A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Cecilia292 10/01/2024

O livro é bem resumido, perfeito para pessoas que estão começando a ler. E a história que se passa é muito interessante e importante, pois mostra como era a vida dos negros no Brasil e o autor trás isso em forma de romance. Recomendo.

Melissa.Garod 08/01/2024

Só leia se quiser passar raiva pq o tanto q essa Isaura toma no kur não é brincadeira viu

Obs: Leôncio se eu te vejo na rua eu te pego na porrada fica esperto

Samara 06/01/2024

Sem querer militar, mas já militando, não posso deixar de comentar o óbvio. A indignação por causa da escravidão da Isaura é por ela ter nascido com pele branca. Se não os outros personagens não dariam a mínima. Isaura também é idealizada demais. Prefiro personagens com falhas.

Luccal1 01/01/2024

Eu to em choque com esse final
Eu to em choque juro não esperava. Amei o livro, muito boa a história só a escrita dele que achei meio peculiar tipo o narrador explicando vamos fazer isso vamos para la, não gostei muito me tirava da história ele falando vamos continuar nossa história. Não sei. E ele é bem floreado na linguagem ne nu tinha hora que eu queria só passar kkkk. Mas me fez pensar sobre a natureza humana, a natureza da escravidão o quão arbitrario é esse processo desumanizador e o quanto ele se enraiza em nossa história. Me fez gostar de literatura nacional então só por isso valeu a pena demais.

Cala-te, pobre cativa;
Teus queixumes crimes são;
É uma afronta esse canto,
Que exprime tua aflição.
A vida não te pertence,
Não é teu teu coração.

Perdão, senhor, eu não posso compreendé-lo; diz-me ques sou livre e não permite que eu vá para onde quiser, e nem ao menos que eu disponha livremente de meu coração?!

Uma insti- tuição má produz uma infinidade de abusos, que só poderão ser extintos cortando-se o mal pela raiz

- Não se meta em tal; tempo perdido. As autoridades nada têm que ver com o que se passa no interior da casa dos ricos. Não caia nessa; muito feliz será, se somente tiver de pagar as custas, e não lhe arrumarem por cima algum processo, com que tenha de ir dar com os costados na cadeia. - Onde se viu o po- bre ter razão contra o rico, o fraco contra o forte?...

- Não, por certo, meu senhor, o coração é livre, ninguém pode escravizá-lo, nem o próprio dono.

Lucas1997 31/12/2023

Boa leitura
Livro de uma época antiga e de linguagem formal, algumas palavras desconheço, mas não me dificultou em lê-lo, achei algumas partes deram uma enrolada na história.
Recomendo.

Morienti 27/12/2023

Este romance, escrito por Bernardo Guimarães, narra a história de Isaura, uma cativa de dotes naturais dignos de uma moça da nobreza.

Em seu cruel destino de escrava e seu sofrimento em posse de Leôncio, seu dono, o autor descreve com muita maestria e dialeto de época a sua história, desde a fuga para as terras de Bahia à plano de seu pai, até o encontro com seu futuro amor, Álvaro.

Aclamada como carta em favor da abolição, porém, se destaca mais como uma demonstração óbvia de distinção de classes e capital, ao ponto de que Isaura, por mais pobre que fosse, era a que mais sofria; Leôncio, por ter mais dinheiro, cumpria qualquer vontade e Álvaro, tendo ainda dez vezes a posse deste outro em soma, manipulou toda à história ao curso que quis.

"O verdadeiro valor de uma pessoa não está nas riquezas que possui, mas na bondade que espalha e nas vidas que toca."

"Vinha trazer-lhe estas froles, se bem que a senhora mesma é uma frol..."
Escrava Isaura, P 27

Otavia.Lima 16/12/2023

Avaliando brevemente o livro: "A Escrava Isaura".
É um livro curto de literatura brasileira clássica com gramática muito formal referente ao Brasil Colônia e trata assuntos relacionados à escravidão, preconceito, assédio, racismo, traição, maus-tratos aos escravos, manipulação, inveja, interesse e como era o comportamento social naquela época.

Alex 10/12/2023

AfrodIsaura
O livro conta a história de uma moça escrava sofrida que tinha um efeito ?afrodisíaco? por onde passava.
Pobre garota, sofreu diversos assédios durante sua vida chegando a ser perseguida.
A história é envolta na vida de Isaura uma escrava filha de um português pobre e uma escrava africana, tal garota vivia sob a tutela dos senhores de engenho que a acolhiam como ?filha?.
O trajeto do livro por inteiro é cativante e bastante intenso, as dinâmicas literárias, até a forma como a história é contada prende qualquer um, principalmente pela simplicidade do linguajar dessa edição.
(a resenha tá breve, pois a detalhada que fiz o skoob apagou-a)

Juliane4 02/12/2023

O romance explora questões sociais, éticas e morais relacionadas à escravidão, enquanto apresenta personagens complexos e situações dramáticas.

