Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


787 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Sophia.Campos 12/12/2023

Li para vestibular, mas fiquei bem intrigada com a história. Gosto da forma como o autor trabalha as relações familiares e a forma como isso impacta o ambiente.
Não sei se leria por livre espontânea vontade, mas foi bom o vestibular ter pedido para eu ter contato com essa obra.
comentários(0)comente



Grazi :) 12/12/2023

Casos de família
História mto interessante, personagens complexos e profundos.
Localidade muito legal.
As relações familiares são bem dramáticas mas esse é o charme (tirando os vários incestos, isso é péssimo).

Não sei muito o que dizer. O primeiro livro que leio do autor, pretendo ler mais.
Quero muito muito a HQ!
comentários(0)comente



Vê_Beaz 11/12/2023

Achei que seria um livro terrivel por se tratar de um obrigatorio de trabalho escolar
mas me surpreendi
me envolveu
e apesar de ter caráter duvidoso em diversas areas
foi um abrir de olhos para outras possibilidades de escrita e histórias
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maju Burgo 07/12/2023

A literatura brasileira vive
Ler um livro contemporâneo, e ainda mais nacional, faz a gente pensar como o tempo vai mudar essa história, a noção que os leitores tem dela: vai virar um clássico? Vai ficar esquecido? Daqui a cem anos as pessoas ainda vão se perguntar quem é o pai de Nael? (Assim como nos perguntamos de Capitu traiu ou não).
Esse é o poder de uma boa história, e acho que essa especificamente é uma boa história e que inclusive ajuda a contar a história do Brasil - grandes guerras, imigração, ditadura, povos tradicionais - tudo isso em um contexto historicamente silenciado da arte brasileira: a região Norte.
É uma história de irmãos, mas mais do que isso: é uma história sobre famílias brasileiras e sobre o psicológico humano dos jeitos mais esquisitos, com toda a sua complexidade. Não tem mocinho e vilão, são apenas pessoas vivendo e reagindo à situações difíceis; a nossa vida também não é assim?
?Cedo ou tarde, o tempo e o acaso acabam por alcançar a todos. O tempo não apagara um verso de Laval [?]?
Assim como a escrita de Laval sobrevive no romance, o romance em si também merece sobreviver.
Dê uma chance para essa leitura (é curta mas deve ser apreciada com calma).
comentários(0)comente



Eugenia14 07/12/2023

Demorei pra ler porque achei que eu não fosse gostar, mas me enganei. É uma história envolvente que mescla o passado com o presente, a certeza dos fatos e a suposição do que não se sabe. Não sei quem achei mais insuportável Zana ou Omar, mas por pior que fosse ele em alguns momentos até tenta se libertar da mãe, mas o "cuidado" e a relação completamente tóxica dos dois não permite. Gostei muito do Halim e da relação dele com o Nael. Achei a Domingas uma personagem muito importante e fundamental para toda a história. Achei impressionante como tentam fazer o Yacub sair como errado no final, mesmo o irmão sendo realmente o culpado.
Pudim.Frango 08/12/2023minha estante
concordo tanto contigo na parte de "nao sei quem e mais insuportavel, a zana ou o omar" pq foi meu pensamento o livro quase inteiro ???
impressionante como o yaqub foi jogado de culpado no final




joaoggur 04/12/2023

Dionísio & Apollo, Caim & Abel, Esau & Jacó?
Dos anos 2000 para cá, percebo um grande contingente de novos clássicos nacionais a surgirem. A literatura nacional, - que, em toda a segunda metade do século XX (com algumas exceções, é claro) limitou-se a crítica e ao ensaio literário, - voltou a florescer, nos presenteando com peças maravilhosas como ?Dois Irmãos?.

Milton Hatoum estabelece uma família (disfuncional, mas isso só percebemos com o desenvolver da trama) composta pelo casal Zana e Halim, e seus três filhos; a tímida Rânia e, mais velhos? os dois irmãos, os gêmeos Yaqub e Omar. Este último recebe a alcunha de ?caçula?, não só por ter nascido momentos depois, mas por ser mimado por sua mãe.

Os conflitos são aos montes; desde a infância, a rivalidade já sobrepõem-se a eles. A história é narrada por Nael (que só sabemos o nome no final), filho da empregada Domingas. É interessante observar como os atritos são descritos: no início acabamos nos afeiçoando mais com um do que com o outro, depois os papéis se invertem? e posteriormente achamos ambos execráveis. Posso considerar este um problema da obra, a falta de personagens a termos que nos identificar (o arco sobre quem seria o verdadeiro pai de Nael, por exemplo, é corrido e superficial).

Mas, talvez, a podridão dos personagens possa ser explicada pelo fiel retrato da ?família tradicional brasileira?, que sempre foi romantizada pelo próprio povo brasileiro. O autor, narrando personagens complexos, mostra a humanidade que permeia as relações sociais; não importa se é alguém bem ou mal sucedido, todos nós temos as nossas falhas. Somos humanos.

Um clássico brasileiro. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isadora.Moura 21/11/2023

Vale a pena
Li por conta da lista da Fuvest e eu amei! É o livro com linguagem ( e história ) mais fácil da lista da Fuvest e te faz perguntar várias vezes sobre que realmente é o pai do Nael e quem é o pior irmão do livro( eu coloco a irmã nesse rolo tb pq ela não é flor que se cheire ).O único ponto ruim é a falta de linearidade do tempo em que a história se passa
comentários(0)comente



L. Winterfell 20/11/2023

Irmãos 3,5/5
Surpreendente bom, li para o vestibular sem expectativas
Mas o livro tem capítulos muito longos e arrastados
A história até que é interessante, porém podia ser menor, não acontece muito e apesar de ser na época da ditadura, isso afeta pouco a narrativa, eu esperava uma crítica que não veio (podia ser em quase qualquer outra época)
Esperava uma confirmação de paternidade, mas como não ganhei posso ficar com o que eu penso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caroles2 14/11/2023

História envolvente, principalmente pela narrativa dos pais. Achei que em alguns momentos o relato ficou bem repetitivo, ou um pouco maçante, porém, mesmo com os seus vai e vem... é uma história que vale a pena ser desfrutada, seja pela sua riqueza étnica ou cultura nortista.

Recomendo leitura!
comentários(0)comente



jao 13/11/2023

Tinha mais potencial
A história é muito interessante, mas o livro é bem repetitivo e tem muita enrolação em algumas partes
comentários(0)comente



luiza longhi 12/11/2023

Li por ser leitura da fuvest mas gostei bastante. Não tem grandes acontecimentos, o foco principal são as relações familiares e a análise psicológica dos personagens, algo que eu acho bem interessante. Adorei também a perspectiva pela qual é narrada o livro, tornou a história ainda mais interessante e ampla no quesito de personagens. Num geral recomendo o livro
comentários(0)comente



787 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |