Encontro Com Rama

Resenhas - Encontro com Rama

Sardi 08/06/2018

"The Earth os a very small stage in a vast cosmic arena" ? Carl Sagan
Que livro maravilhoso!!

Acabei de terminar de lê-lo e só restou a vontade de exaltar essa obra-prima e a genialidade do autor. Encontro com Rama é uma das coisas mais maravilhosas que eu ja li!!!!

Sabe aquele sentimento de olhar pro céu por horas e ficar imaginando se existe vida lá fora??? O Arthur C Clarke pega esse nosso sentimento e explora de uma forma sensacional!! Ele sabe muito bem desenvolver a exploração, a imaginação e os mistérios sem precisar dar respostas, ao mesmo tempo que não nos deixa sem um fechamento!!

Suas conclusões não se tratam sobre os objetivos de vidas alienígenas, ou de entidades superiores, mas sim sobre nossa própria condição humana, sobre nosso lugar essencial no universo e os limites que nos encerram. E isso é ouro!

Encontro com Rama é uma obra-prima, escrita por um indiscutível gênio da Ficção Científica.

davidplmatias 26/05/2018

Clássico
Fenomenal. Simplesmenre tornou-se uma das bases do sci-fi moderno. Não pode-se dizer um fã do gênero sem conhecer essa obra.

Taverna 42 24/04/2017

Encontro com Rama
Encontro com Rama inicia seu enredo com um evento catastrófico. Um meteoro atinge a Terra em 2077 numa região do continente europeu, causando uma devastação sem qualquer possibilidade de recuperação na área atingida. Uma destruição incalculável (Óbvio… era um meteoro). Vendo a ameaça e a fragilidade que nosso planeta se encontrava, os países resolvem se juntar para a construção de uma espécie de programa de proteção , com o objetivo de observar corpos celestes que podem causar outra catástrofe como a anterior, dessa forma, possibilitando que a humanidade pudesse tomar as devidas providências e evitar o choque com nosso lar azul.

50 anos após a criação do programa, e sem nenhuma ameaça desde então, as varreduras de nossos equipamentos encontram um corpo de formato precisamente cilíndrico e de tamanho incalculável se aproximando de nosso sistema solar. De uma coisa é certo, não se trata de um meteoro.

Composto por cientistas e soldados das forças militares, um grupo de exploradores é enviado para estudar o objeto antes que ele passe por nosso sistema e se perca no espaço. Afinal, a oportunidade de explorar e entender sobre tal corpo não é tão comum e não seria permitido desperdiça-la.

A questão é que Rama, de forma muito estranha, está totalmente inabitado. O corpo possui a arquitetura interna com formas geométricas precisas e sem nenhum sinal de ter sido construído por ferramentas que seriam encontradas na Terra. Não há soldas, parafusos ou pregos nas estruturas, e definitivamente não havia sido construído por mãos humanas. Entretanto algo acontece em Rama. Algo que a sociedade teme por mais inexplicável que seja. Devo garantir que coisas importantes estão em jogo a partir do momento em que o grupo de exploradores pousa no objeto (deixarei o suspense para vocês).

Quem o fez e por que? Por que se aproximar do nosso sistema? O que é essa tecnologia? Por que essa forma tão gigantesca está inabitada? Quem a controla? Essas são algumas das questões que ficam para os leitores, que não se arrependerão quando forem respondidas e da forma como serão respondidas.

Apesar de um livro “antigo”, Encontro com Rama traz um futuro há muito imaginado por todos nós e com questões que formulamos até hoje. A capacidade de Arthur C. Clarke para nos prender espanta os leitores mais desacreditados no assunto, e mostra que a ficção científica não vive apenas nos Stormtroopers.