juderezende 02/12/2023

A Escrava Isaura
Achei uma experiência de leitura muito interessante, visto que assisti a adaptação pra TV primeiro e nessa acontecem muitas coisas que não estão narradas no livro.
O plot da história me agrada muito, o romance, a ambientação história. Porém senti que, por causa da escrita, não consegui me conectar muito bem com a personagem principal. A pobre Isaurinha, tadinha, só sofre, e todas as cenas dela são de sofrimento, literalmente. Com excessão da última cena do livro. Tratar dela como apenas alguém que sofre e sendo tudo o que sabemos dela apenas as qualidades que os outros personagens a atribuem e ficam repetindo ao longo do livro, não conhecemos a Isaura por si mesma.
Entretanto contudo toda via, entendo perfeitamente que a época e o estilo de escrita são diferentes dos atuais, e embora eu já tenha lido clássicos brasileiros como O Cortiço, esse é mais antigo e tem uma proposta diferente. Minhas duas observações são apenas essas: não me senti íntima de Isaura, e além de tudo, a narrativa é muita rápida. Mas em hipótese nenhuma é chato e eu super indico pra quem quiser começar a ler clássicos, pois não é uma leitura difícil de compreender.

Maria.Cecilia 28/11/2023

Magnífico!
Havia assistido à novela quando pequena e simplesmente era apaixonada pela história. Ao ler A Escrava Isaura, do célebre Bernardo Guimarães, mergulhei nas páginas singelas e ao mesmo tempo repletas de críticas sociais.

A obra é regionalista, e grita contra a escravidão predominante no Brasil do século XIX. Romântica, com vocabulário simples, descritiva e muito fluida, nos toca e nos faz refletir sobre as mazelas dos negros acorrentados e vistos como seres inferiores.

A saga gira em torno de uma linda e ingênua jovem, Isaura, branca como porcelana, com cabelos negros. Ela é estudada, educada e pudica, contudo não passa de uma escrava. Criada com todos os mimos, se vê à mercê do filho da falecida Senhora, Leôncio, que a deseja ardentemente. Ele é um libertino cruel e a moça tenta fugir de suas garras, com a ajuda de seu pai, Miguel.

Quando entra em cena o jovem e vigoroso Álvaro, a história toma um rumo magnífico, nos faz apreciar o livro e torcer pela menina sofrida.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Bia Franzoi 23/11/2023

Melhor do que eu esperava
Estava esperando que essa leitura fosse ser difícil, por ser um clássico. Muito pelo contrário, tudo flui e há poucas palavras não usuais. Se o leitor não desejar buscar os significados, conseguirá seguir na leitura sem problemas.

Também me surpreendi com a história. Era muito difícil largar o livro para continuar lendo depois. O desenrolar dos fatos nos prende e dá uma ansiedade para saber o que vai acontecer em seguida.

Gostei das personagens e de como a história acontece, inclusive o final.

O único ponto que acabou me incomodando ao longo de toda a leitura é que as personagens sempre mencionavam a beleza de Isaura e destacavam o quanto ela era "diferente" das demais mulheres escravizadas para justificarem seu direito à liberdade, quando esse direito deveria ser defendido sob a justificativa de que nenhuma pessoa deveria ser escravizada, independentemente de sua aparência.

Entendo que isso provavelmente tenha muita influência da época na qual o livro foi escrito.

Em resumo, é um ótimo livro e a história é cativante. Fico feliz por ter, finalmente, o lido e conhecido a história de Isaura.

vaporbarato 22/11/2023

Amei o livro inteiro. A história muito bem contada, a escrita maravilhosa, fácil de compreender, apesar de ter algumas palavras difíceis. O jeito que apresenta os personagens, que descreve as situações é simplesmente maravilhoso, não tem o que reclamar.

Karoline141 15/11/2023

Uma "Cinderela" brasileira
Esse livro existe lá em casa antes mesmo de eu nascer. Li em uma edição de 1973. Precisei passar uma fita na lombada pq estava muito desgastado pelo tempo. Foi muito bom reler esse livro.
Primeiro que Bernardo Guimarães escreve muito bem, é como se estivéssemos lendo uma novela da Globo.
Isaura era uma escrava branca que tinha como seu algoz e senhor Leôncio (um demônio encarnado). Teve inúmeros privilégios por ser uma escrava branca. Até os adjetivos que o autor usa em comparação as escravas negras mostram uma certa superioridade de Isaura se comparada as outras.
Por fim, tudo termina bem. Pelo menos pra Isaura. Já os outros escravos, como bem sabemos só em 1888 que conseguem a liberdade...
Esse conto é como se fosse uma "Cinderela abrasileirada"pra resumir.

Maryana 11/11/2023

A Escrava Isaura
Não desgostei e nem gostei! Esse foi mais um dos livros que li para a escola, a escrita não é fluída, a história não lhe prende tanto e o final achei corrido (provavelmente por causa da edição) Em certos momentos gostei da obra. Como não sou a maior fã de clássicos (oq tô tentando mudar), talvez não amei por causa disso e tbm pq acabei tendo que ler ele mais rápido, acabei não "aproveitando" a leitura (como a era p escola e fui ler 1 dia antes ent tive q ler mais rápido)