Encontro Com Rama

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

Filipe 12/12/2022

Um bom livro para quem gosta de ficção científica com pitadas de suspense e elementos distópicos-diplomáticos.

A história é simples, embora recheada de termos técnicos e fatos científicos. O ritmo dos acontecimentos, que variam conforme o progresso da história, foi bem distribuído.

Angi 23/10/2022

Eu gostei mas achei que muitas coisas do planeta onde eles estavam foi mal explicado. Muitas vezes eu não sabia se eu estava lendo ou só passando o olho em cima da página, já que eu não entendia absolutamente nada do que estava acontecendo. Acho que em grande parte é porque eu comparei muito com 2001, onde tudo era muito bem explicado e, se eu não entendia algo, pesquisava no Google o que significa aquele termo e era muito bem guiada.
É um livro bom mesmo assim, mas comparado com 2001, não tanto kkkkk

Andre.Pithon 20/09/2022

Bingo de Fantasia/Sci-fi 1.5: Se passa no espaço

2.5

Um livro interessante, no qual não acontece literalmente nada, e com personagens sem nenhum desenvolvimento e quase nulos de personalidade. O conceito é interessante, a nave sendo explorada carrega momentos fortes e inteligentes de teorização sobre esse objeto alienígena, e a atmosfera de entrar em um mundo novo nunca antes explorado é pesada e agradável.

Eu estranhamente gosto da prosa, ela é simples mas cumpre bem sua função, guiando-nos pelo desconhecido sem muita frescura, com o necessário rigor científico. Tudo faz sentido nesse livro, todos os momentos são bem pensados todos os personagens competentes. Chega a ser chato. Na hiper-competência resta pouco espaço para a emoção, para a individualidade, para o que faz me apaixonar por uma história.

Facilmente vejo os pontos positivos, que podem tornar tal obra magnífica para quem está buscando realmente o que ela oferece. Não é para mim, ainda retiro momentos agradáveis da leitura, mas é uma experiência válida, que sabe exatamente o que propõe fazer e o que deseja mostrar ao leitor.

Rama é um livro seco, técnico, até certo ponto intrigante, mas que não carrega emoção o suficiente para fazer com que eu me importasse.

Andros.Farias 13/09/2022

Afinal quem ou o que eram os Ramanos ?
Um cilindro metálico de proporções ciclópicas vindo do espaço profundo e passando por nosso sistema solar e um grupo de exploradores espaciais recebe a missão de entrar nesse estranho objeto, e aí a história começa. C Clark me fez sentir pequeníssimo com as descrições das dimensões de todas as estruturas de Rama. A escala que eu tinha em mente eram de formigas dentro do tanque de um caminhão pipa. Além de que de ele faz com maestria a criação de uma história que te faz pensar o tempo todo ? Que 🤬 #$%!& é uma essa?? Obviamente tudo que a gente tem são especulações, somos só mais um membro da tripulação que está explorando, porque saberíamos ? Apenas uma
palavra poderia resumir esse livro :
SHOW ?
Rodrigo 10/01/2023minha estante
Acho que a pergunta final não e quem são eles. Mas o que somos pra eles? O que somos diante do universo?

Aline 13/08/2022

Sensacional
Encontro com Rama mostra como a humanidade é um pontinho minúsculo no universo e mesmo dentro do sistema solar. Gostei muito dessa leitura, recomendo demais. Prefiro esses livros de Ficção Científica pura do autor. Consegue nos fazer vislumbrar a imensidão de Rama.

Manezera 19/07/2022

Um objeto gigantesco se dirige pelo espaço diretamente para o sol.
Após as primeiras pesquisas, cientistas chegam a conclusão de que o objeto, chamado de Rama, não é natural. Por isso cabe a tripulação de uma nave se deslocar para Rama antes de está colidir com o grande astro.

Wagner47 08/07/2022

Triplamente triplo
Antes de mais nada, é um ótimo livro sobre exploração do desconhecido.

Um objeto cilíndrico de enormes dimensões ruma pelo nosso Sistema Solar. É um meteoro? É uma nave? É o Superman?
Não sei.

O livro se passa no futuro, precisamente no século 22, onde planetas estão habitados. Uma tripulação é enviada para saber do que se trata tal objeto. Com isso vem a descoberta de que não estamos sozinhos no universo.

Aparentemente abandonado e sem resquícios orgânicos, Rama se mostra não apenas um objeto, mas também um personagem.
Clarke faz diversas descrições a respeito do ambiente, mas é uma região tão grande que até agora não consigo colocar em reais dimensões tudo aquilo.

Pra mim os erros vinham quando mudavam o foco de Rama para mostrar reuniões dos conselhos (ao meu ver totalmente desnecessárias), além de uma "ameaça externa" vinda do nada e rapidamente descartada. Isso sem contar sobre suposições óbvias não pensadas ou outras descartadas porque não seguia as leis da Terra (em um objeto que ninguém sabia de quem era).

