Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Bookster Pedro Pacifico 20/10/2023

Dois irmãos, de Milton Hatoum
Milton Hatoum é um dos mais importantes autores contemporâneos nacionais. No entanto, até pouco tempo, nunca havia lido uma obra sua. Recebia com frequência alguma indicação sua e Dois irmãos estava na minha lista há um bom tempo. E que bom que eu resolvi tirar ele da estante… Adorei a leitura!

Apesar do título, a obra vai muito além da relação entre os dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar. É um retrato profundo sobre os laços familiares - muitos deles desgastados - e a sua decadência ao longo dos anos. O cenário é a cidade de Manaus, no meio do passado, mas os principais acontecimentos se dão dentro da casa dessa família, de origem libanesa. E além de pais e filhos, moram na casa a empregada doméstica e seu filho que, inclusive, é o narrador da história.

E os desentendimentos que passam a marcar a família têm origem em um conflito físico entre os irmãos. Um deles é agredido e acaba ficando com uma marca definitiva em seu corpo. É a marca das diferenças entre Yaqub e Omar, sendo uma das principais a desigualdade de amor materno que cada um recebe. Omar é tido como mais frágil pela mãe e, por isso, é agraciado com uma atenção maior. Para Yaqub, resta a tentativa de equiparar esse amor.

Publicado em 2020, quando ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance, o livro continua fazendo sucesso e figura na lista de vários vestibulares pelo país, dentre eles a Fuvest. “Dois irmãos” já é um clássico e, acima de tudo, uma leitura deliciosa e impactante.

Nota 10/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram

site: https://www.instagram.com/p/CxwMBTlrVxG/
Beatriz 20/10/2023minha estante
comecei a ler por conta de ser leitura obrigatória da fuvest e me impressionei o quao gostei da escrita e narrativa, tanto q eu devorei em 1 dia ?

Janaina.CrisAstomo 14/10/2023

Briga de irmãos.
Gostei do texto, é fluído e, apesar de ter termos regionalistas, não é difícil de entender a história. Ambientada no Amazônas, há muitas descrições das paisagens locais e do início da chegada do exército, por causa do golpe militar no Brasil.

Andreas.Caycedo 09/10/2023

Outra leitura pro vestibular
Acho que gostei, história meio trágica, os dois irmãos são igualmente otários, cada um de sua forma.

Sens0 09/10/2023

Omar é um merda
Eu comecei lendo esse livro por conta do vestibular, mas terminei porque o livro realmente foi interessante.
Analisando a história, provavelmente é uma leitura obrigatória pois fala dessa ocupação do ambiente, as mudanças e os golpes políticos citado em várias partes.
O ponto positivo é o local, e como cita os imigrantes que fazem parte da história.
O ponto negativo são as personagens femininas, que quase todas elas tem algum tipo de relação esquisita entre seus pais, filho e irmãos, como essas relações incestuosas e possessivas que são normalizadas.
Halim concerteza melhor personagem, o Omar podia nem existir que não faria falta.

Bianca Martins 05/10/2023

Acho que li errado
Faz um mês que li este livro e depois dele já li uns 10 livros e reconheço que não me lembro muito bem deste, mas na época dei 3.5, ou seja, não foi uma leitura que me agradou muito. Fui ler algumas resenhas antes de escrever a minha e a maioria adorou a história e escrita, o que me faz pensar se eu não li errado este livro (eu estava com uma certa ressaca literária...).

Bom, eu achei uma história com muitos personagens, o que me fez me sentir perdida algumas vezes. Se estendia em algumas partes que eu queria que tivesse seguido.

Recomendo ler com um pouco mais de atenção do que eu, rsrs.

Anyta 04/10/2023

Meu deus que livro BOM !!!!
Sério não tenho uma crítica nele , mesmo sendo "denso" com a quantidade de informações e personagens, vc fica lendo tipo sem parar e em várias partes muito emocionante, foi assim uma surpresa e virou com certeza um favorito.