site: https://taverna42.wordpress.com

Tauan 07/01/2017

Já há alguns anos eu pretendo ler 2001: Uma Odisseia no Espaço, do genial Arthur C. Clarke, mas por um capricho do destino Encontro com Rama chegou às minhas mãos mais cedo. E foi ótimo porque o livro é excelente, muto bem elaborado, com uma linguagem clara e direta, com detalhes ricos mas lógicos e um enredo ímpar.
Clarke usa e abusa de seu conhecimento literário, fazendo referências a obras de seus contemporâneos, mesmo em uma trama que se passa um século e meio a frente de seu tempo. Ele também se vale de sua formação em Física para um sólido embasamento teórico em suas conjecturas para o futuro.
Na história, após um cataclismo causado pelo choque de um meteorito com uma região amplamente povoada da Europa em 2077, os cientistas constroem sistema de monitoramentos dos astros dedicado a proteger o Sistema Solar, o Spaceguard. Cinquenta anos depois, é encontrado um asteroide de proporções inimagináveis se dirigindo ao Sol. Ele é batizado de Rama — um deus da mitologia hindu — e atrai as atenções de toda a humanidade, agora espalhada entre os planetas Terra, Marte, Júpiter e a Lua.
Os primeiros estudos indicam que o asteroide que se aproxima da Terra tem estrutura cilíndrica regular, uma rotação de quatro minutos e, dada sua massa e densidade, seris oco. Ou seja, não se trata de um corpo celeste, mas de um objeto artificial, construído por uma inteligência alienígena.
Capitão Norton, da nave Endeavour é escalado para a missão de reconhecimento de Rama, e conduz uma expedição sem precedentes, ao interior de uma construção alienígena. É sua tarefa liderar a única equipe que poderá investigar Rama, devido a sua trajetória em direção ao Sol. Pela mesma razão a tripulação da Endeavour deve abandonar Rama antes que atinjam uma temperatura insustentável.
Haveriam formas de vida alienígena no interior de Rama? Seria ele uma tumba? Uma nave? Uma ecossistema independente? Traria algum risco à Terra?

Não sei se era a intenção do autor, mas livro acaba lembrando bastante o clássico de Júlio Verne, Viagem ao Centro da Terra, com suas descidas ao interior de Rama, a investigação inusitada o sentido de estar onde nenhum outro homem esteve.
De qualquer modo é um ótimo livro e deve estar em toda biblioteca de ficção científica.

Davenir - Diário de Anarres 01/11/2016

Mistério não resolvido de Rama
"Encontro com Rama", é outra obra clássica de um autor clássico da FC. Arthur C. Clarke consegue envolver o leitor num suspense envolvente. Suas obras são conhecidas por misturar conhecimentos científicos, muito bem embasados, com elementos místicos que perpassam a obra. Nesta obra a parte científica se faz muito mais presente.

A Estória se passa num futuro onde o homem assentou-se solidamente em vários planetas e luas do sistema solar (Mercúrio, Terra, Marte, Ganimedes, Titã e Tritão), contudo, ainda se vê sozinho no universo. Até a chegada do misterioso objeto que se dirige em direção ao Sol velozmente. A estória é basicamente a missão de exploração comandada pelo Capitão Norton ao objeto denominado Rama, para travar o esperado primeiro contado com um ser alienígena.

O leitor pode esperar uma estória bastante envolvente. Ela segue duas linhas, a principal é onde a expedição se desenrola, as sensações dos personagens aos efeitos gravitacionais são descritas com muita perícia e eficiência. Tudo fruto do conhecimento científico do autor. A segunda linha é das reuniões do conselho dos Planetas Unidos que auxiliam (ou atrapalham?) o andamento da missão. O livro é curto, isso justifica, em parte, os personagens serem comuns e pouco desenvolvidos. Os personagens que fazem parte da expedição são, basicamente, aventureiros intrépidos frente a uma mistério estrondoso e a jornada para descobrir esse mistério, consiste a maior qualidade do livro. Note que eu disse "a jornada", e não "a revelação". Pois não há muitas respostas no fim. É sabido (e não spoiler), que as sequências revelam os grandes mistérios apresentados nesse livro.

