O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares Ransom Riggs

Resenhas - O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Malu.Rodrigues 14/09/2020

Decepcionante.
O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um livro muito aclamado na atualidade. Este conta a história de Jacob, um adolescente que cresce ouvindo histórias fantásticas acerca da vida de seu avô, porém, quando seu avô morre de forma misteriosa, Jacob vai atrás da veracidade dessas histórias.
Apesar de o livro ser um infantojuvenil amplamente aclamado pela crítica, vi neste diversas falhas na história, realmente parece que o livro foi escrito por uma criança (diria eu, ainda mais nova que Jacob com seus 16 anos na historia), a história é narrada de modo infantil, os adultos agem de modo infantil e até os vilões, a sensação é que estou assistindo um programa de TV infantil - e não lendo um livro “juvenil”. Os personagens são rasos e pouco - ou nada - interessantes e o autor força um romance sem pé nem cabeça, não cria química nenhuma para o casal. Além disso, a história tem os acontecimentos muito previsíveis e mal explicados, demora muito para se desenvolver e o livro fica interessante apenas - apenas, não a partir - no penúltimo capítulo.
A ideia do livro é boa e poderia ser muito bem desenvolvida em um livro com a linguagem um pouco mais juvenil, adequada à idade dos personagens, talvez com um suspense um pouco maior, em uma pegada similar aos livros de Neil Gaiman. Deixou muito a desejar, no entanto, talvez eu tenha posto muita expectativa nesse livro, por ser bem aclamado pela crítica, porém achei a leitura decepcionante e realmente não fiquei com a mínima vontade de ler os livros da sequência.

Djoko 10/11/2020

A leitura em primeira pessoa é gostosa, leve e bem diversa. Apesar da imensa reviravolta que acontece com Jacob, personagem principal da trama, o enredo em si é previsivel, deixa alguns furos que espero serem respondidos nos próximos livros.
As fotos são um diferencial dessa obra e é incrível como formam um casamento perfeito com os personagens.
Vale a leitura!

Monica.Prupst 03/10/2020

Releitura
Nada muito a dizer, pois era so uma releitura. Sempre que sai uma continuação eu releio os anteriores. A nao ser que não tiver relação
Muito bom!!!!

Vivi 01/09/2021

Livro maravilhoso!
O livro segue a visão do personagem Jacob Portman, um adolescente de 16 anos que mora com os pais e tem um grande carinho pelo avô, que também é seu melhor amigo. O avô passou a vida contando histórias sobre os grandes amigos da infância e adolescência, mas, além disso, sobre crianças que teriam poderes especiais, os peculiares. Jacob passa toda sua infância acreditando nelas, mas com o crescimento e amadurecimento vem também o entendimento que são apenas histórias.

Os eventos do livro se iniciam com a morte do avô, a visão estranha de um monstro na cena do crime e sua mensagem final que diz a ele para procurar os peculiares. Jacob, sempre muito ligado ao avô, sofre um trauma com sua morte e seus pais colocam-no para fazer terapia.

É através do terapeuta que o personagem convence os pais que ir para a ilha em que o avô cresceu e que conhecer melhor sua história poderia trazer uma melhora ao seu estado mental. Na ilha, Jacob descobre aquilo que no fundo ele sempre soube que era verdade, as histórias do seu avô sobre as crianças peculiares era mais do que isso, que o avô e ele faziam parte desse mundo.

Esse livro traz uma apresentação sobre o que seria o mundo peculiar e como vivem as pessoas que fazem parte dele. É mostrado de forma muito suave e lenta, o leitor vai descobrindo o que tudo significa junto com o personagem principal, o que te mantém preso a história querendo saber mais e ir além.

Embora tenha suas semelhanças com a adaptação cinematográfica de mesmo nome, o livro tem sua própria história que diverge em diversos pontos. Apresenta uma aventura concisa e recheada de mistérios que marca a chegada do Jacob a sua nova família, aqueles por quem o personagem virá a sentir um imenso carinho e amor. O livro também conta com uma história de amor vivida por Jacob e Emma, uma menina peculiar que também era apaixonada pelo seu avô.