Marinavett 03/10/2023

FOFOCA
QUE LIVRO BOM NOSSA, um clássico que mostra muito bem a literatura brasileira. Linguagem fácil, aborda temas históricos de maneira sútil e conta a história de um jeito que prende e te faz sentir ouvindo uma fofoca. Impecável.

nattyeon 30/09/2023

Versão brasileira de Caim e Abel
Sinto que esse livro bate de frente com Dom Casmurro, de Machado de Assis, em relação à qualidade (mesmo ambos tendo assuntos totalmente distintos). O livro de Milton Hatoum tem uma linguagem fluida e simples, apesar de ser literatura dos anos 2000, com diversos tópicos que remetem à época e que deixam qualquer pessoa atônita. Logo nos primeiros 7% do livro eu já estava totalmente inerte na história, descobrindo o caos da família e ficando toda hora "meu Deus, como assim?".

O livro em si conta a história dos problemas familiares dos gêmeos Yaqub e Omar, e como todas as brigas e desavenças entre eles refletem na família e empregados da casa. Entre todo o amor e ódio desse "Caim e Abel" de Manaus, somos apresentados à empregada da casa e seu filho, que assistem a todos os dramas e confusões na casa e redondezas, e ainda envolvem o leitor.

??ALERTA DE SPOILER ABAIXO??

Fiquei chocada em como o Yaqub me cativou e depois se rebelou e devolveu tudo o que o Omar fez ele passar, prendendo o irmão. Mas, apesar disso, o YAQUB É INJUSTIÇADO!!!! E ainda me atrevo a dizer que ele estava certo em agir assim. O caçula fez coisas erradas do início ao fim do livro, uma hora ele precisava pagar pelos seus atos!
Fiquei muito triste em todas as mortes, especialmente a do Halim, Domingas e o professor Laval ? sem contar o impacto que essa parte tem para o momento histórico da época.

??FIM DO SPOILER??

Fiquei especialmente triste com muitas partes da obra, sem contar os momentos chocantes que a minha cara ficava ? e só pioravam! Acho que podemos considerar que a família dos gêmeos é uma família bem comum até, levando em consideração que muitas pessoas sofrem o que eles sofreram, desde a bebedeira de Omar até o sumiço do mesmo (que, inclusive, SOME A DROGA DO LIVRO TODO).

Deixo explícito aqui todo o meu ódio pelo Omar, o cara simplesmente conseguia ficar mais babaca à cada página. Mas é bom enaltecer o Yaqub e citar como o pobre querido sofreu tanto nas mãos dessa família de malucos. O livro é muito bom, e foi a leitura obrigatória mais gostosa de ler! Recomendo demais.

°? ? ?°

"A loucura da paixão de Omar, suas atitudes desmesuradas contra tudo e todos neste mundo não foram menos danosas do que os projetos de Yaqub: o perigo e a sordidez de sua ambição calculada."

Vic Tanzi 29/09/2023

Narrativa Gostosa
Com uma narrativa gostosa e bem fluida, rapidinho de ler!! História de uma família libanesa e a rivalidade de dois irmãos!!

mntainsound 29/09/2023

"a esperança e a amargura... são parecidas."
a história de milton hatoum retrata uma família completamente disfuncional, onde os gêmeos omar e yaqub, descendentes de libaneses, são o foco que movem toda a trama principal.
desde o início há um ambiente de muita tensão entre os gêmeos, o que resultava em uma rivalidade que acontece desde que são muito pequenos, onde acabavam disputando por tudo. a mãe dos gêmeos, zana, decide mandar yaqub para lutar pelo líbano enquanto omar ficaria em manaus, a fim de separar os dois e tentar acabar com a briga, o que não acontece, já que mesmo depois de anos e com a volta de yaqub, ele e omar ainda competiam e zana acabava por proteger omar a todo tempo.
os gêmeos são apresentados pra gente como aquele conto de gêmeo bom e gêmeo mal, já que omar era o gêmeo que não estudava ou trabalhava e era agressivo com todos da casa, e yaqub era estudioso, era introspectivo, e se formou em engenharia e nunca deu "trabalho" como seu irmão, mas mesmo assim vemos ao decorrer de toda a história que ambos os gêmeos são humanizados ao fim, mostrando que são bons e ruins ao mesmo tempo em suas ações.
a história de dois irmãos se passa em manaus e tem muito da cultura típica em vários pontos da narrativa desde o seu início, principalmente com as paisagens retratadas do povo manauara. a narração é muito envolvente na história, a ponto que só percebi que não sabia o nome do narrador ao final, onde finalmente seu nome foi revelado, acabei me emocionando muito com vários pontos da história, a relação de halim com o personagem narrador e também sua relação de proteção com sua mãe domingas, que infelizmente era muito explorada por zana.

