Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Van Baldacim 11/12/2020

Um livro que vc sente!
Quanto sentimento passado em palavras! Envolvente! Só recomendo!

riquew 14/06/2020

Obrigatório
O livro começa em um ritmo lento, porém quando logo engata em uma marcha e continua interessante até o final, que diálogos e personagens incríveis, a maneira que o autor leva a obra, com diálogos pesados e personagens complexos torna esse livro mais que obrigatório para todos.

Sophia1534 01/03/2021

"O que haveria para criar se os deuses existissem?"
Uma fantástica obra sobre os pensamentos de Nietzsche, sobre o desespero, a angústia, o eu e a liberdade. A escrita flui bem, a leitura é rápida apesar das 400 páginas. O livro é baseado em fatos reais, o que torna alguns acontecimentos e trechos um pouco maçantes e reduz o espaço dedicado aos diálogos interessantes, que são mais escassos do que eu esperava. Apesar disso, ótimo livro, me deu apetite para tentar ler as obras do filósofo.
babi 01/03/2021minha estante
esse tá na lista ??

kargaute 26/06/2020

“É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar a luz uma estrela dançante”.
Esse livro é extremamente sensível. Além disso, desperta uma curiosidade imensa sobre Nietzsche (para aqueles que nunca leram) - é um livro muito tocante e desperta vários questionamentos a cerca da vida.

Essa leitura vale muito a pena e, sem dúvidas, foi um dos melhores livros que li esse ano.

Kily 09/09/2020

Excelente
O livro me foi recomendado.
Inicialmente o autor expõe muito bem o contexto da história pra depois desenvolver uma troca enorme entre os personagens.
Conta com personagens reais, porém uma história fictícia. Os personagens incluem o médico renomado Josef Breuer, o filósofo Friesrich Nietzsche e na época estudante de medicina Sigmund Freud.
E estimulante a leitura quando se passa de 50% do livro. As últimas 100 páginas são extremamente tocantes e leva a reflexões profundas.
Assim como me foi recomendado tbm recomendo.

tosty 20/06/2021

É o segundo livro que leio do autor. O primeiro foi O carrasco do amor e foi um dos melhores que eu já li. Assim, ansiei por uma próxima leitura e encontrei o tão falado e conhecido Quando Nietzsche Chorou. É um livro bom e bem desenvolvido. Mesmo que eu tenha sentido umas partes meio maçantes e cansativas, acredito que de maneira geral é um livro que possa agregar bastante nas nossas reflexões pessoais.

Atila.Carlos 22/04/2020

Um livro pra e te transporta para dentro de você mesmo. O sentimento que tenho é de participar de uma terapia como telespectador e absorver muito a respeito dos diálogos. O autor é magnífico. Ele consegue, através de um romance, fazer com que nós tenhamos uma visão melhor de quem foi Nietzsche e suas questões mais profundas. Dados históricos complementam a obra. Dizer que esse livro é nagnífico é ser "evanescente", como o mesmo autor diz em sua obra.

LorexCard 26/07/2022

Minha única (re)leitura até hoje
Mesmo sabendo que algumas das tramas não sejam verídicas ao fatos ocorridos, me deixa satisfeita conhecer a vida pessoal de Nietzsche mais a fundo. Suas dores e o porquê de suas filosofias. De uma maneira estranha parece que ele merece todo o reconhecimento, que muitas vezes a falta disso foi o motivo pra uma vida solitária. No livro, não só o Doutor Josef é ajudado por ele, todos nós, de alguma maneira, aprendemos a ser melhores.

Mick 31/05/2015

Muito Bom!
"Quando Nietzsche Chorou" de Irvin D. Yalom é um livro de ficção com personagens reais. Ilustra o nascimento da psicanálise e valor catártico da abordagem da "cura pela fala" usado na psicoterapia. Nessa história, o autor retrata o encontro fictício de duas figuras históricas, Dr. Joseph Breuer (que está associado ao lançamento das bases da psicanálise) e o filósofo Nietzsche, no início dos anos 1880, em Viena, Áustria, encontro este que se deu em meio a aflição amorosa e obsessiva destas personalidade por duas belas mulheres, pela busca da liberdade pessoal e pela crença nos ideais filosóficos.

