão lento e arrastado na vida como esse. Os personagens parecem que não saem do lugar em questão de desenvolvimento e a ação que ocorre parece não ter motivos concretos pra acontecer. Por esse e outros motivos não vou continuar a trilogia :c

Pedro Avellar 19/08/2022

Assim como o volume anterior, a história demora um pouco para engrenar. Contudo, depois que esta deslancha, fica interessante.
O crescimento de Sonea, como pessoa e maga, são bastante interessantes, ao mesmo tempo que seus medos são bem genuínos.
O embate e a resolução de Sonea x Regin é o ponto alto do livro, sem dúvidas.
Só quero ver como a tutelagem de Akkarin irá ajudar Sonea... E como a relação dos dois se desenvolverá.

Lice 10/09/2022

Sobre o livro: o enredo está muito bom, e esse livro em questão causou muitas perguntas e explicou muitas outras, porém ainda tem muito a ser resolvido, e com esse epílogo, uma expectativa grande foi criada para a conclusão da trilogia.
Ver um pouco mais das intrigas e desenvolvimento da Sonea, e dos poderes dela foi uma das melhores partes da história.
E temos também, aparições e cenas significantes sobre o Lorde Supremo (que diga-se de passagem, apareceu em no máximo cinco cenas no livro anterior).

Carlos 14/09/2022

Que incrível
Gostei muito desse primeiro livro e a forma que os personagens são introduzidos.

Recomendo para todos.

Max. 05/11/2022

Ótimo
Assim, eu tô amando. O primeiro livro foi ótimo e o segundo mantém a qualidade. Estou mto ansioso pra ler o terceiro logo, super recomendo a trilogia

MaykonGomesOliveir 06/11/2022

muito bom, porém, para um segundo livro de série (embora eu n tenha lido o 1) é muito devagar, parece que a autora guarda tudo pro próximo livro. espero ler logo o 1 e o 3! doido pra ver o desenrolar da história de Dannyl e Tayend.

João 08/12/2022

Superou as expectativas
Gostei muito desse livro, foi melhor que o primeiro cheio de mistérios kkkk e revelações que eu sinceramente não imaginava foi além do que estava pensando, em relação ao Lorde supremo eu pensei tudo o que não aconteceu menos isso kkkkk. Achei incrível a Sonea sempre lutando com vários aprendizes de uma vez e no fim ela consegue superar esse bulyng que ela estava sofrendo, e superou de uma maneira bem interessante, como eu disse foi ainda melhor que o primeiro livro e deixou bastante coisas para serem reveladas no próximo livro