Encontro Com Rama

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

Fabiene.Barbosa 21/08/2023

A chegada de um enorme e estranho objeto no Sistema Solar deixa a humanidade alarmada. Uma expedição é enviada para explorar tal objeto e precisa tentar resolver muitos enigmas que encontram pelo caminho.
A história é bem interessante, é descritiva na medida certa, fazendo com que o leitor se sinta totalmente imerso na narrativa. No entanto, o desfecho da história deixou um pouco a desejar.

Gabriel.Sacramento 16/08/2023

Profundamente descritivo, frio e inconclusivo. Mas bom.
Rama foi o que menos gostei da trilogia clássica do C. Clarke (2001 e Fim da Infância são muito melhores). Mas é um livro ok. Realmente, não traz grandes reviravoltas, mas é uma fascinante descrição de mundo.

É inconclusivo, mas eu gosto disso. Adoro finais não convencionais assim.

No mais, foi uma boa leitura para diversificar o leque desse ano (li poucos sci-fis).
Diego642 26/10/2023minha estante
Pra entender, vc tem que ler o restante dos livros sobre rama hahahahha

Matheus842 20/07/2023

Estamos sozinhos no universo?
Não! Essa é a resposta apresentada por Arthur C. Clarke no enredo de sua obra ficcional "Encontro com Rama". A história se desenrola em um universo futurista, no qual a colonização de outros planetas (e até de luas e de asteroides) do sistema solar já se concretizou. Nesse mundo imaginado por Clarke, o monitoramento do espaço e de suas possíveis ameaças à continuidade da existência humana é atividade rotineira. Nesse contexto, pela primeira vez, surgem indícios de uma nave (ou construção) alienígena, a qual está dirigindo-se diretamente para o centro do sistema solar. Uma equipe de cosmonautas é então enviada para investigar o misterioso cilindro de aparência metálica e dimensões estarrecedoras, o qual foi nomeado "Rama". A exploração do interior da espaçonave progride paulatinamente, afinal, são vários os desafios que a gigantesca estrutura extraterrena impõe aos seus desbravadores. De modo concomitante ao avanço do reconhecimento efetuado na cavidade mais interna de Rama, o autor apresenta uma breve discussão de diplomacia interplanetária, de implicações filosóficas e religiosas. Em primeiro lugar, os governantes, os diplomatas e os cientistas de toda a humanidade buscam mensurar os riscos representados pelo contato com uma civilização capaz de construir uma estrutura de tamanha complexidade quanto Rama revela possuir. Em segundo lugar, os pesquisadores têm a urgente missão de descobrir informações suficientes acerca de Rama com a finalidade de delinear os propósitos de seus construtores. Em minha opinião, a obra faz um uso responsável e cuidadoso de importantes conceitos das ciências naturais em sua narrativa. Contudo, o texto parece pecar em dois pontos: as tramas política e diplomática são abordadas apenas superficialmente e a exploração de Rama parece não contribuir para sua real compreensão; ao final do texto, ficamos com a sensação de saber tanto a respeito dessa nave quanto no início de nossa leitura. Porém, cabe uma reflexão: ao deixar tantos pontos sem qualquer explicação, o autor pode ter desejado evidenciar os obstáculos ao entendimento das funcionalidades de uma tecnologia tão díspar. Por fim, ficam desconhecidas as intenções dos arquitetos e dos construtores de Rama; espaçonave cujo nível de complexidade supera enormemente o conhecimento técnico da cultura humana no instante em que ocorre o seu aparecimento.

Larissa3225 15/07/2023

Salvo pelo gongo
Esse é o quarto livro do Arthur C. Clarke que eu leio. Terceiro só nesse ano. Além do mais, esse era um dos livros do autor que eu mais ouvia as pessoas comentando. Então, era bastante óbvio que eu tinha altas expectativas.

Infelizmente, não posso dizer que o livro atendeu a todas elas. Arrisco dizer que dos 4, esse é o meu menos favorito. Mas, ainda assim, está longe de ser um livro ruim.

A premissa é interessante, mas é uma pena que demore tanto tempo para a estória ganhar ritmo. Só fui me envolver verdadeiramente com o livro lá pelos 70%. Foram muitos os momentos em que me perguntei para aonde ele estava indo.

Além da dificuldade em me conectar com a estória, tive também muita dificuldade em visualizar os cenário propostos pelo autor. É uma parada tão louca, viajada, diferente, que eu nem conseguia conceber. Tive que ir atrás de fanart para ter uma ajuda e, mesmo assim, foi complicado.

É um livro mais parado, sem muito clímax. E, por esse motivo, foi uma leitura bastante monótona. O que "salvou" o livro para mim foram os últimos dois capítulos. Eles fizeram a leitura valer a pena e trouxeram o tipo de reflexão que eu espero de um livro do Arthur C. Clarke.

Um bom livro. Não é o melhor do autor nem o melhor para começar a conhecer sua obra. Mas ele se salva nos 45 do segundo tempo por nos jogar numa reflexão sobre a nossa própria existência e insignificância.

Bianca 11/07/2023

Eu gosto muito da escrita e da tradução do autor, mas não gosto da monotonia que começa sempre o livro, mas mas kkk é ótimo pois temos detalhes de tudo e realmente se sentimos dentro de 2078 ou 2045 e como seria ótimo esse mundo futurista se vivêssemos nele.
Um final questionável como todos os outros livros dele. Vale a pena ler!!