Por meio de diálogos que mais se parecem com uma "partida enxadrística", os personagens partilham suas angústias, imbuídos em meio a um discurso filosófico, Breuer e Nietzsche descobrem na 'fala" a "cura" para os seus anseios e numa inusitada relação entre médico-paciente o valor de uma grande amizade. É uma história em que se possibilita identificar com as personagens no decorrer da história, pois parece que vamos os percebendo como amigos a medida que conhecemos suas intimidades. Outra coisa legal são as várias citações que tornam a leitura ainda mais inspiradora e reflexiva, tais como:

"Viver de maneira segura é perigoso."
"Amamos mais o desejo do que o ser desejado."
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar."

Enfim, é um livro para quem gosta de temas como psicanálise, psicologia e filosofia, caso contrário, a história poderá não agradar tanto. Assisti o filme, e infelizmente este se mostra muito superficial em relação ao livro.

Paty 14/11/2013

Narrativa contínua que prende o leitor e desenvolve pensamentos complexos de grandes mentes reais em uma ficção de qualidade.

08/03/2021

Um livro baseado em fatos reais, leve e cheio de conteúdo. Eu amo filosofia, amei esse livro e recomendo com certeza.

Dianne 02/06/2022

Uma obra-prima.
O psiquiatra Dr. Irvin D. Yalom conseguiu manter a originalidade de parte da filosofia de Nietzsche relacionando-a com características importantes da história do livro, inclusive cita fragmentos de grandes obras do filósofo como "A Gaia ciência" dentro de diálogos fictícios do romance. Além disso, conseguiu mostrar um pouco de Friedrich com suas angústias, suas pulsões, seu afeto e desafeto por Lou Salomé e sua inquestionável genialidade enquanto filólogo e enquanto filósofo. - D. Borges.

Roni 26/08/2021

Mais uma excelente obra do Irvin D. Yalom
Havia acabado de devorar o “A Cura de Schopenhauer” do mesmo autor.
A história relata a vida do renomado psicanalista Josef Breuer que, em um certo período de sua vida, recebe uma solicitação inusitada. Uma dama que possuía singular beleza que contrastava com sua obstinação e impolidez ao se achegar a Breuer. Lou Salomé o solicita para tratar de um paciente, o Friedrich Nietzsche, para aplacar o desespero dele. Segundo o relato de Lou, ele já teria flertado com o suicídio diversas vezes.
Josef Breuer era um indivíduo que possuía tudo que muitos estimavam. Um bom emprego, uma família estruturada, uma esposa inegavelmente linda e uma vida estável. Todavia, em vez da sua vida estável deixá-lo sereno, isso o perturbava. Breur tinha uma paciente chamada Bertha por quem possuía uma obsessão doentia. Perdia noites de sono, como também parte considerável de seu dia, imaginando cenas voluptuosas com ela. Breuer, mesmo sua vida estando em ordem, questionava-se “que mais no mundo me é necessário?” (Pág. – 69)
Quando Breuer recebe Nietzsche em seu consultório, tenta, de várias formas, trata-lo e tentar saber as fontes de suas incessantes enxaquecas. Percebe que ele possui considerável dificuldade de se abrir que, consequentemente, prejudica o tratamento. Nietzche explicita que somente o procurou para entender e tratar a fonte das lancinantes dores de cabeça. O filósofo era deveras introspectivo.
Para conquistar a confiança do filósofo e conseguir interna-lo em uma clínica para que seja acompanhado, Breuer propõe algo inusitado. Pede que Nietzsche o trate do desespero que possui enquanto ele investiga a origem e consequentemente tratamento de sua enxaqueca.
Com o tempo, o médico se torna o paciente e assim há um tratamento recíproco.
A proposta do livro é excelente e possui bastante substancia para reflexões posteriores.
O diálogo entre Breuer e Nietzsche e a diversidade de temas que eles abordam é algo que preciso digerir vagarosamente em uma leitura posterior. Considerei excelente mais essa obra do Irvin D. Yalom.