Clarke mostra mais ciência que misticismo neste livro. É um prato cheio para quem gosta de FC "Hard". Contudo, pode desagradar quem gosta de personagens bem desenvolvidos (não há aqui) e uma revelação bombástica no fim, pois existem sequências.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com.br/2016/11/resenha-encontro-com-rama-arthur-c.html
Marcos Fontes 06/02/2017minha estante
Achei o livro ótimo, mas realmente deixa o leitor ávido por mais descobertas com o seu final um tanto quanto frustrante. Já ouvi dizer que as sequências, que foram escritas em conjunto com outro autor, são péssimas! Você chegou a ler alguma? Se sim, recomendaria?

Davenir - Diário de Anarres 15/01/2019minha estante
Marcos Fontes, não, nunca li as sequencias e também ouvi dizer que são péssimas, o que acabou me desestimulou a leitura delas.

MF (Blog Terminei de Ler) 10/09/2016

Um clássico da ficção científica!
Livro escrito no início da década de 70 por Arthur C. Clarke, mais conhecido por ter escrito "2001 - Uma Odisseia no Espaço", adaptado posteriormente por Stanley Kubrick em um dos melhores filmes do gênero. Em "Encontro com Rama", a humanidade já iniciou a colonização do Sistema Solar, estabelecendo colônias em planetas e satélites próximos da Terra. Quando um meteoro atinge a Terra e destrói uma importante cidade europeia, as Nações Unidas e as principais agências espaciais se unem para criar um programa para prevenir novos desastres desse tipo. Passados alguns anos, as atenções do mundo se voltam para um objeto apelidado de "Rama", que vem dos confins do espaço em direção à Terra. O objeto desperta a atenção primeiro por suas proporções gigantescas, segundo por ser um cilindro simetricamente perfeito, algo que, em tese, não poderia ter sido criado pela natureza. Nada mais natural que se mande, portanto, uma espaçonave para pousar e investigar Rama. Comandada pelo comandante Norton, uma equipe inicia a investigação de Rama e coisas estranhas começam a acontecer. Detalhe: Não há subtramas na história. O livro prende a atenção pela curiosidade sobre a origem e os propósitos de Rama e o final, é incrível e surpreendente.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2016/02/24/encontro-com-rama-arthur-c-clarke/

Pedro 06/06/2016

Socorro
Preciso saber o objetivo dos ramanianos!!!
bibi 28/02/2022minha estante
IDEMM

alf 19/03/2016

encontro com rama
É incrivel como Artur c. clarke consegue te fazer refletir sobre assuntos como pontos de vista divergentes dentro da própria ciência, o papel da religião, e o quanto relevante é a humanidade no universo. Com um desfecho tão simples, mas que só poderia ser consebido por alguém tão genial quanto ele, assim também é a arquitetura de rama.

Monalisa (Literasutra) 02/02/2016

O princípio do meu vício por Arthur C. Clarke
Século 22. O Projeto Spaceguard monitora todos os asteroides do nosso sistema solar, de forma que a humanidade (espalhada por diversos planetas e luas) possa dormir em paz em suas respectivas noites. Até que algo inesperado acontece: Os computadores do Spaceguard captam o sinal de um objeto completamente diferente de todos os já catalogados. Sua velocidade é impressionante, sua órbita não respeita o usual formato de elipse. Será uma nave alienígena?

“Foi nesse ponto que os computadores começaram a piscar o sinal ‘Oi, gente! Temos algo interessante!’, e, pela primeira vez, o 31/439 chamou a atenção dos seres humanos. Houve um breve acesso de entusiasmo no centro de operações do SPACEGUARD, e o vagabundo interestelar foi rapidamente dignificado com um nome, em vez de um número. Muito tempo atrás, os astrônomos tinham esgotado a mitologia greco-romana; agora, exploravam o panteão hindu. Assim, o 31/439 foi batizado de Rama” (Pág. 12)

Assim começa “Encontro com Rama”. Publicado pela primeira vez em 1972, em 2011 o livro ganhou nova tradução e projeto gráfico pela editora Aleph, que tem unificado as obras de Arthur C. Clarke sob a mesma conceituação visual. Este foi o meu primeiro contato com o autor (até então minha experiência se resumia a “2001: Uma Odisseia no Espaço”, e mesmo assim somente a nível de filme), e segunda tentativa do meu namorado de me introduzir no mundo da ficção científica. Tentativa muito bem sucedida, é preciso ressaltar, apesar de que a primeira também já havia cumprido seu papel (em 2015 ele me presenteou com “O Homem do Castelo Alto”). E se 2015 foi marcado pelo meu vício por Philip K. Dick, já vislumbro um 2016 viciada em Arthur C. Clarke.