Gabriel1994 12/06/2023

Comandante Norton e a Odisseia de Rama
Mais um livro de Arthur C. Clarke finalizado. A história foi boa, porém, sinto que não conversou comigo como eu gostaria.

Em Encontro com Rama os seres humanos dominam o Sistema Solar e desenvolveram um sistema de defesa Interplanetário eficaz. Um objeto estranho não identificado invade o Sistema Solar rumando em direção ao sol, iria passar a poucos metros de distância e seguir viagem, aparentemente.

Com isso as organizações interplanetárias do nosso Sistema Solar, Planetas Unidos, inicia um plano de exploração investigativa desse objeto estranho, nomeado de Rama.

O Comandante Norton é o personagem principal que, juntamente com sua equipe, partirá rumando nessa jornada em direção a Rama para descobrir seu sistema de funcionamento, sua engenharia, objetivo e razão. Eles irão explorar e descobrir todos os segredos presentes em Rama.

Arthur C. Clarke tem uma habilidade incontestável de desenvolvimento de escrita, plot twist e sustentar o clímax da história e foi a confiança nesses elementos que já encontrei em outras obras do autor que me fez ir até o fim desse livro. Encontro com Rama é um livro bom, mas sinto que não conversou muito comigo. Foi um livro Ok.

Normalmente consigo filtrar barulhos e sons diversos no ambiente e me concentrar exclusivamente no livro, mas no caso dessa leitura aqui, senti que se não estivesse 100% focado na trama, acabava que a narrativa me fugia. Estive imerso na história algumas vezes, mas na maior parte da leitura foi como se eu estivesse visualizando de maneira distante e não engajada.

A escrita de Arthur é muito atrativa, mas não encontrei o "plot" que vi em 2001: Uma Odisseia no Espaço ou O Fim da Infância.

Achei que foi uma jornada que cansou rápido. É interessante o lance da exploração e clima de viagem espacial que o livro tem, mas não me prendeu como eu esperava, fazendo com que eu me sentisse negativamente preso na leitura.

Arthur é um autor renomado e gosto muito da escrita dele. Encontro com Rama não é um livro ruim, pode funcionar para muitos leitores do gênero, mas infelizmente para mim não funcionou como gostaria.

Isso de forma alguma inviabiliza a recomendação desse livro, leia! Muito menos a expectativa de ler outra obra do autor que me traga as mesmas sensações de maravilhamento que O Fim da Infância e 2001: Uma Odisseia no Espaço trouxeram.

Renata 21/05/2023

Quem são e o que querem os ramanos?
A história se passa no futuro, onde um objeto alienígena invade o sistema solar. São amigos ou inimigos? O que querem? Acompanhamos um comandante e sua tripulação explorando esse OVNI e tentando entender seu objetivo. No começo há bastantes descrições sobre o interior de Rama, e a leitura fica um pouco maçante, mas depois que a leitura prossegue, fica mais interessante.

Eduardo 08/05/2023

Rama e seus miatérios
Segundo livro do Arthur C. Clarke que leio e que me impressiona. O autor tem um jeito de narrar que me agrada muito. Apesar de ter começado a consumir ficção científica há pouco tempo, me atrevo a dizer que acho que encontrei meu autor favorito do gênero...

Encontro com Rama é um suspense espacial e futurista muito interessante. Um objeto estranho é detectado vindo na direção do sistema solar. Não é um corpo natural, alguma inteligência criou aquilo e a enviou na nossa direção. Passamos o livro inteiro explorando esse objeto do tamanho de um mundo inteiro... Gostei especialmente do final. Acho que quem leu "2001: Uma Odisseia no Espaço" e gostou tem boas chances de curtir este livro também.

Erika 30/04/2023

Sai da ressaca
Estávamos numa ressaca literária e esse livro me fez sair dela. Leitura interessante. Mistério envolvente. Passagens q nos fazem pensar na nossa irelevancia.

Guilherme 26/02/2023

Apoteótico
Simplesmente grandioso e perfeito. Uma leitura que flui tão lindamente. Rama nos traz vislumbres do desconhecido, do misto de curiosidade e temor que envolve a equipe. Ficção científica de alta qualidade, recomendo demais!

luisa499 31/01/2023

GENIAL.
que livro incrível! Encontro com Rama conta sobre a descoberta de um astro, chsmado Rama, que é simplesmente extraordinário, assustador e inexplicável.

não tenho palavras pra dizer o quanto gostei do livro. já imaginava que iria amar, porque amo astronomia e estórias espaciais, mas me impressionei com a criatividade e com o final.

Alessandro Heverton 15/01/2023

Impressionante
Uma leitura fluída e cativante, com enredo extremamente condizente com a humanidade, e uma finalização expecional que só me fez desejar ler uma continuação - e, para minha alegria, ela existe!
Obs: não leiam a Sinopse de Jardim de Rama, para não tomar spoiler.

Rodrigo 10/01/2023

Nem tudo é sobre Nós.
Que maravilha a experiência deste livro. Tudo que ele evoca, tudo que ele provoca... Estar em meio ao desconhecido, aprendendo e crescendo. É basicamente uma aula de ego como espécie, pelo menos pelo meu ponto de vista. É muito mais do que um sci-fi!

Nicole710 28/12/2022

Fiquei esperando acontecer alguma coisa interessante
Bem cansativo, achava o tempo todo que a história ia ter alguma reviravolta legal e sempre acabava não acontecendo nada. Foi bem morno e massante.
Rodrigo 10/01/2023minha estante
O interessante e que não e sobre nós.