Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Caroles2 14/11/2023

História envolvente, principalmente pela narrativa dos pais. Achei que em alguns momentos o relato ficou bem repetitivo, ou um pouco maçante, porém, mesmo com os seus vai e vem... é uma história que vale a pena ser desfrutada, seja pela sua riqueza étnica ou cultura nortista.

Recomendo leitura!

jao 13/11/2023

Tinha mais potencial
A história é muito interessante, mas o livro é bem repetitivo e tem muita enrolação em algumas partes

luiza longhi 12/11/2023

Li por ser leitura da fuvest mas gostei bastante. Não tem grandes acontecimentos, o foco principal são as relações familiares e a análise psicológica dos personagens, algo que eu acho bem interessante. Adorei também a perspectiva pela qual é narrada o livro, tornou a história ainda mais interessante e ampla no quesito de personagens. Num geral recomendo o livro

Nayara 11/11/2023

Vem aí...Casos de Família!
"Dois Irmãos" é uma obra que retrata por um narrador personagem que vive em volta de uma família de origem libanesa na cidade de Manaus.
Com um narrador personagem que, porém, narra em maior parte do livro não sua história, e sim toda a vida dos irmãos gêmeos Omar e Yaqub.
Junto de conflitos internos e externos, é um livro com reviravoltas e cenas impactantes...
Vai entrar na lista de "queridinhos indicados pela minha professora de redação" junto de "Quincas Borba"!

Karen.AngAlica 10/11/2023

Uma imersão na cultura manauara e na de imigrantes que se embrenhar pelos rincões do Brasil, ao mesmo tempo em que mergulhamos na história de uma família singular, como tantas... Que nós instiga do início ao fim.

mia 06/11/2023

Fuvest me fazendo conhecer ótimas obras
Sim, eu demorei 6 meses pra ler esse livro, mas ainda sim o longo tempo de leitura não diminuiu o prazer dessa experiência. Pelo contrário, a história é muito envolvente e muito bem pensada!

Durante o livro inteiro odiei o Omar, principalmente quando descobrimos o que ele fez com a Domingas. Entretanto, confesso que senti uma mini pitada de dó dele no final (mas foi só uma pitada mesmo, ele merecia ter sofrido ainda mais depois de tudo que ele fez). Continuo achando que o Yaqub é o melhor personagem junto com Nael, o qual inclusive só descobrimos o nome nas últimas 30 páginas do livro.

Esse livro e Campo Geral são, para mim, de longe as melhores obras obrigatórias da fuvest e fiquei muito feliz por ter tido esse contato, mesmo que de maneira obrigatória.

Isabelalalala 02/11/2023

Fui ler para a Fuvest e acabei me apaixonando (mesma coisa com campo geral, vocês me pagam!). A obra é simplesmente uma das mais envolventes que já li. Um enredo interessante, com o mistério de como o narrador se encaixa na família protagonista e a então intriga entre os gêmeos. Muitos tópicos sociais sensíveis abordados, uma psicologia forte no relacionamento familiar (Freud teria um infarto lendo) e personagens de personalidades tão únicas e presentes que eu os visualizo perfeitamente. Faltou muito pouco para ter as famigeradas 5 estrelas, senti falta de um maior desenvolvimento da intriga dos irmãos, achei tudo muito rápido e repentino, sabe? Eu entendo que o rancor acarretou tudo ao decorrer do livro, mas os embates foram raros pelo distanciamento entre eles, o que eu não esperava. Talvez a culpa tenha sido minha de ter presumido que eu estaria lendo cúmplices de um resgate versão nacional.
Minha última crítica : li um comentário falando sobre a falta de detalhamento do cenário histórico e eu concordo plenamente! Considerando o período ditatorial, poderia ter rido um peso muito maior do que teve.
Ainda assim, um dos melhores que já li dentre os clássicos nacionais (ainda que esse seja mais moderno). Recomendo muito!

Marco.A.Antunes 01/11/2023

Dois Irmãos
Peguei esse livro para ler por causa da Fuvest 2024, o que geralmente não me impede de aproveitar a leitura das obras, ainda que parta de uma obrigação e não de um desejo espontâneo. Mesmo assim, a sensação que ficou ao final foi de uma leitura um tanto morna, cujos pontos altos estão mais próximos do entretenimento do que da satisfação estética, e cujos pontos baixos passam por uma profunda decepção em relação ao senso crítico do autor.

A história se passa em Manaus, na segunda metade do século XX, e gira em torno da vida doméstica de uma família repleta de problemas e crises psicológicas escondidas sob a superfície que inevitavelmente irrompem de modo explosivo nessas personagens profundamente desequilibradas. Tudo nos é contado pelo ponto de vista de um narrador misterioso, cuja inserção na casa dessa família e cujos laços pessoais com ela vão aos poucos se revelando. O suspense em torno dessas questões acabou sendo desenvolvido de forma mais ou menos preguiçosa, mas nem assim deixando de entreter.