Tem personagens bem interessantes que não aprofundam muito, mas acredito ser proposital para dar mais espaço a Rama.
Sinceramente, não empolga muito, mas era legal de ver cada uma das descobertas e do comportamento de tamanha estrutura.

Irving Bruno 26/06/2022

Premissa maravilhosa, desenvolvimento nem tanto...
Para os amantes de ficção científica,
principalmente os que amam astrologia
e tramas espaciais e interestelares, Arthur
C. Clarke demonstra ter muita domínio
e criatividade sobre o tema.

Com uma premissa incrível, eles nos instiga
em um mundo futurista onde a humanidade
já domina o sistema solar, o leitor entra de
corpo e alma como parte da equipe enviada
para explorar esse corpo celeste que parece
ser uma nave espacial muita antiga e oriunda
de uma tecnologia muito avançada.

E é exatamente ao entrar neste corpo interestelar, a gente vai visualizando mentalmente esse universo alien, aprendendo muitos conceitos científicos, desde física até
geografia e biologia.

O problema é que as questões principais Que surgem em nossas mentes não são respondidas, tendo um final que deixa muita coisa em aberto, além dos personagens serem extremamente rasos ( usados apenas com plano de fundo, o que não me agrada).

Avalio como BOM, mas teria o potencial de ser muitas vezes melhor ( segundo minha humilde opinião). Espero que "O FIM DA INFÂNCIA" tenha uma premissa tão boa quanto e trama que seja a altura.

JP 07/06/2022

Um encontro evolutivo
Um livro de ficção científica de leitura tranquila e instigante. A evolução da ciência humana que proporcionou o encontro com o vislumbre de um mundo errante... ou não.

stella87 30/05/2022

adoro como arthur c. clarke escreve
uma leitura que você sente a ideias do autor em cada página! adoro como arthur c. clarke conta suas estórias do futuro, é uma ficção-científica diferente e que, apesar da idade, traz algo novo para o gênero!

Gus 12/04/2022

Indicação de um professor nerd da Pós que não deixou a desejar. Já estou super curioso pra ler os outros livros e pretendo fazer esse ano!

phcasanova 30/03/2022

Podia ter lido mais 200 páginas
Fico um pouco dividido entre 3 e 4 estrelas, mas é complicado classificar assim. Enfim, este é um livro muito muito bom. Tem seus problemas, principalmente se tratando de desenvolvimento de personagens o que pode dar a impressão que é um pouco superficial, no entanto até mesmo isso poderia ser proposital porque o único personagem que importa é Rama, é que personagem. Eu poderia ler tranquilamente mais 200 páginas da exploração de Rama, sinto que podia ter mais. O livro te prende muito bem, você quer continuar lendo para descobrir mais e mais sobre os segredos de Rama e do que vai acontecer em seguida. O final eu gostei bastante e acho que traduz a realidade da exploração do universo para a humanidade. Ótimo livro.

bibi 28/02/2022

uma ficção científica completamente crível
Arthur C. Clarke tem um dom DE OUTRO MUNDO

Esse foi o primeiro livro q li do autor e fiquei abismada com a capacidade de transmissão de realismo que torna a obra completamente compreensível e acreditável.

A história começa com a descoberta de um asteróide desconhecido que intercepta o sistema solar. Ele é nomeado como Rama, e logo percebe-se que esse ?mundo? irreconhecível é diferente de tudo já visto antes no espaço.

Nós acompanhamos uma tripulação que vai ao encontro de Rama para investigar sua superfície. Há descrições incríveis e detalhadas sobre toda a estrutura de Rama. Eu tive bastante dificuldade pra realmente conseguir imaginar esse ?planeta?, pq n sou inteligente o suficiente p issokkk. Mas eu achei muito interessante o quanto a gravidade altera demais a perspectiva de tantas coisas.

A partir disso, o narrador nos descreve todas as missões pelas quais a tripulação passa e tudo q eles vão descobrindo a respeito de Rama. O real mistério é encontrar os criadores de tudo isso, os temíveis ?ramaianos?, e entender qual é o objetivo deles e qual a finalidade de td q foi construído por esses seres.

Também ficamos a par de todas as discussões feitas entre os P.U (Planetas Unidos), uma entidade que abrange os planetas habitados do sistema solar, já q a Terra não é mais o único mundo com humanos. O livro é curto mas complexo, e eu realmente adorei muito todas as descrições, as missões, seres, tensões e o suspense que fazem parte desse sci-fi.

Como eu não sou tão intelectual p tirar minhas próprias conclusões, eu iria ter gostado de saber, no final, um pouco sobre os verdadeiros objetivos dos ramaianos. Sei q eh chato, num suspense, dar todas as respostas de mão beijada, mas eu apreciaria ter conhecimento, pelo menos, da principal finalidade de Rama, seu destino ou algo assim, e deixar o resto para a ?imaginação?.

E? o conhecimento científico, a profundidade física e a criatividade de Clarke são simplesmente de arrepiar

e agr soh na expectativa de 2001 (vem aí)
Filippe 28/02/2022minha estante
Pretendo ler 2001 esse ano também