A história mantém um ritmo lento enquanto é apresentada ao leitor, se tornando cada vez mais perigosa e agitada ao se aproximar do final, apresentando também o panorama todo da história. Esse livro é indispensável para quem tem interesse em histórias de fantasia e aventura.

Bia 23/03/2020

Super recomendo. A história é muito envolvente, daquelas que você passa horas lendo e nem percebe.

Hirovzmp3 11/11/2022

Demais!!
Eu honestamente não sabia o que esperar desse livro porque não faz absolutamente nada meu tipo de leitura, mas depois de ler, me senti perfeitamente confortável e até ansioso para ler mais do tipo! A história é contada de um jeito limpo e tem um fluxo maravilhoso
Letty 11/11/2022minha estante
e só melhora, amg. Eu juro

Moniquenog 27/10/2022

O lar da snr. Peregrine para crianças peculiares
Supera mil vezes o filme!
Adoro o clima bizarro e ao mesmo tempo encantador que esse livro trás. Algumas partes ficam meio paradas. Principalmente o final que tem uma cena de ?luta? eterna. Mas a maior parte do livro é encantadora.

Joesmari.Malko 30/08/2022

Majestoso
É inovador e revolucionário? É sim.

O mais surpreendente é como o autor conseguiu criar um enredo tão bem construído e ainda conectado com as fotografias "peculiares" que já existiam antes da história.

Apesar de haver um romancezinho ali no meio, o que rege o enredo são os conflitos do mundo peculiar, do qual são apresentadas informações interessantíssimas sobre suas origens, características e mistérios.

Obs.: pra quem se importa com qualidade de tradução, linguagem e design, recomendo fortemente a edição da Intrínseca.

Milk 07/10/2020

Para crianças peculiares
Devo dizer que para um primeiro livro de fantasia esse me fez apaixonar pelo gênero.. maravilhosa

Carmo leone 25/03/2022

É bom?
Essa resenha será mais um desabafo de decepção!
No quesito de potencial desperdiçado!
Pois o mundo é bem instigante, porém e despediçado pelos personagens.
Principalmente o protagonista!
Na verdade na epoca que lir quando tinha 12 ou 13 anos(não lembro) eu gostei do jacob!
E olha.......
Tenho atualmente com 15 preste a ter 16 anos, e eu devia pelo menos simpatiza pelos personagens e pelo casal(que é horrível) porem eu vi quando abandonei o terceiro livro, eu percebi que perdi interesse nessa história!
Respondendo a pergunta do título: valem a pena caso você é um leitor iniciante, que gostam de fantasia com construção de mundo decente, e aventuras bem vibe juvenil!
Porém não exatamente o meu gosto atualmente!
Espero que alguém goste desse livro mais do que eu!

Naylane1 09/05/2020

perfeito
acho que não me frustei com o livro pq n esperava por terror, como a maioria das pessoas que leram

Cibelly.Carvalho 13/01/2023

PERFEITO PERFEITO PERFEITO
Sempre amei essa história desde a minha infância e esse livro só contribui para aumentar esse amor. Gente, eu adoro cada personagem, cada detalhe desse livro. Que livro mais lindo, explica tudo direitinho, mostra fotos que se relacionam totalmente com a história e ainda alimentam sua imaginação. Eu não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro. Um dos favoritos com certeza ! ?

Bia 13/05/2020

Instigante!
Uma das maiores curiosidades desta obra começa com o autor. O escritor Ransom Riggs escreveu a obra com base em algumas fotografias antigas. O livro conta a história do menino Jakob que cresceu ouvindo histórias sobre monstros e criaturas peculiares, porém não esperava que essas histórias não eram apenas só histórias simples para agradar uma criança, e sim uma realidade verdade. Quando o personagem se depara com essa realidade, as aventuras começam!