A escrita dos dois autores, aliás, é muito diferente. Clarke tem um jeitão mais despretensioso, com um texto mais acessível e um ritmo nada cansativo. Além do assunto principal que permeia o background de suas obras: a discussão sobre fé e ciência. “Encontro com Rama”, portanto, apresenta todos esses elementos, com o acréscimo de uma narrativa sagaz, com aquele timing perfeito para tiradas irônicas.

“A reunião extraordinária do Conselho Consultivo Espacial foi breve e tempestuosa. Mesmo no século 22, ainda não haviam descoberto um modo de evitar que cientistas idosos e conservadores ocupassem cargos administrativos cruciais. Na verdade, duvidava-se que esse problema um dia seria resolvido” (Pág. 17)

“Encontro com Rama” é um livro onde tudo é muito simples, mas nada é exatamente óbvio. As coisas essenciais não estão explícitas, já que os diálogos conseguem se expressar muito bem. Sabe aquele segredinho de fazer o personagem agir de determinada forma em vez de simplesmente descrevê-lo? Arthur C. Clarke domina isso como poucos.

>>> Visite o blog LIterasutra para participar de sorteios e ler mais resenhas como essa! :)

site: http://literasutra.com/2016/01/29/encontro-com-rama-arthur-clarke/

Thiago.CAm 17/01/2016

Obra-prima!
O século é 22: um asteróide incomum é identificado em órbita no Sistema Solar. É descoberta a alta probabilidade de que seja um visitante extraterrestre. Uma equipe de astronautas é enviada até o estranho corpo, onde incríveis fatos ocorrem durante sua investigação.

Pontos positivos:
- Narrativa muito dinâmica e objetiva, sem rodeios;
- O autor apresenta detalhes científicos muito específicos que tornam a história bastante crível;
- Criatividade e originalidade;
- Personagens carismáticos;
- Desfechos impressionantes.

Pontos negativos:
- Nenhum que chegue a incomodar a leitura.

Zorobabel 12/01/2016

curiosidade
livro muito bem escrito, achei um pouco longo e revelou menos do que se esperava.
minha primeira incursão nos livros de Arthur c. Clarke e considero muio proveitosa, quero ler mais.

Luverci Nascimento 09/12/2015

Descobrindo um novo e intrigante mundo no sistema solar.
Confesso que esperava um pouco mais deste livro, até pela expectativa criada, mas independente disso é um grande livro de ficção científica. Tudo começa quando um "objeto" aparece no sistema solar, batizado de Rama, um equipe próxima ao "objeto" é designada para explorar e descobrir a verdadeira natureza dele. Diante disso temos grandes momentos de tensão e descobertas da equipe do comandante da " Endeavour" que procura entender esse "novo mundo" que Rama se apresenta. Com discussões políticas e filosóficas a trama flui porém os mistérios de Rama crescem e intrigam cada vez mais os "descobridores". Notando que como esse é o primeiro livro de uma série de livros sobre Rama algumas perguntas podem ficar soltas no ar sem respostas aparentes, mas talvez esse seja o grande charme e sucesso desse livro.

João Paulo 22/09/2015

Fantástico!
Um grande desastre ocorreu. Um imenso meteoro destroçou parte da Europa ceifando centenas de milhares de vidas e causando uma irreparável perda estrutural e cultural.
A partir desse momento o espaço passa a ser vigiado em busca de novos perigos.
Décadas (séculos?) depois, todos são surpreendidos por uma nave alienígena que pode estar vagando a mais tempo que a própria existência humana na Terra.
É em busca de descobrir o que há na nave e que mistérios ela esconde que gira toda a trama, brilhantemente escrita, neste livro.
Venha e junte-se a equipe do Capitão Norton e veja se você irá sentir-se igual a ele no fim da aventura.