Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Lolis 22/09/2023

Começou sendo uma leitura obrigatória por conta dos vestibulares, mas logo no começo adorei a história, a escrita tem uma fluidez perfeito e os personagens cheio de nuances. O livro aborda muitos temas nas entrelinhas, como a ditadura militar e o racismo (Esse de uma forma mais descarada), é interessante como ao longo da história nos somos levados para um passado tão distante e que durante esse percurso vai fermentado no leitor a expectativa de quem é ou o que aconteceu. O final reúne tudo e os mesmo tempo que responde as nossas duvidas é incerto para algumas, o que deixa tudo mais interessante...

Billsmoraes 21/09/2023

Foi legal
Primeiro livro clássico que eu gostei, a única coisa que não gostei foi a ordem dos fatos e o jeito que o escritor conta os acontecimentos, nunca entendia se aconteceu, se vai acontecer ou se estava acontecendo.
Mas gostei, foi legal.

Ari 19/09/2023

A leitura é bem rápida e fácil, mas achei que repetiu muito algumas coisa durante o livro, ia ficando um pouco cansativo, mas gostei bastante!

Rodrigo 18/09/2023

Amor que machuca
Um livro intenso e repleto de reflexões. A cada capítulo pude perceber o quanto nossas escolhas são responsáveis por nosso destino.
O autor é genial!

Evellyn.Souza 16/09/2023

Embora eu tenha lido pra vestibular, achei a ideia do enredo fantástica ! A leitura foi bem lenta e algumas partes precisei ler de novo, mas tem um plot muito bom !

cadelinhadosnow 15/09/2023

Livro bom demais, uma obra prima!
"A casa foi vendida com todas as lembranças todos os móveis todos os pesadelos todos os pecados cometidos ou em vias de cometer a casa foi vendida com seu bater de portas com seu vento encanado sua vista do mundo seus imponderáveis [. . .]"

Najuuovski 15/09/2023

Casos de Família Part. 2
Meus amigos, esse livro é simplesmente perfeito!!
Mesmo q seja uma leitura meio contextualizada (creio q se vc é de Manaus vai entender melhor algumas partes do livro) é muito bom de se ler.
A estrutura é envolta de vários mistério e no final você ainda cria teorias de coisas que o livro não revela bem. Se você gosta de uma boa fofoca, esse livro é sua melhor escolha, tem de tudo, desde casos de família pra literalmente casos na família (e nem isso dá pra confiar, afinal, o narrador não estava no quarto para saber).
Recomendo que depois de ler, você veja essa história por vários ângulos, pense na idade que o narrador começou falando da história e na idade que ele tinha quando aqueles eventos aconteceram, você vai ver que algumas coisas meio que foram exagerandas de propósito
É isso, você surta de ódio e rancor o tempo todo, mas é aquele tipo de livro que você odeia, porém quer chegar ao final logo.

Lorena Sousa 14/09/2023

Frases que marcaram
"As cartas iam revelando um fascínio por uma via nova, o ritmo dos desgarrados da família que vivem só".

"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos".

Apz 12/09/2023

Eu terminei ele mês passado e esqueci de atualizar kkkkk Bom, eu quero ver alguns vídeos de análise apesar de eu nem estar lembrando mais dele, só agora que vi aqui, mas foi um livro bem interessante, principalmente as ações da mãe, do Omar?. eu gostei muito mas algo que me pegou foi a escrita, que pra mim não foi nada fluída, o que tirou algumas estrelas da minha pontuação final!

Maria 11/09/2023

Bem bom
Comecei a ler este livro ontem para a prova de hoje, porém ele me surpreendeu. Tem uma trama envolvente que te faz querer saber o que vai acontecer a seguir ou o que aconteceu no passado. Acho que se eu tivesse lido com mais calma e mais atenção teria gostado ainda mais.

Maria4935 10/09/2023

Dois Irmãos
Eu realmente não sei o que pensar sobre a história em si, mas todo o ngc do narrador ser "revelado" ao longo do livro e dos acontecimentos serem as lembranças dele me deixaram encantada!

caroline 09/09/2023

do ca ralho
o autor precisa ter uma mente genial para ter escrito isso, serio.
é incrivel, é uma obra que exige raciocínio, voce precisa desvendar a obra.
infelizmente nao tenho capacidade pra isso, ent varias partes fiquei perdida e meio desinteressada.
mas tecnicamente, é uma lindeza de literatura
cadelinhadosnow 15/09/2023minha estante
KKKKKKK adorei a resenha

Lucas1429 07/09/2023

Relato de um certo oriente
O romance temporal de Milton Hatoum reconstrói sob a voz de uma testemunha ocular atenta as vicissitudes de uma família de imigrantes libaneses na Manaus dos anos 50-60. O entrave principal se dá às vítimas do desvelo parental, entre os gêmeos Yaqub e Omar, tão opostos quanto merecedores das ambiguidades afetivas que o leitor nutre por ambos.

Omar, preferido da mãe e preterido do pai, descamba para uma onomatopeia visceral de ações que o enxerga como um perdido frente ao gêmeo sisudo e afoito para se destacar na seara industrial que acometia o país na década contada.

A síntese remete ao imaginário lendário da rixa entre irmãos, bíblico, dramático, romanceado.
Menos sútil - uma histeria contrária até - que "Esaú e Jacó", de Machado de Assis, Hatoum repete cacoetes da escrita de irmandades do autor maior, imprensando com mais força as disparidades políticas entre eles, de uma simpatia militar pelo mais aguerrido, a uma sensibilidade social do boêmio. sintomas da aversão golpista de um literato como Hatoum.

Há de se concordar com a condecoração de importante obra nacional entre estrangeiros e brasileiros. é sobre todos eles e a receita literária universal: os tais retalhos humanos.
Alê | @alexandrejjr 07/09/2023minha estante
Gosto da ideia de um "romance temporal". Parabéns pela resenha, Lucas!

Jihad 06/09/2023

Bom.
Não achei a história mto envolvente.
Todo mundo e mto estranho nesse livro.
O final e bem corrido acontece mta coisa mas é bem interessante.
Não leria dnv?