Caioflc_ 28/09/2023

"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos"
Não vou falar muito, é um livro bastante profundo que precisa ser lido para entender. Além disso, se passa em Manaus - minha cidade natal onde eu moro. Então, é bastante importante e cativante pra mim.

"Dois Irmãos" é uma obra-prima da literatura brasileira contemporânea escrita pelo autor amazonense Milton Hatoum. O livro narra a história de uma família de ascendência libanesa que vive em Manaus, no coração da Amazônia, ao longo de várias décadas. O enredo gira em torno dos dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, cujas vidas seguem caminhos radicalmente diferentes, marcados por rivalidades, segredos de família e uma paixão proibida.

Karen612 30/09/2023minha estante
Arrasou na resenha, best ???

Nabiz 26/09/2023

Um baque
Livro excelente.
Me deu um baque principalmente pelas mortes que correm.
É incrível como o Milton descreve vidas inteiras de forma tão assertiva em poucas paginas. Nada é jogado, tudo se conecta ele é um gênio.
Me tocou ver a morte de Halim, principalmente pq ele morre sem resolver a questão que clamou a vida toda. Você ver o desenolar de uma vida toda e ver ela chegar ao fim, é um babado viu.

Larissa1218 24/09/2023

Um Caim e Abel manauara
Literatura brasileira viva e respirando! Hatoum é, sem dúvidas, um dos maiores escritores contemporâneos brasileiros e desejo muito que continue a ser lido por séculos. Esse livro é um lindo retrato da feiúra de uma família disfuncional, em especial dos dois irmãos Yaqub e Omar. Cheia de ódio, paixões, ressentimento e rancor, essa história me pegou desprevenida e vai continuar comigo por muito tempo.

anahelena.blasilemos 22/09/2023

DOIS IRMÃOS - Milton Hatoum
Minha avó paterna teve dez partos e doze filhos. Duas vezes filhos gêmeos, acontecimento especial em dose dupla, ou quádrupla, conforme o enfoque. Nem meu pai, nem meus tios tiveram gestações gemelares. A geração seguinte, a minha, gerou inúmeros duplos, primos e primas tiveram gêmeos e minha irmã mais velha, viva!!, nos deu as amadas Lili e Vivi, iguaizinhas!!
Ouvi falar que é assim, geração sim, geração não. Científico ou mera coincidência, tem sido assim em minha família. (Eu deveria ter ido pesquisar, né não?)
Então, por familiaridade eu não reconheço essa ideia que permeia o inconsciente coletivo da quase obrigação de rivalidade entre gêmeos, que um tem que ser maravilhoso e o outro horroroso. Em todas as famílias irmãos brigam, competem entre si, não precisam ser gêmeos de ninguém, nunca alguém é só bonzinho ou só ruinzinho.
Regra geral, irmãos se gostam, se apoiam, se curtem, se 'irmanam'.
A Bíblia se encarregou de botar as primeiras lenhas nessa fogueira ao apresentar Caim e Abel e daí foi um passo para tantas outras discórdias. Esaú e Jacó, Rômulo e Remo, Rute e Raquel (sic).
E estes Dois Irmãos de Milton Hatoum, Yaqub e Omar seguiram a bula.
A história de uma família de origem libanesa residente em Manaus (AM) é muito bem construída, com temas relevantes e linguagem cativante, e cujo enredo se constrói a partir de uma mãe dominadora que tratou de amplificar os erros e ignorar os acertos de todos ao redor, principalmente entre os filhos. Uma mulher poderosa sem nenhum elogio nisso.
O narrador Nael possibilitou que essa história pudesse ser recomposta, por meio de suas bisbilhotices.
Relatou sem pudores as inúmeras relações incestuosas dentro de casa, uma casa enfim demolida e uma família destruída. Ou uma família demolida e a casa destruída? O que terá vindo antes e o quê depois?
Ficam para o leitor reflexões sobre educação, rejeição, revolução, ambição, separação, enganação, perversão, deterioração.
PERSONAGENS: Yaqub e Omar.
CITAÇÃO: “Ele me fazia revelações em dias esparsos, aos pedaços, "como retalhos de um tecido". Ouvi esses "retalhos", e o tecido, que era vistoso e forte, foi se desfibrando até esgarçar.”