Encontro Com Rama

Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

jotaefesanchez 27/01/2021

Atenção aos detalhes...
...sem que o texto se torne monótono. Essa característica de Arthur C. Clarke me encanta a cada leitura.

A forma como as maravilhas de Rama são descritas tão detalhadamente e as referências científicas utilizadas pelo autor para explicar as reações e acontecimentos são impressionantes.

Nos sentimos parte da tripulação e das equipes de exploração. E o sentimento da grandiosidade da descoberta feita por eles é passado para o leitor.

Lydi 17/01/2021

O primeiro livro de ficção científica que li, e a escolha desta obra não poderia ter sido mais acertada! Que obra, que escrita! Termino o livro bem emocionada, fascinada com a história tão envolvente e intrigante. Ainda que tentemos fugir ao pensamento, é sedutora a ideia do que está para além de nossa galáxia.

Leticia 14/01/2021

Um tanto frustrante...
A gente termina o livro assim como o capitão da nave, frustrado! Mas acredito que esse é o objetivo.Acho que vale reler mais tarde, sinto que perdi algo.
Minha dificuldade de imaginar cenários prejudicou muito minha leitura...eu não entendi como rama é, mesmo o livro explicando bastante! 4 estrelas pro livro, 1 estrela pra leitora.

Luks 14/12/2020

Um mistério sem solução?
Vários anos atrás, li "O fim da infância", também de Arthur C. Clarke, e foi a maestria dessa obra que acabou por me inspirar, recentemente, a revisitar esse universo.

Mesmo que não registrasse o nome de seu autor, "Encontro com Rama" denunciaria com facilidade a pessoa que redigiu suas linhas. As digitais de Clarke são evidentes. Seu talento, inegável.

O livro se insere no gênero da ficção científica, e faz jus a essa categoria. Tenho certeza que para a vasta maioria dos amantes do gênero, o livro será um deleite.

A criatividade de Clarke, bem como seus profundos conhecimentos científicos, impressiona repetidas vezes, e a narrativa guarda consigo um grande e insistente mistério: O que de fato é Rama? Há ameaça? Existem alienígenas? Se sim, quem são eles? Onde estiveram e onde estão? Etc.

Muitos são os questionamentos feitos ao longo da leitura, e poucas respostas são oferecidas, o que, para alguns - e não sem razão - pode ser frustrante.

Talvez o mistério de Rama seja o combustível irresistível que nos leve a finalizar o livro, porém muitas vezes qualidades podem se tornar defeitos, e senti isso nesse livro, uma ambivalência.

Ao final da leitura, paira uma grande interrogação, dando a impressão de que a história não tem, na verdade, um final. É como se o propósito da obra fosse realizar apenas uma incursão trabalhosa em um objeto alienígena, sem de fato coletar constatações substanciais, elucidativas. Dedica-se e detém-se muito em detalhes e indagações sem que haja um desfecho que satisfaça a curiosidade e a atenção até então dispensadas.

O final não chega a ser ruim, mas sinto que a trama poderia ter sido melhor aproveitada. O potencial e o cenário eram propícios para desdobramentos mais do que impactantes.

"O fim da infância" me arrebatou, mas "Encontro com Rama" me chamou a atenção por não ter sido realmente consequente, por não ter ido até o fim na trama ofertada.

É um bom livro e merece ser lido, principalmente para os amantes de sci-fi, mas as expectativas são aqui muito traiçoeiras.

Nota: 3.0/5.0 (talvez 3.5?)

Alex de Sá 21/11/2020

Literatura de ficção científica da mais alta qualidade. Arthur C. Clark nos envolve numa história cheia de simbolismo e com muito aventura e suspense. Livros daqueles de perder a imaginação de vista!

lalinh_a 05/11/2020

Talvez o paizinho de Aniquilação - Jeff Vandermeer
Cara, essa é definitivamente uma das melhores ficções científicas que já li (sou suspeita mas fodas).
Eu não estava, nem de longe, esperando uma história de exploração e o jeito como ela foi escrita e estruturada é tudo na minha vida. Em termos de sci-fi, os personagens foram bem desenvolvidos (ainda mais se compararmos com o tio Asimov) e, apesar das trocas de perspectivas na narrativa, consegui me importar com eles e com as pequenas jornadas que estavam encarando no misterioso Rama.
O final me surpreendeu e me entregou algo que eu nem sabia que queria, SE FOSSE SÉRIE EU LERIA TODOS OS LIVROS mas graças a deus não é.

Enfim, mais que recomendado pros amantes de histórias de exploração e expedição do desconhecido. O livro em si não traz tanta reflexão acerca da insignificância humana no universo, mas os eventos finais se encarregam de lembrar o leitor da prepotência humana.

Falei demais.
Favoritado.

Albert Lucas 12/10/2020

O desfecho mais anticlimax q ja vi
Leitura deliciosa. Fiquei maravilhado com a escrita de Arthur C. Clarke.