O principal drama do enredo se desenvolve justamente em torno da relação caótica entre os dois irmãos gêmeos da família, Yaqub e Omar, e começa já na infância, quando o pai dos meninos decide enviá-los para combaterem na Segunda Guerra como forma de solucionar uma briga sangrenta que eclodiu entre os dois e que ameaçava separá-los para sempre. De forma inexplicável, contudo, a mãe insiste em manter o irmão mais novo, Omar, ao seu lado, mas permite que o mais velho vá, sozinho, no início da sua pré-adolescência, para o outro lado do Atlântico. Essa atitude imponderável regerá a relação inconciliável dos dois irmãos e se somará ao comportamento manipulador e possessivo da mãe, à imaturidade mimada de Omar e ao rancor acumulado de Yaqub. Todo esse drama é muito bem apresentado no início do livro, de modo muito envolvente, e é bem sustentado ao longo do restante da narrativa, embora não se possa dizer que se aprofunda como se esperaria com todo o espaço que recebe.

A maior falha da obra, todavia, na minha opinião, está no tratamento de questões adjacentes ao conflito principal, que abarcam muitas outras personagens e trazem maior enlevo para o desenvolvimento do enredo. O problema é que o autor demonstra notável sensibilidade para não apenas representar, mas também detalhar vividamente inúmeras relações problemáticas da sociedade manauense, e brasileira como um todo, passando pelo abuso sexual, o machismo, a exploração intrafamiliar, abuso psicológico, racismo, a violência do regime ditatorial e muitos outros, quase todas passando como apenas isso: detalhes de cenário. Em nenhum momento o autor demonstra capacidade crítica de expor a seriedade e a violência presentes nesses assuntos e acaba, inevitavelmente, naturalizando-as. O conjunto dessas contradições e superficialidades sustentadas ao longo de toda a narrativa a tornam no mínimo irresponsável discursivamente, e, em uma análise mais afetada, talvez, socialmente infeliz.

De modo geral, reconheço a conquista estética dessa obra como um romance capaz de envolver o leitor com muita facilidade, mas duvido fortemente da sua qualidade como obra em diálogo com a sociedade brasileira. Para as pessoas em geral, não o recomendaria, pois acho que outras obras brasileiras que tratam de assuntos similares têm muito mais sucesso do que esta (como ?O diário da queda?, de Michel Laub). Para os vestibulandos, por outro lado, desejo uma experiência melhor do que a minha com esse livro.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Sei lá, esperava muito mais de um vencedor no jabuti. Não me conectei com a história e nem com os personagens.

Isa 28/10/2023

Leitura viciante
Meus amigos, que livro!! Esse livro me prendeu do começo ao fim, amei a escrita do Milton, como ele faz a gente realmente imergir na história. Curti muitão também como ele descreve a ambientação, me senti realmente em Manaus? Até mesmo ao escrever personagens detestáveis o autor brilha, consegui pegar ódio de alguns personagens. Recomendo demais!!

Obs (spoiler): essa relação de amor entre mãe e filho totalmente problemática na história me cativou demais justamente por ser muito bem construída, me deixando incomodada como em alguns momentos a relação parece passar do limite e se tornar incestuosa.

Hellen 27/10/2023

????
Não sei opinar direito pq não é o meu estilo de livro e eu li mais por obrigação do que por qualquer outra coisa (Fuvest vc me paga)

Enfim, dois irmãos se passa principalmente na época ditatorial e conta a história de uma família sírio-libanesa que mora em Manaus.

É um livro bom,achei a escrita bastante fluida. Gostei de como o livro mostra os dois lados da moeda e como algumas vezes o ?irmão que deu errado? era mais leal que o outro
(Não romantizando gente, ODEIO o Omar)

Acho linda a relação da Domingas com o Nael e enfim, como eu disse, é um livro bom. Achei bem reflexivo e quero futuramente ler mais obras do autor

Achei que alguns pontos do livro que não foram abordados com tanta profundidade deveriam ter sido explorados.

*o livro tem MUITOS gatilhos

hxlxnwzy 26/10/2023

Guardou até o fim aquelas palavras...
-casos de família: caim e the weeknd
-familia sacana
-"eu não tenho filho preferido"
-morte? e depressão?
-caim seu merd*nha
-D O R

MUITO BOM!!!!!!

Juhhhhh.08 24/10/2023

Uma história muito doida, mas muito boa
A história é bem tranquila, são poucas páginas e a linguagem é bem simples e fluída.
Gostei bastante também da forma como o narrador é construído e como ele constrói a história ? e que história. Eu não poderia imaginar o rumo que ela tomou, me surpreendeu bastante, mas eu gostei.
A relação dos personagens é o ponto alto, foi o que mais me deixou intrigada e em alguns momentos até um pouco assustada. É realmente muito conturbada a relação do Omar e do Yaqub e, principalmente, muito esquisita a relação da Zana com os filhos. Outra coisa interessante é o contexto histórico e do ambiente e como isso influência a história.

wtflaurete_ 21/10/2023

Intenso e dramático.
Faz muuito tempo q eu li e esqueci de adicionar reseha, quando fui escrever ficava apagando sozinha ent desisti. mas esse livro eh incrivel, profundo e fluido. o autor consegue transmitir por meio dessas linhas uma imensidao de sentimentos que atigem direto o leitor. foi uma leitura mt boaaa e q me surpreendeu muito. mt em bre um grande clássico da literatura brasileira!!