O livro começa muito emocionante, a terra é bombardeada por um asteroide mata milhares de pessoas e para que isso nunca mais acontecesse criaram um programa espacial para defender a terra porém, em um belo dia, esse programa espacial detecta Rama, então uma equipe vai explorar o lugar.

Os personagens apresentados não possuem muitas camadas, o mais profundo é o comandante Norton com suas 2 esposas e seu idolo inspirador, todos os outros membros da tripulação ficam a toa até que o enredo precise dele.

O enredo é interessante, uma nave que vem a terra. O que ela quer? Quem são os passageiros? Esses mistérios nos intrigam até o final do livro.

No decorrer da história somos bombardeados com detalhes e descrições da nave e aqui podemos ver a genialidade do escritor, ele pensou em tudo, nas condições para uma gravidade, o movimento dos ventos e o recuo do mar (sim tem um mar na Rama) e até a diferença de gravidade nos outros planetas que consequentemente mudam a fisiologia dos humanos, algo que com certeza exigiu uma árdua pesquisa.

Mas o ponto fraco está no final o qual não revelarei para vocês mas é extremamente anticlimatico.
Nota:3,7

José Eduardo 03/10/2020

Genial
Gostei ainda mais dessa obra do que a 2001. Meu irmão, que ma recomendou, prestou-me auxílio no entendimento dos conceitos de astrofísica. Do início ao final, fiquei surpreso com a genialidade do autor, que ao mesmo tempo criou uma obra que consegue prender a atenção do leitor (com direito a momentos de suspense, em que eu me via prender a respiração) e o brindar com aspectos técnicos da física. A história, tal qual 2001, faz-nos enxergar o quanto desconhecemos o universo que nos cerca (em grande parte) e imaginar onde estaremos, como civilização, no futuro longínquo.

Davi Busquet 16/09/2020

Encontro com a ciência
Pode parecer espetacular — e fruto de uma abstração científica bem além das nossas atuais capacidades — acreditar que a humanidade seja capaz de construir um objeto de exploração transestelar, porém Arthur C. Clarke esclarece, com mais esse clássico da ficção científica, que tal feito está absolutamente dentro de nossas capacidades, apesar de todo o apelo futurista da trama.
Muito embora o livro aparente tratar apenas da chegada de um objeto alienígena de proporções ciclópicas em nosso sistema solar — um cilindro metálico de dezenas de quilômetros de comprimento, em velocidade e manobra que sugerem um curso artificial e bem-determinado —, algo com um interior repleto de maravilhas nunca antes imaginadas pelo homem, sua concepção, de maneira nenhuma, viola os princípios mais fundamentais da física como a conhecemos.
Salvo as dimensões, o esforço empreendido em sua feitura e algumas “licenças poéticas”, o objeto, batizado de Rama pelos cientistas humanos, poderia ser uma obra de uma inteligência tão avançada quanto a nossa.
A história, que narra o esforço exploratório dos primeiros astronautas a esse “visitante” interestelar, descreve com precisão científica e, ao mesmo tempo, beleza literária e ficcional como é o interior de Rama, seus habitantes e tudo que fora necessário para que este objeto singular sobrevivesse ao longo e frio vazio do espaço, em sua viagem de duração incalculável.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_escritor/

João Viana 04/09/2020

O universo é complexo demais pra entendermos?
Encontro com Rama é um livro fantástico e ao mesmo tempo real. Quase que de forma documental, retrata a expedição do capitão da nave Endeavour e sua tripulação na misteriosa Rama, um objeto misterioso gigante que surge entrando no espaço. Tudo o que acontece em Rama é enigmático e impossível de deixar de ler a próxima página.

Pra quem se preocupa se é um livro que se pode ler sozinho ou parece incompleto sem ler as continuações, acabei de ler e senti como uma experiência completa. Ficção científica de um jeito que eu não tinha lido antes.

Rafael 02/08/2020

A precisão científica é impressionante! A forma como Arthur Ck descreve e explica tudo o que está ocorrendo, não é qualquer um que tem uma criatividade dessa, mas eu achei o livro arrastado, apesar de criativo, achei lento. Recomendo apenas para quem gosta de ficção científica, para quem quer iniciar nesse mundo, acho que essa não é a melhor escolha.

Henrique.Alves 25/07/2020

A humanidada não está só
Eu acho incrível a forma como o Arthur C Clarke atiça nossa imaginação com cenários, narrativa e o mistério que permeia sua obra. Nesse livro ele deixa algumas coisas subentendidas mas em todo percurso ele vai instigando nossa curiosidade.

Simes 10/07/2020

Um livro maravilhoso em tudo que Arthur Clark tem para nos oferecer.

Bruna Chaves 03/07/2020

Esperava um livro com muita ação e não foi o que aconteceu, mas ainda assim me surpreendeu tendo um mistério em cada capítulo e deixando ansiosa pelas descobertas. Recomendo muito!